Acessórios de bicicleta

Raios de bicicleta: o que há e como escolher?

Raios de bicicleta: o que há e como escolher?
Contente
  1. Por que precisamos disso?
  2. Classificação
  3. Quais escolher?

A qualidade das rodas de bicicleta depende do nível de desempenho de seus elementos. As rodas consistem em três itens: cubos, aros e raios. Nesse caso, os raios são o elemento de conexão de todas as peças. Com o material deste artigo, você aprenderá o que são e como escolher a opção desejada.

Por que precisamos disso?

Um raio de roda de bicicleta conecta o cubo ao aro. Com isso, a roda adquire grande resistência com baixo peso. Além de garantir a integridade da estrutura, os raios são uma espécie de amortecedores. Graças à sua flexibilidade, é possível distribuir a carga no aro. Tendo uma posição vertical, eles superam a força da gravidade.

Eles consistem em uma haste e um bico ou uma noz de cogumelo, que é necessário para a fixação ao aro. A extremidade rebitada da haste é dobrada, a segunda possui uma rosca (rosqueada ou enrolada). As opções do segundo tipo são consideradas mais confiáveis ​​e duráveis. Os raios da bicicleta centralizam o aro, mantêm o formato da roda, além de serem fortes, conferem rigidez.

Classificação

Os raios das bicicletas podem ser classificados de acordo com várias características.

Por material de fabricação

No processo de fabricação, diferentes matérias-primas são utilizadas: aço inoxidável (cromo-molibdênio), alumínio, carbono, titânio. Os produtos de aço são cromados ou niquelados. Raios de alumínio são usados ​​quando é necessário reduzir o peso da própria bicicleta. Os produtos de carbono e titânio são leves, mas caros. Eles são usados ​​para modelos esportivos.

As porcas são feitas de bronze, alumínio e aço. Os primeiros são bons porque raramente aderem, o que facilita a substituição das agulhas caso seja necessário. Os produtos siderúrgicos diferem em custo orçamentário, embora os especialistas gostem menos deles do que os produtos de bronze. As opções de alumínio são mais caras, mas tornam a estrutura da roda mais leve.

Por método de produção

Todas as variedades podem ser aproximadamente divididas em 3 réguas: tipo laminado, plano e desenhado. As opções do primeiro grupo são consideradas as mais comuns, devido à sua simplicidade e baixo custo. Eles são feitos de uma barra de aço com o diâmetro necessário.

Neste caso, a espessura das modificações é a mesma ao longo de todo o comprimento.

Freqüentemente, essas variedades são chamadas de cilíndricas com espessura constante. Eles apresentam uma ampla gama de perfis e comprimentos variados. As desvantagens dos produtos são o peso e a necessidade de substituições frequentes.

A segunda linha consiste em modificações cilíndricas. Eles são relevantes ao pedalar quando as rodas são atingidas repentinamente. Estas são opções de tipo pull para pilotos off-road. Ao absorver parte da pressão, eles transferem o resto para o quadro e o volante. A espessura variável contribui para uma melhor distribuição da carga.

Graças à tecnologia de forjamento a frio, eles podem ser esticados sem nenhum dano à estrutura molecular do material utilizado.

Estas agulhas de tricô vêm com uma, duas protuberâncias e três pontas. Os modelos do segundo tipo são considerados opções prioritárias.... Produtos com triplo espessamento são necessários tanto para bicicletas elétricas quanto para descidas.

Os análogos de um tipo plano diferem dos produtos laminados em uma forma plana. Eles são alinhados ao longo do mesmo plano, aumentando assim a aerodinâmica e a força final. Seu custo é superior ao dos produtos laminados.

Nos círculos profissionais, eles são chamados de aerospitz.

Eles têm um perfil aerodinâmico para reduzir a resistência do ar. Estas são variações da régua com ponta que variam em espessura. Freqüentemente, seu perfil é compatível com todos os tipos de buchas.

Por tamanhos padrão

Todo o sortimento à venda está dividido em 2 grupos: tipos diretos e indiretos. As opções de seção variável incluem várias réguas.

  • Única extremidade. Esparso, engrossado na extremidade da cabeça. Eles são usados ​​quando é necessária alta resistência em rodas com um aro com orifícios típicos.
  • Dupla extremidade. Ajuda a reduzir o peso da bicicleta, mais espessa em ambas as extremidades, mas achatada no meio. Eles se alongam bem, transferem parte da tensão para os raios vizinhos e são eficazes contra cargas de choque.
  • Butted triplo. Eles diferem em três diâmetros de seção diferentes. Uma ótima opção para quem procura raios de bicicleta resistentes e resistentes. Têm as vantagens dos dois primeiros tipos e são adequados para turismo de carga.
  • Elíptico aerodinâmico. Eles se distinguem por sua forma aerodinâmica, no meio eles se parecem com uma elipse.
  • Plano aerodinâmico. Parece uma lágrima ou um perfil plano. Eles são muito largos para uma luva padrão, o que significa que você deve fazer orifícios no flange ao fixá-los.

Por tamanho e calibre

O tamanho dos produtos depende do tipo de bicicleta.

Por exemplo:

  • os modelos para crianças e adolescentes são adequados para opções com parâmetros de 12 e 16 polegadas;
  • o teste precisa de produtos em 19 e 20 polegadas;
  • BMX, Liguerad e bicicletas dobráveis ​​cabem em raios de 20 polegadas;
  • modificações nas rodas traseiras para gramado, rua, declive e freeride exigem produtos de 24 polegadas;
  • a parte principal das bicicletas de montanha precisa de produtos com tamanho característico de 26 polegadas;
  • 27 polegadas é considerado um tamanho de roda de bicicleta obsoleto;
  • 29 polegadas são compradas para modelos de bicicleta de montanha, híbrida e urbana.

A espessura das agulhas é geralmente medida em mm. Dependendo do tipo de raios da bicicleta, seus valores podem ser 1,6, 1,8, 2, 2,3 mm. Ao mesmo tempo, dependendo da bicicleta, os modelos das rodas dianteiras e traseiras podem ser diferentes. A espessura dos modelos reforçados é de 3 mm de diâmetro. Essas opções são usadas para rodas motorizadas. Os mamilos têm 12, 14, 16 mm de comprimento. Os parâmetros dos raios correspondem ao diâmetro de toda a roda.

    Para descobrir os parâmetros necessários, você deve recorrer à derivação de uma fórmula especial ou ao uso de uma calculadora de comprimento. O segundo método é muito mais simples, você pode encontrar aplicativos Russified que são capazes de ajustar o comprimento geométrico das agulhas em 1 mm. A fórmula simplificada é semelhante a esta:

    SpokeLengthx = SQRT (Wx2 + Dx2 + ERD2-2 * Dx * ERD * cos (360 / (N / 2) * K).

    Decodificação:

    • SpokeLengthx - raio direito ou esquerdo (xR ou xL);
    • Wx - WR ou WL (comprimento do centro ao flange);
    • Dx - DR ou DL (diâmetro do flange);
    • S é o diâmetro do orifício do raio.

      O sortimento de marcas inclui produtos com comprimentos de 175, 184, 186, 188, 252, 254, 262 mm. Dependendo da variedade, as agulhas de tricô podem ser padronizadas ou coloridas. As últimas versões são feitas de aço inoxidável.

      Em conta

      Na Inglaterra, as rodas de bicicletas para adultos eram originalmente equipadas com 72 raios (32 na frente e 40 na traseira). Em outros países, 36 raios foram usados ​​nas rodas. Para uma bicicleta típica, esse número era suficiente. Seu número para um análogo de estrada pode ser menor (28, 24 pcs.).

      Acreditava-se que a redução permite maior manobrabilidade em termos de mudança de velocidade. Os profissionais de marketing acreditam que, para um bom passeio, basta usar no máximo 32 unidades. para cada roda.

      No entanto, apesar de experimentar um número extremo de raios (16 unidades), as melhores características de resistência são possuídas por rodas, nas quais 36 raios são inseridos. Produtos com menos quantidades são adequados para ciclistas recreativos. Em que o número de raios em modelos diferentes pode variar, mas deve sempre ser um múltiplo de 2 ou 4.

      Tricotando

      As opções de laço podem variar. Isso se deve ao tipo diferente de carga (é significativamente menor na roda dianteira).

      Os raios das rodas dianteiras e traseiras são radiais e tangenciais (retos e cruciformes). No primeiro caso, os raios vão da borda ao cubo. Este tipo de laço não é considerado o melhor, não é tão confiável. No entanto, esta opção parece esteticamente agradável e é bastante adequada para as rodas dianteiras de uma bicicleta. Mas quando o comprador instala os raios por esse método, ele perde a garantia.

      Na versão cruciforme da fixação, o raio não é preso diretamente ao cubo, mas tangencialmente. Nesse caso, ele se cruza três vezes com outros raios entre o cubo e o aro (opção 3X). Essas rodas são mais fortes e confiáveis. Além do entrelaçamento 3 cruzado, há o entrelaçamento 4X.

      Quais escolher?

      A melhor opção seriam os modelos do mesmo tipo que estão nas rodas. Você pode comprá-los um por um hoje e, portanto, não será difícil substituir uma agulha de tricô quebrada.

      Quando há necessidade de substituir e selecionar o tipo certo de agulha de tricô, eles prestam atenção a várias regras de uma boa compra.

      • Você não deve levar produtos caros se não houver necessidade deles. Por exemplo, um piloto não profissional pode usar opções de aço inoxidável. O profissional precisa de modificações aprimoradas.
      • O tipo de raios da bicicleta deve depender das cargas pretendidas. Um iniciante não precisa de modificações aprimoradas, que também são difíceis de obter.
      • Você precisa levar modelos com espessura média, a um preço acessível. O número é obtido com base nas necessidades e parâmetros de um aro específico.
      • Você pode consultar um consultor sobre o comprimento. Isso o ajudará rapidamente a determinar a opção certa com base no diâmetro do aro, marca do fabricante, dimensões da manga e tipo de raio.
      • A geometria para um iniciante deve ser simples ou plana, com aumentos de tensão ideais em terrenos acidentados.
      • É melhor escolher raios invertidos, devido aos quais o momento de inércia é reduzido.
      • A melhor posição das agulhas de tricô é cruzada. Nesse caso, será possível aumentar a rigidez lateral e a força de tração, distribuindo uniformemente a carga no aro.
      • O número ideal de agulhas é 36. O número mínimo para a roda dianteira é 28. Para um tandem, a melhor opção seria comprar 40 ou 48 agulhas de tricô.
      • O tipo de fio é importante. As agulhas de tricô serrilhadas são mais duráveis, porém mais caras.

      No próximo vídeo, você aprenderá como apertar corretamente os raios da sua bicicleta.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa