Acessórios de bicicleta

Assento de bicicleta: tipos e recomendações para a escolha

Assento de bicicleta: tipos e recomendações para a escolha
Contente
  1. Requisitos básicos para a sela
  2. Tipos e tamanhos
  3. Materiais de manufatura
  4. Marcas populares
  5. Como escolher?
  6. Ajuste correto

Há relativamente pouco tempo, caminhos especiais para a circulação de veículos recreativos começaram a aparecer nas megacidades. Estamos falando de patinetes, patins, skates e bicicletas. Se as três primeiras opções de transporte pedestre propostas não requerem atenção especial, o problema é diferente com as bicicletas. Ao pedalar, a pessoa deve se sentir calma e confortável, e o principal critério para essas características é um assento confortável.

Requisitos básicos para a sela

A história do surgimento das primeiras bicicletas começa em um passado distante, quando não existia uma grande variedade de materiais e praticamente nenhuma atenção era dada à comodidade e conforto de uso. Mas mesmo assim, o assento desempenhou um papel importante na seleção do modelo de veículo de duas rodas de interesse.

As selas de alta qualidade dos séculos passados ​​eram feitas exclusivamente de couro genuíno e, com o advento dos anos 70, as contrapartes de plástico começaram a aparecer. Mas isso não significa que o couro, como material do assento, esteja desatualizado. Acontece que os fabricantes conseguiram colocar no mercado produtos plásticos competitivos a um preço mais baixo. Em nossos dias, o assento da bicicleta mudou de muitas maneiras, o que significa que os entusiastas e profissionais do ciclismo agora têm uma certa lista de requisitos para um selim.

  • A superfície do assento da bicicleta deve ser confortável e lisa, mas não escorregadia.Ao andar de bicicleta, a pessoa deve sentir a força e a firmeza do assento, deve ter certeza de que após fazer uma manobra brusca não escorregará do assento.
  • Do ponto de vista construtivo, o selim de uma bicicleta deve ser confortável, elástico e durável. Com o uso constante, o lado interno das coxas de uma pessoa atrito contra o assento da bicicleta, respectivamente, um produto de baixa qualidade logo perderá sua aparência, a superfície da sela irá rachar ou estourar.
  • O assento da bicicleta deve ser capaz de "respirar". Não se trata do momento em que a bicicleta fica estacionada na rua, mas da entrada de ar na estrutura do selim durante a condução.
  • A largura da sela é um fator importante na facilidade de uso. O ciclista se sentirá mais confortável se essa distância corresponder aos tubérculos isquiáticos, que são formados pelos ossos pélvicos durante o agachamento.
  • A maciez também é um critério importante para uma posição sentada confortável. É importante lembrar que as estruturas moles são adequadas apenas para pequenas viagens de bicicleta, com o uso constante, arranhões aparecerão na superfície do selim.

Tipos e tamanhos

Os entusiastas do ciclismo novatos provavelmente não estão familiarizados com a informação de que existem diferentes tipos de selins, que diferem significativamente não apenas na aparência, mas também nas características de design.

Modelos confortáveis ​​para andar de bicicleta

Neste caso, estamos a falar do tipo clássico de sela utilizado para passeios tranquilos na cidade, parque ou praça. O tempo de viagem em um transporte de cruzeiro de duas rodas é de curta duração, respectivamente durante uma viagem curta, a pessoa deve experimentar a máxima sensação de conforto. Por este motivo, os modelos de conforto estão equipados com amortecedores adicionais em forma de molas macias.

Além disso, o conjunto completo de um assento confortável pressupõe a presença de um assento largo e encurtado, dentro do qual há uma almofada macia adicional localizada no topo das molas.

Modelos esportivos para viagens rodoviárias

Os ciclistas profissionais referem-se a este tipo de assento de duas rodas como uma “sela de trabalho”. Com ele, todo atleta será capaz de dirigir uma distância decente em terrenos acidentados ou em pista reta. Na aparência, o assento esportivo é um produto alongado e estreito, que inclui uma camada mínima de forro. E isso não é surpreendente, porque durante a viagem, apenas uma pequena parte do peso humano cairá sobre os ossos isquiáticos.

A mesmíssima postura tensa, associada a roupas especiais, elimina o aparecimento de dobras no períneo.

Para os iniciantes, é preferível usar selas esportivas com migalhas adicionais, graças às quais a pessoa pode se acostumar facilmente ao uso a longo prazo no modo de treinamento.

Modelos de montanha

Representa uma espécie de selim de bicicleta, é instalado em veículos de duas rodas utilizados em áreas montanhosas, onde na maior parte do percurso a pessoa precisa ficar em pé nos pedais, inclinar-se ligeiramente para trás e, claro, pendurar o tronco sobre o quadro. Em todos estes movimentos, deve-se utilizar as posturas mais inusitadas, respetivamente, nas condições apresentadas, o ciclista não consegue sentir plenamente o conforto do assento.

Por esta razão os modelos de montanha devem ser compactos e aerodinâmicos. E já graças a essas características, uma pessoa não precisa bater a parte pélvica do corpo contra o assento durante descidas íngremes e curvas fechadas. Uma característica importante do tipo de sela apresentado é a resistência e confiabilidade dos materiais externos.... Por dentro, a estrutura é equipada com um amortecedor pneumático que amortece as fortes vibrações em condições extremas de direção.

Modelos turísticos

As pessoas modernas costumam viajar para diferentes cidades e países a cavalo em veículos de duas rodas. É muito importante para eles para que o assento seja confortável e durável. Apenas para esses casos, selins de bicicleta feitos de couro genuíno são a opção mais adequada. A construção de qualidade do assento turístico não deve restringir os movimentos do motociclista. Para entender o que está em jogo, imagine um cruzamento entre um modelo de assento de montanha e um selim de bicicleta esportiva.

Percebendo que uma pessoa deve experimentar o máximo conforto em viagens longas, os fabricantes conseguiram criar um design único do modelo turístico da poltrona. É uma parte frontal estreita e inserções moles localizadas na área de contato com os ossos isquiáticos. O ideal seria um projeto com encosto, no qual a pessoa pudesse se recostar sem se preocupar com uma queda acidental.

Modelos femininas

A variedade apresentada de assentos femininos sugere muitas nuances anatômicas que devem ser observadas. No belo sexo, ao contrário da anatomia masculina, a estrutura dos quadris é muito mais ampla, e este é um fato científico indiscutível, embora o próprio corpo seja menor em tamanho. Por esta razão o design do assento feminino deve corresponder idealmente às características da estrutura feminina descrita.

Caso contrário, o belo sexo sofrerá inconveniências e desconforto.

Como um elemento adicional na construção dos assentos femininos, existem os elastômeros, graças aos quais os assentos adquirem maciez adicional.

Modelos de bebê

Para os entusiastas do ciclismo mais jovens, os fabricantes oferecem designs de assentos exclusivos. O passeio de bicicleta da criança não é apenas confortável ao andar, mas também não fere a parte interna das coxas da criança, especialmente levado em consideração é o fato de que em uma idade jovem o esqueleto do bebê está apenas sendo formado, e quaisquer influências mecânicas podem afetar a futura estrutura de um adulto.

Ao escolher o tamanho certo de selim para uma bicicleta, lembre-se de que cada um de nós tem uma estrutura individual de ossos isquiáticos. Se o assento for afilado na parte de trás, os ossos isquiáticos ficarão pendurados nas bordas, fazendo com que o motociclista não confie na resistência do assento. Se a sela for muito larga em relação aos ossos isquiáticos, ela irritará a parte interna das coxas. Para não se complicar durante a compra, é melhor levar uma amostra de uma sela velha e usá-la para encontrar um modelo semelhante.

É importante para o ciclista novato saber que o passeio inicial com um novo selim não trará sensações de conforto, pois o produto precisa se acostumar com a estrutura humana e a pessoa precisa se acostumar com o novo assento.

Para que a sela seja afiada para os ossos isquiáticos, o ciclista precisa pedalar cerca de 50 km.

Materiais de manufatura

Os selins de bicicleta modernos são feitos de vários tipos de materiais, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Couro

Todos sabem que os primeiros selins de bicicleta foram feitos de couro genuíno. A principal vantagem deste material é que aceita livremente a estrutura humana, deixa o ar entrar no assento e absorve a umidade resultante. As primeiras viagens no novo assento de couro não permitirão que você aproveite totalmente a conveniência e o conforto. E, em alguns casos, pode até haver sensações dolorosas na parte interna das coxas.A razão para essas deficiências é a superfície informe nas áreas de pressão dos ossos isquiáticos.

Após várias viagens, a pele começará a se apertar nos pontos de contato com o esqueleto humano, adquirindo a forma necessária correspondente ao físico de seu dono. Ao comprar um muito é importante comprar um produto feito de materiais naturais. Mas alguns vendedores inescrupulosos enganam os compradores e vendem sob o disfarce de modelos de bancos de couro com acabamento em dermantina.

Aqueles que desejam adquirir uma versão esportiva do assento feito de couro, você precisa saber que o material natural neste caso é usado como um revestimento fino.

É baseado em carbono durável. Este material é altamente respirável e possui um alto nível de resistência.

Plástico

Muitos assentos de bicicletas modernos são feitos de uma base de PVC, bem como almofadas de espuma, cuja superfície é coberta com materiais artificiais. Assentos deste tipo são instalados em quase todas as bicicletas de orçamento e também são vendidos adicionalmente de acordo com a posição do preço médio. E isso não é surpreendente, porque o plástico em si não é caro.

Ciclistas experientes aconselham os pilotos novatos a comprar uniformes especiais para bicicletas ou usar roupas grossas para as viagens., caso contrário, calosidades podem aparecer na parte interna das coxas, pois você terá que se mexer na superfície escorregadia do produto. Apesar do plástico ser usado principalmente na fabricação de assentos econômicos, esse material é utilizado na fabricação de assentos de alta qualidade.

Seus diferenciais são o ajuste rápido à forma do corpo humano, a elasticidade e o resfriamento automático, graças aos quais as viagens em um dia de verão trazem apenas alegria.

Couro sintético

Esse tipo de material é utilizado na produção de modelos de orçamento de poltronas. Seu custo flutua em um nível baixo de política de preços. Cada assento individual parece ser muito bonito e esteticamente agradável, mas após a operação, todas as suas deficiências serão reveladas.

  • Dermantin. O tipo de couro sintético apresentado lembra muito o couro natural, até mesmo ao toque. Um análogo bem feito parece um excelente original. Mas, apesar de suas qualidades externas, dermantin desgasta muito rapidamente durante a operação, e tudo por causa do atrito constante de uma pessoa no assento.
  • Cloreto de polivinila. Este material é utilizado na fabricação de assentos de bicicleta baratos. Ele difere na resistência ao desgaste, mas é muito escorregadio na textura, o que torna extremamente difícil para uma pessoa sentar-se livremente. Além disso, o cloreto de polivinila não pode se orgulhar de ter um sistema de permeabilidade à umidade. Em termos simples, descer da bicicleta após um longo passeio pode fazer com que a pessoa tenha uma parte pélvica do corpo molhada.
  • Couro elástico. O material é bastante durável, na aparência pode ser confundido com couro genuíno. Sua única desvantagem é a textura escorregadia, o que torna o piloto incapaz de se sentir confortável.

Marcas populares

Hoje, existem muitas empresas e grandes holdings que se dedicam à produção de peças e peças sobressalentes para bicicletas de todos os tipos. Infelizmente, nem todos os fabricantes podem se orgulhar de uma linha de produtos de qualidade. Os produtos das pequenas empresas não são muito procurados pelos consumidores. Os ciclistas profissionais preferem comprar componentes de marcas famosas para seus cavalos de duas rodas.

  • Velo. A história da empresa começou em 1979. A fundadora da marca é uma senhora de ritmo acelerado que sonha em dar ao mundo a oportunidade de pilotar selins de bicicleta da mais alta qualidade.É importante destacar que durante um período tão curto de sua existência, a Velo adquiriu várias fábricas em Taiwan e na China. Hoje a marca possui 17 patentes, mas esse não é o limite. Graças à perseverança e dedicação dos engenheiros, a Velo é capaz de criar as últimas modificações dos assentos das bicicletas.
  • Popa. A marca é bastante jovem, inicialmente conquistou o mercado mundial com bicicletas de alta qualidade, e depois de um curto período de tempo passou a produzir componentes para estruturas de bicicletas. Ao mesmo tempo, a demanda do consumidor está sendo atendida não só com bicicletas para adultos, mas também com modelos infantis. Deve-se notar que uma das principais razões para o rápido ganho de confiança é a estreita ligação entre a Stern e a marca Sportmaster.
  • Stels. Os ciclistas que vivem no território da Federação Russa e nos países da CEI estão muito familiarizados com a marca apresentada. Além disso, a história da empresa está escondida em segredos e mistérios. Inicialmente, os dois irmãos começaram a vender bicicletas de fabricantes estrangeiros, após o que decidiram iniciar a produção própria de veículos de duas rodas. E já a primeira planta da empresa Stels foi lançada em 2003. Hoje, a marca nacional é muito valorizada entre os ciclistas, não só pelas bicicletas, mas também pelos componentes de alta qualidade, principalmente selins confortáveis.
  • Brooks. A marca representada leva com orgulho o honroso primeiro lugar no ranking de fabricantes de bicicletas e componentes para elas. E isso não é surpreendente. Desde os primeiros dias de sua existência, a Brooks tem se esforçado para fornecer aos seus clientes os melhores produtos de ciclismo. Os assentos de couro têm uma demanda especial hoje.

Como escolher?

Comprar uma sela nova não significa que o assento antigo se desgastará. O ciclista pode ficar tentado a adicionar um assento extra. Para escolher o design certo, não é necessário retirar o selim existente e correr com ele pelas oficinas em busca de uma opção semelhante. Basta seguir algumas dicas de ciclistas experientes para ajudá-lo a encontrar a bicicleta perfeita.

Para começar, lembre-se que Não há selins universais para bicicletas, portanto, cada assento individual deve ser considerado individualmente. Antes de mais nada, é preciso decidir quanto tempo o ciclista passará com veículos de duas rodas, quantas vezes ele vai pedalar pela cidade ou treinar off-road.

Selins largos são melhores para cruzeiros em parques ou praças. Na maioria das vezes, essas estruturas têm molas adicionais que podem salvar uma pessoa de vibrações desagradáveis ​​ao cruzar terrenos irregulares.

Em seguida, você precisa se lembrar que o peso humano durante o ciclo é distribuído entre os dois ossos isquiáticos. Ao medir a distância exata entre eles, você pode encontrar facilmente uma sela que seja adequada para a largura. E para não correr com régua, basta ficar atento às características indicadas pelo fabricante, onde esta informação estará gravada.

A próxima nuance à qual você precisa prestar atenção especial é rigidez do assento. Para não nos aprofundarmos nos estudos anatômicos científicos, basta dizer que um assento macio não é inteiramente benéfico para o corpo humano. Os ossos pélvicos afundam no material macio, causando desconforto durante viagens longas. Se as mulheres podem suportar uma condição tão desagradável, esse fator afeta negativamente a saúde dos homens. Mas isso não significa escolher uma sela com base rígida. É preferível prestar atenção às selas esportivas.

Quanto ao nariz em sela, não deve ser tão curto quanto a própria plataforma do assento... Durante o passeio, o ciclista muitas vezes tem que se levantar em uma posição desconfortável e se mover nessa posição por uma longa distância. O bico alongado fornecerá proteção adicional. Encontrar uma sela para os homens é muito mais fácil do que para o belo sexo. Não se trata apenas de modelos turísticos. E as mulheres provavelmente passarão mais de um dia procurando assentos na montanha e na estrada.

Ajuste correto

Cada bicicleta com características próprias de design deve ser ajustada ao máximo à estrutura do corpo do proprietário, caso contrário, será extremamente inconveniente para uma pessoa usar um veículo de duas rodas. Infelizmente, nem todo mundo conhece os meandros do ajuste correto da bicicleta, especialmente os assentos.

Altura

Na maioria das vezes, os ciclistas novatos tentam lidar com o medo de cair da altura de veículos de duas rodas. Assim, abaixam os selins o máximo possível para poderem alcançar o solo com os pés a qualquer momento. Neste caso, verifica-se que os ciclistas durante o passeio dobram intensamente os joelhos. Isso significa que surge o cansaço, mas é mais desagradável que as articulações sofram durante essas viagens. Por esse motivo, um ajuste baixo do assento é considerado um erro grave. Siga as instruções passo a passo para fazer o ajuste correto da pegada.

  1. Gire os pedais de forma que um fique no nível mais baixo da roda.
  2. Escolha a altura do assento em que será possível esticar a perna e alcançar o pedal localizado no nível inferior.
  3. Para verificar se o assento está muito alto, tente tocar a parte inferior do pedal solto com os dedos dos pés.

Inclinar

Se o nariz do assento estiver levantado, ele pressionará a virilha. Na situação oposta, quando o nariz está muito baixo, o ciclista desliza constantemente para a frente durante a pedalada, criando tensão nos braços.

Idealmente, a inclinação do selim deve estar na posição zero, o que corresponde ao paralelismo da estrada.... Deve-se notar que montar em uma sela uniforme é muito mais agradável, especialmente se você tiver uma longa jornada.

Se surgir algum desconforto, parece que uma enorme sela está pressionando o períneo, é necessário abaixá-la alguns milímetros para baixo.

Posição longitudinal

Os designs das bicicletas modernas permitem deslocar o assento um pouco mais ou mais perto do guiador. E para colocar o assento na posição mais adequada, você precisa seguir os conselhos de um ciclista experiente. O joelho deve estar acima do eixo do pedal.

Infelizmente, nem sempre é possível posicionar o selim em uma posição longitudinal adequada. A razão para isso são as características anatômicas do ciclista e as características do design do quadro da bicicleta. Nesses casos, você precisará instalar um espigão de selim curvo com um leve deslocamento para trás.

Você aprenderá mais sobre como escolher um selim para bicicleta no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa