Acessórios de bicicleta

Decodificando marcações de pneus de bicicleta

Decodificando marcações de pneus de bicicleta
Contente
  1. Diâmetro e largura da roda
  2. Padrão do piso
  3. Codificação de cores
  4. Força do pneu
  5. Rigidez da banda de rodagem
  6. Proteção contra furos
  7. Estrutura da parede lateral
  8. Dispositivo de cabo
  9. Outras designações
  10. Conclusão

A abundância de letras em pneus de bicicletas modernas às vezes é confusa para os ciclistas. Além disso, todos esses números e letras nem sempre refletem com precisão as dimensões reais do pneu. Diferentes fabricantes usam diferentes sistemas de designação de tamanho de roda. Por isso o usuário precisa saber a decodificação da marcação dos pneus da bicicleta, para não comprar um "porco na cara".

Diâmetro e largura da roda

Essa é a primeira coisa que vem à mente. Porém, os fabricantes são astutos e indicam as dimensões aproximadas da roda. Isso é especialmente verdadeiro para as rodas usuais de 26 e 28 polegadas. O fato é que este é o diâmetro externo do pneu, e o tamanho do patamar é completamente diferente.

Para corrigir esse ultraje foi inventado Sistema ETRTO (Organização Técnica Europeia de Pneus e Aro, Organização Técnica Europeia de Pneus e Aro). Neste sistema, apenas 2 tamanhos são indicados - largura do pneu e diâmetro do aro... Um exemplo de tais marcações: 37-622. Aqui, os números significam que 37 mm é a largura do pneu, 622 mm é o diâmetro interno. Para evitar erros, o diâmetro do aro geralmente é indicado no aro da roda.

As designações em polegadas com o separador x também são amplamente utilizadas. Por exemplo, um pneu de 1,75 largura x 24 polegadas é designado como 24x1,75.

Os números no pneu podem ser 3, por exemplo, 28x1,4x1,75, onde 28 é o diâmetro externo do pneu, 1,4 é a altura do pneu, 1,75 é sua largura.

Em ambos os casos, o ajuste não é especificado, mas as dimensões são aproximadas. Além disso, o tamanho 1,75 e 1 ¾ polegada são matematicamente iguais, mas nem sempre iguais na realidade. Tome cuidado.

Para evitar confusão, compre pneus novos após os antigos. Escolha também modelos em que as designações em polegadas são duplicadas pela marcação do sistema ETRTO.

Às vezes usado em pneus europeus Sistema de notação francês. A largura e o diâmetro externo são indicados por números, e o patamar por uma letra. Por exemplo, 700x35C. 700 mm - dimensão externa, 35 - largura do pneu. A letra C corresponde a um diâmetro de furo de 622 mm. Quanto mais próxima a letra estiver do início do alfabeto, menor será a largura. Essas marcações não são usadas em pneus de mountain bike.

O sistema soviético de marcação era semelhante ao ETRTO, mas o primeiro número indicava o tamanho do ajuste, e o segundo - a largura do pneu. Por exemplo: 622-37. Na maioria dos casos, isso é suficiente. Caso contrário, os especialistas irão ajudá-lo.

Esta tabela o ajudará a decifrar totalmente os tamanhos dos pneus.

Diâmetro de apoio do aro, mm

Tamanho do pneu externo, polegadas

Marcação francesa

Aplicativo

635

28x1 ½

700V

Bicicletas de estrada

630

27

700V

Estrada

622–630

29

700C

Road & Niners

622

28x1 5/8 ou 1 1/4

700-35С ou 700-38С

Estrada

584

27,5

650V

Soviético antigo

571

26x1 ¾ ou 1 7/8

650C

Estrada pequena

559

26x1 2/3

650C

Bicicletas de triatlo, bicicletas de montanha

533

24x1 ½

650A

Montanha adolescente

490

24x3

550A

Corrida de rua infantil

A largura do pneu deve ser 1,5–2,5 vezes a largura do aro. Se for mais largo, as curvas se tornarão mais difíceis, aparecerá o atrito das pastilhas de freio no pneu. Se já estiver, estará mais sujeito a desgaste.

Além disso, diferentes tipos de bicicletas usam diferentes tamanhos de rodas diamétricas. Os tamanhos mais populares em polegadas são mostrados abaixo:

  • 16, 18, 20 - bicicletas infantis e dobráveis;
  • 24 - modelos adolescentes;
  • 26 - bicicletas de montanha;
  • 26, 27, 28 - cidade, bicicletas de estrada, niners.

Não vale a pena comprar uma bicicleta se o diâmetro da roda for diferente dessas dimensões. Caso contrário, será difícil encontrar os pneus e câmaras-de-ar certos.

Padrão do piso

Existem padrões de piso para diferentes categorias de estradas. Eles são de vários tipos.

  • Liso. Padrão liso, adequado para bicicletas de estrada e de corrida.
  • Meio liso... Um bom roll-off é combinado com uma boa flutuação e é usado na maioria das bicicletas de montanha e cidade. A principal característica é uma esteira lisa e bordas irregulares.
  • Protetor de lama... Padrão agressivo para melhor tração em superfícies difíceis e solos macios. É usado em bicicletas downhill e outros veículos off-road.
  • Desenho de inverno. Pisos "bravos" com pontas para andar na neve ou em superfícies muito macias. Normalmente, esses pneus são montados em bicicletas gordas.

Codificação de cores

Além dos tamanhos, os pneus também diferem na composição da borracha - o composto. Quanto mais macio for, melhor será a aderência e o manuseio, mas menor será o recurso. Sua composição é decifrada por uma faixa colorida que percorre todo o pneu ao longo da banda de rodagem. Um total de 4 cores são aceitas.

  • Vermelho. Borracha dura, rola bem.
  • Azul. Borracha de dureza média, boas propriedades de velocidade são combinadas com tenacidade.
  • laranja... Borracha macia para superfícies não preparadas.
  • Roxa. Composto ultramacio para competição off-road.

    Os dois primeiros pneus são ótimos para XC, o último para freeriding, downhill e outras disciplinas.

    Força do pneu

    Durante a fabricação, o pneu é reforçado com fios especiais, geralmente náilon. A propósito, isso geralmente é indicado pela inscrição na parede lateral. Quanto mais dessas linhas, mais finas elas são, e o pneu é mais leve, porém mais caro. Este valor é denotado abreviatura TPI.

    Para disciplinas de cross-country, o TPI deve ser 120 ou superior. Isso é necessário para uma boa rolagem e um manuseio preciso.

    Para downhill e enduro TPI não mais do que 40-60. Graças aos fios grossos, os pneus são muito fortes, mas pesados.

    Um baixo TPI nem sempre é indicativo da resistência do pneu. Nos modelos baratos, pode haver poucos fios, mas eles serão finos e o pneu ainda é pesado.

    Lembrar é o pneu que mantém a pressão da câmara de ar e transmite vibrações e choques para o quadro. Não tire um pneu que não seja suficientemente forte.A economia ainda não funcionará, pois o pneu simplesmente quebrará devido à carga excessiva. E bem, se não durante uma acrobacia ou corrida.

    Rigidez da banda de rodagem

    Além da resistência dos pneus de bicicleta, a rigidez da banda de rodagem também é padronizada. Quanto mais rígido for, maior será o rolamento e a velocidade, mas menores serão as propriedades de aderência. Não é difícil compreender os valores da rigidez do piso:

    • 40–45a - piso macio para competições de downhill;
    • 50-60a - Pisos médios macios para bicicletas de montanha;
    • 60–70a - Passo difícil de cross-country, probabilidade mínima de punção.

      Quanto mais dura for a banda de rodagem, menor será a probabilidade de danificar o pneu devido a obstáculos, mas menor será o conforto.

      Proteção contra furos

      Os fabricantes equipam alguns modelos de pneus com uma camada antifuros de borracha viscosa ou Kevlar. Além de proteção, essa camada torna o pneu muito mais pesado e reduz a rolagem.A probabilidade de furo é reduzida, mas ainda permanece, principalmente próximo às paredes laterais. A presença de tal camada é indicada pelas inscrições Proteção contra furos, Resistência contra furos, Flatless, Anti-flat e outros.

      Estrutura da parede lateral

      Pneus com diferentes tipos de paredes laterais foram criados para diferentes condições de uso. Existem 2 tipos desse tipo no total.

      • Liteskin. Esta é uma parede lateral leve e fina. Projetado para corrida ou direção rápida em estradas planas e difíceis, sem obstáculos.
      • Pele de cobra. Paredes laterais mais rígidas e protegidas para uso em serviços pesados ​​com a capacidade de cortar paredes laterais. Podem ser pedras ou outros objetos.

        Essa notação é usada por Schwalbe... Para outros, você pode ver outros nomes, mas a essência não muda.

        Dispositivo de cabo

        Cord é uma gola rígida que se ajusta ao aro. Pode ser aço ou Kevlar. O aço é mais pesado, mas também mais barato. O Kevlar é mais leve, pode ser dobrado e melhora o desempenho da velocidade. A diferença de preço entre esses pneus é de 2 ou mais vezes.

        Outras designações

        O pneu pode ter uma pressão recomendada estampada nele. Normalmente, há uma inscrição Inflate to min ... max, que indica a pressão mais baixa e mais alta na roda... As unidades também são mostradas.

        Geralmente, há uma seta na lateral para indicar a direção da rotação. Ela se inscreve Rotação ou movimentação.

        Existem pneus com faixa reflexiva. Em suas paredes laterais há a inscrição Reflex.

        Conclusão

        Às vezes, pode ser problemático escolher um pneu que atenda a todos os requisitos. Saber as maneiras básicas de marcar seus pneus o ajudará a determinar o modelo de pneu certo e a não desperdiçar seu dinheiro. Grandes lojas têm até vistas em corte transversal de pneus de bicicleta para mostrar como eles são construídos.

        Além disso, o próprio vendedor competente irá oferecer-lhe o modelo desejado com base nas condições operacionais. Se a sua rotulagem claramente não corresponde ao conhecimento que adquiriu com este artigo, já é um motivo para pensar. O vendedor pode estar te traindo.

        Para mais detalhes sobre os tamanhos dos pneus, veja abaixo.

        3 comentários

        Obrigado pelo artigo interessante.

        Vladimir 03.01.2021 13:19

        O artigo é realmente interessante. Eu aprendi muito. Obrigado.

        No meu pneu dianteiro está escrito: 52-622 / 29 * 2.0 e no aro 700 * 28C / 38C. Conseqüentemente, eu quero o mesmo de volta. Como escolher este?

        Moda

        a beleza

        casa