Acessórios de bicicleta

Pára-lamas Fatbike: o que são, como escolher e instalar?

Pára-lamas Fatbike: o que são, como escolher e instalar?
Contente
  1. Variedades
  2. Escolha
  3. Instalando pára-lamas

O objetivo principal de uma bicicleta gorda é pedalar na lama, poças e neve. E por causa dos pneus largos com banda de rodagem desenvolvida, o ciclista pega muito mais sujeira do que andando de mountain bike. Portanto, as asas em uma bicicleta gorda são uma necessidade importante.

Variedades

Quando vendem bicicletas gordas, raramente são equipadas com pára-lama. Para a escolha correta deste acessório necessário, você deve se familiarizar com os diferentes tipos de asas. Abaixo estão suas principais diferenças.

  • Material - os retalhos de lama são de plástico e metal. O plástico tem menos peso, mas também menos resistência. As defesas de aço são mais fortes, mas pesadas, podem trepidar e corroer. O alumínio não tem essas desvantagens, é mais leve, mas muito mais caro e raramente é encontrado nas lojas. A melhor opção são os metal-plásticos, são leves, duráveis, têm um custo aceitável e, por isso, são muito populares.
  • O tamanho - existem tamanhos grandes e curtos. Os primeiros são melhores para proteger você e sua bicicleta da sujeira, os segundos são mais leves e fáceis de instalar.
  • Método de instalação. Os para-lamas encurtados costumam ser chamados de para-lamas de troca rápida devido à facilidade de instalação. Os guarda-lamas em tamanho real são fixos.

Escolha

Os para-lamas de aço estão disponíveis com orçamento reduzido. Em todos os outros casos, é desejável dar preferência ao plástico ou metal-plástico.

Na hora de escolher, certifique-se de levar em consideração as condições de uso da bicicleta... Para passeios frequentes na lama, neve ou mau tempo, escolha um guarda-lamas de tamanho normal. Para mover-se em terrenos difíceis, eles devem ser fortes, pois o contato com arbustos e outros obstáculos é possível.

Metal ou metal-plástico são adequados. Ao dirigir no inverno em estradas repletas de substâncias corrosivas, os para-lamas de plástico e alumínio são as melhores opções. A versão mais curta é adequada para condições operacionais mais amenas.

Qualquer forma o guarda-lamas deve ser ligeiramente mais largo que a roda. Conselhos gerais ao selecionar - guie-se pelo grau de sujeira de suas roupas após a cavalgada.

Instalando pára-lamas

Ao comprar um conjunto de para-lamas, os fixadores vêm com eles, o que o privará de problemas durante a instalação. A estrutura e o garfo devem ter orifícios ou saliências para caber nos guarda-lamas de tamanho real. Se forem, não haverá problemas. Se eles não estiverem lá, você terá que usar grampos caseiros que podem ser cortados de uma folha de metal macia - o estanho é bom. Na ausência de montagens, geralmente são utilizadas asas encurtadas.

Frente

A asa de troca rápida é presa por um parafuso e porca ao gorila (a ponte entre as pernas do garfo) ou ao tubo da cabeça. Neste último caso, uma manga especial é fixada ao guarda-lamas, que é então inserida no orifício entre os suportes do garfo e fixada com um parafuso. Para montar desta forma, a roda dianteira deve ser removida.

Deve-se notar que a fixação é em balanço e é difícil obter a rigidez necessária em rodas de 26 polegadas. A este respeito, o guarda-lamas é encurtado e muitas vezes uma tela de proteção adicional é colocada no tubo inferior da estrutura com a ajuda de grampos. As pinças devem ser de borracha, pois o plástico pode danificar a pintura.

A asa estacionária é fixada da mesma forma no ponto superior e na parte inferior - usando um suporte de arame especial. Por um lado, o suporte é fixado ao para-lama, por outro - no cubo da roda ou nos olhais do garfo.

Traseira

O para-lama traseiro de troca rápida é preso ao espigão do selim com uma braçadeira ou clipe excêntrico. Às vezes, há um anexo adicional para o lintel conectando as escoras do quadro traseiro.

O guarda-lamas estacionário é preso às vergas do triângulo traseiro e por meio de um suporte nas saliências do quadro. Essas ações são realizadas por meio de parafusos.

Em qualquer caso, é necessário rastrear de modo que não haja contato entre as rodas e os pára-lamas... Além disso, deve haver uma folga de 1–2 cm entre a roda e a asa, necessária para que a sujeira aderida não esfregue contra a asa.

Não é necessária muita folga, caso contrário, haverá respingos de sob as rodas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa