Acessórios de bicicleta

Suportes de bicicleta na parede: tipos, dicas para escolher e instalar

Suportes de bicicleta na parede: tipos, dicas para escolher e instalar
Contente
  1. Tipos de montagem
  2. Opções de seleção de fixadores
  3. Como faço para proteger minha bicicleta?
  4. Erros comuns

Hoje, a bicicleta foi além do escopo de um meio alternativo de transporte e se tornou um veículo completo no qual você pode viajar longas distâncias. Juntamente com a questão do uso da bicicleta, surge a questão de armazená-la com o mínimo de danos ao espaço livre e ao conforto. Neste artigo, você se familiarizará com as informações sobre os suportes de parede de um veículo, com suas variedades, recursos de instalação e dicas para sua instalação.

Tipos de montagem

Hoje, existem vários tipos de porta-bicicletas, dependendo da opção escolhida (vertical, perpendicular ou sob o teto), materiais de fabricação e condições de colocação. Usualmente, Os bicicletários são instalados em apartamentos com falta de espaço livre ou em moradias onde não existam lugares de estacionamento ou arrecadações dedicados.

Gancho

Ganchos são considerados as opções mais comuns de bicicletários. Eles permitem que você economize tanto espaço quanto possível na sala. Este tipo de fixação é o mais barato e a sua instalação demora apenas alguns minutos. Ganchos mecânicos padrão podem suportar até 25 kg, cerca de 2 vezes o peso de uma mountain bike de aço convencional. Os ganchos do tipo braçadeira, dependendo do material de fabricação, podem suportar até 40 kg de peso.

Para instalar os ganchos, o proprietário da bicicleta precisará do próprio dispositivo, dos pinos-guia e dos parafusos auto-roscantes alongados nos quais deve ser fixado. Via de regra, eles devem vir com os ganchos comprados.

Existem vários tipos de ganchos, dependendo do tipo de fixação. Quando suspensão vertical pode ser um dispositivo para instalação no teto ou ganchos para suspensão vertical. Para montagem horizontal - ganchos de parede simples, ganchos duplos no quadro e suportes de parede com suportes para bicicletas emborrachados.

Se considerarmos os materiais para fazer ganchos de bicicleta, então existem os ganchos de plástico e de metal.

Vale a pena parar com a escolha dos ganchos de metal - eles são mais confiáveis, mais resistentes e duram mais.

Racks

Racks, ao contrário de ganchos, geralmente preso à parede e apoiado no chão... Na maioria das vezes, trata-se de estruturas verticais de grande porte com suportes para várias bicicletas ao mesmo tempo e ganchos para guardar os acessórios da bicicleta (capacete, bomba, casaco). Esta opção de montagem raramente usado em instalações residenciais, pois ocupa muito espaço, no entanto, pode ser usado com eficácia em grandes apartamentos e casas particulares para dois ou mais ciclistas ao mesmo tempo.

Como material para a fabricação de tais racks, são utilizadas estruturas metálicas reforçadas ou versões reforçadas de madeira. Racks, ao contrário de outros tipos de fixação, podem se encaixam perfeitamente em um determinado design ou estilo da sala e até mesmo complementam. Além disso, é nos racks que fica a maneira mais fácil de realizar reparos na bicicleta, o que será uma vantagem indiscutível para os ciclistas profissionais.

Esta opção para consertar uma bicicleta é considerada ideal em prédios de apartamentos com entradas largas. Lá, as bicicletas podem ficar em prateleiras sob a supervisão de câmeras de CFTV ou um concierge. Além disso, esses racks podem ser equipados com suportes de metal especiais para a instalação de um cadeado de bicicleta.

Prateleiras

O método de fixação de prateleira é ideal para aqueles ciclistas que procuram dar um aspecto estético a absolutamente tudo. As prateleiras podem executar simultaneamente várias funções ao mesmo tempo.

  • Fixação. Graças ao seu design, as prateleiras mantêm a bicicleta em suspensão de forma eficaz e evitam que caia. Este método de montagem não requer instalação complexa e ocupa um mínimo de espaço livre em um estado horizontal.
  • Decorativo. Os porta-bicicletas modernos podem ser feitos em um design interessante ou pintados em uma cor original. Isso permite que você os use com eficácia em certas soluções de estilo.
  • Funcional. Se a parte inferior da prateleira executa exatamente a função de fixação, então a parte superior freqüentemente se torna um lugar para colocar vários itens domésticos. Podem ser acessórios para bicicletas e elementos de interior: livros, flores, relógios ou pinturas.

Uma vantagem óbvia dessa opção de montagem é que absolutamente qualquer pessoa pode fazer as mais simples prateleiras de madeira para bicicletas com suas próprias mãos.

Os porta-bicicletas podem ser de dois tipos:

  • prateleira de madeira para suspensão horizontal da bicicleta sob o quadro;
  • a prateleira onde o suporte do selim da bicicleta está instalado.

É a primeira opção considerada ótima, já que o quadro é a base de toda a bicicleta e é ela quem se responsabiliza pelo equilíbrio e fixação do seu veículo na prateleira.

Armários

Outra opção para fixar uma bicicleta em ambientes internos é a instalação em um gabinete especialmente preparado. Uma vantagem óbvia dessa opção é que o gabinete pode conter várias bicicletas ao mesmo tempo, bem como todos os acessórios de bicicleta relacionados. No espaço livre do armário costumam ser colocados trajes esportivos ou eletrodomésticos. Outra vantagem desta montagem é que a bicicleta está fora de vista e não pode estragar o interior da sala.

Na maioria das vezes, esses armários não são instalados em aposentos, mas em varandas (sempre isoladas), em armários ou no corredor.

Este design também tem suas desvantagens.

  • Grandes dimensões. Independentemente do tamanho do seu bicicletário, ele ocupará muito mais espaço do que as opções de montagem padrão. Especialmente se o gabinete contiver várias unidades ao mesmo tempo. É por isso que essas estruturas são aconselhadas a serem instaladas apenas por famílias numerosas com apartamentos espaçosos.
  • Preço... Instalar um bicicletário completo vai custar muito dinheiro. Para uma fixação completa do equipamento da bicicleta, o gabinete deve ser feito de materiais fortes e caros. E existe ainda a opção de instalar um roupeiro sem paredes traseiras e sem chão, onde as bicicletas serão fixadas a uma parede aberta ou simplesmente ficarão no chão sem qualquer suporte e fixação.
  • Necessidade de compra... Se todas as unidades descritas acima para montar uma bicicleta na parede pudessem ter sido feitas por você à mão, então você terá que comprar um gabinete, e não será barato.

Porta-bicicletas mini

Infelizmente, ganchos de metal volumosos, armários ou prateleiras não ficarão harmoniosos em todos os apartamentos e, portanto, os suportes para mini-bicicletas estão ganhando popularidade ultimamente. Tais unidades mais adequado para apartamentos minimalistas - ocupam o mínimo de espaço possível e são feitos de materiais duráveis ​​que podem suportar até 15 kg de peso.

Graças ao suporte em forma de U, esses suportes podem ser usados ​​para prender todos os componentes da bicicleta - quadro, rodas, pedais ou selim.... Ao contrário de outras unidades de fixação, os suportes para minibicletas funcionam exclusivamente como uma função de fixação e não são adequados para melhorar o interior de uma sala.

Opções de seleção de fixadores

Depois de ter escolhido o tipo de fecho que mais lhe convém, deve decidir sobre a opção do próprio fecho. Em que a escolha deve depender do material da parede em que você deseja montar o bicicletário, do peso do projétil ou da estrutura do suporte e do peso do próprio veículo de duas rodas.

Material de parede

O material da parede onde sua bicicleta será montada é responsável pela segurança do próprio suporte e pela integridade da parede. Cada material possui seus próprios indicadores de densidade, dureza e é mais ou menos adequado para um determinado tipo de fixação. Se as paredes da sala forem de madeira, a melhor opção seria usar um gancho do tipo parafuso. Se você tem paredes de pedra, então prepare com antecedência as ferramentas de perfuração para o procedimento - tais paredes resistem a qualquer tipo de fixação.

Você deve ter um cuidado especial ao fixar sua bicicleta em paredes de drywall. Este é o material de fixação menos confiável, mas, infelizmente, o mais comum em prédios de apartamentos. Após o uso repetido, o suporte para drywall enfraquece e sua bicicleta pode cair. Em salas com tais paredes você deve usar um dispositivo especial para procurar vigas de suporte de carga.

Peso do projétil

O peso do suporte em si, além do peso da sua bicicleta, também exerce pressão sobre o material da parede. A melhor opção aqui seria o tipo de gancho. Essas estruturas são as mais leves (a partir de 500 gramas ou mais) e exercem a menor pressão na parede. Suportes de metal, como um suporte com alças emborrachadas, são talvez a opção de montagem mais difícil, pois podem pesar até 5-8 kg.

Em termos de peso, as opções versáteis de montagem para a bicicleta são prateleira. Eles distribuem uniformemente seu peso, bem como o peso da bicicleta, entre a parede e o chão, de modo que o suporte de parede seja submetido à metade da pressão.

E também uma boa opção de montagem são prateleiras. Eles são feitos de madeira e na maioria das vezes não pesam mais do que 2-3 kg.

Peso da bicicleta

O peso do seu amigo de duas rodas afeta o tipo de montagem e a capacidade de montá-la em uma parede de um material específico.

O peso de uma bicicleta depende principalmente do material usado nos componentes do quadro. Hoje, 4 materiais são usados ​​mais ativamente.

  • Aço de baixo carbono. Não faz muito tempo, era o material mais comum na fabricação de bicicletas de montanha e de estrada. As primeiras bicicletas eram feitas precisamente de estruturas de aço - tudo graças à resistência e confiabilidade dessa liga. A desvantagem desse material é seu alto peso, assim como a suscetibilidade do aço a processos corrosivos.
  • Aço cromo-molibdênio. Esse material começou a ser usado ativamente 20-30 anos após o lançamento das primeiras bicicletas. Era muito mais leve do que o aço-carbono, mas muito mais caro. Hoje é usado principalmente para fazer bicicletas de estrada profissionais.
  • Alumínio. Hoje, o material mais popular para fazer bicicletas modernas. Ele difere em um custo não particularmente alto (dependendo da marca), baixo peso e boa confiabilidade.
  • Carbono. Os quadros de carbono são considerados premium no mercado de ciclismo hoje. Eles se distinguem pela força simplesmente fantástica e peso relativamente baixo. Infelizmente, os modelos de fibra de carbono são muito caros e não podem ser recondicionados ao menor defeito.

Se correlacionarmos o material para fazer uma bicicleta com o material das paredes, ficará claro que as opções de aço são mais adequadas para paredes de pedra e madeira, mas é melhor não anexar nada mais pesado do que carbono ou alumínio em paredes de drywall.

O peso aproximado de uma bicicleta também pode ser determinado por seu tipo.... Por exemplo, as bicicletas de estrada ou de estrada pesam normalmente entre 6,8 e 8 kg, as bicicletas de montanha pesam normalmente entre 9 e 14 kg e as bicicletas urbanas raramente pesam 10 kg.

Como faço para proteger minha bicicleta?

Depois de decidir o tipo de acessório e o local para a sua instalação, deve prosseguir com o procedimento de instalação propriamente dito. Mais comum Existem apenas 3 maneiras de montar a bicicleta na parede: o quadro é paralelo à parede, os componentes do quadro são perpendiculares à parede e o suporte fica logo abaixo do teto. Cada uma das opções será discutida em detalhes abaixo, bem como o procedimento de fixação em si.

Quadro paralelo

Este método de prender uma bicicleta é considerado o mais comum, mas não o mais prático. Nesse caso a bicicleta deve ser suspensa com as rodas voltadas para baixo e os componentes do quadro são instalados paralelamente à superfície da parede. Do ponto de vista do conforto, essa opção é vantajosa - a bicicleta não ocupa muito espaço e se torna uma parte completa do interior. Além do mais, uma bicicleta paralela é muito fácil de remover. Esta opção também é adequada para conectar várias unidades de bicicleta ao mesmo tempo.

Quadro perpendicular

Nesse caso, a bicicleta é instalada nos fixadores verticalmente e perpendicularmente à própria parede. Normalmente, esse suporte é instalado precisamente nos cantos, onde quer que a bicicleta se destaque e não interfira na passagem. Esta opção é considerada muito prática em espaços pequenos com espaço limitado.

Sob o teto

A melhor opção em termos de praticidade. Nesse caso, a bicicleta é colocada no rack diretamente sob o teto, horizontal e paralela à parede. Aqui, ambos os ganchos e suportes podem ser usados ​​como fixadores. Hoje, está ganhando popularidade prender bicicletas ao teto usando um elevador especial ou cordas. Esta é a melhor opção para montagem em ambientes com pé direito alto. Tudo o que é exigido do proprietário do aparelho é simplesmente remover o mecanismo de travamento, abaixar a bicicleta e retirá-la dos ganchos.

O método de fixação também pode ser diferente dependendo do componente da bicicleta selecionado. Na maioria das vezes, é o quadro que é usado para prender e fixar a bicicleta - ele permite que você use efetivamente o peso da unidade contra ela mesma. No entanto, existem opções para montar a bicicleta por meio de outros componentes. Por exemplo, ao usar ganchos, pode ser preso ao quadro, pedais, roda de bicicleta (ou aro), ao guiador. Se decidir usar um suporte de prateleira, você pode inclinar sua bicicleta com um selim.

A seguir, um guia simples para prender um bicicletário a um gancho.

  • Escolha de um local adequado para instalação. Ele deve estar localizado longe de móveis e fiação elétrica, e também deve estar localizado em uma altura adequada (todas essas nuances serão descritas com mais detalhes abaixo).
  • Usando ferramentas de desenho, marque os locais dos orifícios de montagem. Ao escolher a distância entre os furos, oriente-se pelas dimensões do quadro da bicicleta, bem como pela distância entre os componentes da bicicleta, que serão responsáveis ​​pela fixação no futuro.
  • Faça furos na parede e coloque buchas na parede, dependendo do tipo de fixação que você escolher e do peso da sua unidade.
  • Depois de instalar a unidade, fixe-a com parafusos auto-roscantes ou parafusos.
  • Verifique mais uma vez a confiabilidade da fixação dos parafusos autoatarraxantes com uma chave de fenda após colocar a unidade de duas rodas no suporte.

Erros comuns

Não é incomum que os ciclistas encontrem erros ao prender seu amigo de duas rodas na parede. Os mais comuns serão discutidos a seguir.

Altura de montagem

Muitos proprietários de bicicletas não prestam atenção a fatores como a altura do suporte, o que é um descuido sério. Uma bicicleta muito baixa pode interferir constantemente com os membros da família com seu volante, pedais ou rodas (especialmente em espaços apertados). Se a bicicleta for presa muito alta, há uma chance de que, se cair, ela danifique gravemente o piso, os móveis ou até mesmo a sua saúde.

Por exemplo, colocar o guidão, os pedais ou a corrente de uma bicicleta no nível dos olhos e da cabeça pode causar ferimentos graves a você e sua família. Com frequência, essas situações ocorrem à noite, quando a pessoa está mal orientada no espaço e pode tropeçar nas coisas do dia a dia. Tente ajustar a altura para que os elementos penetrantes de seu amigo de duas rodas fiquem acima ou abaixo do nível dos olhos.

Monte a unidade em uma altura onde seja mais conveniente para você removê-la e onde não interfira com os móveis próximos.

Armazenamento de varanda

Muitos ciclistas preferem colocar suas bicicletas na varanda. Na opinião deles, ocupa o mínimo de espaço possível e não atrapalha as mãos. O problema aqui é que a bicicleta, quando armazenada por muito tempo em uma sala com muita umidade e frio, pode simplesmente quebrar. Aqui, estamos falando sobre os danos da própria borracha, que pode simplesmente rachar devido ao gelo (em rodas não infladas), e sobre a corrosão de componentes metálicos.

Os raios solares de inverno também podem ser perigosos, o que pode estragar sua borracha - por isso é aconselhável comprar tampas de proteção especiais.

A instalação de uma unidade de bicicleta na varanda só é possível se esta for envidraçada, bem isolada e não sujeita a correntes de ar.

Danos à aparência

Como a maioria dos suportes de parede modernos são feitos de materiais metálicos, há uma probabilidade maior de danos aos componentes da bicicleta causados ​​pelos suportes. Por exemplo, os ganchos de metal que irão apoiar e proteger o quadro da sua bicicleta podem deixar riscos profundos e solavancos no quadro. Para evitar que isso aconteça os especialistas aconselham o uso de substratos de tecido especiais, coberturas ou a compra antecipada de fixadores emborrachados.

Fiação

Ao instalar o fixador, muitos proprietários se esquecem de um ponto tão importante como a fiação ao instalar o fixador. Antes de fazer furos e instalar parafusos neles, certifique-se de que não haja fiação nas proximidades de sua localização. Para fazer isso, você pode usar detectores especiais, ou tente determiná-lo com a ajuda de dispositivos elétricos improvisados.

Impedir instalação

Em alguns edifícios de apartamentos com paredes finas de gesso cartonado, a montagem de unidades grandes na parede não é permitida. Verifique com seu presidente se sua casa é uma delas.

Pureza

Alguns proprietários optam por prender as bicicletas diretamente sobre eletrodomésticos ou móveis. Em filmes, essas opções podem parecer boas, mas, na realidade, esse método deve ser abandonado. Uma bicicleta é precisamente um veículo rodoviário que está regularmente exposto à areia, terra e lama das ruas.

Por esta razão Ao montar uma bicicleta na parede, os proprietários experientes colocam almofadas ou tapetes especiais sob as rodas para pingar sujeira e areia. A opção de lavar bicicletas permanentemente também é possível, entretanto, pode danificar a integridade dos componentes da estrutura e causar corrosão.

Para obter informações sobre como fazer uma prateleira de suspensão para bicicleta com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa