Acessórios de bicicleta

Freios hidráulicos em uma bicicleta: dispositivo, prós e contras, marcas, escolhas

Freios hidráulicos em uma bicicleta: dispositivo, prós e contras, marcas, escolhas
Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Comparação com mecânica
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Visualizações
  6. Como escolher
  7. Como instalar

As bicicletas modernas (bicicletas de ciclo) podem ser equipadas com uma variedade de sistemas de travagem. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Entre as variedades disponíveis, os freios hidráulicos se tornaram bastante populares nos últimos anos.

As bicicletas de ciclismo com freios hidráulicos estão na moda hoje em dia e despertam o interesse do consumidor entre os fãs de direção rápida.

Dispositivo e princípio de operação

A tarefa de qualquer mecanismo de frenagem é parar o veículo. Componentes básicos dos freios hidráulicos:

  • linha hidráulica (linha hidráulica);
  • disco de freio (rotor);
  • máquina de freio (pinça);
  • manivela de freio.

    Devido a esta estrutura, o sistema não requer ajustes frequentes, podendo ficar em operação por muito tempo.

    Vamos dar uma olhada em como funciona um freio hidráulico. Quando a alavanca do freio é pressionada, a pressão aumenta na linha hidráulica e empurra o fluido de freio para fora do pistão hidráulico principal. Depois disso, ele entra no cilindro escravo. Sob a força da pressão, as pastilhas de freio são unidas por meio de pistões e seu atrito contra o rotor em rotação leva ao bloqueio instantâneo das rodas.

    Vantagens e desvantagens

    Como outros sistemas de frenagem, o hidráulico tem seus lados positivos e negativos. Vamos começar com os benefícios.

    1. A primeira e indiscutível vantagem é que mesmo no sistema de freio mais comum, ambas as pastilhas de freio pressionam o disco de ambos os lados.
    2. Caliper autocentrado, quando os freios estão em excelentes condições, a manutenção é oportuna e os pistões estão limpos.Essa vantagem é o resultado do primeiro ponto. No processo de ajuste do freio quando a alavanca do freio é pressionada, a máquina de freio comprime o disco do freio de forma independente, e você só precisa fixar a pinça no quadro. Não é necessário ajustar as folgas entre os blocos.
    3. Excelente transmissão da força de frenagem e previsibilidade... O sistema hidráulico não depende de jaquetas e cabos sujos, o que significa que, após dirigir na lama, o freio hidráulico funciona da mesma forma que antes.

      Mas também existem desvantagens.

      1. O fluido de freio armazena umidade. Independentemente do tipo de freio que você praticar - com base em DOT ou óleo mineral. De uma forma ou de outra, a umidade penetra gradualmente no interior, o que reduz o ponto de ebulição do fluido de freio.
      2. O sistema hidráulico está fervendo. Quanto mais baixo o ponto de ebulição, menos energia térmica é necessária para o fluido de freio ferver. Quando uma longa descida espera por você, durante a qual você tem que desacelerar sistematicamente, em algum ponto o fluido de freio vai superaquecer e ferver. Depois que o líquido ferver, o líquido e o gás aparecerão em seu sistema de freio, em vez de um líquido homogêneo.
      3. Serviço complicado. Devido ao fato do fluido acumular umidade, os freios hidráulicos precisam ser bombeados. É muito difícil fazer isso sozinho, sem um conjunto de ferramentas necessárias. Conhecimento e habilidades necessárias. Se a linha de freio estiver rasgada, dobrada ou perfurada, você precisará comprar uma nova ou devolver o sistema de freio para reparo.
      4. Preço. Um bom freio hidráulico custa muito dinheiro.

      Comparação com mecânica

      A estrutura dos freios mecânicos e hidráulicos é basicamente a mesma. No entanto, não será supérfluo comparar a diferença em pontos individuais. Aqui está uma lista dos principais recursos.

      • Freios a disco mecânicos mais fáceis e mais baratos, pelo que são adequados para quem opta por uma marca de bicicletas mais económica.
      • Freios hidráulicos Necessita de oficina especial para reposição de peças e componentes, bombagem, reparação da linha hidráulica. Há um motivo para adquiri-los quando o centro de serviço está localizado nas proximidades, a fim de contatá-lo para obter suporte.
      • Hidráulica é preferível praticar em condições particularmente difíceis, onde a potência, a precisão e a travagem a alta velocidade são uma prioridade.

      Visão geral dos fabricantes

      Conforme mencionado acima, o sistema de freios a disco é dividido em 2 tipos principais: mecânicos e hidráulicos. Cada um deles é dotado de características técnicas individuais, prós e contras. Na verdade, esses parâmetros são usados ​​para definir preços. Claro, a empresa de manufatura também desempenha um papel significativo. Convencionalmente, a política de preços dos freios a disco pode ser dividida em 3 grupos.

      • Os mais econômicos são os sistemas de freios mecânicos, cujo preço varia de US $ 20 a US $ 30. Estes são os seguintes exemplos de empresas populares: Shimano (AceraBR-M416-R), Tektro Aquila, Tektro Novela. Equipado apenas com rotor.
      • Os preços médios para sistemas de freio variam de $ 30-100. Estes são os freios hidráulicos das seguintes empresas: Shimano, Tektro Draco, Hayes, Magura, Avid Elixir e XLC. Disponível com ou sem disco.
      • Os freios hidráulicos mais caros e prestigiosos estão na faixa de US $ 100-525. Eles são produzidos por algumas das empresas listadas acima, bem como por empresas SRAM e fórmula.

      Visualizações

      Como regra, os freios a disco (também conhecidos como rotativos) são montados em bicicletas, que são projetadas para passeios extremos, mesmo no inverno. Eles são subdivididos em 3 modificações de acordo com o tipo de unidade.

      • Freios a disco mecânicos. Igual aos freios de aro convencionais. Eles são equipados com um cabo que é puxado por meio de uma articulação para que as pastilhas de freio sejam pressionadas contra o rotor. O dispositivo mecânico pode ser feito na forma de um came, uma cunha ou um parafuso de avanço com uma rosca multi-start.A cunha e o came têm a mesma estrutura, apenas a cunha se move e o came gira axialmente. As almofadas de cabos se movem ao longo de planos paralelos.
      • Freio hidráulico. É implementado de forma que o centro de controle (cilindro com pistão) fique diretamente no guiador da bicicleta na alavanca do freio. Ele gerencia os sapatos que são acoplados uns aos outros com uma manga durável e resistente ao desgaste. Esta estrutura é caracterizada pela estanqueidade. Uma substância líquida passa dentro dele - óleo. Na maior parte das modificações de tais freios, não há tanque de expansão, pelo que sua manutenção requer habilidades e ferramentas especiais.
            • Híbrido. Combina mecânica e hidráulica. O lado hidráulico contém 2 cilindros: potência e controle. Eles são lavados por algum volume de óleo. Esses cilindros estão alojados na carcaça do freio. Eles são influenciados por um cabo por meio de uma alavanca.

            Como escolher

            Ao escolher e adquirir freios hidráulicos, você deve primeiro saber onde comprar peças de reposição para eles, de modo que em caso de quebra de algum componente não seja necessário substituir o conjunto completo.

            A hidráulica deve ser escolhida apenas por quem dirige por territórios com condições difíceis de locomoção e adora esportes radicais.

              Em outros casos, não há necessidade de desperdiçar dinheiro. Compre versões mecânicas ou híbridas que sejam a melhor solução para viagens pela cidade e passeios de bicicleta... Sua confiabilidade e facilidade de uso não irão decepcionar na compra perfeita.

              Como instalar

              Você precisará dos seguintes componentes e ferramentas:

              • disco, hardware para fixação na manga;
              • máquina de freio, com ela - adaptador e pastilhas, alavanca de freio;
              • cabo;
              • chave hexagonal;
              • pinças;
              • grampos para fixação do cabo ao quadro.

                Antes de instalar o freio hidráulico na bicicleta, encha-o com um fluido especial. Os produtos Shimano usam óleo mineral, outros modelos usam fluido DOT. Para retirar o ar da linha hidráulica, ele precisa ser bombeado.

                A fixação rígida das linhas hidráulicas nos cilindros de trabalho e de força é a principal condição para evitar a entrada de ar no sistema.

                Após a ruptura da mangueira do freio, essas áreas são as segundas com maior probabilidade de causar bolhas de ar.

                Em seguida, faça algumas operações sequenciais.

                • Vire a bicicleta, remova a roda dianteira ou traseira (dependendo da localização dos freios) e monte o disco no cubo.
                • Instale a alavanca do freio e conecte a mangueira do freio.
                • Instale uma máquina de freio com um adaptador no quadro, só que não é necessário fixá-lo completamente.
                • Instale uma roda de bicicleta com um disco.
                • Alinhe a mangueira com braçadeiras de mangueira ou orifícios de guia. Eles estão presentes nas modificações da bicicleta em que a hidráulica é predeterminada desde o início.
                • Após conectar a linha hidráulica, certifique-se de que esteja operacional e confiável. Para fazer isso, pressione levemente a alavanca do freio da bicicleta. Se tudo for feito corretamente, as almofadas comprimem o rotor igualmente. Pressionar as pastilhas contra o rotor coloca a máquina de freio no local de trabalho, após o que é necessário apertar os parafusos de fixação até o fim.
                • Se o contato das pastilhas com o disco for frouxo, ou se chegarem a ele, atrapalhando o ritmo do movimento, pressione a alavanca do freio de 10 a 20 vezes, segurando a máquina de freio com a mão.

                  O posicionamento incorreto da máquina de freio no sistema hidráulico é a principal causa da resposta deficiente do freio hidráulico.

                  Desaparafuse a pinça, se necessário, e reinstale.

                  Após a conclusão da instalação, o sistema precisa ser configurado. Apenas lembra-te para que o ar não entre no sistema, é melhor não virar a bicicleta durante o processo de afinação.

                  Como escolher um freio hidráulico pode ser encontrado no vídeo.

                  sem comentários

                  Moda

                  a beleza

                  casa