Acessórios de bicicleta

Porta-bagagens de bicicleta: características e escolhas

Porta-bagagens de bicicleta: características e escolhas
Contente
  1. Descrição e dispositivo
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Marcas populares
  4. Como escolher?
  5. Métodos de fixação de bicicletas

Um porta-bagagens de bicicleta é uma solução simples que permite viajar e fazer viagens, colocando confortavelmente o seu próprio "cavalo de ferro" não na cabina nem no corpo. Tecnicamente, este método de montagem específico é mais fácil de implementar em uma ampla variedade de modelos de veículos. Um simples suporte para bicicletas não causa problemas durante a instalação e as características técnicas de tal acessório permitem resolver facilmente os problemas de transporte de um ou vários veículos de duas rodas.

Os porta-carros para viagens podem ser chamados de familiares ou universais. Eles são tão fáceis de usar quanto possível e estão sempre prontos para uso nas condições mais extremas. E para não se enganar na escolha, vale a pena estudar com antecedência todas as características do rack comprado.

Descrição e dispositivo

O suporte para bicicletas é um suporte que pode acomodar de 1 a 6 veículos de duas rodas. É muito diferente das "grades" clássicas bem conhecidas dos proprietários de automóveis. O porta-bicicletas possui um elemento que se conecta ao veículo a ser consertado. Consiste nos seguintes elementos:

  • viga guia de rolamento sobre a qual a carga se encontra;
  • suporte de grampo móvel para o quadro;
  • trava de roda em forma de pinça (opção);
  • almofada transversal para trilhos de teto ou tronco existentes.

Além disso, a composição pode conter proteções adicionais, elevadores e outros dispositivos que tornam o processo de transporte de uma bicicleta no tejadilho ainda mais conveniente. O bicicletário mais simples parece um par de trilhos, nos quais uma viga de calha é fixada, orientado para a largura padrão da roda... Esses porta-bicicletas podem ser projetados para transportar um ou mais veículos. Graças ao design ajustável do suporte da estrutura pode ser adaptado a bicicletas com diferentes diâmetros de roda.

A fixação na carroceria dos veículos de duas rodas é realizada prendendo o tubo entre as mandíbulas da pinça em um plano vertical ou horizontal. O porta-quadro propriamente dito tem 1 ou 2 arcos; no primeiro tipo, os fechos estão localizados nas laterais. E também aqui pode estar presente como opção, fixando os pedais em posição estacionária. Os suportes de 2 braços estão equipados com um parafuso que determina a taxa de compressão e a rigidez da estrutura.

Os modelos mais caros são equipados com um mecanismo de acionamento com força de aperto limitante e revestimentos para evitar danos até mesmo aos materiais frágeis.

Esse acessório também pode ser fixado aos arcos do tronco de diferentes maneiras.

  • Como trilhos a serem inseridos na calha de um rack de teto existente. Esta variante é adaptada apenas para veículos com arcos vazados. Ele permite o manuseio mais suave das bicicletas mais frágeis e caras.
  • Em forma de suportes, que pressionam a calha guia central contra os arcos do tronco. Uma solução universal que se adapta a qualquer tipo de estrutura de bagagem.

Entre as opções úteis que facilitam o uso do rack para o transporte de bicicletas, podemos citar os amortecedores especiais que permitem amortecer as cargas de choque durante o transporte dos equipamentos. E também o kit pode incluir grampos substituíveis para fixação de bicicletas com diferentes tipos de quadros. Outra adição importante - bloqueios para proteção confiável da bicicleta contra roubo. Eles podem ser codificados ou chaveados.

Vantagens e desvantagens

Para começar, vale a pena considerar quais são as vantagens de um rack de teto. Entre as vantagens óbvias deste design estão as seguintes:

  • alta segurança de transporte - a bicicleta é fixada da forma mais segura possível, não distorce as dimensões do porta-malas, permanece no lugar durante freadas bruscas e manobras;
  • possibilidade de uso permanente - o auto fixador não pode ser desmontado, aplicando-o posteriormente conforme a necessidade;
  • uma ampla faixa de capacidade - dependendo da fixação, é possível transportar em carro de 1 a 6 unidades do equipamento;
  • colocação alta - durante o transporte, sujeira, poeira, pedras, escapamento do carro não entram na bicicleta;
  • preservação das funções do porta-malas - o suporte de teto não bloqueia o acesso a ele, você pode usar o compartimento com segurança para o fim a que se destina;
  • fácil desmontagem e reinstalação - ao trocar de veículo, a montagem é fácil de mover e reutilizar conforme planejado.

O suporte para bicicletas no tejadilho do carro também apresenta desvantagens. É inconveniente fixar bicicletas pesadas nele; para modelos com rodas largas, tal fixação pode ser muito estreita. Além disso, em carros altos, é bastante inconveniente consertar o porta-malas.

Marcas populares

Há líderes no ranking das marcas populares que fazem porta-teto para bicicletas. Uma visão geral das empresas mais populares permitirá que você encontre uma opção adequada para cada proprietário de um veículo de duas rodas. Entre as que merecem atenção, várias empresas merecem destaque.

  • Thule. Marca europeia, uma das líderes de mercado, na linha de produtos encontra modelos com diferentes tipos de fixação. Para a fabricação dos produtos são utilizados materiais inoxidáveis ​​de alta qualidade.

A marca é famosa pelos seus fechos universais que podem ser fixados de diferentes formas, todos os produtos da empresa são combinados entre si, pode utilizar acessórios adicionais adquiridos anteriormente.

  • Atera. Empresa alemã conhecida como a primeira desenvolvedora de suportes de teto para bicicletas com elevadores especiais. O modelo de elevador de bicicleta está equipado com uma barra de levantamento por mola ajustável que precisa ser ajustada na primeira instalação. Além disso, este dispositivo irá facilitar muito a vida de um amante de bicicletas.
  • Mont Blanc. Um fabricante sueco que escolheu o nome de um pico nos Alpes franceses. A empresa procura regularmente encantar os fãs com novidades originais, é considerada uma lançadora de tendências em design. Freqüentemente, é o Mont Blanc que consegue encontrar configurações de suporte para bicicletas novas ou raras.
  • Peruzzo. Fabricante italiano, popular em muitos países europeus. Ela fabrica travas universais de aço para bicicletas para fixação em qualquer tipo de bagageiro padrão no teto do carro. A braçadeira de quadro duplo é projetada para segurar elementos tubulares com um diâmetro de 20-50 mm.

A marca se oferece para fixar as rodas com cintas têxteis. A capacidade de carga do suporte para bicicletas não é superior a 15 kg.

  • Menabo. Fabricante focado no segmento de mercado de massa. A empresa comercializa suportes para bicicletas com peso até 15 kg, oferece o mais leve suporte para bicicletas de alumínio com peso de 1,5 kg. A fixação é realizada nas travessas do porta-malas do carro, primeiro a roda dianteira é removida. O modelo Alphard foi projetado para transportar duas bicicletas de até 50 kg, a própria estrutura neste caso pesa 16,5 kg.
  • Amos Rover. Um fabricante polonês de porta-bicicletas, que produz produtos para proteger um veículo, completos com suportes de quadro e correias de roda. O modelo acessório destina-se a equipamentos com moldura de diâmetro não superior a 50 mm, é fixado com uma pinça ajustável. Os produtos não são projetados para transportar bicicletas pesadas - o peso limite é de 15 kg. A empresa concentra-se nos amantes de caminhadas, mas é improvável que atletas sérios e esportistas radicais se interessem por seus produtos.
  • LUXO. Um fabricante russo que produz montagens leves de alumínio-plástico para o rack de teto de um carro. O desenho original dos suportes permite uma fácil instalação do produto em veículos de diferentes tipos e larguras. A montagem é possível em qualquer aerofólio ou rack, soluções podem ser encontradas para e-bikes e modelos de estrutura aberta. As rodas são fixadas com sapatas axiais e cintos.

Esses fabricantes são dignos de nota e comprovaram sua excelência de acordo com avaliações de ciclistas e motoristas. Os equipamentos de marcas chinesas pouco conhecidas podem parecer bastante atraentes, mas em termos de acabamento é muito inferior ao de marca, não é tão durável, está sujeito à corrosão.

Como escolher?

Para escolher um bicicletário para o teto de um carro, é melhor decidir desde o início os parâmetros importantes que devem ser considerados ao escolher o modelo certo. Vale ressaltar os principais critérios de seleção.

  • Classe modelo. As opções mais simples e minimalistas são bastante complicadas e geralmente requerem ajustes adicionais. Na classe média, existem bicicletários com alto nível de comodidade, mas imperfeitos em termos de versatilidade. Os porta-bicicletas Premium permitem transportar modelos de bicicletas com características diferentes, adaptando facilmente o porta-bicicletas aos parâmetros pretendidos, garantindo a sua descida e subida automáticas.
  • O número de bicicletas transportadas. Está diretamente relacionado à largura do porta-malas do carro. Em média, o teto do sedan pode acomodar até 3 bicicletas.Até 4 são instalados em um SUV, mas tudo é muito individual, é imperativo levar em consideração a disponibilidade de espaço livre suficiente.
  • Preço... Sim, é grande a tentação de economizar dinheiro e comprar o bicicletário mais barato. Mas, neste caso, tanto a qualidade de construção quanto os próprios componentes podem ser descartáveis. Se você planeja andar de bicicleta regularmente, não economize dinheiro. Os fechos de alta qualidade não danificam a pintura do tejadilho do automóvel, fixam cuidadosamente o veículo.
  • Material de fabricação. O porta-malas deve ter propriedades anticorrosivas, ser feito de aço inoxidável, alumínio, ligas metálicas de alta qualidade. Um baú barato feito de metal preto barato enferruja após a primeira chuva.

Mesmo prestando atenção a esses requisitos mínimos, você pode decidir de forma rápida e fácil o modelo de bicicletário desejado.

Métodos de fixação de bicicletas

Na maioria das vezes, a bicicleta é fixada na versão clássica com a instalação das rodas no trilho-guia e fixação do quadro com uma braçadeira. Esta é uma solução conveniente que permite lidar facilmente com o transporte de um veículo. Mas é bastante difícil consertar várias peças do equipamento dessa maneira ao mesmo tempo.

Além das montagens mais populares, existem outras opções que são menos convenientes de usar.

  • Ganchos de pedal. Eles apenas fixam a parte do pedal e requerem o uso adicional de pinças e guia de roda.
  • Forquilha de quadro. Eles permitem a conveniência de prender várias bicicletas em uma fileira. Para a instalação, a roda dianteira é desmontada do chassi, a roda traseira é instalada na ranhura, fixada com uma braçadeira flexível. O garfo da roda dianteira é fixado no trilho.
  • Atrás do volante e do selim. Nesse caso, a bicicleta é instalada de cabeça para baixo no rack e é fixada de forma bastante confiável, já que o centro de gravidade é o mais baixo possível. Mas instalar uma bicicleta pesada em um telhado desta forma é bastante difícil.

A escolha do método de montagem depende dos conhecimentos técnicos do proprietário do veículo, do seu nível de aptidão física e do número de bicicletas transportadas.

Por exemplo, quando se trata de transportar veículos de duas rodas em uma viagem em família, é melhor escolher a fixação com suportes de garfo de quadro. Em uma viagem longa é melhor escolher clipes com as melhores propriedades aerodinâmicas - para o guiador e o selim.

Uma visão geral dos diferentes suportes para bicicletas de tejadilho espera por você a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa