Como fazer um leque com as próprias mãos?

Como fazer um leque com as próprias mãos?
Contente
  1. Fabricação de papel
  2. Como fazer em tecido?
  3. Outras opções de artesanato

Antigamente, um ventilador não era apenas um atributo da moda, mas uma coisa necessária - não havia ar-condicionado e, por muitos séculos, as mulheres eram forçadas a se vestir bem fechadas em qualquer clima. O ventilador evitou desmaios, literalmente. Agora ele está associado a algum tipo de acessório de flerte e, provavelmente, não há mulher que nunca o experimentaria em sua imagem.

Os ventiladores também são utilizados como elemento interior, decorando a parede de qualquer um dos cômodos da casa. E podem ser produtos de arte caseiros.

Fabricação de papel

Um leque de origami com as próprias mãos pode ser feito até mesmo por uma pessoa desprovida de habilidades e competências criativas. Vale a pena pegar papel, tesoura, cola - e será difícil arrastar uma pessoa interessada para longe dessa ocupação.

Aqui está um exemplo para praticar. Uma aula magistral simples sugere fazer:

  • 3 folhas de papel, cada uma da sua cor;
  • tesoura;
  • furador;
  • fita;
  • Cola.

O processo criativo consistirá em 6 etapas.

  1. Deixe a primeira folha em sua forma original, reduza a segunda cortando uma tira de três centímetros dela e reduza a terceira em 6 cm.
  2. O menor pedaço de papel deve cair literalmente sob a pressão de um furador. O furador será a ferramenta que fará padrões intrincados na folha. No entanto, quão complicados eles serão, o próprio mestre decide.
  3. A segunda folha deve ser cortada em franjas com uma tesoura. O primeiro, como já mencionado, permanece inalterado.
  4. Agora as folhas estão empilhadas umas sobre as outras - a menor ficará primeiro, seguida da maior, a folha inalterada ficará na parte inferior. As folhas são dobradas como um acordeão, o passo de dobragem é o mesmo para todas as folhas.
  5. Encontre o centro do leque e amarre-o com uma fita.A fita é tricotada, em ambos os lados do nó haverá fragmentos iguais - acordeões triangulares. Agora, esses fragmentos precisam ser conectados, colados.
  6. O leque pode ser espalhado.

É assim que - em cerca de 20 minutos - você pode fazer um ventilador bacana, que será uma surpresa para as crianças ou uma decoração elegante no interior. E se você usar um jornal em vez de folhas comuns, e de preferência um antigo (imprimir folhas vintage da Internet), você ganha um leque com clima retrô.

Um leque maravilhoso sairá da partitura ou, por exemplo, das páginas do seu livro favorito. Não é necessário "estripar" o livro - você pode, novamente, transferir o texto de Harry Potter da edição da Internet, por exemplo, para um documento "Word", e então mergulhar a folha impressa no café. Você obterá o efeito de páginas antigas. E já deles para fazer um fã literário tão interessante - será original.

Como fazer em tecido?

Esta master class já está em um nível superior, mas é possível repetir tudo em casa e sem preparação especial.

Para um ventilador de tecido, você precisará de:

  • um pedacinho de tecido lindo (brilhante ou fosco, não tão importante, o principal é que o próprio dono gosta);
  • folha fina de contraplacado para fazer tiras;
  • fita estreita;
  • flores decorativas, rendas, strass - qualquer coisa para decoração;
  • papel;
  • lápis;
  • furador;
  • Cola;
  • faca de papelaria.

A propósito, se sobraram tiras do ventilador antigo, você pode usá-las.

  1. Devem ser cortadas exatamente 15 tiras da chapa de compensado (largura - 2 cm, comprimento - 40 cm). Faz sentido pintá-los em uma cor que esteja em harmonia com o tecido. Você pode simplesmente cobrir com verniz, mancha, etc.
  2. É feito um furo em cada prancha com um furador, a cerca de 1,5 cm da borda inferior da peça. Será exatamente no meio - entre os lados da barra.
  3. Nos furos feitos, é preciso esticar a trança e amarrar com um laço. Se a fita for muito longa, as pontas soltas se emaranharão indefinidamente. Se você não quiser mexer na fita, substitua-a por arame.
  4. A seguir, na superfície de trabalho, é necessário dispor as tiras em semicírculo, fixando-as na folha A4. E esse espaço em branco deve ser traçado a lápis. As pranchas são removidas e um semicírculo é desenhado (é mais conveniente, é claro, fazer isso com uma bússola). O raio do semicírculo é de até 15 cm. Um modelo é recortado a partir deste esboço.
  5. O papel em branco é aplicado ao tecido, traçado em torno do contorno. O tecido pode ser cortado. É bom se o material for bastante denso e não esticar significativamente. Cetim ou seda seriam ideais. Novamente, as ripas são dispostas em semicírculo, você pode colar o tecido nelas. Este é um dos momentos mais cruciais de toda a master class.
  6. Atenção: a última tira é colada na face do tecido, o que facilitará a abertura do leque.

Resta apenas decorar o produto ao seu gosto. No entanto, os amantes do minimalismo podem recusar isso.

Outras opções de artesanato

Existem toneladas de ideias incomuns que permitem que você veja o design do ventilador de um ângulo incomum. E mesmo, por exemplo, pensando em fazer um leque de papelão (como um análogo mais durável do papel), você pode chegar a uma versão original.

Feito de papelão

Existem muitos chamados cartão de design - este material é mais denso do que o papel, mas mais confortável de trabalhar do que o papelão comum. E o mais importante, já está decorado, tem algumas estampas interessantes.

Para esta master class, você precisará de:

  • cartão de design (pode ser substituído por papel de embrulho grosso);
  • papel branco comum (se houver arroz - ideal);
  • bastões finos feitos de madeira macia (aqueles para sorvete, chá são bastante adequados), são necessárias 10 peças para um leque;
  • pino com cabeça decorativa;
  • alicate de ponta fina;
  • botões;
  • compassos e tesouras;
  • pincel, lápis, cola;
  • escova decorativa do tamanho de um futuro leque.

Vamos descrever passo a passo o processo de criação de um leque caseiro para meninas.

  1. Deve-se recuar 2,5 cm da borda de cada pau, nessa distância, exatamente no centro, marcar um ponto. Um botão moderno deve ser colocado em cada stick.
  2. Todos os palitos são dobrados juntos com o alinhamento dos orifícios, um alfinete deve ser enfiado em toda a pilha. Sua ponta afiada deve ser removida com um alicate.
  3. A ponta do alfinete deve ser torcida em uma curva elegante, muito bem contra a pilha de palitos de madeira. O pino deve ser apertado.
  4. É recortado em papel branco um retângulo com dimensões de 38 por 46 cm. É necessário desenhar um semicírculo no retângulo com um compasso, o raio será de 10,2 cm. Este semicírculo deve ser recortado. Mas não ele vai entrar no negócio, mas o que resta dos retângulos.
  5. Você precisa pegar um retângulo branco, espalhar os palitos sobre ele de forma que o ponto de amarração inferior fique exatamente no centro do semicírculo. Cerca de 10 cm de cada palito deve ficar sob o papel.
  6. Os palitos devem ser pressionados suavemente com o dedo, delineando-os nas laterais com um lápis. Em seguida, eles devem ser removidos por um tempo, mas devem ser colocadas marcas nos locais onde estavam. É muito importante colocá-los de volta exatamente onde estavam.
  7. Unte um lado de cada palito com cola, é mais fácil fazer com um pincel. Os bastões são colados de acordo com as marcas.
  8. É hora de cortar o papel branco, recuando 2,5 cm do topo.
  9. Agora, por analogia, o mesmo fragmento é recortado do papelão do design. Seu raio é de 9,5 cm.
  10. A cola é aplicada do outro lado dos palitos até o ponto onde termina o papel branco. Mas também deve ser aplicado no papel entre os palitos, e vai grudar na parte decorativa do artesanato.
  11. A parte decorativa é sobreposta nos palitos de dentro para fora, seu semicírculo de baixo vai até a borda da primeira camada branca em cerca de meio centímetro, talvez um pouco mais. Use os dedos para alisar suavemente o papel, pois ele deve aderir à segunda camada e aderir uniformemente, sem dobras e bolhas.
  12. Agora ambas as camadas estão cortadas, desta vez em um semicírculo perfeitamente uniforme. O excesso é cortado nas laterais. Dos bastões extremos, você precisa recuar 1,3 cm.
  13. Uma camada de cola mais fina é aplicada aos bastões externos, as margens laterais do papelão do design são dobradas sobre papel branco e coladas.
  14. O leque pode ser dobrado, mas é feito de forma suave e cuidadosa, progressivamente, de uma ponta à outra.

Se desejar, o artesanato pode ser decorado com uma escova decorativa ou flor. Essa opção é boa para dançar com leques, parece um leque de verdade feito por um mestre.

De garfos

Sim, grandes leques são feitos de pratos descartáveis ​​de plástico comuns.

  1. Em um papelão grosso, você precisa desenhar um círculo (delineando um prato, por exemplo). O círculo é cortado ao meio.
  2. As pontas dos garfos de plástico são fixadas na metade do círculo com uma pistola de cola. Na parte superior, os garfos devem se tocar.
  3. Um segundo semicírculo de papelão é colado no topo. Esta é a base do ventilador. Você pode decorar como quiser. Por exemplo, você pode inserir renda ou fita adesiva entre as pontas dos garfos. Em seguida, dobre as bordas desse elemento decorativo e fixe-o com a mesma pistola de cola.
  4. No centro, o leque pode ser decorado com flores decorativas em fitas de cetim. As mesmas fitas podem ser puxadas entre a parte plana dos garfos, formando um padrão.

Esse objeto não será dobrável, mas pode ser pendurado na parede de uma forma aberta e elegante.

De palitos de sorvete

Uma excelente opção infantil é obtida com o uso de palitos de sorvete. Eles precisarão de 6 a 12 peças (dependendo do tamanho do leque desejado). Também é útil uma folha de papel branca, tesouras, tintas (canetas hidrográficas e lápis podem ser usados), arame, furador, PVA.

  1. Um furo é feito no fundo de cada pedaço de pau com um furador. No final, deve ser o mesmo para todos os palitos. Eles precisam ser mantidos juntos com arame.
  2. Palitos abertos são aplicados ao papel, contornados.
  3. É preciso recortar a parte do papel, e nessa fase tudo depende da criança - ela mesma vem com o que e como vai ser retratado no papel.
  4. A tela acabada é colada com cola PVA em palitos abertos a uma base de papel.

Aliás, se você pegar uma folha de “melancia” (encontre na internet ou desenhe você mesmo), você ganha um leque redondo com uma imagem bem apetitosa - ideal para o verão.

Japoneses decorativos

É dada especial atenção aos leques japoneses, que são frequentemente usados ​​como decorações de parede independentes. E você também pode fazer esse tipo de fã.

Na master class para fazer artesanato em papelão, descrita acima, são fornecidas instruções que também são adequadas para a versão japonesa. O principal é escolher papelão ou papel com a impressão adequada. Mas existe uma opção mais fácil com a qual as crianças podem lidar.

Isso exigirá:

  • Folha A4 (design japonês);
  • duas varas de madeira servidas em cafeterias;
  • fita normal e fita dupla-face;
  • faixa elástica, miçangas.

O processo envolve a execução sequencial de 6 etapas.

  1. A folha de papel é cortada longitudinalmente em duas tiras iguais.
  2. Se for apenas papel, e você decidir desenhar o padrão sozinho, primeiro você precisa lidar com esta tarefa. Se o papel já tiver sido impresso em japonês, esta etapa será ignorada.
  3. Cada uma das tiras de papel é dobrada como um acordeão, o passo é de 1,5 cm.
  4. Com fita dupla-face, duas tiras são coladas em uma longa.
  5. A extremidade inferior é enrolada 2 cm com fita adesiva.
  6. Palitos de madeira são colados nas laterais do "acordeão" com fita dupla-face. Eles não devem ir na parte da embarcação embrulhada com fita adesiva. Por precaução, você pode colar outra tira de fita adesiva por cima.
  7. O ventilador está quase pronto, mas ainda não fecha. Isso pode ser feito usando qualquer elástico. Se você decorar o elástico com miçangas, o anel ficará mais bonito. Agora o ventilador se fechará para os dois lados.

Os fãs são um acessório fofo com o qual as crianças adoram brincar. É usado em danças e várias apresentações teatrais. Ou você pode simplesmente usá-lo na vida cotidiana, por exemplo, em pé na churrasqueira em um piquenique ou deitado em uma espreguiçadeira e aproveitando o clima de verão.

Para informações sobre como fazer um leque com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa