Tudo sobre chocolate para fontes de chocolate
O chocolate é uma das guloseimas mais apreciadas, por isso sua popularidade permanece inalterada. Para diversificar a apresentação dessa doçura, diferentes formas do produto, ingredientes adicionais podem ser usados, mas a fonte de chocolate parece mais impressionante. A massa fundida circulando em um aparelho especial parece muito apetitosa, interessante e atraente. Se você quiser fazer uma fonte de chocolate, precisa saber quais ingredientes são necessários para isso.
Descrição das espécies
O chocolate para fonte de chocolate difere ligeiramente do habitual, derrete mais rápido e tem uma consistência mais líquida, o que permite que escorra lindamente da fonte e se espalhe uniformemente sobre o produto. Para fazer essa beleza por conta própria, você precisa escolher as matérias-primas certas para o trabalho.
Existe uma variedade de tipos de chocolate que podem ser usados em uma fonte.
-
Especializado - a composição contém uma quantidade maior de manteiga de cacau, devido à qual a massa se torna mais líquida e plástica. A estrutura do mecanismo da fonte de chocolate assume funcionar com uma substância bastante líquida, que pode levantar e retirar pela parte superior. Se a massa for muito espessa, a operação do dispositivo será difícil de executar e, como resultado, ele falhará. O uso de chocolate mais espesso não permite que a matéria-prima escorra rapidamente, escoando-se lindamente sobre as tigelas, o que significa que a ideia principal será violada. Para que o chocolate derreta bem e seja plástico, o teor de manteiga de cacau deve ser de 30 a 40% da massa total do produto. As variedades lácteas são mais fluidas porque contêm gordura do leite.O chocolate amargo deve conter mais de 40% de manteiga de cacau para ter a aparência desejada. Os produtos especializados são rotulados, permitindo que você selecione o produto desejado; a embalagem pode conter os seguintes símbolos: Fonte, Fonte de chocolate e opções semelhantes. Além de serem utilizadas em fontes, essas variedades podem ser consumidas na forma sólida ou utilizadas na confeitaria.
- Não especializado - chocolate, cujo foco principal não é utilizado em fontes de chocolate. Tais opções não possuem designação especial na embalagem, não possuem a quantidade necessária de manteiga de cacau e, portanto, são menos fluidas. Você pode encontrar esse produto à venda com o nome "Callebaut Fountain Chocolates", cujas instruções indicam a necessidade de adicionar mais manteiga de cacau. Para derreter, pode-se usar as variedades usuais de chocolate, levando-o ao estado do líquido desejado. Em média, para uma barra normal, você precisará adicionar 20-35% de manteiga de cacau, o que é 200-250 g por 1 kg de chocolate. Existem também opções mais caras para produtos de chocolate, que têm um teor muito maior de manteiga de cacau em sua composição, portanto, apenas 3-5% precisam ser adicionados adicionalmente, o que é 100-130 gramas. Callebaut produz as variedades de chocolate mais adequadas, que se aplicam com sucesso na fonte, acrescentando uma pequena quantidade de manteiga de cacau. Variedades pretas, leite e frutas podem ser usadas se desejado.
- Glacê de chocolate - além das barras e outras variedades de chocolate, constituídas por manteiga de cacau, pode-se utilizar o esmalte de confeitaria, que utiliza substitutos das principais matérias-primas. Fabricantes conhecidos criam esmaltes de alta qualidade que têm um bom sabor e fundem bem. As mais conhecidas são as firmas italianas Unitron e Italica, que há muitos anos fabricam produtos de qualidade.
No processo de criação de uma bela e eficaz iguaria, é possível utilizar pedaços de chocolate preparados, tabletes inteiros ou callets (pequenas gotas que derretem com rapidez e facilidade e podem ser convenientemente dispensadas).
Fabricantes populares
Para fazer uma fonte de chocolate, você precisa encontrar a matéria-prima certa para ela. Diversas empresas são consideradas fabricantes comprovadas e de mais alta qualidade desses produtos.
-
Barry Callebaut - tem a forma de callets, o que aumenta a taxa de fusão e torna mais conveniente o uso de matérias-primas. Além das variedades preta e láctea, também existem opções de frutas que contêm sabores naturais que não prejudicam o ser humano. Para preservar o mecanismo da fonte, é recomendável adicionar mais 10% de manteiga de cacau. Além disso, a fabricante produz chocolate ao leite em caroço, que contém 35% de licor de cacau e 20% de leite, além de 70% de chocolate amargo. Para que a consistência dessas variedades seja o mais líquida possível, também vale a pena adicionar 10% de manteiga de cacau a elas.
-
Puratos de chocolate belgacom uma variedade de produtos: branco (28%), leite (34%), preto (56%), amargo (72%) "Belcolad", que pode ser usado como fonte de chocolate sem quaisquer aditivos. Externamente, esses produtos se parecem com pequenos comprimidos, que são acondicionados em embalagens de 5 quilos.
-
A Bélgica também produz opções de matérias-primas de fonte, como branco "Cabo Blanco" (27%), leite "Maracaibo" (34%), preto "San Felipe" (58%), que pode ser comprado em embalagens de 2,5 kg.
-
A empresa italiana “Itálica” produz esmaltes brancos e escuros, que são acondicionados em sacos de papel de 1 a 20 kg.
- Cacao Barry - uma empresa suíça que produz chocolate com 70-76% de cacau. As matérias-primas são coletadas na Venezuela, Equador, República Dominicana, Cuba e México.
A utilização de matérias-primas de alta qualidade para a fonte de chocolate permite obter uma sobremesa bonita e eficaz que fará as delícias de adultos e crianças.A presença do teor correto de manteiga de cacau permite que a consistência seja líquida o suficiente para proteger o mecanismo da fonte.
Dicas de Seleção
Para descobrir qual variante de chocolate é mais adequada para uso em uma fonte, é necessário analisar as opções com base em vários critérios.
-
A temporização - o chocolate fresco permite ótima fluidez e sabor e aroma inesquecíveis. É importante avaliar a embalagem dos produtos, verificar sua estanqueidade. Isso é especialmente importante em opções caras.
-
Estado - o chocolate deve ser duro ou ligeiramente mole em caso de alta temperatura no ambiente onde está inserido. Com o armazenamento adequado, um leve amolecimento não prejudica a qualidade do produto e a praticidade de seu uso, e em caso de violação do regime de temperatura, os callets começam a grudar, formando uma massa monolítica, que deverá ser cortada, gastando tempo e energia nisso.
-
Características de marcação - Muitos fabricantes indicam na embalagem que o produto pode ser utilizado nos mecanismos de fontes de chocolate, mas na verdade, para trabalhar com isso, é necessário adicionar manteiga de cacau, o que aumenta significativamente o custo de todos os ingredientes ou pode custar a quebra do aparelho se você usa chocolate sem quaisquer aditivos.
Ao escolher a massa certa para a confecção de fontes de chocolate, deve-se atentar para o frescor do produto, sua qualidade e a confiabilidade do fabricante.
Como usar corretamente?
Para fazer uma fonte de chocolate, é necessário derreter a massa de chocolate. Entre os principais métodos que você pode usar:
-
banho d'água;
-
microondas, derretendo matérias-primas em um recipiente especializado;
-
microondas, deixando o chocolate na embalagem do fabricante;
-
técnica especial para derreter chocolate, recomendada para profissionais;
-
aquecer o chocolate na tigela inferior do chafariz, não é recomendável fazer isso, pois neste caso é colocada uma carga pesada no mecanismo, e ele não poderá funcionar por muito tempo.
Ao usar chocolate especializado, basta derreter a massa e despejá-la na fonte. Se forem utilizadas opções não especializadas no trabalho, então durante o processo de fusão é necessário adicionar manteiga de cacau e misturar bem para obter uma massa homogênea e plástica, que pode ser despejada na fonte.
Para revitalizar a fonte de chocolate imediatamente após adicionar a massa, é necessário pré-aquecer sua tigela para que a composição que entrou nela não comece a engrossar. Na hora de escolher o chocolate em barra regular, é muito importante usar apenas opções limpas, sem nozes, passas e outros elementos que possam entupir ou inutilizar o mecanismo da fonte.
O consumo do chocolate da fonte é feito por meio de longos bastões de madeira ou outro meio improvisado, sobre os quais se enfiam frutas, marshmallows de mascar ou outros produtos, que são substituídos sob a massa de chocolate esvoaçante. Para não se queimar, recomenda-se aguardar alguns minutos para que o objeto coberto com chocolate esfrie e a massa engrosse.
As iguarias da fonte de chocolate são deliciosas e variadas.