Banheiro

Tudo sobre ventilação para o banheiro

Tudo sobre ventilação para o banheiro
Contente
  1. Compromisso
  2. Projeto de sistema
  3. Requisitos de ventilação
  4. Visualizações
  5. Funções adicionais
  6. Critérios de seleção de capô
  7. Dicas operacionais

Sabendo tudo sobre ventilação para o banheiro, é fácil evitar muitos erros e deficiências. É fundamental compreender como as opções e modelos específicos diferem. Não é menos importante saber o que significa esta ou aquela característica e qual é o papel geral dos sistemas de ventilação.

Compromisso

A importância prática da ventilação no banheiro é enorme. Se não funcionar bem, pode desenvolver-se bolor.

Somente a remoção oportuna do ar úmido superaquecido permite evitar o aparecimento de condensação sob o teto e nas paredes.

Exatamente onde a condensação aparece, ninhos de mofo logo se formam. A redecoração corrigirá o problema apenas temporariamente, mas não o resolverá completamente.

Além disso, em caso de ventilação inadequada ou de baixa qualidade:

  • o ar está saturado com substâncias nocivas;
  • a concentração de dióxido de carbono está aumentando;
  • há uma sensação de mofo e umidade;
  • poeira e outros alérgenos se acumulam;
  • o tom do corpo piora;
  • apatia aparece e o desempenho geral diminui;
  • imunidade enfraquecida;
  • devido ao aparecimento de condensação, os ladrilhos colados ao substrato de gesso cartonado podem soltar-se.

Projeto de sistema

Uma grade de ventilação moderna com ventilador é mais eficiente do que a ventilação mecânica tradicional. Profissionais acreditam que o desempenho deve ser pelo menos 20% maior do que a taxa de fluxo de ar calculada... Um sistema mecanizado pode nem sempre estar equipado com ventiladores bem posicionados. Em seguida, sua capacidade deve aumentar adicionalmente em 2 a 3 vezes.

Orifícios adicionais são necessariamente fornecidos através dos quais o fluxo de ar irá fluir.

Na maioria das vezes, esse papel é desempenhado pela lacuna entre o chão e a porta (sim, esta também é uma parte completa dos sistemas de ventilação). Em outros casos, grades especiais são montadas na parte inferior da porta. Mas fazer furos por conta própria é recomendado apenas como último recurso. Este desempenho não é muito atraente do ponto de vista estético.

A diferença no dispositivo de ventilação também está associada ao tipo de exaustor, que fornece a descarga do ar para o canal de saída.

Para evacuação forçada de ar, um dispositivo de ventilação axial ou radial pode ser usado. O sistema de eixos é barato e relativamente poderoso. No entanto, sua desvantagem característica é o volume excessivo durante a operação. Um motor elétrico é usado como acionamento. A grade é mais frequentemente usada não na saída, mas na entrada; este dispositivo é responsável pela distribuição dos fluxos de ar.

Vários tipos de grades são montados:

  • no teto;
  • na parede;
  • no chão;
  • como um design autônomo (esta é a opção que predomina nas casas de banho).

Uma versão mais perfeita da grade clássica é o difusor. Suas capacidades técnicas e design são muito melhores do que os dos “progenitores”. Alguns dos difusores funcionam exclusivamente para alimentação, extração ou como parte de um circuito de condicionamento. Em residências particulares, os sistemas de ventilação às vezes são equipados com aquecedores de ar (se o circuito estiver diretamente conectado à rua). Ajuda a evitar a descarga de ar sujo na divisão. equipar a ventilação com uma válvula de retenção.

Requisitos de ventilação

Mesmo em edifícios de vários andares, os sistemas de ventilação nem sempre lidam bem com a carga resultante. Em uma casa particular, o conhecimento dos requisitos para tais complexos é ainda mais relevante, especialmente na fase de projeto. O desempenho da ventilação do banheiro é de fundamental importância. É caracterizado pela quantidade de ar que pode ser movimentada em uma hora. Os requisitos necessários são fornecidos no SNiP.

Existem duas normas: 41-01-2003 (dedicada ao aquecimento, ventilação e ar condicionado) e 2.08.01-89 ("Edifícios residenciais"). Os padrões oficiais russos prescrevem o uso de tiragem forçada sempre que não houver ventilação diária e outras opções de ventilação natural. O fluxo de ar normal da área de estar deve ser de pelo menos 25 metros cúbicos. m em 60 minutos. Neste caso, dificilmente se pode levar em consideração o tamanho do banheiro. Porém, quanto menor for, mais acentuada será a estagnação do ar e da umidade após cada lavagem (banho, lavagem).

Mas você também precisa levar em consideração que os autores do SNiP partiram do fato de que todo o apartamento ou outra habitação deve ser considerado como um todo monolítico, e não apenas a soma de premissas díspares. Portanto, os designers e arquitetos são obrigados a resolver a chamada equação do equilíbrio do ar. A quantidade de entrada deve corresponder à quantidade de saída. Se essa regra for violada, as consequências serão inevitavelmente desagradáveis.

A abordagem geral mais racional envolve a contabilização de:

  • padrões sanitários (de acordo com o número de habitantes);
  • a frequência da troca de ar com o ambiente externo;
  • indicadores típicos por unidade de área (desses três valores, o maior indicador é escolhido para o conforto ideal).

No entanto, os requisitos de ventilação não param por aí. O volume do som gerado pelo exaustor também deve ser levado em consideração. O ruído se espalhará diretamente pelo ar e pelas cavidades dos dutos e ao longo das estruturas de suporte.

Além do som, os indicadores de vibração também são normalizados, pois também afeta negativamente os moradores da casa - psicológica e fisicamente.

Os indicadores necessários são fornecidos nas fichas técnicas do equipamento de ventilação. Deve-se ter em mente que em alguns casos o volume é dado diretamente no dispositivo, e em outros - a uma certa distância dele.Portanto, é categoricamente impossível comparar esses números diretamente.

Além disso, levado em consideração:

  • manter o nível de umidade;
  • o grau de purificação do ar;
  • o número de alérgenos retardados;
  • velocidade do ar;
  • manutenção da temperatura (aquecimento ou resfriamento de correntes de ar).

Visualizações

Natural

Para que a troca de ar esteja em conformidade com a norma, apenas duas condições são necessárias: fluxo de entrada ideal e fluxo de saída ideal. O fluxo natural de ar é criado devido à pressão do vento, diferenças de temperatura em partes individuais da casa. Esse movimento não requer nenhum gasto adicional de energia. Portanto, a popularidade dos sistemas de ventilação natural é compreensível. Mas para banheiros, eles são, não importa o quanto alguém queira o oposto, puramente auxiliares por natureza.

O fato é que o movimento natural normal do ar é garantido apenas com tamanhos muito grandes dos elementos constituintes e de todo o complexo como um todo. É extremamente difícil colocar os detalhes necessários em uma casa, especialmente em um apartamento pequeno. O motivo é simples: a baixa velocidade de passagem do ar pelo canal por gravidade força o diâmetro do canal a aumentar excessivamente. Tal requisito é claramente formulado no SNiP e em regulamentos semelhantes de outros países.

A conclusão é simples: o regime de ventilação natural no banheiro e no vaso sanitário não pode ser o principal.

No entanto, há uma exceção à regra. A ventilação natural é bastante racional quando a área total da habitação (juntamente com as instalações não residenciais) é de 100 m². m ou menos. Mas em casas onde canais especialmente projetados por profissionais são levados para o telhado, ventiladores devem ser instalados nos banheiros.

Ao criar ventilação natural, você precisa se lembrar da regra principal: funciona eficazmente apenas quando o ar flui para as salas técnicas (e não para as salas de estar!), de onde esse ar deve passar pelos canais designados.

A aplicação real da ventilação "simples" é complicada por outros fatores. Por exemplo, vale a pena colocar uma porta interna em algum lugar que nem chegue ao chão, e o fluxo enfraquece imediatamente. Janelas lacradas, portas de aço impenetráveis ​​e isolamento hermético também causam problemas.

Para garantir pelo menos algum fluxo de ar natural, janelas microventiladas devem ser usadas.

Em todas as salas técnicas, não excluindo a casa de banho, são instaladas portas com vão inferior de pelo menos 0,02 m.

Uma solução mais racional e moderna são grades ou válvulas especiais. Ao contrário das fendas, eles não deixam entrar odores estranhos. Alguns modelos de válvula até suprimem a propagação de sons estranhos. É muito útil calcular a ventilação natural, mesmo que pareça que cumpre totalmente a sua tarefa. É igualmente importante, no entanto, ligar os sistemas naturais e artificiais em um único todo, mesmo na fase de projeto.

Forçado

Todos os exaustores estão divididos em 2 grandes grupos: simples e automáticos. A diferença não está apenas no design e no preço, mas também na base do elemento adicional. Normalmente, pelo menos 25 metros cúbicos devem ser fornecidos para o banheiro. m de ar fresco por hora. Para banheiros combinados, esse número é duas vezes maior.

O tipo “simples” é um ventilador elétrico localizado dentro de um tubo plástico. Esses ventiladores podem ser localizados separadamente ou integrados ao próprio circuito de ventilação. A escolha entre essas opções é determinada por uma série de nuances e sutilezas técnicas.

Mas mesmo assim os exaustores automáticos são preferidos. Mais fácil de explorar... E as pessoas terão que interferir com menos frequência no funcionamento do equipamento.

Em muitos casos, a ventilação começa assim que o interruptor do banheiro é pressionado. Isso é conveniente, mas nem sempre prático. Afinal, a necessidade de arejar durante a lavagem normal das mãos e o banho é muito diferente.Portanto, cada vez com mais frequência, há casos em que um botão separado se destina a controlar o ventilador. Ele é colocado ao lado do botão do interruptor.

O capô elétrico às vezes é equipado com:

  • temporizadores;
  • iluminação especial;
  • medidores de umidade.

Em residências particulares, costuma-se tentar instalar ventiladores com controle difusor na entrada. Uma válvula de retenção também é uma opção útil. Mas é mais recomendado para quem vive em um prédio alto, onde é muito importante evitar que cheiros cheguem de outros apartamentos. Em qualquer caso, eles tentam escolher os dispositivos mais compactos para uso privado. Mesmo que a área do banheiro seja grande, é improvável que dispositivos volumosos tornem o ambiente mais harmonioso e agradável.

Idealmente, o design do ventilador deve corresponder ao design de acabamento. É igualmente importante que seja do mesmo tamanho que o duto de ventilação. Os acessórios de parede cobrem a abertura e não permitem o balanço excessivo das lâminas. Os ventiladores do duto são selecionados de forma que "penetrem" firmemente na passagem de ar.

Às vezes é necessário alargar o buraco; para não remover e cortar a mesma placa de cerâmica, é necessário instalar um ventilador no estágio inicial de uma revisão geral.

Ao usar um teto falso, pode haver uma lacuna bastante grande entre ele e a superfície áspera. Isso complica muito o funcionamento normal da ventilação. Vem para o resgate grade de ventilação de teto... É realizado de forma a manter um design atraente e ao mesmo tempo evitar a penetração de insetos e roedores nocivos na casa.

As grelhas podem funcionar tanto para a entrada como para a saída do ar (dependendo da sua concepção). Mas antes de instalar tais dispositivos, vale a pena traçar um diagrama da localização dos difusores com antecedência. A própria instalação de grades para ventilação forçada e natural é a mesma. Tanto eles quanto os difusores são colocados em uma camada de tecido elástico. Esta solução garante uma distribuição ideal do ar.

Muitas pessoas também estão interessadas nesta questão: a ventilação forçada pode ser silenciosa. A resposta é sim: os ventiladores modernos podem funcionar silenciosamente. Algum som ainda será gerado, mas seu volume não excederá 25 dB. Isso corresponde aproximadamente a um sussurro muito baixo e, mesmo com audição altamente sensível a uma distância de mais de 1 m, quase não é percebido. Os motores elétricos são instalados da mesma forma que nas contrapartes "barulhentas", mas são fixados de uma maneira significativamente diferente.

Fixação extra forte para reduzir a vibração e melhorar o ambiente da sala... Além disso, aumenta a espessura da parede. E mais uma coisa - são usados ​​rolamentos de boa qualidade cuidadosamente testados. É fácil entender que essas soluções de design aumentam o custo total do dispositivo, às vezes várias vezes. Mas uma vida tranquila e tranquila vale a pena tal sobretaxa.

Alguns complexos funcionam com baterias. A vantagem é óbvia - tais sistemas de ventilação não requer alimentação elétrica. A tensão mínima também permite uma segurança elétrica e contra incêndio muito maior. O ponto negativo também é perfeitamente compreensível: as baterias precisam ser substituídas sistematicamente. E você terá que fazer isso com bastante frequência, porque o ventilador consome muita energia.

Funções adicionais

Equipar o ventilador com um sensor de umidade no banheiro é bastante lógico. Esses dispositivos permitem que a ventilação funcione automaticamente, sem intervenção humana. Com o uso ativo da sala, a umidade aumenta rapidamente e a ativação do sensor permite que você ligue o exaustor imediatamente. Quando o microclima está normalizado, o dispositivo desliga automaticamente.

Alguns sistemas de ventilação também são equipados com sensores de movimento.

É verdade que muitos especialistas questionam a viabilidade de tal decisão.Começar com cada movimento nem sempre é conveniente.

Mesmo desligar depois de um tempo nem sempre ajuda. Afinal, gasta-se muita energia de qualquer maneira.

Mas a opção de controle de energia é muito mais útil. Ele permite que você reduza o consumo atual. Alguns modelos têm a opção de ventilação contínua. O resultado final é simples - o capô funcionará sem interrupção, mas na velocidade mínima.

A velocidade aumenta apenas quando a umidade do ar aumenta muito. Os temporizadores garantem o funcionamento por um tempo determinado após o uso do banho; os dispositivos iniciam e param automaticamente, sem intervenção do usuário.

Muito útil para monitorar o tempo fãs com um relógio no painel. As soluções com painéis de controle também são atrativas. Controlar o capô à distância, mesmo quando deitado na própria banheira, é popular entre muitas pessoas. Esta opção é especialmente importante quando o ventilador é colocado em locais de difícil acesso. A escolha de um "enchimento" específico depende das necessidades pessoais.

Critérios de seleção de capô

Escolher o capô certo para uma casa particular e para um apartamento não é tão difícil. No entanto, apenas equipamentos perfeitos devem ser usados. Leve em consideração:

  • a complexidade de um sistema particular;
  • volume interno da sala;
  • a intensidade de seu uso.

Naturalmente, você precisa fazer uma escolha em favor dos produtos de empresas com uma reputação impecável ou pelo menos apenas de boa reputação. É imperativo descobrir todas as nuances do serviço de garantia e recursos do serviço. O estudo das avaliações não é menos importante.

É muito melhor que especialistas treinados da organização comercial realizem a instalação e a conexão do equipamento.

Se a empresa não presta esses serviços, isso a caracteriza pelo lado negativo.

Ventiladores axiais pequenos são freqüentemente usados ​​em banheiros e vasos sanitários. Sua produtividade não é muito alta (de 60 a 250 metros cúbicos), mas na maioria dos casos é suficiente. Para colocar o aparelho no duto de ventilação, você terá que selecioná-lo de acordo com a forma exata e fechamento completo do duto. Normalmente, apenas uma grade decorativa está localizada do lado de fora. Sua aparência é escolhida de acordo com o interior da sala.

Porque no banheiro, o equipamento de ventilação necessariamente entrará em contato com o ar úmido, um nível muito alto de segurança elétrica é necessário. Apenas aparelhos com um nível de proteção de pelo menos IP45 podem ser usados ​​no banheiro e no vaso sanitário. Este código significa que a ventilação funcionará bem, mesmo que receba um fio de água ou muitos respingos.

O desempenho do dispositivo normalmente excede o volume da sala em 6 a 8 vezes. É impraticável usar dispositivos que emitem um som mais alto do que 35 dB.

Preços muito baixos e muito altos caracterizam o equipamento de ventilação pelo lado ruim. Dispositivos muito baratos têm vida curta e costumam falhar. Dispositivos extremamente caros são várias funções notoriamente desnecessárias ou um pagamento excessivo para o grande nome da empresa.

Por falar em modelos específicos, vale ressaltar que os fãs agora são muito populares:

  • Electrolux EAF-150;
  • Vents 125;
  • Era 4C-02;
  • Cata E-100.

Dicas operacionais

Mas mesmo os melhores extratos dão um resultado positivo apenas quando usados ​​corretamente. Desde o início, o dispositivo deve ser conectado à rede elétrica de acordo com todas as normas. Se o exaustor estiver equipado com sensor de umidade, o nível máximo permitido é indicado imediatamente. Outras configurações também devem ser definidas imediatamente após a instalação. Os blocos externos são sistematicamente limpos e limpos.

Se o duto de ar estiver entupido, deve ser limpo imediatamente. Atrasar este procedimento pode levar a consequências muito desagradáveis. É aconselhável "ajudar" o sistema de ventilação mantendo a porta aberta algum tempo após cada banho ou duche.

Nesse caso, as janelas do cômodo mais próximo devem, é claro, estar totalmente abertas.A fraqueza da corrente de ar freqüentemente indica não apenas o entupimento dos dutos de ventilação, mas também sua completa destruição. Precisamos verificar essa suposição o mais rápido possível.

É apropriado considerar o funcionamento do exaustor em mais detalhes usando o exemplo de um modelo Electrolux EAF-150. Outros dispositivos provavelmente não terão diferenças significativas. O fabricante lembra enfaticamente que apenas profissionais treinados podem montar, desmontar e fazer manutenção no dispositivo. O aparelho não deve ser colocado sobre superfícies instáveis ​​e oscilantes.

Voce precisa se cuidar para que nenhum objeto estranho entre no dispositivo. Se isso ainda acontecer, o ventilador deve ser desconectado da alimentação, remova o desnecessário e só então reinicie o sistema.

A distância entre os contatos da chave deve ser de pelo menos 3 mm. Não ligue o exaustor com as mãos molhadas ou sujas, nem use aerossóis inflamáveis ​​próximo a ele.

É proibido:

  • expor o ventilador ao risco de queda;
  • permitir golpes fortes nele;
  • colocar o dispositivo em operação após exposição a temperaturas negativas sem segurar por pelo menos 2 horas em condições normais;
  • definir o ventilador muito baixo;
  • usar uma rede elétrica inadequada para conexão;
  • use cabos de alimentação não testados (com características desconhecidas).

As características da instalação de ventilação forçada no banheiro podem ser conferidas no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa