Banheiro

Cornijas de canto para banheiro: variedades, marcas, seleção, instalação

Cornijas de canto para banheiro: variedades, marcas, seleção, instalação
Contente
  1. Visualizações
  2. Dimensões (editar)
  3. Materiais (editar)
  4. Ligas de metais
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Nuances de instalação
  8. Exemplos em design de interiores

Uma cornija é uma saliência arquitetônica que desempenha uma função específica de engenharia ou design. Nas casas de banho, a função de cornija é desempenhada por uma faixa longitudinal especial que serve de apoio à cortina. Dependendo das características do interior da sala e das características da instalação do banheiro, a configuração da cornija pode diferir na forma, perfil, material e design externo. Para atingir a maior eficiência operacional na instalação de uma cornija de banho, você deve se orientar pela lista de suas variedades.

A escolha de um adequado será determinada pela combinação máxima da totalidade de seus parâmetros e das premissas. Em nosso artigo, vamos nos concentrar nas variações angulares.

Visualizações

O mercado atual de acessórios para banheiro oferece uma ampla gama de modificações de hastes de cortina. A barra horizontal pode ser:

  • raio;
  • semicircular;
  • Em forma de L;
  • em linha reta.

Se na sala a banheira for de perfil redondo e for instalada no centro ou a alguma distância das paredes mais próximas, é aconselhável utilizar uma tira de cornija de raio.

Nesse caso, a cortina suspensa sobre ela cobrirá a área selecionada em torno do perímetro, evitando que a umidade entre além de suas bordas. Para instalar tal cornija, postes verticais são montados, os quais são fixados na superfície do piso.

Dependendo da finalidade e do design do modelo, o número de racks e seu ponto de localização na linha do círculo podem ser diferentes. Neste caso, o movimento da cortina em sentido circular não pode ser contínuo.A presença de estantes prescreve restrição de movimentos, o que leva à conveniência de dividir as cortinas em várias partes ou ao uso de cortinas separadas, algumas das quais fixas em posição estática, enquanto outras permanecem móveis.

Prancha semicircular a cornija é utilizada nos casos em que a bandeja da banheira tem uma configuração angular do lado interno (adjacente à parede) e um formato externo semicircular. Neste caso, os pontos de apoio da prancha são duas paredes adjacentes, e a direção do seu eixo segue o contorno da parte externa do palete.

O uso de tal barra tem uma semelhança visual com um chuveiro. Uma ou mais cortinas suspensas lembram portas deslizantes de caixa.

Arco em forma de L - este é um análogo modificado do semicircular. A principal diferença é a presença de um ângulo reto ou desdobrado separando as duas partes da prancha. Seus perímetros seguem o contorno da face externa do palete tanque, que neste caso tem formato quadrado ou semiquadrado.

O comprimento dos lados da cornija em forma de L pode ser igual ou ter uma diferença de comprimentos em uma determinada proporção. Graças a esse recurso, esse tipo de barra é um dos mais comuns entre os usuários.

A configuração de beirais retos é usada em combinação com banheiras de formato padrão. O perímetro externo de tais paletes é retangular, o que permite que sejam instalados ao longo de uma parede ou em um canto. Embora alguns sejam ovais ou de formato irregular, o bastão reto é ideal para isolar a área de lavagem de respingos de umidade para fora.

O principal critério para a escolha de uma cornija de banho é o seu tamanho. Dependendo deste valor, é determinada a melhor correspondência do perfil, comprimento e características externas.

Dimensões (editar)

Entre a grande variedade de tamanhos, cortinas de chuveiro os principais tipos de tamanho podem ser observados:

  • 120x70;
  • 150x70;
  • 170x70;
  • 160x100;
  • 90x90.

As modificações, cujas dimensões correspondem aos parâmetros dos quatro primeiros itens da lista, são classificadas como grandes e são utilizadas em banheiros com paletes padrão ou superdimensionados.

O tipo de régua de cornija no final da lista tem um tamanho fora do padrão que difere do comum. Na maioria dos casos, essas hastes são utilizadas para segurar a cortina que cobre a bandeja da banheira em instalações especializadas. Essas instalações incluem aquelas que são equipadas em quartos de hotel, motéis, especiais. vagões de trem. O tamanho reduzido (em casos com quartos semelhantes) deve-se à necessidade de poupar espaço livre.

Entre outras coisas, as dimensões do suporte afetam a escolha do material de que será feito. Quanto mais alto o indicador, mais forte deve ser o material.

Materiais (editar)

Os materiais mais comuns usados ​​na fabricação de beirais são ligas metálicas e plástico. Pranchas de ferro puro são extremamente raras. Isso se deve ao aumento do valor de sua massa, o que aumenta os custos de produção e inviabiliza o funcionamento conforme planejado - mantendo uma cortina leve.

Ligas de metais

Este tipo de material é uma liga de dois ou mais metais leves. Isso inclui alumínio, duralumínio e outros. Em alguns casos, componentes adicionais são adicionados à liga de base, que formam um conjunto de características específicas de qualquer metal nobre. O produto final é uma cornija confeccionada em bronze, latão, ouro ou prata.

Cromagem é um tipo popular de decoração externa para molduras de banheiro. A superfície de um objeto submetido a tal processamento é uma imitação de metal, polida com um brilho espelhado.Em muitos casos, o revestimento de cromo evita processos corrosivos que podem comprometer a integridade do material da haste.

Plástico

Cornijas de plástico são modificações de orçamento. São feitas pelo processo de produção simplificado e pelo baixo custo do principal componente - o plástico. Sua massa não ultrapassa os valores críticos, o que facilita a instalação, mas reduz o limiar de resistência às cargas axiais. Freqüentemente, tais tiras requerem a instalação de suportes adicionais localizados nos pontos de maior impacto do vetor de força descendente.

As pranchas de plástico e liga metálica são ocas. Isso reduz o nível de massa do produto desperdiçado. Para aumentar a resistência, o plástico pode ter pontes internas - reforçadores que aumentam a resistência às cargas de deformação.

Um fabricante popular que vende itens semelhantes é a marca Ikea.

Visão geral dos fabricantes

Aqui está uma lista das coleções de cornijas de canto da Ikea.

  • Classic С090-3. Princípio de instalação telescópica. Não precisa de fixadores adicionais. Fabricado em alumínio leve. Argolas para cortinas não estão incluídas.
  • Senhor. Penguin KSS-01-04. O método de instalação é telescópico. Material de fabricação - plástico durável. Gaxetas antiderrapantes estão disponíveis.
  • Vanstore 673-10. Fabricado em liga de metal leve. O método de fixação requer fixadores adicionais.
  • Tatkraft Mast 200. Cornija telescópica com espaçadores de plástico.
  • Forma Ultra. Fornecido em várias modificações de perfil.

Como escolher?

Para escolher um varão de cortina para um banheiro, você precisa decidir sua finalidade. No âmbito deste indicador, ele pode executar uma série de funções, cujo nome depende das necessidades do usuário.

A principal atenção é dada à forma: será angular, reta, semicircular ou cornija radial. A seguir, vale a pena determinar que tipo de cortina será pendurada nela. Se o material da cortina será pesado ou leve. Também vale a pena prestar atenção ao número de segmentos dentro dos quais uma ou mais cortinas podem se mover. Muitas vezes esses segmentos limitam-se aos pontos de fixação de suportes, ganchos ou voltas do formato da cornija.

Se já possui uma cortina com um conjunto de argolas suspensas, deve prestar atenção ao seu formato. Eles podem ser redondos, ovais ou retangulares com cantos arredondados. Dependendo da forma dos anéis, o perfil da cornija também é selecionado: redondo, oval ou retangular com cantos arredondados.

Varões de banheiro são selecionados levando em consideração as características de design do quarto. A tampa do suporte deve corresponder ao sentido principal das cores dos elementos interiores.

Se os suportes da banheira são em tons clássicos de bronze, escolher uma prancha que reflita essas características visuais é uma boa solução. O mesmo se aplica a outras combinações estilísticas.

Nuances de instalação

Existem várias maneiras de prender a moldura do banheiro às paredes. A escolha do método depende da natureza e condição da superfície das paredes, das condições de operação da lança e das necessidades individuais do usuário.

Método de fixação estacionário

Este método é um dos mais trabalhosos e requer mais tempo, esforço e dinheiro para ser implementado. Além disso, ele é o mais confiável. A cornija assim fixada é mais resistente a vários tipos de cargas e a sua posição permanece por mais tempo.

Para a instalação dessa forma, você precisará do seguinte conjunto de ferramentas:

  • perfurador elétrico;
  • martelo;
  • chave de fenda cruzada;
  • faca de construção com lâminas substituíveis;
  • extensão;
  • ferramentas de marcação: lápis ou marcador;
  • dispositivos de medição: nível de bolha do tamanho apropriado, fita métrica.

Materiais consumíveis:

  • fita adesiva;
  • pregos de cavilha.

Um perfurador é necessário para fazer os orifícios nos quais os pregos serão inseridos, projetados para manter os beirais em uma posição estática. Na hora de furar, é importante certificar-se de que o material com que é feita a parede permite realizar com segurança este tipo de trabalho. Se houver drywall sob a superfície frontal, certifique-se de que os orifícios de fixação fiquem no nível da estrutura de ripa transversal mais próxima segurando a placa de gesso na parede. Isso aumentará a resistência da fixação e evitará a ocorrência de danos destrutivos que podem ocorrer em decorrência da quebra da cornija devido à ação da gravidade sobre ela.

Antes de furar, é recomendável colar pedaços de fita adesiva na área de contato entre as sedes da lança e a parede. Isso tornará possível realizar manipulações de marcação de forma eficaz, uma vez que a marcação é muitas vezes complicada devido às propriedades do material de revestimento que cobre a superfície da parede.

Se a parede for revestida com ladrilhos de cerâmica, é importante furar com cuidado para não danificar o revestimento. Após a perfuração, as buchas são inseridas nos orifícios. Se eles têm gorros persistentes ou alguma parte deles se projeta acima da superfície da parede, é necessário cortar a parte em excesso do passador. A saliência pode prejudicar o contato do assento da prancha com a parede. Para um corte, é melhor usar uma faca de construção com lâminas substituíveis, pois elas, ao dobrarem, realizam melhor o corte.

Além disso, de acordo com a localização dos orifícios, um elemento de suporte da cornija é aplicado à parede e fixado com buchas. Para sua instalação eficaz, você pode usar uma chave de fenda Phillips como uma espécie de cinzel. Isso permitirá que você martele os pregos com um martelo sem danificar a superfície do elemento de suporte.

Em seguida, um tubo de cornija é inserido no orifício correspondente da parte de aterrissagem, que é então fixada aparafusando um parafuso escareado lateral.

      De forma semelhante, a maioria dos tipos de ripas de banheiro são instalados. Se um método de montagem diferente for fornecido pelas instruções do fabricante, você deve segui-lo. Para fazer isso, você deve ler atentamente as disposições do manual que acompanha o kit.

      Outros tipos de cornijas são fixados de forma simplificada. Se o princípio de operação do dispositivo é telescópico, quando as metades são afastadas, ele se apóia contra duas paredes opostas. Noutros casos, quando não existe a possibilidade de deslizamento, são utilizados os componentes de fixação incluídos no kit, por exemplo, cola especial ou fita dupla-face reforçada. Para fixá-lo com estes meios é necessário limpar e desengordurar a superfície de contato.

      A negligência desta manipulação pode resultar no subsequente desmantelamento espontâneo do dispositivo. Neste caso, a superfície da parede ou assento pode ficar irreversivelmente danificada.

      Como instalar uma cornija de banho, veja abaixo.

      Exemplos em design de interiores

      Esta foto mostra uma cornija de raio, cujo método de instalação prevê a fixação à parede em dois pontos próximos. É feito na mesma direção estilística do chuveiro - na forma de um aro de bronze.

      Aqui é mostrado um exemplo de uma cornija semicircular que tem dois pontos de fixação. Não existem suspensões ou apoios, uma vez que o tamanho e o peso da cortina permitem utilizá-la sem eles. O design estilístico da prancha semicircular também é combinado com as decisões de design tomadas ao projetar a decoração de interiores. O acabamento cromado está em perfeita harmonia com os tons cool dos elementos coloridos do design, bem como com o acabamento brilhante do enquadramento dos focos.

      Neste interior, é utilizada uma cornija em forma de L, o que se deve às características desta divisão. Sua capa é feita na variação dourada. Isso está em harmonia com o design estilístico da cortina suspensa no bar. O caráter individual dos objetos representados nesta foto reflete o espírito geral do design de toda a sala. Os anéis de retenção também se adaptam ao perfil da barra angular, permitindo que se movam livremente ao longo dela.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa