Banheiro

Torneiras de chuveiro: tipos e escolhas

Torneiras de chuveiro: tipos e escolhas
Contente
  1. Características e princípio de funcionamento
  2. Componentes
  3. Variedades de designs
  4. Materiais de manufatura
  5. Tipos de instalação
  6. Opções de bica
  7. Dimensões (editar)
  8. Marcas populares
  9. Cores e desenhos
  10. Como escolher?
  11. Possíveis malfuncionamentos

As torneiras de chuveiro são apresentadas em uma grande variedade. Mas fazer uma escolha entre todos esses tipos não é tão difícil quanto parece. Basta abordar o tema com cuidado e levar em consideração todas as principais sutilezas e nuances de cada variedade.

Características e princípio de funcionamento

Uma moderna casa de banho contém muitos acessórios e acessórios básicos. Mas, apesar de toda a sua confiabilidade, esses dispositivos muitas vezes podem falhar. Portanto, é importante conhecer as características dos mesmos misturadores de chuveiro, suas características básicas. Além disso, essas informações serão úteis na preparação de novos apartamentos, casas a partir do zero. Conhecendo as características de um dispositivo específico, será fácil escolher um substituto para ele e repará-lo sempre que possível.

O principal objetivo de um interruptor de chuveiro é manter uma certa proporção entre a água quente e fria na entrada.

Dependendo desta proporção, uma ou outra temperatura é definida. Conseqüentemente, quando a proporção muda, essa temperatura mudará muito rapidamente. Os misturadores podem ser operados com uma única alavanca ou um par de válvulas.

O tipo de alavanca implica em equipamento dentro de uma grande bola com ranhuras especiais; através desses canais, os fluxos de mistura de água entram. Ao alterar o ângulo de rotação da alavanca, a cabeça de fluxo é alterada. Também existem modificações com cartuchos de cerâmica. Eles têm duas placas em contato mútuo. Quando eles se movem em relação um ao outro, a mistura da água é garantida. Para que as placas saiam do local designado, é necessário manipular a alavanca.

Componentes

Para torneiras, eles costumam comprar:

  • peças internas;

  • gabinetes embutidos;

  • partes ocultas de dispositivos de mistura;

  • alterna entre as posições;

  • caixas de montagem;

  • válvulas de corte;

  • termostatos e seus blocos externos;

  • painéis externos;

  • adaptadores para montagem nas laterais de banheiras;

  • conjuntos de canetas.

Mas a camiseta da torneira merece atenção especial... A sua essência é simples: existem 3 saídas, duas delas estão continuamente conectadas e a terceira pode ser bloqueada periodicamente. Esse guindaste pode ser cortado em qualquer tubo.

A válvula em T protege de forma confiável contra acidentes e vazamentos, interrompendo completamente o fluxo de água.

Não é difícil instalar tal guindaste, e se um tubo de plástico for usado, mesmo uma ferramenta de instalação complexa não será necessária.

Eixo-guindaste - outra versão da torneira usada em misturadores de chuveiro. Na literatura oficial do encanamento, costuma ser chamado de cabeçote de válvula. As caixas de eixo do guindaste são necessárias para fornecer e desligar a água dentro do misturador. Quase todas as estruturas deste tipo são feitas de latão.

Os componentes da caixa do eixo do guindaste são:

  • parafusos;

  • acessórios;

  • tópicos;

  • tiras de parafusos;

  • arruelas de liberação rápida;

  • hastes hexagonais;

  • cabeças quadradas para o volante;

  • batentes de vedação;

  • juntas de travamento;

  • pivôs.

As caixas de eixo podem ser feitas de borracha ou cermet.

Cabeças de válvula de produção russa e estrangeira não podem substituir umas às outras. Esta regra também se aplica a volantes. Antes de substituir ou reparar a caixa do eixo, você terá que desligar a água. Não aperte demais a cabeça da válvula.

Variedades de designs

Os sistemas com regador são muito diversos. Eles são feitos de metal e plástico. A versão em metal é mais durável. Os regadores também podem contar com uma ampla variedade de modos.

O amplo chuveiro é especialmente ideal para torneiras com aguaceiros.

Alguns modelos são fornecidos com mangueira flexível. Em essência, esta é uma solução 2 em 1 que se tornou um verdadeiro clássico do encanamento. É conveniente utilizá-lo tanto para tomar banho como para tomar duche. Os sistemas de mangueiras flexíveis são:

  • com torneira de latão ou aço;

  • com uma mangueira de plástico ou metal;

  • com vários desenhos geométricos;

  • com instalação na banheira ou nas paredes.

O misturador multifuncional definitivamente supera a solução mais simples. É muito raro agora encontrar um modelo que apenas divide o fluxo de água em jatos finos. Em um futuro próximo, essas estruturas podem desaparecer completamente. Além do modo mais simples, nos modelos modernos há também um suprimento suave de água aerada e um jato de massagem forte.

Mods mais avançados podem fornecer muitos outros modos, mas você precisa verificar cuidadosamente para ver se eles são realmente necessários.

Se você deseja tomar um banho de contraste, é difícil dispensar um painel com termostato. Esses dispositivos absorveram todas as conquistas da tecnologia moderna. Eles são totalmente confiáveis ​​e seguros. Uma boa torneira controlada termostaticamente manterá as configurações térmicas predefinidas pelo tempo que for necessário. Mas, se necessário, alterá-los não é difícil.

Os termostatos não fornecem apenas o desempenho necessário. Eles garantem que a água que não está muito quente ou muito fria seja derramada repentinamente. Portanto, é um elemento importante de segurança e conforto. O termostato é especialmente importante ao dar banho em crianças pequenas.... Nenhum de seus experimentos levará a queimaduras.

Misturadores com malha são muito comuns. Seu nome oficial de engenharia é arejador. Não se deve presumir que tal malha seja projetada para reter substâncias nocivas. Também é um equívoco que enfraquece a pressão da água. Na realidade, os aeradores são necessários para oxigenar a água com mais eficiência.

As malhas podem ser feitas de:

  • metal ferroso;

  • materiais poliméricos (caracterizados por maior durabilidade);

  • bronze;

  • latão;

  • cerâmica.

Um bom arejador ajuda a conservar água.Em combinação com o ar, seu volume aumenta e a pressão, apesar da taxa de fluxo mais baixa, não diminui. Além disso, a malha evita respingos. Outra vantagem é a remoção eficaz do cloro e a prevenção do calcário. Portanto, nenhum consumidor sensato removerá o arejador do misturador. Mas precisa ser mudado todos os anos.

Existem grades:

  • com válvula de vácuo;

  • rotativo (operando nos modos spray ou spray);

  • na base de uma mangueira flexível;

  • com luz de fundo não volátil (mostrando o nível de temperatura).

As torneiras da classe econômica podem ser equipadas com um desviador de pressão com uma mola reversa. O tempo de sua utilização em canalizações avançadas é de 150 ciclos.

Distinguir um divertor ultramoderno e simples com botão de pressão é quase impossível. Mas você mesmo precisa apertar o botão. Trocar o divertor encontra resistência substancial.

Um exemplo de kit porcionado (porção-push) é o Varion Armaturen 9520900... Este sistema desliga automaticamente o abastecimento de água. Para sua fabricação, é utilizado um tipo de latão que resiste a um aquecimento de até 70 graus. O misturador descontínuo reduz o consumo de água. O conjunto de entrega também inclui uma mangueira, excêntricos, regadores e suportes.

A conversa sobre os tipos de mixers não pode ignorar os parâmetros. regadores. Freqüentemente, são feitos de plástico.... Essa solução é barata, mas com a ajuda de um revestimento metalizado obtém uma excelente aparência.

A leveza da estrutura de plástico permite que você não tenha medo de cair na superfície de acrílico. Mas também tem uma desvantagem séria - uma vida útil curta.

Regador de metal muito mais durável. Na maioria das vezes, é feito de aço inoxidável. Estruturas de latão e cobre têm uma aparência chique enfatizada. O metal é fácil de limpar do calcário. Mas você terá que pagar por esse produto mais do que por um regador de plástico.

Na maioria das vezes, o bico se assemelha a um círculo ou forma oval. Esta configuração é conveniente e visualmente agradável.

Menos comum é um regador retangular ou quadrado. Em termos de conforto, não é inferior às estruturas redondas, embora se enquadre perfeitamente no estilo de alta tecnologia. Uma solução semelhante parecerá apropriada em um ambiente minimalista.

O tamanho da bica é selecionado de acordo com seu gosto e necessidades. Não existem regras rígidas aqui. A maneira mais fácil é mover um regador com diâmetro de 0,06-0,08 m. Para criar uma “cachoeira” ou chuveiro tropical, você precisa usar misturadores com um regador grande. Algumas pessoas vão gostar mais de designs triangulares ou “telefones” originais e outros desenvolvimentos de design.

Cada vez mais difundidos estão agora misturadores de cotovelo... Até recentemente, eles eram usados ​​em salas de operação e outras salas de hospital. A popularidade de tais dispositivos deve-se ao fato de que garantem a máxima limpeza e um maior nível de higiene. Além disso, são muito mais convenientes do que os designs tradicionais. Você pode até pressionar a alça engrossada com o cotovelo (daí o nome).

As torneiras cotoveleiras para a casa estão gradualmente se tornando mais e mais perfeitas. Mas eles estão sendo modernizados principalmente por razões de design. É durante uma operação urgente que ninguém vai considerar o guindaste, mas para a vida você precisa de um produto mais interessante e atraente. Normalmente é equipado com uma bica tipo arco alongado. Alguns modelos possuem arejador. O interruptor de água interno está disponível em vários modelos.

As características de design aumentadas são típicas de um agitador em cascata. Freqüentemente estes modelos são chamados de "cachoeiras"... Eles reproduzem o movimento da água na natureza. O sistema em cascata emite um amplo jato d'água.

É o diâmetro do furo na torneira que afeta a pressão; a largura e a profundidade do bico não influenciam aqui. E aqui você precisa apontar as características dos misturadores de duas alavancas (eles também são de duas válvulas). Dentro de seus corpos há um par de eixos de guindaste.Em alguns modelos, o mecanismo de travamento é feito na forma de uma almofada de borracha elástica. Em seguida, a cabeça da válvula fecha o local por onde a água entra na bica.

Versões mais antigas desse tipo envolviam uma contenção giratória. Isso reduz a vida útil da gaxeta.

Os modelos modernos usam o efeito de abutment translacional. Portanto, o desgaste é minimizado. Uma opção ainda mais avançada é uma válvula de cerâmica de duas placas.

Misturadores de alavanca dupla são considerados a escolha ideal para quartos no espírito do classicismo, retro, country (especialmente provençal) e shabby chic.

Suas principais propriedades:

  • simplicidade;

  • aparência familiar;

  • facilidade de customização e ajuste;

  • ligar e desligar com as duas mãos ao mesmo tempo.

Se a sala for decorada em um estilo moderno, então é mais correto usar um mixer monocomando. Os adeptos do máximo conforto também irão apreciá-lo. E aqui Os conhecedores de tecnologia avançada vão adorar os dispositivos de botão de pressão sem contato. Às vezes, não há válvulas e alavancas, mas existem sensores infravermelhos ou elementos de toque que reconhecem a aproximação de uma mão.

Os botões também são sensíveis ao toque. Um simples toque neles, mesmo sem pressionar, ativa o mixer. A aparência de tal dispositivo o torna aceitável no interior mais futurista. Os botões podem estar localizados tanto no corpo da batedeira, quanto na bica, ou em um painel separado. Se o dispositivo estiver equipado com um termostato, é lógico usar uma tela de cristal líquido exibindo a força de pressão e o grau de aquecimento da água.

Mas sejam quais forem os dispositivos de controle usados, geralmente há um mecanismo de bola tradicional escondido dentro. A esfera está localizada entre as arruelas de borracha. É um dispositivo muito confiável e estável. Há apenas um sinal de menos aqui - se a bola quebrar, será impossível consertá-la. Apenas um mixer substituível ajudará.

Também é necessário levar em consideração a diferença entre os diferentes esquemas de instalação do misturador. Quase todos os acessórios de encanamento são projetados para instalação vertical com um orifício. Se houver mais furos ou um bloco horizontal for necessário, isso geralmente é especificado na documentação. O circuito flexível de alimentação pode ser usado em qualquer caso. Ambos os misturadores verticais e horizontais podem ter um corpo cromado plano.

Algum as pessoas preferem agitadores de chão... Eles devem ser instalados durante a construção ou grandes reformas. Esta técnica impõe requisitos muito restritos aos materiais e "enchimento" interno. Ela parece atraente. Mas esses produtos são caros e não podem se orgulhar de uma confiabilidade especial.

Outra classificação de misturadores é dispositivos com conexões disfarçadas e externas... A segunda opção é cada vez menos comum, porque tentam remover o encanamento o máximo possível de olhos curiosos. E não é só isso - um tubo ou mangueira fria aberto provoca a formação de condensação.

Os especialistas recomendam abandonar esse esquema, mesmo em casas antigas. A confiabilidade do encanamento moderno é grande o suficiente para que, ao colocá-lo na parede, você não tenha que temer nenhum problema especial.

Materiais de manufatura

A grande maioria das pessoas está acostumada com torneiras de latão e bronze. Eles são aparentemente agradáveis, mas são bastante caros. Ainda melhores do ponto de vista do design são os dispositivos de cerâmica. No entanto, sua confiabilidade é uma grande questão (como a das estruturas orçamentárias feitas de silumin). Os fabricantes responsáveis ​​tentam usar o revestimento de cromo em três camadas, já que um revestimento de camada única descasca em cerca de 2 a 3 anos, se não mais rápido.

Cobre e bronze puros raramente são usados. Eles geralmente são aplicados sobre latão para criar uma aparência distintamente antiga. Pinturas e revestimentos de esmalte não devem ser levados a sério.

Às vezes, são usadas peças de plástico separadas. Os elementos de polipropileno são vantajosos por sua baixa condutividade térmica e leveza.Eles são quimicamente neutros. As cerâmicas têm propriedades semelhantes às do plástico. Mas é mais estético e geralmente é usado em designs mais caros.

Tipos de instalação

O mixer de parede é quase universal. Colocá-lo no lugar certo é fácil. O principal é que existe uma superfície sólida. Várias placas decorativas não são adequadas como base. Mas consertar um dispositivo de parede não é difícil.

O dispositivo embutido permitirá que você oculte as conexões e pontos de conexão. No entanto, é mais difícil colocá-lo. E a reparação em caso de acidente será complicada. A colocação na lateral da banheira só é possível em uma estrutura de acrílico e pedra elite. Torneiras fixas nas pernas são raras e apenas profissionais podem instalá-las.

A instalação em uma prateleira será mais fácil desde que as tubulações de água estejam conectadas ao móvel. O painel de duche de canto é utilizado por quem pretende utilizar tanto a banheira como a cabina de duche. Este painel permite combinar banho com duche, e dispensar cabine (equipando sauna). Também é adequado para caixas personalizadas.

Opções de bica

Na grande maioria dos casos, são utilizados misturadores com bico longo.

Quando a pia e a banheira estão juntas, uma bica giratória é o suficiente. Mas suas curvas constantes levam a um enfraquecimento dos nós de fixação. Os vazamentos podem começar em breve. Em um banheiro pequeno, um bico curto é muito mais útil.

A diferença entre os dois também pode se aplicar a:

  • levantamento de peso;

  • execução fundida e montada;

  • dispositivo único ou duplo.

Dimensões (editar)

A altura do bico é determinada pela distância da base do misturador à saída de água. Para um chuveiro, as estruturas com uma bica alongada e uma bica baixa são as mais usadas. Mas se você planeja usá-los também para a pia, isso não é muito conveniente. O comprimento da mangueira acoplada é determinado pelos parâmetros do banho, a altura dos usuários.

Você não deve escolher uma mangueira com mais de 1,5-1,6 m, porque será inconveniente.

Marcas populares

Definitivamente, você deve escolher as marcas mais confiáveis ​​e conhecidas no mundo da louça sanitária. Com raras exceções, mixers de:

  • Grohe;

  • Hansa;

  • Hansgrohe;

  • Mamoli;

  • Herbeau;

  • Teka;

  • Gustavsberg;

  • Geberit.

Produtos Wasserkraft é o epítome da genuína qualidade alemã. Ele usa os avanços técnicos mais recentes.

Amantes de produtos russos devem prestar atenção aos produtos Milardo... Esta empresa oferece uma gama de coleções com nomes de rios diferentes.

O misturador confiável de Frap... É muito melhor do que os exemplos chineses sem nome. O próprio fabricante observa que seus designs parecem elegantes e modernos.

E os mixers Kaiser se destacam:

  • criado por engenheiros experientes;

  • o uso de materiais e componentes de alta qualidade;

  • a capacidade de suportar uma carga enorme;

  • adaptabilidade a diferentes estilos.

Cores e desenhos

Os misturadores são tradicionalmente usados:

  • Branco;

  • cobre;

  • cores cromadas mate.

Os fãs do futurismo devem escolher torneiras que se assemelhem a uma fita ou tenham outro formato incomum. Mas nem todas as pessoas apreciam essas soluções extraordinárias. Em muitos casos, um mixer com um visual calmo e harmonioso é mais adequado.

Às vezes, os mixers pretos combinados com o encanamento preto parecem extravagantes e impressionantes. Somente profissionais devem selecionar tal solução; designs personalizados são freqüentemente modelados pela iluminação e pelo formato original da alça.

Como escolher?

Muitas vezes pensa-se que apenas os misturadores mais simples podem ser escolhidos para um chuveiro de verão. Mas este não é o caso. E modelos dignos que receberam boas críticas devem ser comprados para a dacha. Alguns produtos de banho até vêm sem bico, mas a maioria das pessoas prefere um visual mais tradicional e gerenciável. Essas soluções podem ser combinadas: um fluxo constante é despejado do buraco de cima, e a água é direcionada para o lugar certo por meio de uma mangueira.

Os fabricantes responsáveis ​​sempre tentam usar latão de boa qualidade contendo uma grande proporção de cobre. Se a aeração e filtração da água forem críticas, diferentes modelos de Migliore, Lemark são adequados. Se possível, você deve evitar misturadores sem termostato - eles já estão se tornando um pouco arcaicos.

A orientação para os custos é inadequada: às vezes é exagerada ou eles estão tentando vender um produto ruim por um preço bom imaginário. Os misturadores de fábricas nacionais também podem ser muito bons, mas não são muito mais baratos do que os importados.

Se você está procurando modelos em que todos ganham, deve prestar atenção a:

  • Grohe Contromix Public;

  • Rosa RS 032,00;

  • Vidima Orion BA003AA;

  • Hansgrohe Logis Classic.

Possíveis malfuncionamentos

Mesmo os melhores mixers às vezes têm problemas. A quebra de apenas um componente é suficiente para perceber que a água flui de forma incontrolável. Além dos defeitos de fabricação, você pode apontar as seguintes possíveis fontes de problemas:

  • componentes abaixo do padrão;

  • erros de instalação;

  • má qualidade da água;

  • defeitos mecânicos;

  • cabeça excessiva ou muito fraca.

Portanto, é importante entender que mesmo os reparos profissionais nem sempre permitirão que você continue usando o mixer com calma. Vazamentos sob o bico geralmente são eliminados trocando a gaxeta. Deve ser do mesmo material que o instalado de fábrica. Para se proteger contra vazamentos através da rosca, use fita sanitária ou fita FUM. Os encanadores preferem usar fita adesiva porque é mais fácil de trabalhar.

O vazamento de água da válvula é provocado pelo desgaste da caixa da válvula ou (mais frequentemente) por danos à junta de borracha dentro da cabeça da válvula. É fácil determinar qual das duas partes está vazando devido à temperatura da água.

As válvulas de esfera devem ser lavadas. Um único grão de areia é suficiente para manter a água fluindo mesmo após o fechamento da válvula. Se a lavagem completa não ajudar, você terá que alterar o mecanismo; por um tempo, você pode fazer isso enrolando a fita no fio.

Em válvulas de alavanca única, os problemas surgem de cartuchos entupidos ou roscas danificadas. Os cartuchos só podem ser substituídos porque não são reparáveis. Problemas com eles são indicados por:

  • dificuldade em ajustar a alavanca;

  • mudança não autorizada na temperatura da água;

  • incapacidade de fornecer água quente ou fria.

Veja o vídeo abaixo para obter conselhos de especialistas sobre como escolher uma torneira de chuveiro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa