Banheiro

Painéis plásticos para banheiro: descrição, variedades e dicas de escolha

Painéis plásticos para banheiro: descrição, variedades e dicas de escolha
Contente
  1. Recursos, prós e contras
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Métodos de montagem
  5. Opções de design
  6. Ideias interessantes para decoração de banheiro
  7. Como escolher?
  8. Como cuidar?
  9. Belos exemplos do interior

Não é segredo que a percepção estética de qualquer ambiente é amplamente determinada pelo revestimento de fundo. Quando se trata de banheiro, a maioria dos compradores tende a optar por painéis de plástico. Neste artigo, veremos seus principais recursos, vantagens, desvantagens, métodos de montagem e opções de design. Além disso, observamos o que você precisa prestar atenção ao comprar este material.

Recursos, prós e contras

Os painéis de plástico são considerados um dos materiais de revestimento mais populares. Com a ajuda deles, você pode criar um interior elegante com uma atmosfera de aconchego e conforto no quarto, sem nenhum investimento financeiro especial. Na verdade, Trata-se de uma peça de lambrim de diversos tamanhos e espessuras, que tem por objetivo decorar paredes ou tetos. O material é uma alternativa às placas cerâmicas, porém, em comparação a ela, apresenta vantagens na instalação.

Os painéis de PVC possuem diferentes indicadores de resistência, o nível de resistência a danos mecânicos, por isso é necessário selecioná-los corretamente para o banheiro. Eles são feitos de cloreto de polivinila, ao qual são adicionados cloro e etileno. O aglutinante costumava ser chumbo; hoje, são usados ​​cálcio e zinco (em proporções iguais).

A composição permite obter um material com ótima resistência e flexibilidade.

Os painéis são obtidos despejando uma massa líquida em moldes de diferentes tamanhos. Depois que o painel esfria, um revestimento decorativo é aplicado a ele. Com outra tecnologia, a impressão é feita em um filme, após o qual é colada na parte frontal dos painéis.A camada decorativa é muito fina, portanto é necessário proteger o material em folha de danos mecânicos e de limpeza excessivamente diligente.

Os painéis têm textura variável: podem ser não apenas lisos e envernizados, mas também gofrados e mosaico. Um tipo diferente de textura, juntamente com um padrão, permite criar uma imitação de qualquer material de acabamento. Devido a esta característica, o revestimento é capaz de imitar materiais caros (por exemplo, pedra, tipos de madeira elite, mármore, tijolo decorativo).

A escolha da imitação é enorme, você pode até encontrar no sortimento um design para um material que não existe na natureza.

O plástico é considerado um material durável, com manuseio cuidadoso pode servir por mais de 10-15 anos. O revestimento dos painéis não necessita de manutenção complicada, o material é adaptado à descida da temperatura da casa de banho e ao nível de humidade da divisão. Sua inércia à umidade o torna resistente à umidade - os painéis não têm medo de mofo ou bolor. Não será destruído por micróbios, não desaparecerá.

A plasticidade do material permite que seja utilizado não apenas para revestir paredes e tetos convencionais, mas também para revestir aberturas em arco e formas arredondadas. Com a correta tecnologia de produção e atendendo aos requisitos da GOST, os painéis são inodoros e cumprem todas as normas de segurança necessárias. Não é difícil trabalhar com eles, tais reparos podem ser feitos por você mesmo, sem o envolvimento de um especialista externo.

Os painéis de PVC têm muitas vantagens.

  • O material possui elevadas características estéticas, com a escolha certa, pode ser utilizado para mudar o estilo do interior.
  • O produto é de alta tecnologia, já que a produção utiliza matérias-primas de alta qualidade e equipamentos modernos.
  • Os painéis variam na escolha das soluções de cores; se desejar, você pode escolher vários meios-tons de uma determinada cor e padrão.
  • O material não deforma durante a operação e não encolhe, os painéis aderem firmemente às paredes e ao teto até a desmontagem.
  • Os painéis não são exigentes quanto ao tipo de base, muitas vezes a instalação não precisa de nenhuma preparação preliminar.
  • Através deste revestimento, você pode mascarar as imperfeições da base, bem como ocultar as comunicações.
  • O material do banheiro pode ser usado para embaçar não só as paredes e o teto, mas também para decorar a tela do banheiro, o armário embaixo do lavatório.
  • Os painéis são adequados para a decoração de fundo da banheira, a partir da qual se obtêm acentos expressivos e elementos de zoneamento interior.
  • O revestimento é fácil de desmontar, se houver vazamentos, ele é removido, o defeito é identificado e a causa eliminada, para então ser colocado no lugar.
  • Se desejar, os painéis podem ser removidos e recolocados, e a moldura permanece no lugar, o que simplifica a instalação.
  • Painéis de plástico combinam perfeitamente com outros materiais de acabamento (pedras decorativas, ladrilhos, mosaicos).

Junto com suas vantagens, o revestimento de plástico tem suas desvantagens.

  • O material em si não tem medo de umidade, mas isso não exclui o aparecimento de condensação ou mofo nas paredes, pois não há vazamentos visíveis sob o revestimento.
  • A instalação exigirá precisão, com pressão excessiva, o material simplesmente se quebrará.
  • O método de fixação com adesivo é considerado de curta duração, neste caso a desmontagem torna-se mais difícil.
  • A moldura criada para a instalação rouba espaço útil, o que é ruim para quartos em pequenos apartamentos e casas.
  • Ao cortar painéis com uma esmerilhadeira, às vezes emite um odor desagradável, portanto este trabalho deve ser realizado com uma máscara protetora.
  • Um material barato nem sempre tem uma boa camada decorativa, pode desgastar-se durante a manutenção do revestimento.
  • Os painéis não resistem a choques e cargas pesadas, riscos e defeitos prejudicam significativamente o seu aspecto.
  • O material é inflamável, emite uma fumaça sufocante em caso de incêndio e arde muito intensamente.

Visualizações

É possível classificar os painéis de PVC para revestimento de banheiros de acordo com diversos critérios. Por exemplo, pelo tipo de sobreposição, eles são teto e parede (parede).Apesar de ambos os tipos de material serem 2 folhas finas de plástico conectadas por nervuras de reforço, a diferença é perceptível na espessura. As opções de teto são mais finas e foram projetadas para reduzir a carga de peso no chão.

De acordo com o formulário, as modificações podem ser divididas em 3 tipos: rack, padrão e folha. As variantes do primeiro tipo são semelhantes a faixas longas e estreitas, na maioria dos casos são lisas e rústicas. Devido ao seu tamanho, eles criam um design de tipo único que requer suavização de percepção, porque é indesejável fixá-los tanto no teto quanto nas paredes.

O forro de PVC se distingue por um tipo de superfície lixada e permite a conexão por meio de pontas especiais. É produzido em duas variações: eurolining e "polka". O forro europeu tem sistemas de travamento largo e "polca" estreito. Neste caso, as dimensões das lamelas dos dois tipos são idênticas.

Os painéis padrão (clássicos) mantêm a forma de uma faixa alongada. Externamente, este material tem um comprimento do chão ao teto com uma largura ideal. Dependendo do assunto do desenho, eles podem criar uma atmosfera diferente. Sua espessura pode ser diferente, assim como a textura (por exemplo, pode ser brilhante ou fosco). No entanto, ao contrário de outras opções, é suave.

Hoje, os fabricantes não produzem apenas painéis de plástico de duas camadas. Além disso, está à venda uma folha de plástico sem células (jumpers). Sua espessura é muito pequena (3 mm), na verdade, é um plástico com um padrão aplicado em sua superfície frontal. É esse tipo de revestimento que é usado para o método de fixação adesiva. Não ocupa centímetros valiosos de uma área limitada e não precisa criar uma moldura como base de fixação.

Painéis de azulejos nada mais são do que uma interpretação plástica de azulejos. Esse material é usado para revestir banheiros espaçosos. Além disso, simplifica muito o revestimento de um banheiro de tamanho padrão. A forma deste tipo de revestimento pode ser quadrada ou retangular, suas dimensões geralmente são maiores do que as cerâmicas típicas.

Na verdade, esse tipo de painel pode ser chamado de blocos de azulejos que combinam bem com outros materiais de acabamento.

O material em folha difere em suas dimensões. Não é tão comprida como as lamelas típicas, mas devido ao seu tamanho, permite minimizar o tempo de reparação. Freqüentemente, é uma certa composição com um padrão montado, como quebra-cabeças, em uma única imagem. Um banheiro com tal acabamento, mesmo com uma simples imitação de algum material, parece impressionante e moderno.

Os painéis diferem por tipo de anexo. Alguns deles são realizados com uma técnica de sutura, outros são montados com uma tecnologia perfeita. Outros são caracterizados pela presença de um chanfro. O uso de um método contínuo permite que você crie um design que não seja visualmente dividido em fragmentos separados de uma única imagem. Apesar do fato de que as juntas serão pouco visíveis, isso não prejudicará a aparência geral do revestimento.

Painéis decorativos de plástico chanfrado diferem externamente: são opções com um recesso para unir em uma única tela.

Dimensões (editar)

Os parâmetros dos painéis de plástico para banheiro dependem de seu tipo, variam em comprimento e largura. Por exemplo, o comprimento das lamelas pode ser 120, 270, 300, 395 cm. Devido à variedade de opções, você pode escolher a opção com o menor recorte, o que minimiza o custo do revestimento. Além disso, pode encontrar à venda painéis com cerca de 6 m de comprimento, bons para cobrir o tecto de espaçosas casas de banho.

A largura do material de construção pode ser de 10 a 50 cm. Neste caso, como regra, as opções de largura estreita têm uma conexão visível (costuras). Análogos com largura de 25 cm e mais são caracterizados por uma junta de encaixe menor. Painéis com largura de 30 e 37,5 cm são considerados um tipo universal de revestimento, são comprados com mais frequência, escolhendo uma espessura igual a 1 cm.

A escolha da espessura não é acidental: quanto maior for, mais forte será o revestimento. E se for difícil para o material do teto alcançar, então a parede deve, até certo ponto, resistir a danos mecânicos. As ripas do teto têm geralmente 0,5 a 0,8 cm de espessura e as ripas da parede - 1 cm. Quanto às variedades individuais, tudo é individual. Por exemplo, os materiais para ladrilhos podem ter dimensões de 30x30, 98x98, 100x100 cm. Normalmente, a espessura não excede 5 mm.

Os painéis de parede do tipo padrão com comprimento de 260, 270, 300 cm têm largura de até meio metro. As contrapartes das folhas são maiores do que as lado a lado, embora, na verdade, sejam os mesmos retângulos. A sua largura varia entre 50-122 cm, o comprimento pode ser de 90 a 245 cm. A espessura deste revestimento pode ser muito fina (pouco mais de 1 mm) ou normal (6 mm). Os painéis laminados têm até 12 mm de largura.

O forro e os painéis longos também têm seus tamanhos prioritários. A espessura dos dois tipos de material pode variar de 4 a 8 (10) mm. Os parâmetros do forro são menores: normalmente o comprimento e a largura da tira são 90-300x10 cm, as dimensões das lamelas "do chão ao teto" são 300x30 cm. Já nas modificações do relevo, sua espessura mínima é de 8 mm.

Métodos de montagem

A instalação de painéis de plástico pode ser realizada por meio de diferentes tecnologias. Até à data, existem 2 métodos de fixação deste revestimento: métodos com moldura e sem moldura. Em que cada tipo de painel possui sua própria tecnologia. Por exemplo, o material em folha e o grande forro de plástico são presos exclusivamente à caixa. Isso se explica pelo grande tamanho do material utilizado. A variedade lado a lado é fixada apenas na cola.

Frameless

A técnica sem moldura para anexar painéis de plástico envolve a colagem dos painéis à base preparada. Na verdade, esta é uma opção quando o revestimento é colado nas paredes ou no teto. Essa técnica é usada em salas com paredes ou tetos planos. Além disso, é bom para banheiros pequenos (por exemplo, em banheiras Khrushchev de tamanho pequeno ou pequenos banheiros combinados).

Para que o revestimento seja de boa qualidade, a base é preparada preliminarmente, conseguindo uma diferença mínima de altura. E se as depressões ainda forem permitidas, então não deve haver saliências na base. É necessário colar lamelas sem costura nas unhas líquidas; tarugos são usados ​​ao longo das bordas superior e inferior para fixação adicional.

Além disso, outros adesivos recomendados para plástico podem ser usados ​​no trabalho.

Wireframe

A tecnologia consiste na realização do chamado torneamento, ao qual as lamelas são posteriormente fixadas. A moldura pode ser de metal ou madeira. Quando os painéis são fixados diretamente nele, às vezes são usados ​​um grampeador ou até mesmo pregos regulares. Isso cria uma cobertura de costura, as lamelas são inseridas uma após a outra de acordo com um determinado padrão.

Além disso, ao anexar à caixa, braçadeiras de montagem são usadas. A tecnologia de travamento é conveniente e acelera a instalação. Este tipo de instalação é utilizado principalmente em divisões amplas e casas de banho espaçosas. Para os pequenos, o sistema de moldura não é adequado: a sua instalação ocupará pelo menos 10-15 cm de área útil.

Opções de design

As soluções de design para painéis de plástico podem ser muito diversas. Por exemplo, as texturas mais populares que os painéis podem imitar são os acabamentos de tijolo e alvenaria, mármore, gesso e madeira. No entanto, você precisa escolher o material certo, porque é a textura que pode mudar radicalmente a percepção estética e não para melhor.

A escolha de flores grandes ou pinturas do fundo do mar com uma paisagem marinha e peixes gigantes não terá muito sucesso. Hoje é costume escolher um acabamento com estampas que não pressionem os usuários. O mesmo tema náutico pode ser diferente: a estampa com conchas e o litoral fica bem melhor.

Nesse caso, é necessário monitorar as proporções: pias gigantes no banheiro são inadequadas.

E é totalmente indesejável preencher todo o espaço do fundo com o mesmo tipo de mosaico. Se você quiser usar elementos de mosaico, pode ser um pequeno painel decorativo ou outro material de acabamento. Os painéis podem se tornar o plano de fundo principal, o mosaico em excesso cria um efeito cascata.

Os modelos de transferência térmica são considerados um dos melhores: são eles que os compradores prestam atenção em primeiro lugar. E a razão para isso não é apenas uma tecnologia especial, graças à qual um revestimento em forma de filme de polímero é soldado a uma base de plástico. Essas lamelas são altamente duráveis ​​e coloridas.

Além de modificações com um padrão do tipo usual, no sortimento de muitas lojas há painéis com efeito 3D. Eles dão ao material normal a aparência de um relevo realista. Se ao mesmo tempo a textura for selecionada corretamente, então é possível bater a textura de diferentes materiais em relevo. Por exemplo, pode não ser apenas uma opção para um tijolo na forma de uma base plana e um padrão característico, mas uma imitação muito boa de uma alvenaria com tijolos salientes e brincando com a textura do próprio material.

As possibilidades de material de revestimento são infinitas. Pode imitar alvenaria, ladrilhos cerâmicos em qualquer desenho e disposição. São painéis com efeito tridimensional, que literalmente animam as paredes, ampliam visualmente o espaço e lhe dão um sabor especial. Painéis com efeito serigrafado ficarão lindos no interior do banheiro. Além disso, podem imitar qualquer tipo de papel de parede.

Quanto às soluções de cores, então na hora da escolha costumam ser utilizadas as cores principais do apartamento e as preferências de gosto dos proprietários. As cores podem ser delicadas, quase desbotadas ou brilhantes, dinâmicas. Normalmente nas casas de banho procuram escolher materiais de construção em cores claras (branco, bege, pêssego, caramelo, creme, café claro). Junto com isso, às vezes adquirem revestimento em cores neutras (uma combinação do branco com o cinza, prata ou preto).

Uma solução interessante pode ser o acabamento da parte de realce da parede sob uma árvore, uma pedra decorativa ou um tijolo de gesso.... As impressões podem transmitir imagens fotográficas e técnicas de pintura em aquarela. Algures será um painel original, algures o efeito de alvenaria, no terceiro caso - painéis de ripas de um metro de altura, combinados com um revestimento de acabamento diferente.

Ideias interessantes para decoração de banheiro

Uma abordagem moderna ao design do banheiro abre as mais amplas possibilidades para o uso de revestimento. Na sua forma mais simples, será um revestimento de parede e de teto. No entanto, se antes era costume decorar todas as paredes com a mesma impressão, hoje a visão sobre a criação do fundo certo mudou radicalmente.

Por exemplo, hoje, é importante criar detalhes usando uma combinação harmoniosa de materiais de revestimento. Na verdade, você precisa escolher pelo menos dois materiais, dos quais um será o fundo e o segundo será o acento. Por exemplo, isso permitirá zonear a sala e, ao mesmo tempo, livrá-la do tédio que é típico de preencher o espaço com um único revestimento.

Por exemplo, você pode destacar com painéis de destaque a parede perto da banheira, do lado oposto, atrás da mobília.

Alguém apara as paredes em 2 níveis: na parte inferior há painéis de medidores, na parte superior - imitação de papel de parede. Esta opção parece boa, digamos, na direção do clássico, country ou provençal. Nesse caso, a camada inferior é geralmente executada com uma leve extensão ou a chamada imitação de uma saliência. Ao longo do rebordo superior, este revestimento é decorado com várias decorações, incluindo diversos tipos de rebordo.

Uma solução extraordinária pode ser combinação de painéis de plástico com texturas de vidro ou espelho, bem como materiais com efeito reflexo. Por exemplo, painéis que imitam uma superfície de metal e madeira, clínquer e papel de parede ficarão bem no banheiro.Quando for necessário um contraste de um plano diferente, você pode escolher lamelas monocromáticas e análogos com uma impressão, escolhendo materiais de uma série, para não se confundir com tons.

Você pode comprar um material com a mesma textura, mas com uma cor diferente e brincar com esse contraste. Além disso, você pode escolher combinações típicas de estilos específicos de design de interiores. Por exemplo, você pode combinar branco com metálico, vinho com asfalto úmido. Um maravilhoso conjunto resultará se você combinar bege e cinza claro, grafite e madeira, concreto e tijolo.

Uma ideia interessante para a decoração de uma casa de banho pode ser o acabamento do revestimento com filme fotográfico ou autocolantes de vinil. Se você escolher o tema certo para o desenho, pode indicar que o revestimento pertence a um estilo de interior específico. Por exemplo, você pode superar o design nos estilos loft, moderno, chalé, country ou provençal. Para um banheiro típico, você pode comprar material de revestimento para ladrilhos.

Os designs populares hoje são pinturas étnicas, todos os tipos de galhos, vinhas, folhas e até padrões de damasco. No entanto, o estilo e o estilo diferem: em algum lugar, os revestimentos monocromáticos são apropriados, em algum lugar - a textura de uma pedra. No estilo clássico, é necessário um contraste de fundo monocromático com guarnições douradas e imitação de moldagem de estuque. No estilo ecológico, é necessária uma demonstração da textura amadeirada.

Para os clássicos, o uso de douramento, elementos de estuque nas paredes e no teto é aceitável. No entanto, o revestimento completo do piso e do teto não é recomendado. Quando há muito plástico, ele perde sua expressividade.

Para que pareça status e expressivo, ele precisa de oposição, textura ou cor contrastantes.

Como escolher?

A escolha de um material de qualidade muitas vezes confunde o comprador. A situação é agravada pela maior variedade em que você pode se perder. No entanto, não importa o quanto você goste de desenhar em variedades específicas, esse não é o critério de seleção mais importante. Para escolher um material de alta qualidade e um revestimento elegante em um acabamento, você precisa levar em consideração várias nuances.

  • O material de alta qualidade não é barato: quanto mais resistente e durável for, mais alto será o preço.
  • Um bom folheado tem uma geometria rígida: são bordas lisas, bordas inteiras, sem defeitos e ondulações.
  • Os bons painéis têm muitos reforços: quanto mais divisórias entre as folhas, mais resistente é o material.
  • Os perfis são comprados do mesmo lote, em lotes diferentes pode haver uma diferença de tonalidades, o que pode prejudicar toda a impressão.
  • O tema da impressão também é importante: os desenhos que criam uma atmosfera negativa no banheiro são excluídos.
  • O tamanho da impressão é selecionado levando-se em consideração a metragem do banheiro: quanto menor o cômodo, mais simples a impressão, em algum lugar ela não será necessária.
  • A cor dos painéis é selecionada com base no grau de iluminação do banheiro: em uma sala pequena e escura, são usados ​​painéis de luz.

Depois de entrar na loja, o comprador geralmente tenta encontrar um meio-termo entre qualidade e preço. No entanto, um belo material ainda não significa que seja adequado especificamente para paredes. Se a sua espessura for pequena, este é um tipo de ripas de teto, elas são mais baratas do que as ripas de parede. Eles são menos duráveis ​​porque não foram projetados para contatos mecânicos.

Quanto maior for a área das paredes, mais fácil será colá-las com materiais dimensionais.... É necessário também atentar para a resistência à temperatura, pois ela pode variar entre os painéis. Para não duvidar da qualidade do material adquirido, deve-se solicitar ao vendedor um certificado de qualidade.

É necessário estar atento à composição das matérias-primas: se não contiverem componentes nocivos, é amigo do ambiente.

É necessário inspecionar cada painel adquirido, caso contrário, você pode não notar lascas e rachaduras, bem como arranhões. Qualquer defeito é um sinal de defeito, tal produto não deve ser levado. Para que o revestimento tenha uma aparência bonita, ele deve inicialmente ser plano e intacto.Se o material que você gosta não é suficiente, você pode vê-lo como um "companheiro" ou até mesmo comprar outro, mas em quantidade suficiente.

Qualquer material de construção é adquirido com base no cálculo da quantidade aproximada... Neste caso, o tipo de instalação é importante, pois as lamelas podem ser fixadas tanto ao longo como ao longo das paredes e do teto. Além disso, é dada atenção à percepção do próprio design. Por exemplo, se uma opção de madeira fica bonita em uma vitrine, isso não significa que ela criará o design desejado no banheiro de um apartamento na cidade. Se todas as paredes forem decoradas com tal revestimento, cria-se o efeito de estar em uma casa de madeira ou mesmo em uma caixa.

Para entender quais produtos do fabricante devem ser preferidos, você pode folhear as avaliações sobre um determinado material. É aconselhável visualizar os comentários em vários portais de informação. Isso permitirá que você obtenha uma imagem mais realista com todos os prós e contras de um determinado material. Não é necessário levar material de 1 mm de espessura: no processo de trabalho, pode ser lavado. Ao escolher um tipo de acabamento contrastante, deve-se ter em mente que uma tonalidade clara e suave deve prevalecer sobre uma luminosa. Caso contrário, os painéis podem tornar o estilo interior desagradável e opressivo. É melhor colocar o acento onde seja claramente visível.

Em alguns casos, pode ser um pequeno painel ou uma parte estreita da parede e, às vezes, pode ser um meio-fio superior ou uma saliência construtiva. Para fazer os painéis de destaque se ajustarem melhor ao interior, você pode decorar outra parede em um estilo semelhante. Por exemplo, pode ser uma imagem na parede atrás do banheiro e uma borda do painel oposto.

Como cuidar?

A manutenção dos painéis de plástico é simples. Basta limpá-los regularmente com um pano húmido, sem esperar que apareçam neles salpicos de água, característica da maioria dos edifícios de apartamentos. A sujeira das costuras pode ser removida com uma escova dura ou uma escova de dentes. Para não empurrar a superfície das lamelas, deve-se usar uma flanela ou esponja de espuma para limpá-las.

Não é desejável usar pós de limpeza com abrasivos. Isso pode causar arranhões. É melhor usar géis líquidos, mas para escolher o produto certo é preciso prestar atenção ao tipo de plástico a que se destina.

Alguém lava os painéis com sabão em pó comum e depois os seca. Nos casos mais avançados, usam bicarbonato de sódio, aplicando na sujeira e retirando após uma hora.

Algumas pessoas preferem usar uma esponja de melamina. No entanto, de qualquer maneira você precisa lavar os painéis delicadamente para não empurrar o material e não riscar o padrão... Não há necessidade de esfregar em um só lugar muitas vezes, não há necessidade de usar produtos químicos agressivos.

Se você mantém a limpeza constantemente, não precisa realizar manipulações complexas com frequência.

Belos exemplos do interior

Oferecemos 10 exemplos de uso bem-sucedido de painéis de plástico no design de interiores de banheiros.

  • Interior da casa de banho com estilo sótão usando texturas de mármore e tijolo.
  • Revestimento em cor contrastante no banheiro estilo minimalista.
  • Escolha harmoniosa do padrão com uma expansão visual do espaço.
  • Revestimento de parede de banheiro estilo clássico em cores brilhantes.
  • O interior do banheiro combinado, decorado na tradição estilo ecológico.
  • Usando painéis de plástico para zoneamento de espaço.
  • Interior do banheiro em cores neutras com acentuação da zona de banho.
  • Projeto interessante uma casa de banho combinada com a utilização das cores claras da paleta.
  • Exemplo textura de contraste material usado.
  • Exemplo dispensando grande padrão, sua combinação com o revestimento de fundo.

No próximo vídeo, você encontrará os segredos do acabamento de um banheiro com painéis de PVC.

sem comentários

Moda

a beleza

casa