Banheiro

Decorando o banheiro com madeira: regras e opções

Decorando o banheiro com madeira: regras e opções
Contente
  1. Requisitos primários
  2. Raças adequadas
  3. Como usar no interior?
  4. Regras para combinação com outros materiais
  5. Como proteger a madeira da umidade?
  6. Belos exemplos

A madeira é um material natural, com cor, textura, cujo calor estará sempre em voga. E se tem dificuldade em tomar uma decisão quanto à decoração do espaço, recorra a ela, uma árvore de compromisso e democrática. Esta opção tornará até o banheiro estiloso e aconchegante ao mesmo tempo.

Requisitos primários

A escolha dos materiais é o principal requisito para projetos futuros. O acabamento do banheiro não deve decolar com indicadores como alto nível de resistência à umidade, coeficiente de deformação, resistência ao ataque de fungos.

Quando todos os parâmetros básicos são levados em consideração, pense no design. Banheiro e madeira são uma combinação bastante original, mas se você exagerar um pouco, será pretensioso.

Se o seu apartamento for feito em um estilo radicalmente diferente, então a madeira quente pode parecer estranha no design do banheiro.

Por que a madeira é uma ótima escolha.

  • Do ponto de vista do respeito pelo meio ambiente, este material é simplesmente ideal, em ambientes úmidos este critério é especialmente importante. Como as paredes e outras superfícies estão sujeitas a flutuações de umidade e temperatura, o respeito ao meio ambiente se torna um requisito importante. A madeira em tais condições não emitirá substâncias tóxicas, o que não se pode dizer de muitos outros materiais de acabamento.
  • Exterior - aconchego e calor são os companheiros inabaláveis ​​do acabamento em madeira. Finalmente, ladrilhos e ladrilhos podem ficar entediados, portanto, essa mudança de decoração também é uma solução confortável para quem deseja mudanças visuais sérias.

Raças adequadas

Freixo, carvalho e olmo podem ser considerados as espécies mais adequadas para o acabamento de um banheiro.Mas se você acha que a resistência à umidade precisa ser melhorada, escolha o bambu, a cortiça, o merbau, o cedro, o larício, a faia.

Outra opção bastante popular é instalação de forro no banheiro. Este é o material que permite ajustar visualmente a filmagem e a percepção da sala. Se você decidir organizar os painéis verticalmente, haverá a sensação de um teto mais alto; se for horizontal, as paredes irão se "expandir" visualmente.

Não tenha medo da árvore. Hoje a árvore está coberta de impregnações especiais. Eles protegem a madeira de forma confiável contra o apodrecimento e o excesso de água. E mesmo o vapor normal não deforma a madeira.

Como usar no interior?

Parquet ou tábua é geralmente usado como revestimento de piso. A melhor opção é usar tábua de parquete de três camadas... O processamento multinível do material o torna durável. E não é difícil montar tal placa.

Opções de acabamento de parede:

  • forro de madeira;
  • placas folheadas;
  • matriz (ou placas sólidas);
  • placas coladas.

Se o principal critério de seleção para você for a facilidade de instalação (por exemplo, você mesmo deve fazer o reparo), não encontrará um revestimento melhor. É fácil de montar, embora seja necessário usar uma moldura, o que reduz um pouco a metragem do banheiro.

Excelente resistência à umidade e placa colada: várias camadas de madeira coladas conferem ao material uma resistência especial. Mas se você está procurando a opção mais ecológica possível, então, obviamente, esta é uma matriz.

É verdade que o preço de tal reparo será muito alto e é improvável que a instalação seja feita sem o envolvimento de especialistas.

Muitos estão acostumados com o fato de que a solução interna padrão é um banheiro branco, com um pouco menos de frequência - um banheiro cinza. Se não quer abrir mão dos “clássicos do gênero”, deixe sua cor preferida, diluindo-a com elementos de madeira. Literalmente 2 pastilhas de madeira não muito grandes transformam o espaço. Complete-o com mais elementos decorativos no estilo boho e você criará uma imagem fundamentalmente nova do banheiro.

Regras para combinação com outros materiais

A compatibilidade dos dois componentes internos depende da espécie de madeira específica. A iluminação desempenha um papel significativo e, se a sua casa de banho tiver janela, isso também é levado em consideração. Se você usar pedras com grandes texturas amadeiradas, um design vermelho ou escuro pode tornar o ambiente mais expressivo.

Se as dimensões do banheiro forem pequenas ou você for contra essas soluções brilhantes, há muitas outras opções.

  • Pedra + madeira. Esta combinação foi testada durante séculos em muitas combinações, em uma ampla variedade de interiores. É ótimo se a textura contrastar, por exemplo, uma superfície lisa de madeira e uma pedra áspera, ligeiramente áspera. Se a pedra for polida, use madeira texturizada com estrutura expressiva.
  • Ladrilhos cerâmicos + madeira. Os ladrilhos lisos modernos podem ser amigos da madeira natural. Se as superfícies forem iguais, isso torna o interior mais pesado e, se forem tão diferentes, adquire dinâmicas que são benéficas para si.
  • Painéis de vidro + madeira. O banheiro nesta combinação ficará mais interessante e espetacular. Os painéis de vidro acentuam a beleza da madeira e o interior geral ficará mais elegante.

Tente evitar decisões difíceis. O concreto, o laminado podem ser considerados como tal. Aliás, se você quer estragar o interior, combine material real e sua imitação nele: por exemplo, madeira e laminado.

Em situações extremamente raras, as inserções naturais serão bem combinadas com ladrilhos de madeira. Mais frequentemente, é um exagero e mau gosto.

Como proteger a madeira da umidade?

O jeito mais fácil - envernizamento. Tanto as madeiras locais como as exóticas podem ser envernizadas. Tente obter um verniz com pronunciadas propriedades repelentes de umidade. A película desse verniz não se afasta da superfície, não racha, o que prolonga a vida útil da madeira. O período ideal para o reenvernizamento é considerado de 5 a 7 anos.

Outras opções.

  • Revestido com óleo. O óleo preenche até as menores lacunas, mas essa eficiência é ofuscada por toda uma lista de desvantagens. Em primeiro lugar, a madeira vai ficar manchada com o tempo e, em segundo lugar, deve ser embebida em óleo regularmente. E a madeira ficará mais escura após a impregnação de óleo.
  • Toning. Em certo sentido, isso também é proteção, só que normalmente é usado para imitar a cor de uma espécie de madeira valiosa. Recomenda-se repetir a coloração uma vez a cada 2,5 anos.

Talvez seu mestre sugira outras opções para você. Mas os métodos acima ainda são os mais populares hoje.

Belos exemplos

  • Opção de moradia privada. Tem um pouco de estilo nórdico, um pouco de simplicidade que hoje é relevante, um desejo pela ausência de enfeites perceptíveis. Em tal sala, será realmente quente, agradável, confortável. E o risco de lesões é muito menor do que em um banheiro normal.
  • Ascético, mas não desprovido de graça. Se para alguém essa opção se tornar sombria, para outra parecerá ideal. Para aqueles que amam clareza, equilíbrio, falta de decoração, com certeza servirá.
  • Há noir nisso, e tristes humores e, ao mesmo tempo, o estilo e a precisão da transferência vindo à tona. Se você está cansado de banheiros que parecem salas de cirurgia, dê uma olhada nessas soluções.
  • Esta casa de banho está localizada numa casa de madeira, mas a ideia, em princípio, pode ser tomada para arranjar uma casa de banho num apartamento. A combinação de tons é muito competente. Uma banheira de pedra cinza e madeira sempre fica bem.
  • Aqui, uma parede decorativa é decorada com madeira. Talvez os proprietários não tenham feito uma reforma completa, apenas mudado parte do espaço. E essa mudança certamente o reanimou.
  • Um dos exemplos clássicos da introdução da madeira como material na concepção da casa de banho. Observe que o espaço é pequeno, mas foi muito lucrativo e projetado com precisão proporcional. A propósito, em vez de uma janela real, você pode construir uma janela falsa.
  • Um exemplo de um luxuoso banheiro em uma casa particular. Este é um verdadeiro spa em casa. Geometria bem-sucedida, seleção de materiais, escolha de decoração. A vegetação é muito apropriada aqui.
  • Casa de banho muito bonita e relativamente simples, decorada com tábuas. Não há nada supérfluo aqui, o olho descansa, a alma se alegra. Pelo menos a imagem evoca exatamente essas associações.
  • E mais uma opção com ripa, de onde respira com agradável frescura. A madeira é tingida aqui, mas também pode não ser uma má ideia.
  • Opção leve, limpa e aconchegante. Madeira branca, ladrilhos, uma seleção competente de elementos que juntos formam um espaço integral.
  • Uma banheira branca chique com concreto e madeira é um mundo separado na casa que inspira descanso, relaxamento e conforto.

Se você não conseguia nem pensar em lenha no banheiro, talvez agora seja a hora para isso. O interior também é um meio de expressão pessoal e um mundo que você escolhe para si.

Para obter informações sobre como decorar um banheiro de uma casa privada de maneira econômica, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa