Cômodas para banheiros: tipos e dicas de escolha
Ao organizar suas casas, muitas pessoas tentam criar o interior mais interessante e bonito. Um lugar importante é ocupado pela casa de banho, para a qual existe um grande número de opções de interiores. Instalar uma cômoda no banheiro pode ser uma solução interessante. Deverá descobrir os principais tipos deste móvel, seus prós e contras, métodos de instalação, conselhos na escolha.
Visualizações
Existe uma grande variedade de aparadores de banheiro. Vários tipos podem ser distinguidos.
- Direto. Uma opção muito comum. Uma cômoda reta costuma ser colocada na sala de estar ou no quarto. Como regra, esses móveis podem ocupar muito espaço, por isso é melhor colocar essa cômoda em banheiros grandes. A estrutura consiste em tampo de mesa, paredes traseiras e laterais e portas frontais.
- Estreito. Essas cômodas ocupam menos espaço. Eles foram criados especificamente para espaços pequenos, onde a disposição de móveis de grandes dimensões reduz muito o espaço. O design é semelhante ao design de cómodas retas, a única diferença está no tamanho.
- Angular. Este tipo de cômoda é a opção mais adequada para cômodos estreitos e pequenos.
Como regra, colocar os móveis em um canto pode economizar muito espaço.
- Universal. Combina penteadeira e pia. Uma excelente opção para aqueles cuja área de banho não permite o uso separadamente.
Uma cômoda versátil costuma ser usada como uma pequena penteadeira.
Estrutura
A cômoda do banheiro é um item muito funcional. Alguns modelos são equipados com um recorte especial para pia ou pia. Assim, você pode economizar espaço e organizar 2 itens em um.Além da pia, alguns designers instalam uma penteadeira na cômoda.
A maioria dos modelos são projetados para serem usados para armazenar itens de higiene. Portanto, as cômodas costumam ser equipadas com gavetas de plástico. Pode haver vários deles, porque devem caber toalhas, roupões de banho, toalhas de rosto e outras coisas para o banheiro. As cómodas também podem ser equipadas com um cesto de roupa suja. A vantagem é que tem mais espaço do que gavetas. Graças à sua estrutura em vime, o cesto combina muito bem com a madeira.
Existe uma particularidade que diz respeito à cómoda com lavatório. O fato é que um sifão e tubos devem ser conectados à pia. Se você deseja que seu banheiro tenha uma aparência bonita, todos os elementos de instalação e tubos devem ser ocultados. Existem cómodas que se caracterizam pela presença de várias gavetas na parte superior, enquanto a inferior está vazia, e contém um sifão e tubos. Os designers previram a possibilidade de acesso ao encanamento fazendo portas no fundo da cômoda.
Em vez de uma bancada completa, as cômodas com pia têm um orifício no qual a pia será montada.
Alguns designers criam mecanismos de mobiliário muito originais e muito úteis. Isso também afetou as cômodas. Em vez de gavetas convencionais, contêm mecanismos laterais com pequenas prateleiras amplas. Coisas pequenas não se perderão em uma cômoda como essa.
Material
Os armários do banheiro podem ser feitos de diferentes materiais, que diferem em suas propriedades.
- MDF. A estrutura deste material consiste em fibras comprimidas ou aparas de madeira. Essas matérias-primas podem ficar úmidas, portanto, o MDF deve ser processado com o máximo de cuidado possível. Para isso, diversos vernizes e revestimentos são utilizados para proteger as paredes do produto da penetração de umidade. Na fabricação de MDF, são utilizados polímeros modernos, o que dá resistência.
Este material é um dos mais utilizados pelos fabricantes. Seu funcionamento é simples, seu design é eficiente e o preço não é muito alto.
- Plástico - um material moderno que torna qualquer móvel leve. Se falamos de uma cômoda para o banheiro, a principal vantagem é a resistência à umidade. Outra vantagem é a operação simples. O plástico tolera bem altas temperaturas, não precisa ser tratado com vernizes e tintas e é fácil de limpar.
Das desvantagens, é possível notar a pequena resistência e o design pouco original dos produtos a partir dele.
- Aglomerado - um dos materiais mais baratos para uma cômoda. A estrutura é aproximadamente igual à do MDF, mas os chips são maiores, o que resulta em uma estrutura menos durável. Apesar de o aglomerado também ser tratado com tintas e vernizes, a sua vida útil é muito mais curta do que a de qualquer outro material. Quando a umidade atinge o papelão, os cavacos começam a inchar.
Essa cômoda não será durável e confiável, então a opção de papelão é questionável se você quiser comprar móveis duráveis.
- Madeira - o material mais popular com o qual os móveis são criados. Qualidade e confiabilidade são as principais vantagens da madeira, por isso ela é utilizada na fabricação de móveis há centenas de anos. Com um processamento de alta qualidade, não aparecem vestígios de arranhões na madeira, ela não fica molhada, não seca e não deforma, o que torna muito longa a vida útil dos produtos. Do ponto de vista do design, a madeira é boa porque pode receber um grande número de tonalidades com a ajuda de tintas e vernizes modernos. E também as paredes laterais e frontais de tais móveis podem ser decoradas com entalhes. Isso adicionará elegância ao visual.
As bancadas também vêm em materiais diferentes.
- Polímeros - compostos químicos fortes que são resistentes a arranhões, impactos e qualquer outro tipo de deformação. Essas bancadas podem ser de cores diferentes, o que dá ao comprador uma escolha.
- Quadro de madeira - material que precisa ser tratado adicionalmente com agentes antimicrobianos e anti-sépticos. Esta placa complementa o design da cômoda.
- Vidro resistente a impactos pode suportar cargas pesadas devido ao processamento especial. A aparência do vidro é sempre elegante e combina com qualquer interior.
- Pedra - um material muito durável e bonito, mas necessita de tratamento de alta qualidade com agentes antimicrobianos e desinfetantes. Alguns designers fazem bancadas de pedra que são lascadas e perfuradas para fazer a superfície parecer que foi escavada em um único pedaço de rocha.
- Aço - uma substância forte e estável, cujo funcionamento não requer condições especiais. Se falamos sobre os tipos de material, então o aço inoxidável é o mais adequado. Ela será capaz de manter suas propriedades por muito tempo e ao mesmo tempo continuar a ter uma boa aparência. A única desvantagem das bancadas de aço são os riscos que permanecem mesmo com pequenos contatos com objetos rígidos.
Critérios de escolha
Existem algumas coisas a ter em mente ao escolher.
- Muitas pessoas costumam prestar atenção apenas na aparência do produto, e isso está errado. Em primeiro lugar, descubra o tamanho da mobília: vai caber na sua casa de banho.
- Se o produto for pintado, verifique a qualidade da pintura... Não deve haver rachaduras ou camadas irregulares nas tintas e vernizes aplicados. Se você notar vestígios de processamento deficiente, poderá duvidar da qualidade da montagem do móvel.
- Outro critério é o sistema de fixação. As portas são presas a esses mecanismos, cujo mau funcionamento causa muitos transtornos. Os fechos devem ser de alta qualidade e não ranger. Não se esqueça de lubrificar os mecanismos de vez em quando para que funcionem bem.
- Funcionalidade - um critério ao qual prestar atenção. Não fará muito sentido para você comprar uma cômoda com muitas gavetas se você for usar apenas algumas. Os compartimentos desnecessários ocuparão espaço adicional que pode ser usado para outras peças de mobiliário ou decoração.
- Compre móveis de banheiro ou eletrodomésticos em lojas especializadas. Assim, terá a garantia total de que a qualidade de construção da cômoda é de alto nível. Tente escolher uma cômoda para seu quarto. Móveis corretamente selecionados tornarão o ambiente mais bonito. E foco também no preço, porque esse é um dos principais fatores.
Veja abaixo para mais detalhes.