Bancada de madeira no banheiro: descrição dos tipos, dicas de escolha e cuidados
A aparência do banheiro mudará visivelmente se uma bancada de madeira for introduzida no interior. A madeira é orgânica com qualquer material de revestimento e é um elemento necessário para alguns estilos.
Vantagens e desvantagens
Não é frequente encontrar bancadas de madeira em casas de banho, muitos consideram este material incompatível com condições de elevada humidade. Mas ninguém se surpreende com uma casa de banhos ou uma sauna em forma de casa de toras, embora as condições nelas sejam muito mais destrutivas para a madeira. Com manuseio e cuidado adequados, uma bancada de madeira pode durar várias gerações. Além da durabilidade, possui outras vantagens.
- Ambientalmente amigável. A combinação natural de água e madeira é tão orgânica que dá para sentir sua energia positiva.
- Original... Decidindo instalar uma bancada de madeira, obtemos um móvel único para casa de banho, que dificilmente se encontra entre amigos e conhecidos.
- Linda e cheia de estilo. É difícil duvidar do esplendor da madeira natural. Adequa-se a todos os estilos, mas é especialmente importante para o estilo country (country, chalet, Provence, rústico), para os estilos classicismo, histórico, étnico e ecológico.
- Fácil de lidar. A madeira é um material maleável e fácil de trabalhar. Se você tiver certas habilidades de carpintaria, pode preparar e instalar a bancada por conta própria.
- Variado... O desenho de cada árvore nunca se repete. A paleta de cores dos produtos de madeira tem muitos tons.
- Compatível. A árvore não é apenas adequada como companheira de pedra, azulejos, vidro e outros materiais, mas também os enobrece com sua aparência cara e apresentável. Quanto mais grossa a madeira, mais cara e bonita fica a bancada.
Mas a árvore também tem desvantagens.
- O mais famoso é a hidrofobicidade. A estrutura macia e porosa absorve facilmente a umidade, que destrói o material e o expõe ao apodrecimento. Com o tempo, a bancada se torna um paraíso para fungos e bactérias. Pelo mesmo motivo, vestígios de cremes, xampus, tinturas de cabelo permanecem na superfície.
- A umidade e as altas temperaturas irão deformar produtos mal processados.
- A madeira pode ser arranhada, lascada e destrutiva.
- A bancada deve ser mantida regularmente. Para pessoas que estão muito ocupadas, esse tipo de material não funcionará.
- O custo da madeira é bastante alto. Isso é especialmente verdadeiro para madeira sólida e variedades exóticas.
Com o tratamento e os cuidados adequados, não haverá problemas com a bancada, além disso, a árvore se presta bem à restauração, basta retirar a camada danificada, tratá-la com um antifúngico e cobri-la com uma camada hidrorrepelente. - verniz ou tinta.
Visão geral do design
O tamanho da bancada depende dos parâmetros do local escolhido para a mesma, os produtos podem ser de diferentes comprimentos, profundidades e espessuras, podem ter formas padronizadas e inusitadas, mas estruturalmente são divididos em apenas três tipos.
Pia embutida
Este desenho é uma tela de mesa com um recorte correspondente ao encanamento, uma pia está instalada nela. A pia fica abaixo do nível da bancada, é menos perceptível, e não precisa ser cara e espetacular, neste caso o destaque está na beleza da madeira.
Lavatório de bancada
Nesta versão, é feito um pequeno orifício na bancada, apenas para a drenagem, e a própria pia é instalada na superfície. Encanamentos caros, brancos como a neve, com linhas geométricas suaves contrastam bem com espécies de árvores escuras.
Monolítico
Esta é a opção mais incomum e cara quando a própria bancada funciona como pia. Uma estrutura monolítica pode ser feita de uma peça de madeira sólida e muito dura. Dentro dele, uma tigela para a lavagem e um orifício de drenagem são cortados, as comunicações são conectadas a ele. Madeira densa e bem preparada não apodrece por muitos anos em contato com a água. Após tratamento antimicrobiano e antifúngico, é recoberto com verniz especial com adição de madrepérola.
A madeira adquire um aspecto expressivo, o padrão das fibras estruturais combina lindamente com qualquer tipo de iluminação. A bancada monolítica precisará de manutenção constante e, se feita, durará um tempo surpreendentemente longo.
Para a bancada, às vezes não é usada madeira maciça, mas várias barras grandes, que são coladas sob pressão em prensas especiais.
É importante conectar o desenho de forma que pareça o mais eficaz possível na superfície.
Materiais (editar)
As bancadas de madeira incluem não apenas produtos feitos de placas de móveis ou madeira maciça, mas também usam material de aglomerado. Uma descrição das características de cada produto permitirá estudá-las e fazer a escolha certa.
Madeira sólida
A opção mais cara e bonita para a criação de uma bancada é feita de madeira maciça. Para a casa de banho, é melhor escolher tipos de madeira densos. Nossos ancestrais construíram seus navios com variedades de árvores duráveis e de baixa porosidade, e eles entraram em contato com a água facilmente por décadas. Um tampo de mesa feito de lariço ou carvalho maciço cumpre perfeitamente as suas funções.
Aglomerado
O material mais impróprio para banheiro, mas disponível para a maioria da população. A serragem e as aparas grossas são coladas com resinas e prensadas com pressão. A toxicidade do adesivo é agravada pelos vapores quentes encontrados no banheiro.A superfície da bancada é laminada para protegê-la da umidade, mas se a camada for quebrada, a umidade rapidamente deforma e destrói o cartão. A vida útil de tal produto não é superior a cinco anos.
MDF
Em termos de relação qualidade / preço, é o material mais popular. É um pouco mais caro do que o cartão, mas muito mais confiável na operação. É feito de aparas finas, impregnado com parafina e prensado. O produto é durável, não tóxico e amigo do ambiente. O material se presta a gofragem, o que permite decorar a superfície dos móveis. O tampo da mesa é laminado para mantê-lo fora do contato com a água. Com bom atendimento, o produto dura até 10 anos.
Lajes
Se você fizer um corte de uma árvore grande (longitudinal ou transversal) no nível da espessura da bancada, esta será uma laje. Para produtos de laje, são escolhidas variedades valiosas de árvores com um padrão e cor exclusivos. Para preservar a beleza natural, as bordas ficam sem tratamento. Além disso, a madeira é protegida de fungos com impregnações especiais e coberta com camadas de verniz.
As bancadas de laje estão entre os produtos mais incomuns e caros.
Placa de móveis
Placas polidas naturais são coladas e prensadas, obtendo-se assim uma placa para móveis, que posteriormente é utilizada na fabricação de produtos. Para criar o material, são usados tipos de madeira dura e média - freixo, faia, carvalho e, menos frequentemente, pinho.
Dicas de Seleção
Uma árvore de densidade desigual tem um custo diferente. Antes de fazer a sua escolha, saiba que as castas densas têm baixa porosidade, pelo que quase não deixam passar a humidade e não incham, como normalmente acontece com as madeiras mais macias. A escolha depende das possibilidades orçamentárias de cada família em particular. Você pode dividir as espécies de árvores nas seguintes categorias:
- denso - ébano, jatobá, sucupira, nogueira, merabu, carvalho, lariço, oliveira, bordo, cedro, wengué;
- densidade média - bambu, freixo, teca, pêra, carpa, olmo, faia;
- densidade baixa - bétula, amieiro, castanha.
O carvalho é especialmente popular entre as variedades domésticas. O carvalho pode ser impermeabilizado de duas maneiras.
- Manchado, ou seja, por imersão prolongada, quando os taninos começam a trabalhar e conferem ao produto uma força especial.
- Queimadoquando a resistência da madeira é obtida com a ajuda do fogo. Esta técnica foi inventada pelos japoneses, mas aprimorada pelos construtores navais holandeses. Após a queima, a camada queimada é removida com escovas rígidas, revelando um material bonito e durável.
A faia tem uma densidade média de fibra. Para torná-los impermeáveis, a superfície da madeira é coberta com cera.
A textura densa do lariço funciona bem para bancadas de banheiro. Pode ser estampado, escovado e outras tecnologias interessantes.
A noz tem uma bela textura e diversas variedades de cores ricas. Pertence a materiais densos que são usados para bancadas de elite.
Apesar de a teca ser considerada uma madeira de densa média, ela contém compostos de borracha em sua composição, o que melhor afeta a presença de propriedades hidrorrepelentes. O topo de teca tem um belo tom de mel.
Além da raça, ao escolher um material para bancada, é preciso estar atento ao seu processamento primário. A madeira deve estar seca, lisa, sem nós e rachaduras. Se o produto for feito de matéria-prima, pode se deformar durante a secagem.
Como cuidar?
É possível preservar as qualidades de desempenho da madeira por mais tempo se ela for corretamente selecionada, instalada e cuidada.
- Para que a atmosfera húmida da casa de banho se torne familiar à bancada, é necessário deitar nestas condições durante várias semanas antes da instalação.
- Qualquer umidade na superfície da madeira deve ser removida imediatamente.
- Não use produtos de limpeza abrasivos para madeira.
- Para manter o máximo possível da superfície da bancada, é melhor escolher uma pia suspensa, já que apenas um pequeno orifício de drenagem é necessário para instalá-la.
- O modelo lacado dura 10-15 anos, então deve ser renovado.
- Um produto coberto com uma camada de óleo requer uma manutenção mais cuidadosa. Quatro vezes ao ano, deve ser embebido com formulações frescas de óleos para manter seu aspecto agradável.
A bancada de madeira do banheiro é espetacular e incomum, cria um ambiente de conforto doméstico. O produto vai durar muito se você cuidar dele com amor.
Para informações sobre como fazer uma instalação oculta de uma bancada de madeira, veja o próximo vídeo.