Linoleum no banheiro: prós e contras, tipos e escolhas
Quando as pessoas falam sobre materiais para cobrir as superfícies do banheiro, muitas vezes pensam em diferentes tipos de ladrilhos. Às vezes se trata de papel de parede, pedra natural e opções semelhantes. Mas não menos atraente e, além disso, uma forma prática de design será a utilização de linóleo na casa de banho.
Características, vantagens e desvantagens
Sim, esse material raramente é encontrado em banheiros. E a própria conveniência de seu uso ali causa acirrada controvérsia. Os profissionais sabem que nem todo tipo de linóleo é adequado para ambientes úmidos e que a tecnologia de instalação não é a mesma que em outras salas. No entanto, não existem obstáculos intransponíveis para o uso de tal cobertura. Não existem marcas ou variedades especiais de linóleo que se destinem especificamente ao banheiro.
Dos tipos de cobertura atualmente disponíveis no mercado para esta sala, apenas as opções baseadas em PVC são adequadas. Alguns especialistas também dizem que você pode usar marmoleum. Mas essas declarações não devem ser totalmente confiáveis. Sim, o marmoleum é de alta qualidade, mas sua camada principal pode absorver água e vapor. Além disso, esse material é mais frágil do que os produtos à base de PVC.
Para decidir se deve usar linóleo no banheiro, você precisa entender claramente suas qualidades positivas e negativas. Com a ajuda desse material, é possível garantir a impermeabilidade absoluta do piso à água. Claro, se o revestimento for escolhido corretamente e colocado exatamente de acordo com a tecnologia. O acabamento de linóleo também é atraente devido ao seu baixo custo. Só a tinta é mais acessível, e mesmo assim não é de nenhuma marca.
Imediatamente após colocar os rolos de linóleo e prendê-los, você pode começar a usar o banheiro.Não há necessidade de esperar que algo seque, endureça ou grude. Além disso, o linóleo pode ser decorado com uma variedade de materiais. Existem opções para rolos de parede com imitação:
- azulejos;
- Madeira;
- pedra;
- laminado.
A segunda opção é especialmente atrativa, pois não é muito racional usar madeira natural para o acabamento do banheiro. Colocar o linóleo com as próprias mãos é fácil em comparação com a instalação de ladrilhos de cerâmica. Apenas alguns estágios requerem certas habilidades.
Importante: um bom linóleo amortece sons estranhos melhor do que azulejos. Andar com os pés descalços é mais quente e, portanto, mais agradável.
Tocar a superfície do linóleo com outra parte do corpo também não causa desconforto. Apenas a madeira é mais quente, mas já discutimos suas deficiências. Além disso, os revestimentos de rolo modernos não têm requisitos especiais de cuidado. Após a limpeza normal com um pano úmido, a superfície recupera seu brilho característico. No entanto, isso não significa que você pode ignorar os problemas que surgem ao escolher o linóleo.
Se a água entrar sob a camada de material (líquido ou vapor - não importa), ela não poderá voltar. Portanto, o perigo de mofo é muito alto. Se a superfície do linóleo for molhada, ele escorregará, o que significa um alto risco de ferimentos. Além disso, os tipos de material baratos, mesmo rotulados como resistentes à umidade, duram muito menos do que os azulejos. A saída é o uso de linóleo comercial sólido e a rejeição de falsas economias em sua qualidade.
Como escolher?
Mas mesmo o linóleo de PVC para o banheiro deve ser escolhido corretamente. Erros na avaliação das propriedades de um material podem ter um efeito prejudicial em sua operação posterior. Em primeiro lugar, você precisa se familiarizar com a estrutura do revestimento. Apenas soluções completamente homogêneas sem qualquer suporte funcionarão. Se for, servirá como uma espécie de esponja que absorve água.
Um indicador igualmente importante é a resistência ao desgaste. Tanto em apartamento como em casa particular, o linóleo colocado no banheiro de uso permanente deve pertencer à classe comercial. É permitido - mas não encorajado - o uso de pisos semicomerciais. É necessária uma camada superior de poliuretano de alta densidade. No entanto, mesmo os revestimentos para pisos que atendem aos requisitos listados podem não ser adequados.
O fato é que apenas linóleo antiderrapante pode ser colocado no banheiro. Para evitar o escorregamento, o corindo esmagado é colocado na camada superficial. A qualidade anti-derrapante é classificada de acordo com a norma internacional DIN 51130; atribua uma das categorias de R8 a R13. No banheiro, apenas linóleo de pelo menos R10 pode ser colocado no chão.
Importante: o material antiderrapante de alta qualidade, ao contrário de escorregadio ou falso, é muito caro.
Deve-se também ter em mente que molhar a superfície reduz as propriedades antiderrapantes. Portanto, é necessário fazer uma escolha entre usar um revestimento antiderrapante elite e colocar um linóleo simples, que é coberto com mantas de borracha nos locais mais críticos. A escolha da cor e da textura não é muito importante do ponto de vista prático. No entanto, esses pontos são muito importantes em termos de conceito de design e gosto pessoal. Considerando as peculiaridades do banheiro, é melhor optar pelo linóleo com componentes antibacterianos.
Instalação e outros detalhes
Ao colocar linóleo nas paredes ou no chão do banheiro, você deverá prestar atenção máxima à vedação do revestimento. Cubra completamente o perímetro dos tapetes de linóleo e todas as juntas. As características da mesa também desempenham um papel muito importante. Só é permitido fixar o linóleo em contrapisos totalmente secos. Além disso, sua superfície deve estar perfeitamente nivelada. O linóleo repete escrupulosamente a forma da base sobre a qual é colocado.
Portanto, as menores irregularidades, desvios da geometria ideal certamente se refletirão nas propriedades do revestimento.Este não é apenas um defeito estético. Depois de algum tempo, a destruição do material inevitavelmente começará. Os especialistas aconselham colocar o máximo possível de peças sólidas, de preferência desmontando temporariamente o encanamento. O material desdobrado deve ser mantido desenrolado por pelo menos 24 horas para que se adapte perfeitamente à forma da superfície subjacente.
Em lugares onde você não pode prescindir de juntas, é necessário cortar e ajustar o linóleo com muito cuidado. Primeiro, as tiras preparadas são sobrepostas umas às outras com uma margem. O corte deve ser executado ao longo da sobreposição. Isso deve ser feito com a expectativa de uma coincidência absolutamente exata das bordas. Para selar as juntas, utiliza-se soldagem com cola fria ou quente.
É melhor que as bordas sejam dobradas sobre a parede. Nesse caso, algo como uma "depressão" é formado. Posteriormente, mesmo que a água respingue, uma grande quantidade ficará retida no "cocho". A cola utilizada deve ser resistente à umidade.
O linóleo é colado em duas etapas. Inicialmente, uma parte do rolo é enrolada no meio do banheiro. A betonilha é revestida com uma camada adesiva uniforme com uma espátula. Em seguida, o rolo é desenrolado, tentando pressioná-lo ao mesmo tempo. Isso removerá as bolhas de ar e o excesso de cola que, de outra forma, se acumulariam no meio.
Importante: a instrução para alguns tipos de cola prescreve lubrificá-los não só com a régua, mas também com linóleo.
A área mais crítica é a junção piso / parede. Uma transição suave é fornecida com um rodapé de plástico triangular. Quando o material é disposto, a borda superior é colada com uma borda suave. Esta etapa permite excelente aperto. Mas existe outra técnica.
Trata-se de trabalhar com os chamados rodapés canelados. Cada rodapé consiste em 2 a 3 peças. Uma peça é colocada em um canto e ajuda a dobrar suavemente o linóleo. O outro (o próprio rodapé) cobre e veda as bordas da parede. Está comprovado na prática: os rodapés canelados não só simplificam o trabalho, mas também garantem uma excelente vedação do revestimento.
É ainda mais fácil preparar uma base de madeira para a colocação de linóleo do que uma pedra. Ambos os materiais podem mudar seus tamanhos e formas, portanto, eles são combinados de forma ideal um com o outro. Claro, a madeira deve ser absolutamente uniforme. O melhor de tudo - placas de madeira (contraplacado ou aglomerado).
Importante: todos esses materiais são tratados com anti-sépticos; a base é colada e as juntas são seladas da mesma forma que se trabalha na pedra.
Para obter informações sobre como colocar o linóleo corretamente, consulte o próximo vídeo.