Design e decoração de banheiro

Cortinas de tecido para banheiro: tipos e seleção

Cortinas de tecido para banheiro: tipos e seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Modelos e tamanhos básicos
  3. Materiais de manufatura
  4. Cor e design
  5. Tipos de montagem
  6. Como escolher?
  7. Como pendurar?
  8. Conselhos sobre cuidados
  9. Exemplos de sucesso no interior

Ao projetar um banheiro, é importante prestar atenção a muitos pontos. Um papel importante aqui é a escolha de cortinas, graças às quais você pode proteger o chão e os objetos de se molharem. Uma cortina devidamente escolhida pode não apenas reduzir a entrada de umidade no piso, mas também servir como um elemento decorativo.

Peculiaridades

Para banheiros, são utilizadas cortinas de diversos materiais, sendo os mais procurados os de tecido. Seu sortimento é grande o suficiente. A escolha dos produtos de tecido não é acidental, pois eles apresentam muitas vantagens:

  • seu uso evitará a entrada de respingos e vapor na superfície e nos móveis durante o banho e protegerá contra mofo;
  • uma grande seleção de produtos com diversos formatos, tamanhos e outras características - você pode escolher não apenas cortinas de diferentes padrões ou cores, mas também em texturas diferentes;
  • devido ao preço baixo, você pode trocá-los à medida que se desgastam, bem como dependendo da época ou do humor dos proprietários das instalações;
  • os produtos de tecido para instalações sanitárias não aderem ao corpo durante o banho, são bastante agradáveis ​​ao toque;
  • nenhum componente prejudicial é usado na produção, portanto, os produtos são ecologicamente corretos.

É muito conveniente usar essas cortinas, especialmente se forem fornecidos pesos especiais ou se suas bordas forem tratadas com uma composição, graças à qual o tecido não ficará grudado.

Quanto às deficiências, elas devem incluir a necessidade de secagem regular dos produtos. Sem arejar o ambiente, a umidade na superfície do tecido estagnará e o molde começará a aparecer. Além disso, a sujeira se desenvolve rapidamente em itens claros e brancos.

Ao adquirir a opção que você gosta, você deve saber se existe uma ponderação neste modelo na parte inferior para manter sua forma e dar a posição desejada. Também é importante garantir a qualidade dos produtos, pois nem todos os produtos são caracterizados por características de alto desempenho.

Modelos e tamanhos básicos

Além dos parâmetros e propriedades gerais, existem outras diferenças individuais nas cortinas de tecido. À venda pode encontrar produtos individuais ou cortinas duplas, constituídos por dois tipos de revestimentos: exteriores e interiores. A camada externa do produto é feita de tecido, enquanto a camada interna possui textura impermeável.

Na hora de escolher cortinas para o banheiro, vale a pena considerar seus tamanhos padrão. Portanto, com mais frequência você encontra produtos com impregnação hidrofóbica em larguras de 1,8 a 2,4 metros. Sua altura é de 1,8 e 2 metros. Freqüentemente, os tamanhos padrão podem não corresponder aos parâmetros desejados, portanto, podem ser substituídos por cortinas de enrolar.

As cortinas para instalações sanitárias podem ser:

  • curto, tocando a borda da banheira;
  • comprimento médio - seu tamanho atingirá o meio do banheiro;
  • longo - para o chão.

Uma cortina impermeável, comprada no tamanho errado, pode ser um incômodo. Com um comprimento grande, a cortina será inconveniente, enquanto uma curta não cumprirá totalmente a sua função.

Na hora de escolher, é necessário calcular o comprimento das cortinas, levando em consideração os paletes com uma lateral. Também é importante considerar a distância necessária para instalar o hardware e a haste.

Materiais de manufatura

As cortinas de banheiro podem ser feitas de uma variedade de materiais. Esses produtos são duro e macio. Para produtos rígidos, eles são usados ​​com mais frequência vidro ou plástico... Eles podem se dobrar, se separar ou até mesmo ficar estáticos. Cortinas macias são feitas em têxteis, produtos de vinil também estão disponíveis.

As cortinas têxteis pertencem ao tipo de produtos macios, para cuja fabricação se utilizam tecido ou filme plástico.

  • A opção mais popular é costurar cortinas de algodão impregnadas... Para a costura, utiliza-se o algodão comum 100%, que é impregnado com meios especiais. Graças a esta impregnação, o material torna-se mais denso, não permite a passagem de umidade e vapor. É um material natural e ecológico. É por isso que muitos compradores preferem.
  • Poliéster. Não é natural, mas sim sintético, um material ecologicamente correto. No processo de fabricação dos produtos, apenas as tecnologias mais recentes são utilizadas para obter o material da melhor qualidade. Deve-se notar especialmente que tais produtos não possuem um odor químico desagradável. Sua vantagem são as propriedades repelentes de água.
  • Mistura de poliéster-algodão. Para obter produtos de diferentes tipos e características, os componentes são misturados em diferentes proporções. A mistura de algodão com fibra sintética torna o material repelente de água.

Em termos de características operacionais, tais produtos praticamente não diferem, portanto, sua escolha é feita levando-se em consideração a aparência e preferências dos proprietários do banheiro.

Grande popularidade, especialmente recentemente, começou a desfrutar cortinas com bolsos para várias coisinhas... Essas cortinas são convenientes, especialmente para salas pequenas, onde não há possibilidade de colocar prateleiras ou caixas adicionais para utensílios de banheiro e outros acessórios.

Cor e design

A seleção de tecidos para banheiro é variada. À venda existem cortinas lisas ou produtos com padrões diversos. Muitas pessoas preferem a última opção, pois permite adicionar brilho e originalidade ao interior. Esses tecidos têm uma aparência muito bonita, servem por muito tempo e desbotam pouco com o tempo.

A sua cor é escolhida de acordo com as preferências do proprietário do quarto. Freqüentemente, as cortinas combinam com a cor da banheira e outros acessórios de encanamento, bem como com a decoração das paredes e outras superfícies. A escolha desta opção pode ser considerada bem-sucedida se o produto não se fundir com o fundo geral. Caso contrário, ele se tornará imperceptível, e o interior - não expresso e enfadonho. Nesse caso, é melhor escolher produtos que contrastem com o fundo geral.

Eles irão acentuar o esquema de cores básico no banheiro e criar um contraste.

  • Cortinas lisas são perfeitas para instalações sanitárias feitas no estilo da provença. Para adicionar variedade ao ambiente, você pode usar vários elementos decorativos, como flores.
  • Para instalações sanitárias feitas estilo de alta tecnologia, modelos com brilho metálico ou padrão abstrato são mais adequados.
  • Para um quarto feito em estilo clássico, cortinas com o enfeite certo servirão.

Você pode decorar o banheiro e torná-lo claro e incomum pendurando as cortinas com impressão de fotos. Eles se encaixam em qualquer estilo de sala e em qualquer montagem. São utilizados tanto em banheiras clássicas como de canto, bem como em cabina de duche ou base de duche.

Na produção de tais cortinas, um padrão é aplicado ao tecido repelente de água usando o método de impressão de fotos. No processo de produção, são utilizados materiais ecológicos. Esses produtos servirão por muito tempo sem descolorir. Com as mais variadas opções, é importante escolher a que mais se adapta ao estilo da sala.

Tipos de montagem

A escolha da cornija depende da forma e localização do banho. A opção mais comum é uma cornija reta com fixações. Pode ser de metal ou plástico. Embora as hastes de cortina de plástico sejam mais baratas, elas são inferiores em qualidade às de metal. A cornija de canto é escolhida para banhos instalados no canto. Em versões mais complexas, o desenho é feito na forma da letra “P”.

Você pode consertar as cortinas de maneiras diferentes. Freqüentemente, os compradores escolhem a opção de fixação com travas magnéticas. Uma estrutura semelhante consiste em painéis fixados com ímanes. É muito conveniente usar modelos com ímãs. A conexão dos painéis protege de forma confiável o piso e os móveis da entrada de água e vapor.

Os ilhós, que são inserções redondas de metal, são considerados uma opção igualmente boa. Anéis, prendedores de roupa e outros tipos de fixação são usados ​​como fechos.

Como escolher?

Para fazer a escolha certa e adquirir um produto de qualidade, você precisa saber o que procurar ao comprá-los.

  • Em primeiro lugar, verifique se a cortina tem um revestimento repelente de água e se existe uma base repelente de água.
  • O cheiro do produto pode ser avaliado por sua qualidade e propriedades. Não deve escolher produtos que tenham um cheiro estranho desagradável, caso contrário, só se intensificará ao entrar numa divisão húmida e num ambiente quente.
  • Certifique-se de que existem ímãs ou uma corrente na parte inferior da cortina, permitindo que ela mantenha o formato desejado e evite deformações.
  • Deve haver uma costura dupla de alta qualidade na parte superior. Você também deve se certificar de que os orifícios de montagem são usinados.
  • A borda inferior das cortinas deve ser acabada. É melhor que o processamento seja feito com uma bainha dupla.

Para uma sala pequena, é melhor escolher uma cortina lisa ou um produto com um padrão pequeno. Em um banheiro grande e espaçoso, uma opção com um ornamento ou estampa maior é adequada.

No caso de o banheiro ser um cômodo separado, pode-se dar preferência a cortinas transparentes. Caso contrário, é melhor insistir em produtos coloridos com um padrão grande. Para uma banheira de canto, você pode escolher a opção de uma cortina composta por 2 peças deslizantes para dentro.

Como pendurar?

Ao adquirir uma cortina de banho, é importante conhecer as suas dimensões e como será fixada. É melhor que a largura da cortina seja maior do que a largura da barra. É desejável que a cortina desça 10 centímetros ou mais para a casa de banho. Para alguns, modelos de comprimento do chão são preferíveis.

Se desejar, o comprimento do produto pode ser cortado um pouco. O material com que são feitas as cortinas permite que você não borde a borda cortada, o que simplifica muito todo o processo. Após o corte da cortina, esta é pendurada na barra do beiral. Os anéis de fixação devem ser rosqueados nos orifícios localizados na parte superior, enfiados na barra e fixados na parede.

Como instalar uma haste para cortina no banheiro, veja o vídeo.

Conselhos sobre cuidados

É necessário não só escolher as cortinas certas, mas também cuidar bem delas.

  • Depois de tomar um banho de chuveiro ou banho, enxágue as manchas de sabão da cortina e espere que as gotas de água escorram da superfície. Em seguida, a cortina é afastada e endireitada até que seque completamente.
  • Para evitar o aparecimento de mofo no banheiro, é necessário fazer uma boa ventilação nesse cômodo. Isso impedirá o crescimento de fungos em qualquer superfície, incluindo cortinas.
  • Ao sair do banho, vale a pena deixar a porta entreaberta para evitar o aparecimento de mofo.
  • As cortinas de banheiro devem ser lavadas regularmente, mas lavagens frequentes podem quebrar a camada de repelente de água.
  • O produto pode ser lavado à mão ou na máquina de lavar. Não é necessário secar as cortinas. Basta pendurá-los na cornija e espalhá-los.
  • Após a lavagem, o produto não deve ser deixado para secar em um radiador ou próximo a outros aquecedores.

Exemplos de sucesso no interior

  • Para uma banheira de tamanho pequeno, um design com uma cornija redonda é adequado.
  • Em quartos decorados em estilo moderno, cortinas lisas ficarão bem.
  • Cortinas, que combinam com a cor dos móveis ou azulejos, vão unir o interior.
  • Modelos contrastantes irão adicionar brilho e diluir a atmosfera calma.
  • O padrão das cortinas pode ser muito diferente. Os produtos com o tema marinho parecem muito orgânicos.
  • Flores ou outros enfeites vão decorar o quarto e torná-lo elegante.
          • Cortinas fotográficas 3D para o banheiro.
          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa