Tudo sobre cortinas de vidro para banheiro
Praticidade e beleza em um banheiro devem andar de mãos dadas. Este é um local com um microclima especial, onde todos os membros da família passam muito tempo todos os dias. Isso é especialmente verdadeiro para a área do chuveiro. Muitas pessoas hoje estão trocando cortinas de vinil por telas de vidro elegantes. Vamos descobrir para que esses designs são bons e como escolher a opção certa.
Vantagens e desvantagens
A cortina de vidro para o banheiro é uma inovação no design de interiores que se torna cada vez mais popular a cada dia. Uma tela de vidro é instalada não apenas como um box do chuveiro do resto do cômodo. Também é usado no lugar de uma cortina para um banho normal.
As vantagens de uma divisória de vidro são óbvias.
- Durabilidade... As construções são feitas de tipos especiais de vidro superfortes. Eles podem suportar cargas, pequenos choques. Além disso, o material é resistente à umidade e temperaturas extremas. Em condições normais de operação, o produto pode durar de 10 a 15 anos.
- Segurança. Ao contrário do vidro comum, as telas do banheiro não são frágeis. Graças a um revestimento de filme especial, eles não se desfazem em pequenos fragmentos e não se separam, mesmo no caso de danos graves ao produto.
- Praticidade. Se a tela cobrir todo o espaço, do chão ou borda da banheira ao teto, o resto do cômodo está protegido de forma confiável contra respingos.
- Higiene. O vidro não é propício ao desenvolvimento de mofo e bolor. Este é um ponto importante, pois o banheiro é um local com umidade constantemente elevada.
- Facilidade de atendimento... Você só precisa limpar a estrutura após realizar procedimentos de água com um pano seco. Isso ajudará a prevenir calcário e manchas superficiais. Você pode limpar o vidro periodicamente com um limpador de vidros. Algumas pessoas usam um composto anti-chuva feito para carros.
- A beleza. Devido à transparência da estrutura, a situação parece mais leve e arejada. Isso é especialmente valioso em espaços pequenos. Além disso, essa cortina pode se encaixar harmoniosamente em qualquer interior - desde os clássicos até os de alta tecnologia.
- Variedade de opções... Você pode comprar uma tela feita de material transparente, fosco, matizado ou colorido. Também é possível fabricar divisórias com um padrão ou textura volumétrica. Encontrará assim a opção ideal para a sua casa de banho.
- Abordagem individual... Mesmo que entre a variedade de formas e tamanhos você não encontre um produto com as dimensões que precisa, entre em contato com uma empresa que fará um design de acordo com o seu pedido. Existem muitas empresas assim hoje.
Quanto às desvantagens, apenas dois pontos podem ser notados.
- As divisórias de vidro são mais caras do que as cortinas de vinil. No entanto, se você calcular quantas cortinas convencionais precisarão ser substituídas em alguns anos, o custo de uma tela durável não parece tão alto.
- A instalação do vidro requer algumas habilidades profissionais. Mas essa nuance pode ser considerada insignificante, pois a instalação é feita a cada poucos anos.
Tipos de estruturas
Uma das vantagens adicionais das cortinas de vidro é a variedade de seus tipos.
Balanço
Telas transparentes com uma ou duas portas são consideradas tradicionais. Esses modelos são simples e confiáveis. Normalmente, as portas abrem para fora. Esta é uma opção mais segura e conveniente.
As vantagens desta solução:
- facilidade de limpeza devido à ausência de peças adicionais típicas para mecanismos de abertura complexos;
- preço mais baixo em comparação com outros tipos de projetos.
A principal desvantagem dos modelos giratórios é a necessidade de espaço livre para abrir a porta. Portanto, na hora da escolha é importante levar em consideração o tamanho da sala. Para banheiros espaçosos, esses produtos são bastante adequados, mas para um banheiro pequeno é melhor comprar outra opção.
Deslizante
Esses modelos se abrem como um guarda-roupa. As telas se movem em um plano ao longo de guias especiais. Estruturas deslizantes são um pouco mais caras do que as giratórias, mas a ergonomia e a facilidade de uso são muito maiores aqui. Esses modelos são adequados para salas de qualquer tamanho.
Os sistemas que ocupam todo o espaço até o teto garantem a estanqueidade e proteção confiável do interior contra respingos. Assim, você pode obter um análogo de uma hidrobox que permite tomar qualquer procedimento de água, incluindo um chuveiro de chuva. O principal é usar agentes antifúngicos para selar e, se necessário, renovar a camada selante.
Estruturas deslizantes são frequentemente escolhidas como cortina para banheiras retangulares tradicionais. Se você tem uma banheira de formato não padronizado (esquina, quadrada, semicircular, assimétrica), esta opção também será uma excelente solução.
Na promoção você encontra produtos com deslizamento inferior e superior. No primeiro caso, as telas se movem ao longo de sulcos especiais. No segundo - ao longo dos rolos instalados na parte superior da cortina.
O sistema de rolos é considerado mais conveniente, prático e confiável. Modelos de slide inferior são mais difíceis de instalar. Além disso, esses produtos costumam "grudar" durante o movimento, o que requer algum esforço para abri-los. Finalmente, é importante notar que a poluição nesses sistemas se acumula mais rápido e em maiores quantidades.
Dobrável
"Acordeão" não é uma solução muito popular hoje, mas essas opções ainda estão presentes no mercado. Este é o nome de um sistema que consiste em várias partes estreitas.A abertura ocorre quando a tela é dobrada como uma tela.
A vantagem de tais modelos é apenas uma - eles se movem em um arco... Devido a isso, o design permite fechar a banheira nos formatos convencionais e radiais. No entanto, deve-se notar que os modelos deslizantes modernos também são capazes de fazer isso.
As desvantagens desta versão desatualizada são muitas:
- a moldura é bastante desajeitada e pesada;
- abrir o sistema requer algum esforço;
- devido às peculiaridades do mecanismo, os sistemas freqüentemente entram em colapso.
Estacionário
Estruturas estacionárias não cobrem completamente a área do chuveiro. Não se movem, por isso é necessário deixar espaço para livre acesso ao chuveiro.
As vantagens desta solução:
- o produto pode ser instalado sem habilidades especiais;
- a simplicidade do design leva a um preço baixo;
- devido à falta de ferragens e tiras de conexão, a cortina fica quase invisível;
- o cuidado do produto é o mais simples possível.
No entanto, há também uma desvantagem muito importante - o spray pode voar para fora da zona de procedimentos com água. As exceções são as situações em que uma parede de vidro fixa geral é instalada em um banheiro muito espaçoso. Nesses casos, para entrar no chuveiro, é necessário contornar a área "molhada" lateralmente. Em banheiros pequenos com divisória transparente estreita, a entrada de água no chão é inevitável.
Variedades de vidro
Como já mencionado, as cortinas de banheiro de vidro são feitas de vidro incomum.
Vermelho quente
Na maioria das vezes, esse material é usado na produção de divisórias de chuveiro. Este vidro possui um revestimento especial que aumenta a sua resistência e evita riscos. Esse material não é fácil de quebrar. Em que mesmo se severamente danificado, ele não se estilhaça, o que reduz o risco de ferimentos.
Orgânico
É um polímero sintético. O plástico transparente parece com o vidro, mas custa menos. Também é altamente resistente a impactos, umidade e temperatura. Além disso, pode ser colorido, matizado. Por tratamento térmico, o material pode ser moldado em diferentes formas. Plexiglas pesa muito menos do que sua contraparte normal.
Triplex
Este é o nome de um material que possui uma estrutura multicamadas. Duas ou mais folhas de vidro orgânico ou de silicato são coladas para formar um revestimento resistente ao impacto.
A espessura do material duplo ou triplo varia de 6 mm. Produtos com espessura superior a 13 mm são considerados à prova de balas. Para o banheiro, o vidro geralmente não é muito espesso. No entanto, ele irá suportar qualquer estresse mecânico. No caso de um impacto muito forte, o material só irá rachar com uma pequena "teia de aranha".
Quando se trata de design, também não há restrições. O triplex pode ser de qualquer cor. Pode ser fosco ou transparente, ter um padrão. A flexibilidade do material também é ótima. Portanto, não apenas estruturas com linhas retas, mas também produtos não padronizados podem ser feitos a partir dela.
Projeto
O vidro transparente sem decoração é uma opção versátil onde todos ganham. Uma partição lacônica parecerá se dissolver no espaço, permitindo que outros elementos do interior chamem a atenção para si mesma. Se a sala for decorada com azulejos estampados, mobiliada com móveis coloridos e vários itens pequenos, esta solução será ideal.
Essa cortina também será apropriada se o dono da casa preferir o minimalismo estrito.
Se houver várias pessoas na família, você pode preservar a privacidade da área de tratamento de água. Isso vai ajudar vidro fosco... Isso permitirá que uma pessoa tome banho enquanto a outra, por exemplo, vai lavar e escovar os dentes. Você pode tornar fosco não toda a área da tela, mas apenas uma parte. Neste caso, será possível criar um design prático e rigoroso, mas ao mesmo tempo original.
Se você planeja comprar uma partição com acessórios, você definitivamente deve levar em consideração o estilo do interior. Um design com uma alça vintage (ou duas alças) se encaixa perfeitamente em um banheiro clássico. O metal pode imitar ouro ou bronze. Em um banheiro moderno, os acessórios cromados de uma forma simples terão uma aparência harmoniosa.
Vidro fumê colorido (verde, azul, roxo e outros) raramente são usados hoje. Esta é uma decisão bastante ousada que é difícil de encaixar harmoniosamente no interior. Mas se o banheiro for decorado com cores neutras, essa cortina pode se tornar um destaque do quarto.
Cercas de vidro com uma textura pronunciada parecem interessantes. Uma opção ainda mais original é uma cortina com um padrão. Pode ser o jato de areia, no qual os padrões foscos se destacam no vidro transparente (ou vice-versa), ou a aplicação de uma imagem colorida ao produto.
Os desenhos podem ser qualquer coisa: motivos florais, formas abstratas, temas marinhos e muito mais. Esses produtos são feitos sob encomenda, então tudo depende do seu gosto e imaginação.
Dimensões (editar)
Os tamanhos das estruturas são variados. A largura dos produtos acabados varia de 50 a 180 cm, existem telas com largura de 60, 70, 100, 120, 150, 170 cm e assim por diante. A altura mínima é de 140 cm, a máxima é de 160 cm se a estrutura for instalada em uma banheira.
Para cercas de uma área de chuveiro sem palete, os parâmetros são diferentes. Essas estruturas podem ter uma altura semelhante à altura da sala do chão ao teto. A largura dos produtos é diferente.
Como dito anteriormente, se entre os designs prontos não houver ninguém adequado para o seu banheiro, você pode encomendá-lo individualmente... Nesse caso, a partição terá as dimensões de que você precisa. E também você pode escolher sua forma e design.
Dicas de Seleção
Ao escolher uma cortina de vidro para banheiro, há alguns pontos-chave a considerar.
Materiais (editar)
Os modelos são apresentados nas lojas hoje com estrutura de metal e plástico... A primeira opção é considerada mais durável e confiável. No entanto, essas estruturas costumam ser bastante pesadas e complicadas. Os produtos com base de plástico são mais leves e baratos.
Ambas as opções requerem manutenção cuidadosa., pois ao longo do tempo a sujeira se acumula entre o vidro e os elementos de suporte, que deve ser removida. Também é importante garantir que não apareça mofo nos locais onde o sistema está preso à parede.
Você pode escolher um modelo sem moldura. Os produtos feitos com essa tecnologia parecem mais leves e arejados. Para interiores minimalistas, esses designs são os mais adequados. Mas para decorar banheiros em um estilo retro, as opções de moldura são usadas com mais frequência.
A forma
Se a cortina for instalada em uma banheira retangular de acrílico em um nicho, você pode fechá-lo com a tela direta usual. O aperto será garantido. Se a banheira for contra uma longa parede cubra-o com vidro por todos os lados, organizando a aparência de uma grande caixa de hidrogênio. Mas é possível montar telas de vidro em ambos os lados. Se você preferir um design aberto, limite-se a uma pequena divisória que cubra a parte da banheira onde fica o chuveiro.
Se o encanamento for arredondado ou ondulado, você também pode escolher qualquer uma das opções (cubra completamente a área do chuveiro ou instale uma cobertura parcial de vidro). A única diferença está no formato do vidro, que neste caso será o raio.
Método de abertura
Ao escolher entre os sistemas deslizante e giratório, é importante levar em consideração as dimensões do ambiente, a localização da área do chuveiro e algumas outras nuances. Como já foi mencionado, o mecanismo de giro requer um certo espaço. A porta deve abrir livremente sem tocar nos móveis ou em qualquer item do interior. O não cumprimento desta recomendação pode danificar o vidro, os acessórios ou os móveis.
Se o banheiro for unido e houver várias pessoas na família, abrir a porta pode ser perigoso para as pessoas, porque ao sair do chuveiro pode-se tocar em alguém com o vidro.Pode parecer que a abertura da porta para dentro resolverá o problema. No entanto, esta decisão não é recomendada. Isso, por sua vez, pode ser perigoso para quem sai da banheira, pois movimentos desnecessários em uma superfície escorregadia podem causar uma queda.
O mecanismo deslizante é uma opção mais segura e conveniente em todos os aspectos. Se você acha que tal design seria inapropriado em um estilo clássico, você está errado. Você pode criar com sucesso a ilusão de portas giratórias em tal sistema. Basta instalar alças vintage espetaculares no vidro.
Projeto
O design deve se encaixar harmoniosamente no conceito de interior do banheiro. Alças douradas encaracoladas ficarão deslocadas em um ambiente moderno, e acessórios minimalistas lacônicos ficarão estranhos em um luxuoso banheiro barroco. As cores das peças metálicas já foram mencionadas anteriormente (ouro e bronze são retrô, cromo são tendências modernas). Também devemos falar sobre plástico.
A moldura de plástico branco parece rústica em qualquer caso. Vale a pena manter isso em mente... Em um interior moderno, você pode usar esta opção, mas é melhor escolher modelos com menos seções e peças de plástico. E também é desejável que a brancura da moldura esteja em harmonia não só com a canalização, mas também com o acabamento (por exemplo, com rejuntes brancos de ladrilhos cerâmicos). No design retro, o uso de plástico é inaceitável.
Se você deseja criar um interior estiloso e "caro", escolha um modelo sem moldura ou uma opção com um pouco de metal. Alguns modelos com estrutura de metal são bastante elegantes. Você só precisa reservar um tempo para pesquisar e inspecionar a linha de vários fabricantes.
Qualidade
Ao receber o produto, inspecione cuidadosamente não apenas o vidro em si, mas também os componentes. O funcionamento do sistema, sua durabilidade e a segurança dos usuários dependem do estado das peças. Verifique a qualidade dos fixadores, rolos, guias (se o modelo for deslizante).
Certifique-se de que os suportes são resistentes à água.
lembre-se disso o kit deve conter juntas de polímero ou borracha. Essas peças evitam tensões entre o vidro e o trilho. Se eles não estiverem lá, a estrutura pode rachar.
Visão geral da revisão
A julgar pelos comentários que aparecem periodicamente na Internet, a maioria dos compradores avalia positivamente a substituição do vidro por uma cortina convencional. Os usuários gostam tanto da estética quanto da facilidade de uso dos produtos durante os tratamentos com água.
A única nuance que faz com que algumas pessoas abandonem a inovação e voltem às usuais cortinas de vinil é a necessidade de limpeza periódica da estrutura. Não há problemas com os próprios óculos, principalmente se for adquirido um modelo com um tratamento especial que evita o aparecimento de listras. Mas pode ser difícil limpar as guias da sujeira. Também surgem problemas se a umidade não for removida das peças em tempo hábil.
Devido à água dura, uma camada amarela aparece no plástico branco. Porém, se seguir regras simples de higiene e limpar regularmente o sistema, ele mantém por muito tempo a sua excelente aparência e agrada pela sua beleza.
Exemplos no interior
Alguns belos exemplos demonstrarão claramente a conveniência e a beleza de uma cortina de vidro em um banheiro.
O conceito minimalismo reflete perfeitamente a tela de vidro lacônica sem decoração. O modelo deslizante é a opção mais popular.
Clássicos com um toque moderno - um estilo que muitas pessoas gostam. O interior austero, mas sofisticado, é harmoniosamente complementado por uma divisória estacionária com padrões. A combinação perfeita entre o tom da batedeira vintage e a moldura da estrutura de vidro fala do gosto impecável do designer.
Padrão incomum em vidro transforma o interior de dois tons já original. O banheiro adquire imediatamente uma personalidade e caráter brilhantes.
Tela fixa redonda - solução perfeita. Apesar da ausência de desenhos, a área de aceitação de procedimentos de água torna-se original e estilosa.
E aqui está um exemplo de como você pode isolar uma banheira apoiada em uma parede longa.... O vidro cobre-o por todos os lados, o que permite respingar com força, sem medo de molhar o chão da sala.
Para uma visão geral da cortina de vidro do banheiro, veja o vídeo a seguir.