Visão geral das cores do banheiro
O esquema de cores do banheiro deve ser harmonioso. É importante escolher as tonalidades de forma que o ambiente no seu interior seja convidativo e aconchegante. Com o material em nosso artigo, você aprenderá como definir o clima certo no banheiro com a ajuda da cor. Além disso, iremos informá-lo sobre como escolher os tons certos para um estilo de interior específico.
Tons básicos
Todas as tintas da paleta de cores utilizadas para a decoração de banheiros podem ser divididas em 4 grupos. Cada um deles tem sua própria percepção e a capacidade de alterar visualmente o espaço. Você precisa escolher os tons principais e auxiliares corretamente, levando em consideração seu colorido emocional e escolhendo contrastes harmoniosos, não excedendo seu número possível.
Neutro
Esta categoria inclui cores branco, preto, cinza. Além disso, incluem tons metálicos e prateados. Por si próprios, eles não têm qualquer coloração emocional, mas podem assumir o humor daqueles contrastes com os quais estão combinados. O excesso nem sempre é bom, pois torna o interior sem graça e enfadonho. É necessário escolher os contrastes para eles deliberadamente, já que a inclusão de uma cor ou outra muda radicalmente a atmosfera da sala.
Luz
O grupo de cores claras inclui tons pastéis e tons claros. Estes incluem: marfim, rosa claro, azul claro, lilás, menta, caramelo. Além disso, este grupo inclui turquesa claro, leitoso, cremoso, bege.
Uma característica distintiva dos tons claros é a capacidade de aumentar visualmente o espaço.Eles apagam limites rígidos, criam o efeito do ar mesmo em um banheiro pequeno. Além disso, tons claros são distinguidos pela nobreza visual. Deste modo eles aumentam o status de qualquer interior.
Escuro
Freqüentemente, tons escuros da paleta de cores são usados no interior. Ao mesmo tempo, entre outras cores, se destacam azul escuro, chocolate, esmeralda escuro, marrom-escuro, bordô, roxo e da cor de asfalto úmido. Ao contrário dos tons claros, esses tons são bastante nítidos. acentuar os limites da sala. Além disso, reduzem visualmente o espaço e, portanto, não são adequados para a decoração de pequenas casas de banho.
Devem ser usados no interior de forma medida, pois a abundância de cores escuras pode tornar o ambiente opressor e pesado. Uma característica dos tons escuros é a necessidade de contrastes de luz. Ao mesmo tempo, para uma melhor percepção, pelo menos três tonalidades são incluídas na combinação de cores. Mais frequentemente, esses tons são usados para destacar uma área funcional.
Brilhante
Junto com tons claros e escuros no design de banheiros, eles também usam tons dinâmicos (por exemplo, verde, turquesa brilhante, vermelho, azul, roxo, laranja, amarelo). Como as tintas escuras, eles precisam de amaciantes de cor. No entanto, você precisa usá-los corretamente no interior do banheiro, de modo a não estragar a atmosfera da sala. A escolha errada pode causar desconforto aos usuários.
Crie um clima
Não importa quantos tons haja na paleta de cores, cada um deles é capaz de criar um clima diferente. Isto é conseguido através da utilização de contrastes harmoniosos, da escolha do estilo, do tipo de revestimento e do mobiliário utilizado. Além disso, o efeito da cor no corpo também é levado em consideração.
Por exemplo, a mesma cor roxa é percebida de maneiras muito diferentes por membros jovens e idosos da família. Ele revigora alguns e causa depressão em outros. Para criar uma atmosfera de harmonia no banheiro, você precisa começar com o clima desejado.
Aconchego
A maneira mais fácil de criar uma atmosfera de conforto em casa é com tons claros. Em uma sala iluminada, a pessoa se sente relaxada e calma. Os tons ideais serão bege, leitoso, cremoso, sua combinação com o branco. São eles que as pessoas associam com conforto e harmonia, paz interior e cordialidade.
No entanto, é desejável que os tons de cores prevaleçam. O branco é melhor usado para decoração de teto.
Para que o desenho não pareça muito simples, acrescente mais 1 ou 2 aos dois tons. Para essas cores, pode ser cinza claro, prata, pistache, marrom.
Pode ser combinado no desenho de 2 tons da mesma cor... Assim será possível atingir a versatilidade do interior. Por exemplo, você pode combinar o branco com dois tons de pêssego ou amadeirado.
Quanto ao rosa ou lilás, essas cores não são universais.
Ao mesmo tempo, cada membro da família vai gostar de estar em um banheiro decorado com cores naturais ou naturais (a cor da madeira, verde, céu). Mas, ao mesmo tempo, não devemos esquecer que a abundância de cores acarreta uma mudança na percepção de relaxada para estressante. Por exemplo, a mesma cor amadeirada em todas as paredes transformará um banheiro em uma caixa de madeira.
Frescor
Você pode criar uma atmosfera de frescor usando tons de branco, menta, turquesa, bem como azul ou azul esfumaçado. No entanto, eles podem ser usados não apenas na cor do revestimento do teto, parede ou piso. Você pode usar a cor na sombra da pia de vidro ou bancada embaixo da pia.
Os matizes coloridos dos elementos de vidro dos móveis são como cubos de gelo ou algo fresco e refrescante. Uma abundância de cores vibrantes é uma abordagem falha para criar o clima certo. A leveza deve ser sentida no interior, portanto deve prevalecer a cor branca ou clara. As cores brilhantes são necessárias apenas como retoques finais.
Alegria
Você pode criar uma atmosfera de humor positivo ou alegre no banheiro com a ajuda de cores brilhantes.Isso pode ser o uso de vários tons de verde, vinho, azul. Para alcançar o efeito desejado,É necessário usar tons claros, mas suaves no interior do banheiro. Excluem-se as tintas ácidas e ásperas.
Por exemplo, os elementos da mobília do banheiro podem ser coloridos (tampo de mesa com armário suspenso, frente de estojo, prateleira articulada com espelho). Alguém prefere comprar encanamento colorido. Outros pedem banhos pintados em bordô, verde, azul.
Como escolher uma cor para combinar com seu estilo?
A escolha do estilo também é importante ao escolher um esquema de cores para um banheiro. Cada um deles tem seus próprios tons que tornam o design reconhecível. Por exemplo:
- prioridades de vanguarda - contrastes brilhantes incomuns (azul com mostarda e vermelho, lilás com amadeirado e turquesa, limão com azul e terracota);
- recursos do loft - concreto, tijolo, marrom e cores metálicas combinadas com tons de bordô brilhante, turquesa mostarda e pinceladas pretas;
- minimalismo muitas vezes são expressos em tons neutros, bem como leitosos, cremosos, castanhos-pretos, amarelos (a cor dominante é o branco, além disso, o grafite também é relevante);
- recursos característicos da modernidade são rosa cinza, perolado, azul celeste, cor de lavanda suave, além deles, a combinação do branco com bege e marrom, pântano branqueado e cinza, marrom avermelhado e verde é real;
- banheiro estilo escandinavo difere no uso de tons claros (combinações de branco com cremoso, miosótis, areia, cores pastéis da paleta);
- no interior art déco além dos tons de cinza, marrom e creme, tons de metal, madeira e couro são usados, menos frequentemente o contraste roxo, dourado, verde ou vinho é adicionado a eles.
Regras de combinação
A combinação de tons no interior pode ser análoga, complementar e tradicional. Analógico implica o uso de vários tons que fluem suavemente entre si. Com complementar, a ênfase está no contraste dos dois tons. Com o uso tradicional 3. Além disso, você pode combinar no interior do banheiro e 4 tons.
Com base nisso, existem várias regras básicas para a combinação harmoniosa de tons:
- no esquema de cores, pode-se usar tons da mesma cor, não esquecendo de diluí-los com contrastes neutros;
- na hora de escolher tons, é melhor escolher aqueles que estão em harmonia entre si;
- é aconselhável usar tons que estejam em harmonia com os demais (branco, bege, cinza, leitoso, creme);
- cores complexas criam tensão visual, é melhor evitar tais contrastes;
- no máximo 4 cores podem ser usadas no interior (75% para o fundo, 25% para 2 companheiros e 5% para detalhes brilhantes);
- as transições entre os tons não devem ser muito nítidas.
Quanto a combinações complexas, é necessário selecionar contrastes de forma a não perturbar a harmonia do interior. Assim, para tornar harmonioso o interior de uma casa de banho vermelho-branco ou azul-branco, é necessário escolher um tom de cor suave e dosear. Por exemplo, prateleiras suspensas ou armários de chão podem ser vermelhos.
Se for escolhido encanamento colorido, a mobília deve ser branca. O sentido do paladar é importante para trabalhar com cores. Em algum lugar é mais importante iluminar os pequenos detalhes do que decorar uma parede inteira com um ponto brilhante.
Você pode diluir o contraste com um tom cremoso ou amadeirado para evitar que o contraste pareça forte.
Belos exemplos
Aqui estão 12 ideias de cores para criar um ambiente aconchegante em seu banheiro:
- uma escolha harmoniosa de tons para criar uma atmosfera de conforto e frescura;
- usando contraste suave para acentuar a área da pia do banheiro;
- combinação de branco com tom de água, acentuando a parede de um pequeno banheiro;
- escolha de soluções de cores para criar uma atmosfera de aconchego em um interior étnico;
- o uso de tons naturais para criar uma atmosfera de conforto e união com a natureza;
- projeto do banheiro em contraste cinza e branco, selecionado para o estilo minimalista;
- o interior de um banheiro étnico em tons de cinza, amadeirado e dourado;
- a escolha de uma combinação suave contrastante preenche o ambiente do banheiro com aconchego e estética especial;
- uma combinação bem sucedida de tons naturais com branco, escolhidos para o design de um estilo oriental moderno;
- um exemplo de adição de pinceladas brilhantes em contraste com o branco com bege e amadeirado claro;
- uma excelente escolha de tons de azul para a personificação do ambiente de um estilo rústico;
- um contraste harmoniosamente selecionado de tinto vinho com cinza e branco, escolhido para a decoração de um pequeno banheiro.