Papel de parede para banheiro: tipos, escolhas e acabamentos
Existem muitos materiais para decorar paredes de banheiros. Apesar da grande variedade, a escolha dos compradores geralmente pára no papel de parede. Com o material deste artigo, você aprenderá sobre os prós e os contras do uso desse revestimento, suas variedades e nuances de escolha.
Prós e contras de usar
O papel de parede não pode ser chamado de material de revestimento universal para banheiro. O microclima nos banheiros é especial: condensação, vapores constantes e alta umidade, respingos de água e mudanças de temperatura. É por isso a escolha do papel de parede como alternativa ao revestimento da parede nem sempre se justifica.
As vantagens de usá-los no banheiro incluem:
- apelo estético;
- a mais ampla escolha de cores;
- uma variedade de tipos de textura da superfície frontal;
- a capacidade de combinar com qualquer revestimento;
- facilidade de colagem em bases de diferentes materiais;
- transformação rápida ideal da sala;
- cuidado pouco exigente e limpeza úmida;
- a capacidade de acentuar qualquer estilo interior;
- variedade de composição e tipo de painéis;
- a capacidade de expandir visualmente o espaço;
- dando ao interior uma atmosfera de conforto doméstico;
- ampla faixa de preço.
O uso de papel de parede em banheiros permite criar absolutamente qualquer ambiente, não se limitando à escolha do estilo, tamanho do padrão, forma do material.
Isso permite que você dê vida não apenas aos métodos usuais, mas também aos métodos originais de revestimento de superfícies. O papel de parede pode acentuar as paredes total ou parcialmente. Eles podem ser usados como painéis, contrastando inserções em um fundo liso ou texturizado.
A compra e o acabamento são muito mais baratos do que materiais de construção que precisam de adesivo para ladrilhos ou estruturas de moldura.
Além do mais, desmontar papel de parede é muito mais fácil do que trocar azulejos ou painéis de parede. Alguns deles são resistentes à umidade e, portanto, podem ser usados para decorar áreas de lavagem.
Além das vantagens, o uso de papel de parede no banheiro também apresenta desvantagens. Por exemplo, os principais são:
- alta higroscopicidade (absorção de vapor);
- ficar para trás da superfície (inchaço devido à umidade constante);
- instabilidade ao fungo (aparecimento de mofo com ventilação insuficiente);
- perda de uma camada protetora ao ficar para trás da superfície;
- curta vida útil;
- impossibilidade de colagem em áreas úmidas do banheiro.
Nem todos os tipos de papel de parede são igualmente adequados para revestimento de paredes de banheiros. Algumas variedades perdem muito rapidamente sua atratividade e, portanto, precisam ser coladas novamente.
Com o acúmulo de umidade, outros tipos de papel de parede não apenas úmem, mas também aumentam de volume. Devido ao microclima úmido e à mudança de temperatura, ele altera as propriedades e cola. Como resultado, às vezes as telas se afastam das paredes em tiras quase sólidas. E se em salas grandes ainda é possível colar papel de parede como revestimento principal, em banheiros pequenos isso é praticamente impossível..
Requisitos básicos para papel de parede
A escolha do papel de parede para o banheiro está sujeita a alguns critérios. Ao contrário dos análogos para salas de estar, essas variedades devem antes de tudo ser prático e durável. A decoratividade fica em segundo plano, já que a cada dia os painéis serão expostos ao microclima do banheiro.
Os principais requisitos para este revestimento incluem:
- Resistência à umidade;
- durabilidade;
- confiabilidade de fixação;
- antiestático;
- Amizade ambiental;
- facilidade de atendimento;
- estética.
Para revestimento de parede de banheiro, você precisa comprar papel de parede à prova d'água.
Eles são inertes à umidade e, portanto, permanecem nas paredes por muito tempo. Neste caso, é importante atentar para a resistência à abrasão, bem como a possibilidade de ajustes ou pequenos reparos (pintura, colagem).
Variedades
Da mais ampla gama de ofertas de marcas, apenas alguns tipos de papel de parede são adequados para a decoração de banheiros. Cada um deles difere em composição, espessura e é projetado para uma determinada vida útil.
O papel de parede pode ter um fundo de papel ou não tecido.
Papel de parede resistente à umidade diferem de outras variedades pela presença de uma camada protetora especial localizada na parte frontal dos painéis. Ele não permite a passagem de umidade e, portanto, não haverá fungos ou mofo sob ele.
Esses papéis de parede são duráveis, mas não respiráveis e, portanto, precisam ser colados em salas com um sistema de ventilação bem planejado.
O papel de parede lavável é versátil, Este é um grupo de papéis de parede projetados para uso em ambientes com alta umidade. Eles são duráveis, podem permanecer nas paredes por cerca de 10-15 anos sem a necessidade de correção.
Estes painéis são fáceis de instalar e desmontar, são fáceis de limpar com uma esponja e detergentes.
Eles são rotulados com letras diferentes:
- BB - vinil espumado;
- PB - vinil gofrado;
- PV - vinil plano;
- STL - fibra de vidro;
- STR - pintável estrutural.
Além disso, os produtos podem ter uma classe diferente de resistência à água. Indique-o na marcação em forma de linhas. Cada tipo tem suas próprias designações.
- Uma linha indica papel de parede à prova d'água. Eles não incluem lavagem.
- Duas linhas marque um material de acabamento que pode ser limpo com detergentes neutros.
- 3 linhas diga que o papel de parede pode ser limpo com uma esponja e água com sabão.
- Pincel e linha indicam a possibilidade de processamento do material com escova e detergente.
- Escovado com 3 linhas note papel de parede à prova d'água com alta resistência à abrasão.
Todos os papéis de parede à prova d'água são mais pesados do que os papéis de parede convencionais. Portanto, você precisa colá-los com cola para papéis de parede pesados.
Para melhorar a adesão, a superfície da base antes da colagem é tratada com uma solução de primer de penetração profunda.
Vinil
O papel de parede de plástico pode ter um fundo de papel ou não tecido. Devido ao polímero (policloreto de vinila), que constitui a camada superior, as telas são resistentes à umidade e aos fumos. São duráveis, resistem à exposição a altas temperaturas, não perdem o brilho original e o efeito decorativo por muito tempo.
Eles contêm um componente antifúngico e são ecologicamente corretos.
Eles são colados em uma cola especial com alto nível de aderência. A melhor opção para a régua é considerada uma variedade com uma camada opaca que mascara os desníveis da base. As áreas de banho secas são ideais para este tipo de papel de parede.
A desvantagem do material de acabamento é o alto custo.
Autoadesivo
Um revestimento deste tipo nada mais é do que um filme repelente de água com uma base adesiva no verso, sobre a qual é colado o papel de parede. Eles são classificados como um tipo especial de piso de vinil. O papel de parede oleado não deixa passar a umidade, é altamente durável, durável e não se deteriora sob sua influência. O material pode imitar a textura da pedra, madeira, mármore.
As folhas autoadesivas são produzidas em rolos de meio metro e metro de largura. O filme é muito fino e, portanto, a base para a colagem deve ser bem preparada. Colá-los nas paredes ou portas é mais difícil do que as contrapartes convencionais.
A colagem não prevê ajustes: se o filme foi colado de forma irregular, não funcionará para movê-lo. Teremos que arrancá-lo da parede e substituí-lo por uma nova tela.
Fibra de vidro
Os revestimentos deste tipo são feitos de material de fibra de vidro, tratados com impregnação de amido. Eles são inertes à umidade, de alta resistência e ecologicamente corretos. A fibra de vidro é adquirida para colagem para pintura, pois podem ser pintadas em até 25 vezes com tinta látex especial. Ao mesmo tempo, a textura dos painéis pode ser muito diversa.
Esses papéis de parede custam mais do que seus equivalentes, mas seu preço é justificado por sua longa vida útil.
Estas não são apenas variedades suaves, mas também texturizadas que podem transmitir uma grande variedade de texturas (de esteiras a ornamentos extraordinários). Eles são vendidos em rolos de um metro de largura, feitos na cor base branca. Esses revestimentos servem por cerca de 15 anos, proporcionando pinturas de superfície periódicas.
Líquido
Este material difere do papel de parede comum em sua aparência e método de aplicação. É um pó branco ou colorido que se espalha nas paredes após a pré-imersão. O esquema de trabalho assemelha-se ao revestimento de superfícies com gesso. Ao mesmo tempo, se desejado, um padrão diferente pode ser criado na superfície. Ele é desenhado com antecedência diretamente na parede e, em seguida, as seções do desenho são preenchidas com materiais de cores diferentes.
O uso de papel de parede líquido no banheiro é polêmico. apesar do acabamento acabado ser revestido com verniz acrílico após a secagem. Alguém acha que eles são adequados para o acabamento de áreas secas de banheiros. Outros estão convencidos da impraticabilidade do material.
A aparência da superfície acabada é caracterizada por um relevo incomum, o papel de parede em pó pode ser colorido, a decoração (brilhos, purpurina, madrepérola) pode ser incluída na composição.
Papel de parede
Em termos de design, uma solução universal para acentuar certas áreas do banheiro é o uso de papel de parede resistente à umidade com impressão de fotos. Esta técnica permite destacar um local da divisão, tornando o interior expressivo e fresco. A composição de tal material é diferente e, portanto, suas características operacionais também são diferentes.
Essas coberturas podem ser laváveis, de vinil, autoadesivas e são muito populares entre os clientes. Podem ser ajustados a qualquer interior, estes papéis de parede distinguem-se pelo preço democrático, imunidade à luz ultravioleta, facilidade de colagem e desmontagem. Eles são duráveis e funcionam bem com uma variedade de materiais de revestimento de banheiro.
Estilos e cores
Ao escolher o papel de parede, não só o padrão, mas também a textura é de grande importância. É graças a ela que é possível transmitir essa ou aquela característica de um determinado estilo, aumentando seu reconhecimento.
Se antes havia papéis de parede predominantemente lisos nas prateleiras das lojas, hoje o comprador pode escolher opções com uma imitação realista:
- tecidos drapeados, jeans, cortina materiais;
- peles de répteis ou animais exóticos;
- material de construção (pedra, tijolo, concreto, gesso texturizado);
- desenho tridimensional que muda a percepção do espaço.
Graças ao uso de tecnologias modernas, a textura da parte frontal do papel de parede pode transmitir de forma confiável o brilho da seda, a vazante do veludo, o tijolo lascado, a aspereza do clínquer e do concreto. Os fabricantes produzem papel de parede não apenas do tipo padrão, mas também do tipo par. Este material é conveniente porque salva o comprador da tediosa seleção de tons e texturas.
Como regra, o papel de parede complementar consiste em painéis simples e de destaque.
A escolha do esquema de cores depende das preferências do comprador, do estilo do interior, bem como do tamanho da sala. Por exemplo, não é habitual decorar pequenas casas de banho com papéis de parede de cores demasiado vivas. Este design parece agressivo, cores brilhantes indicam nitidamente os limites da sala, e isso é inaceitável em um espaço pequeno.
Selecionando o padrão e o tom ideal do papel de parede para criar uma atmosfera aconchegante no banheiro, você precisa basear-se em várias regras:
- o papel de parede é selecionado levando em consideração o esquema de cores do acabamento principal (azulejos, painéis, mosaicos);
- painéis de sombras claras são colocados em uma pequena sala (vermelho, preto e azul são indesejáveis);
- as cores do papel de parede não devem ser muito cativantes e ásperas (elas violam a harmonia da percepção do espaço);
- o tom do papel de parede deve se sobrepor;
- desenhos grandes no banheiro são indesejáveis (contra esse fundo, o encanamento e a mobília são perdidos);
- se possível, você precisa combinar o revestimento (destacar as seções de destaque das paredes é importante);
- Os papéis de parede 3D só parecem adequados em um espaço grande.
A escolha do tema do papel de parede deve ser abordada minuciosamente. Não tente criar um safari park ou as profundezas do mar fora do banheiro. Você precisa entender isso o tema da impressão afeta a percepção do espaço. Poucas pessoas se sentirão confortáveis em um banheiro com paredes sobrecarregadas com grandes impressões fotográficas. Ondulações excessivas também não são necessárias.
Ao escolher uma opção específica, vale a pena considerar o grau de sua relevância para um determinado estilo de interior.
Por exemplo, estampas florais são relevantes no design country, vintage e provençal.... No entanto, para art déco moderno, de alta tecnologia e essas cores não funcionarão. Aqui precisamos de um papel de parede liso, mas texturizado, com um relevo original.
A seleção de padrões para estilos diferentes pode variar. Para fazer o interior parecer expressivo e caro, o material de acabamento deve ser selecionado para as características do estilo. Nesse caso, é necessário levar em consideração as tendências atuais. Por exemplo, para alguns ramos étnicos da estilística, é apropriado comprar papel de parede com uma estampa floral e ornamentos característicos.
Ao banheiro estilo classico vale a pena escolher um revestimento com monogramas dourados para decoração Oriental interior - com padrões de damasco. Transmita a atmosfera estilo marroquino você pode usar patchwork de papel de parede. Quando você precisa colar papel de parede em um estilo de banheiro minimalismo, pegue revestimentos monocromáticos com uma textura simples.
O melhor esquema de cores - brilhante... Entre os tons atuais da temporada, destacam-se o bege, o azul acinzentado, o pêssego, o leite arenoso, o cremoso, o menta. Combinações elegantes são contrastes de branco e bege, azul com branco e marrom, verde quente com amadeirado e branco. Também em voga duetos de bege e amadeirado, branco e preto, cinza claro e bege, menta e branco.
Como escolher?
A escolha do papel de parede para forrar as paredes do banheiro deve ser abordada minuciosamente. Para escolher a opção que melhor se adapta ao estilo interior pretendido, você precisa prestar atenção a uma série de fatores.... Um deles será marcação: O papel de parede não é universal. Você precisa levar variedades com alta resistência à umidade e limpeza.
É melhor comprar opções laváveis em um substrato não tecido com uma estrutura densa.
Eles podem ser limpos com um pano ou esponja macia. No entanto, não confie no fato de que o papel de parede pode ser lavado no sentido literal da palavra. A partir disso, manchas e manchas aparecerão neles, enquanto o pincel danificará a textura da superfície frontal.
Ao escolher revestimentos para paredes de banheiros, preste atenção à sua qualidade.
É importante certificar-se de que a espessura das telas é a mesma em ambos os lados. Você precisa prestar atenção nas cores. O cheque de pagamento é aceito sem falha. Se em casa, ao abrir a embalagem, for constatado defeito na frente do papel de parede, eles podem ser trocados ou devolvidos à loja.
Se você estiver escolhendo o papel de parede complementar, preste atenção à marcação. Você precisa retirar produtos de um lote. Isso elimina a diferença de tonalidades típicas da compra de rolos de lotes diferentes. Além disso, isso permitirá que você selecione o revestimento com a maior precisão possível com a coincidência de tons de cores.
A escolha da textura permitirá que você crie uma cor especial no interior.
Por exemplo, se uma superfície lisa pode parecer rústica, as opções com uma estrutura granulada ou em relevo já adicionarão um toque de alto status ao design do fundo. Além disso, o papel de parede texturizado está em voga atualmente. Pode-se escolher variedades com textura de gesso veneziano ou Versalhes, efeito de "escaravelho" ou "casaco de pele", pinceladas caóticas, linhas diagonais ou onduladas em relevo.
Na hora de comprar, é preciso levar em consideração o status do acabamento. Se a mobília e o encanamento forem caros, o papel de parede combina com eles. O papel de parede rústico tornará o interior insípido. Você não deve pegar telas muito cativantes. Contra esse pano de fundo, nenhum encanamento, nenhuma mobília, nenhum acessório é visível.
A escolha pode ser feita do ponto de vista prático.
Por exemplo, na área de lavagem as telas ficam bem em mármore ou outra pedra, bem como com manchas ou um padrão simples. Além de temas florais e vegetais, as estampas atuais são monogramas, espinha de peixe, padrões étnicos e motivos escandinavos.
Onde você pode enfiar?
As zonas de umidade de cada banheiro são diferentes. Eles são convencionalmente divididos em seco e molhado. E se ladrilhos e painéis podem ser colados em locais com mais umidade, o papel de parede nesses locais não é colado.
A área mais perigosa é a parede acima do banheiro ou chuveiro. Nem um único tipo de papel de parede ficará aqui por um ano. Mesmo os impermeáveis ficam molhados e tornam-se inutilizáveis. Estas paredes são coladas com azulejos ou painéis, decoradas com mosaicos, menos frequentemente são pintadas.
As paredes próximas ao banho são consideradas a segunda área de risco mais úmida. Não é desejável colar papel de parede aqui, porque grandes respingos de água costumam cair nesses lugares. Aqui você precisa de um papel de parede com uma resistência especial à umidade e sujeira (por exemplo, papel de parede de vidro). A tela deve resistir a limpezas regulares.
A terceira zona é considerada como as paredes localizadas a uma distância de 60 cm das laterais da banheira ou das bordas do box do chuveiro. Estas são áreas relativamente secas, pois raramente são pulverizadas. Todos os tipos de papel de parede à prova d'água podem ser colados aqui.
As paredes podem ser coladas nos locais onde os salpicos de água não podem cair sobre elas.
Por exemplo, pode ser a folha da porta frontal, parte da parede no local da caldeira e da máquina de lavar. Quanto mais afastado o papel de parede estiver da área de lavagem (banheira ou chuveiro), melhor. Eles também podem estar localizados na parede oposta à banheira ou chuveiro.
Dependendo do método de colagem, o papel de parede pode ser usado para decorar uma parte da parede na área onde o banheiro está localizado. Por exemplo, se houver painéis na parte inferior, respingos de água não poderão atingir o papel de parede.Por este princípio, você pode colar a parede acima da pia na área de lavagem. Às vezes, o papel de parede é colado nas paredes distantes, saliências e colunas de banheiros espaçosos, adaptados às salas de estar da casa.
Mesmo em um interior com banheiro independente, o papel de parede é colado onde será minimamente afetado por vapor e respingos. Você pode colar as telas sobre o espelho. Podem ser usados para decorar as paredes próximas à porta da frente, bem como divisórias nas laterais das zonas secas do sanitário. Além disso, eles só podem decorar a parte superior das paredes, deixando o resto do espaço para painéis ou azulejos.
Idéias de combinação de materiais
Não é nenhum segredo que os papéis de parede parecem mais expressivos se tiverem algo para contrastar. O acabamento de contraste pode ser diferente: Você pode combinar papel de parede com painéis, revestimento de plástico, azulejos, placas e pintura.
No entanto, cada combinação é selecionada individualmente para um projeto específico. Na compilação, leva-se em consideração o grau de harmonia dos dois materiais, com base no jogo de textura, cor e adequação da impressão.
O papel de parede pode ser usado para designar uma parede total ou parcialmente, decorando-a na forma de um painel colorido, adequado a um determinado estilo de interior. Ficam muito bem nas paredes acima, contrastando com outros materiais de fundo.
Você pode combiná-los com diferentes materiais de parede.
- Aplicação de papel de parede na parte superior da parede na área do lavatório vai mudar o interior para melhor, sem diminuir a praticidade do banheiro. O acabamento combina perfeitamente com painéis de folha de plástico com textura de alvenaria.
- Combinando papel de parede com um quadro traz um sabor especial para o interior do banheiro. Com uma seleção bem-sucedida de acessórios e acessórios de encanamento, a atmosfera da velha era pode reinar aqui.
- Papel de parede com estampa floral, feita em cores suaves, vai bem com ladrilhos cerâmicos, decorada com uma orla. A escolha harmoniosa de cores permite encher o interior de luz, tornando o ambiente o mais convidativo possível.
- Papel de parede floral autoadesivo harmoniosamente combinado com ripas de plástico localizadas na área de lavagem. A escolha precisa de cores e a seleção de texturas realçam o efeito vintage, transmitindo uma atmosfera de estilo retro.
- Pratico papel de parede na zona de lavagem com passagem para zona dita húmida. Papel de parede com monogramas fica harmonioso com ladrilhos pequenos.
- A combinação de materiais de acabamento no banheiro, feitos em cores neutras. Contraste de revestimento liso de papel de parede e ladrilhos de porco em relevo, texturas mate e brilhantes.
Uma ideia original pode ser a utilização de papel de parede autocolante como elemento de decoração de fachadas de armários de parede ou de chão.
Além disso, com a ajuda desse material, você pode criar o efeito de um revestimento de azulejos. Também estão à venda quadrados recortados prontos de tela autoadesiva. Graças a eles, você pode adicionar um estilo especial ao design de interiores do banheiro.
Exemplos de sucesso no interior
Decorar paredes de banheiros com papel de parede pode ser não apenas prático, mas também esteticamente agradável. Isso é evidenciado por exemplos de galerias de fotos.
Um exemplo de design prático as paredes do banheiro com papel de parede estampado contrastando com as estreitas ripas do painel.
A colagem de papel de parede na parede com um nicho dá ao banheiro um clima de conforto caseiro, ampliando visualmente o espaço.
A escolha do material de acabamento de destaque para decorar a parede da casa de banho situada no sótão.
A criação de um ambiente especial no interior da casa de banho é conseguida decorando a zona de lavagem com papel de parede com pássaros.
O contraste entre o papel de parede e o mosaico, acentuado por uma ampla borda decorativa.
Alocação de uma das áreas funcionais do banheiro com papel de parede brilhante, colagem no local da penteadeira.
A parede da área do lavatório é decorada com papel de parede brilhante em design retro, contrastando com o fundo de ripas de plástico.
Uma boa escolha de papel de parede para a personificação do design retro, combinação harmoniosa com painéis e acessórios de interior.
Um arranjo original de papel de parede com ênfase na praticidade, adaptação das instalações a uma sala de estar.
Papel de parede claro com estampa floral em banheiro com designs antigos.
Revestimento das paredes da casa de banho com papel de parede no lavatório e zona de sanita, selecção da tonalidade dos revestimentos a condizer com o mobiliário.
Visão geral da revisão
O papel de parede não é um material de acabamento universal para revestimentos de paredes de banheiros. Isso é evidenciado por comentários de clientes deixados em fóruns temáticos e portais de informação da Internet. Alguém acha que elas ficam bonitas em fotos, mas na prática elas não são tão práticas. Ao mesmo tempo, existe a opinião de que, após a colagem, eles se afastam muito rapidamente da base.
Outros estão convencidos do contrário, observando que as telas estão bem aderidas às paredes do banheiro por vários anos. Nos comentários, as pessoas escrevem que compram papel de parede à base de oleado para a decoração de paredes de banheiros. Para que o papel de parede dure mais, seque ao ar livre antes do trabalho, removendo a umidade da base de trabalho.
No próximo vídeo, você conhecerá algumas das características do papel de parede do banheiro.