Saboneteiras para banheiro: o que há e como escolher?
A saboneteira de casa de banho não é apenas um suporte para guardar sabonete em barra, mas também um acessório de estilo que completa harmoniosamente o design de toda a divisão.
O sabonete em barra continua bastante popular - de acordo com pesquisas independentes com clientes, é usado por cerca de 60% dos residentes na Rússia.
Peculiaridades
Hoje, o desenho e a forma de montagem das saboneteiras permitem escolher um modelo cómodo e prático para qualquer tipo de casa de banho.
As barras de sabão requerem armazenamento adequado entre os usos, caso contrário, elas racharão ou molharão. Uma barra de sabão seca manterá suas qualidades, aroma agradável e bela forma por mais tempo.
O banheiro é um local para colocar ordem na aparência de uma pessoa, bem como para um breve descanso após um dia árduo, portanto, os cuidados com a saboneteira devem ser mínimos.
Você pode comprar uma saboneteira separada ou um conjunto completo no mesmo estilo com um dispensador para sabonete líquido e um copo para escovas de dente.
Visão geral da espécie
Os suportes e suportes para sabonetes sólidos estão amplamente representados no mercado moderno, possuem características próprias e armazenam este produto de diferentes formas.
Saboneteiras modernas são divididas em vários tipos, descritos a seguir.
- Muro. Suportes para a saboneteira são montados no ladrilho. Para que o ladrilho não rache, deve-se colar o local de perfuração com várias camadas de fita e aguardar cerca de 1 hora, após o que pode fazer os furos com segurança.
- Suspenso. Fixado com anéis de metal na borda da banheira ou pia, bem como na haste da cortina, pode ser facilmente removido, se necessário.
- Em ventosas. Esta opção é fixada na superfície lateral interna da banheira ou pia.Com o tempo, as ventosas podem rachar e, com o peso de um pedaço de sabão, podem não aderir bem.
- Combinado. Saboneteira combinada com porta-escova de dentes ou embutida no chuveiro.
- Área de Trabalho. Esta opção é colocada em uma superfície horizontal sem quaisquer fixadores. Dentre esses acessórios, são populares os modelos com superfície inclinada ou parede inclinada, ao longo de várias ranhuras cujo excesso de água escorre e não mancha a superfície horizontal da pia.
- Com montagem magnética. Um ímã é montado com o desenho de uma saboneteira e uma segunda placa magnética é inserida em uma barra de sabão. Isso permite que o sabão pendure e seque mais rápido.
- Ralador de sabão. É uma estrutura suspensa com mecanismo de mola (montada na parede). Ao ser prensado, corta as lascas da peça, enquanto o sabão fica completamente seco. O único aspecto negativo é que as aparas não lavam bem em água dura.
- Saboneteira embutida. Esses são recessos no corpo de uma banheira ou pia. Esses sabonetes costumam ser feitos na parede do box do chuveiro. Sua principal desvantagem é que a umidade não escorre e o sabão fica mole.
Todos os designs descritos de saboneteiras podem ser produzidos:
- sem fundo - a água com sabão escorre sem obstáculos e pode manchar o encanamento;
- com um fundo - a água se acumula ao redor do sabão, a peça sólida torna-se ácida;
- fundo duplo - o líquido se acumula na panela, deixando o sabão seco, enquanto a umidade acumulada deve ser despejada em tempo hábil.
Qualquer saboneteira requer cuidados, cabendo ao dono da casa decidir qual delas é mais fácil de cuidar.
Materiais (editar)
- Metal. A saboneteira de níquel ou cromo brilhante vai adornar o interior de qualquer banheiro. Porém, caso a água tenha alto teor de calcário, surgirão estrias e placas brancas, que deverão ser constantemente limpas.
- Cerâmica. Bonito e higiênico, mas bastante frágil.
- Vidro coado... Material durável. Parece esteticamente agradável no início do uso, mas, apesar da superfície fosca, todas as gotas e manchas serão visíveis nela.
- Acrílico. Semelhante ao vidro, mas mais forte e durável.
- Plástico - é um material leve, mas de curta duração, suja rapidamente, porém também é fácil de limpar. Se o produto for barato ou artesanal, ele exalará um odor tóxico desagradável que pode não ser percebido na loja, mas se manifestará claramente em um banheiro fechado. Entre outras coisas, as toxinas podem entrar no interior de uma barra de sabão úmida e causar reações alérgicas.
- Madeira - é um material que não agride o meio ambiente, porém, os produtos de faia ou cedro são caros e a madeira comum seca rapidamente e perde sua beleza. Bactérias prejudiciais podem se desenvolver em rachaduras.
- Silicone... É repelente de poeira, à prova d'água, impressionante em uma variedade de formas e uma ampla paleta de cores brilhantes.
- Borracha. É análogo ao silicone, mas o molde pode crescer facilmente nele. Com o tempo, essa saboneteira irá rachar.
É aconselhável dar preferência a saboneteiras de materiais higiênicos que não requeiram cuidados especiais.
Opções de design
A cor e a forma devem estar em harmonia com o interior. Se os azulejos do banheiro forem em tons quentes ou nas cores da cama, será apropriado comprar uma saboneteira para combinar - cores brilhantes não vão funcionar.
Ao escolher o desenho de uma saboneteira, deve-se levar em consideração algumas nuances.
- O estilo da casa de banho e acessórios existentes. Saboneteiras de estilo contido, tons de cama delicados e formas clássicas: oval ou redondo são adequados para um interior clássico. Para um estilo de alta tecnologia, você pode escolher suportes cromados e montagens de formas incomuns.
- O tamanho. Para um banheiro pequeno, você pode escolher modelos compactos. Em um banheiro espaçoso com janela, uma saboneteira grande e elegante em forma de concha ou folha de palmeira ficará perfeita.
- Funcionalidade. A saboneteira deve impedir a desoxidação da barra de sabão sólida e não deve ser limpa com frequência.
A combinação de cores também deve ser levada em consideração. Por exemplo, o amarelo combina bem com o azul, mas cansa rapidamente os olhos. É melhor usar tal conjunto na roupa do que no banheiro.
Como escolher?
Comprar uma saboneteira não é tão fácil. Na hora de escolher, deve-se levar em consideração qualidade e praticidade.
Critérios de seleção adicionais são descritos abaixo.
- Segurança. Se houver crianças pequenas em casa, é melhor usar materiais ecológicos e resistentes, como madeira.
- Furos de drenagem de água... Devem ser bastante grandes e bem formados para que a água que escorre do sabão possa passar facilmente sem deixar amassados na peça.
- Durabilidade. Alguns modelos de cerâmica e vidro são bastante frágeis, mas uma saboneteira de metal ou silicone pode durar muitos anos.
- Resistente à umidade.
Você pode fazer uma saboneteira com as próprias mãos a partir de uma garrafa de plástico aquecida ou com uma casca de coco, mas é melhor comprar um acessório estiloso feito na fábrica e de acordo com todos os requisitos. Neste caso, a barra de sabão não se molhará, manterá por mais tempo suas propriedades e aparência estética, e o banheiro será complementado por um elemento de interior estiloso.
Para uma visão geral da saboneteira de banheiro Hasko, veja abaixo.