Laminado no banheiro: características e regras de seleção
O piso laminado para banheiro está representado nas coleções de muitos fabricantes. Este revestimento, comprovado em instalações residenciais, é agora produzido em um formato especial resistente à umidade e enfatiza harmoniosamente a estética especial do interior.
O laminado de plástico resistente à umidade e outras variedades para paredes e pisos podem mudar radicalmente todas as idéias sobre a decoração de instalações com requisitos especiais para a qualidade dos materiais. Claro, ainda é incomum para muitos ver painéis laminados no banheiro. Mas as críticas de quem já adquiriu tal decoração indicam que tal revestimento pode e deve fazer parte do interior.
Os designers já apreciaram as possibilidades oferecidas pelo piso laminado no espaço do banheiro. Com sua ajuda, você pode facilmente criar um acabamento moderno, trazer o espírito da Escandinávia ou o laconicismo do minimalismo japonês para o espaço. As lamelas são frequentemente utilizadas em combinação com pisos aquecidos a água.
Além disso, a sua instalação é efectuada da forma mais rápida e simples possível, permitindo obter um resultado óptimo mesmo na ausência de uma vasta experiência na execução de reparações.
Peculiaridades
Na hora de escolher um laminado para banheiro, vale a pena conhecer o máximo possível sobre suas características e propriedades. Esta cobertura pode ser colocada no chão, paredes, teto e decorada com nichos ou saliências. As pranchas superiores laminadas são feitas de materiais diferentes e são combinadas apenas pela aplicação de decoração.
Um revestimento de filme fino os protege dos efeitos negativos de influências externas, e o sistema de juntas de travamento elimina a ocorrência de ranhuras por onde a água pode entrar.
Entre as características de um laminado resistente à umidade estão as seguintes.
- Impregnação anti-séptica que evita a formação de bolores ou bolor. Isso é verdadeiro para salas com altos níveis de umidade.
- Tampa externa antiderrapante. Mesmo em contato com as plantas dos pés molhadas, o material não causará quedas ou ferimentos.
- Indicadores aumentados de resistência mecânica e física. O piso pode suportar facilmente cargas de choque ou limpezas úmidas frequentes.
- Maior resistência à água. Relevante para espécies à prova d'água.
- Capacidade de suportar temperaturas extremas. O piso ou revestimento de parede não deve perder sua geometria original quando exposto ao vapor e ao calor.
Visto que mesmo os revestimentos resistentes à umidade apresentam certa resistência à tração e absorção, vale a pena considerar as características do material ao escolher o local para sua aplicação.
Faz sentido instalar um revestimento impermeável no chão do banheiro que pode evitar vazamentos por um longo tempo.
Variedades
Todos os tipos de laminados de banheiro no mercado hoje podem ser divididos em 2 categorias - impermeável e resistente à umidade. A principal diferença é que a estrutura dos revestimentos reage de maneira diferente ao contato com os líquidos. Vale a pena considerar essas diferenças com mais detalhes.
Resistente a humidade
Laminado resistente à umidade - Trata-se de um revestimento à base de placa HDF com componentes hidrorrepelentes, impregnação em base antifúngica, capaz de proteger por muito tempo o material de quaisquer influências externas negativas. Em contato direto com a umidade, o material retém a capacidade de mantê-lo na superfície por até 2 a 3 horas.
A junta de travamento utiliza uma mistura à base de silicone e cera, que proporciona alto nível de proteção contra a penetração de umidade em seu interior. O substrato é mais espesso que o laminado convencional, coberto com parafina ou composição à base de cera.
Mas o laminado resistente à umidade tem suas próprias características. Com o contato prolongado com a água, torna-se incapaz de suportar seus efeitos, perdendo gradativamente sua impermeabilidade.
Em caso de derramamento, este material inchará, deformará e precisará ser substituído.
Resistente à água
O laminado impermeável ou impermeável é feito com a base da mesma placa de alta densidade e contém aditivos antifúngicos altamente eficazes. Além disso, sua parte frontal é coberta com uma camada de polímero capaz de excluir a absorção de umidade. As lamelas desse tipo são capazes de resistir de 5 a 6 horas em contato direto com a água, mas com uma estagnação mais longa da água elas ainda se deterioram.
O laminado plástico de vinil também é resistente à água.... É feito de PVC que atende aos requisitos de segurança. Tal piso no banheiro não tem absolutamente nenhum medo da umidade e é capaz de mantê-la na superfície por muito tempo.
Para que o revestimento seja totalmente vedado, durante o assentamento as costuras e as extremidades das placas são tratadas adicionalmente com selante de silicone sanitário. Muitos produtos de alto padrão já possuem esse revestimento aplicado na fábrica.
Os laminados de polímero normalmente têm uma estrutura dupla com um entreferro e nervuras de reforço para melhorar as propriedades de isolamento térmico. As lamelas de base de plástico têm um suporte de papel decorativo, capaz de imitar fielmente a superfície de madeira, pedra e outros materiais de acabamento populares. Fora aplicado resina acrilatosuplementado com pó de corindo para maior resistência ao desgaste e resistência química.
Uma tábua de decking especial (decking), também feita de compósito de polímero e madeira, geralmente atua como um laminado à prova d'água. O material pode ter uma superfície texturizada que evita o escorregamento.Mas esse material tem uma escolha menor de texturas e cores, por isso é mais difícil combiná-lo com o interior de uma casa ou apartamento.
Regras de seleção
O laminado no banheiro deve ser escolhido com base em suas características.
Entre os critérios básicos estão os seguintes.
- Classe material... Para a série doméstica, começa com o número 2, para laminado comercial - a partir de 3. É melhor escolher uma classe de pelo menos 33 para o banheiro e com uma resistência à abrasão AC de pelo menos 5-6 unidades.
- O objetivo do material. O piso laminado deve ser impermeável e à prova de vazamentos. É melhor dar preferência às opções à base de polímero ou vinil. Na parede, você pode colocar um laminado de classe doméstica 22-23, uma vez que estará sujeito a menos atrito, uma placa de HDF é adequada como base.
- Densidade da laje. Quanto mais alto for, melhor será a capacidade do material de resistir à umidade. Na presença de produtos com indicadores diferentes, recomenda-se escolher aqueles que terão os mais altos.
- Suavidade da superfície... É melhor evitar revestimentos excessivamente brilhantes que podem deslizar após o banho. Além disso, a estrutura ranhurada sempre parece mais cara e eficaz.
- Fator de inchaço. É importante para revestimentos resistentes à umidade e não deve ser superior a 18%, caso contrário, o material se deforma muito sob a influência da água.
- Características dos painéis de conexão... Produtos com conexão de travamento são os mais confiáveis, pois proporcionam alta estanqueidade. Mas a tecnologia para colocar pisos laminados exige o cumprimento estrito de todas as recomendações. As lamelas sem fechadura terão de ser seladas adicionalmente nas costuras, caso contrário, o pavimento não será totalmente à prova de água.
- Disponibilidade de marcações especiais... A embalagem deve ter a etiqueta “aqua protect” ou “aqua resist”. A resistência à água também é evidenciada por imagens em forma de gotas d'água ou um guarda-chuva, um banho. É preferível não retirar o laminado sem marcação especial, pois neste caso o fabricante não garante a sua resistência à água.
- Marca. As melhores marcas de laminado à prova d'água são AquaStep, Dumaplast. São produtos europeus fabricados na Bélgica e na França. Os painéis resistentes à umidade devem ser escolhidos entre os produtos das marcas Quick Step, Classen, Kaindl, Kronotex. A última opção é produzida por uma joint venture russo-alemã que oferece produtos de alta qualidade a preços razoáveis. Não vale a pena economizar e escolher um laminado chinês mais barato - a qualidade e a vida útil dele serão muito menores.
- Projeto... É preferível escolher o laminado de parede entre os produtos que se assemelham a ladrilhos de cerâmica ou pedra natural. Para o piso, costuma-se escolher produtos que imitem a textura da madeira natural.
Como cuidar?
Entre as regras mais importantes e significativas que devem ser observadas ao cuidar de um piso laminado estão - limpeza regular e proteção do revestimento externo contra danos. Se arranhões, lascas aparecem na superfície, eles podem ser restaurados com uma massa ou um lápis especial, se for usado um revestimento de cera, polidores semelhantes são adequados. Recomenda-se manter o regime de temperatura na sala entre +18 graus e acima.
Vale a pena considerar que você pode renovar a camada de polimento na superfície do piso, no máximo, 2 vezes por ano. Na limpeza úmida, use esfregões de esponja macios ou panos de microfibra que não danificarão o revestimento do piso. Além disso, quaisquer vestígios de água derramada devem ser limpos imediatamente, sem os deixar na superfície do chão. É imperativo selar o revestimento em todo o perímetro, onde a água pode entrar na área da junta com a parede sob os painéis. Em média, o selante perde suas propriedades em 4-5 anos, então ele precisa ser renovado.
Visão geral da revisão
As opiniões das pessoas que já usam piso laminado no interior do banheiro parecem bastante inequívocas: os revestimentos resistentes à umidade, quando devidamente instalados, justificam-se. Muitas coleções de fabricantes conhecidos podem resistir ao contato com umidade e até mesmo água derramada, bem como ladrilhos. E em termos de estética, o piso laminado é ainda superior à maioria dos materiais de acabamento.
O uso de laminados para paredes e pisos é simplesmente insubstituível em interiores elegantes que não requerem o uso de ladrilhos. Este material é agradável o suficiente para contato tátil.... Nos banheiros de estabelecimentos comerciais, a julgar pelas avaliações, vale a pena utilizar revestimentos com máxima resistência ao desgaste.
Em casa ou no campo, serão suficientes 32 salas de aula. As opções de plástico suportam o uso mais intenso e não têm medo de umidade, mesmo com uma inundação total, muitos deles são compatíveis com sistemas de aquecimento por piso radiante.
Das desvantagens do laminado resistente à umidade no banheiro, é notado abrasão rápida... Muitos revestimentos anunciados perdem seu efeito decorativo em menos de 1 ano de operação. Além disso, quando inundados, alguns tipos de laminado dilatam-se tanto quanto o parquet natural.
No entanto, neste caso, geralmente estamos falando simplesmente de falsificações de baixa qualidade, e não de produtos originais da Europa.
Belos exemplos de acabamento
O desenho de uma casa de banho com laminado pode ser bastante variado e original. Na maioria das vezes, o material imita a textura da madeira natural e pode ser feito em um esquema geral de cores ou em contraste com ele. Lindos exemplos de decoração de interiores o ajudarão a ter certeza disso.
O laminado em tons de nogueira é utilizado para revestir o chão e parte das paredes. Painéis espelhados e mármore permitem sombrear harmoniosamente a textura e o padrão da madeira, sem transformar o interior em um exemplo de decoração vintage.
O laminado com um padrão original complementa eficazmente a casa de banho. Listras longitudinais na superfície do piso criam transições de cores extravagantes.
Laminado de luz deslumbrante com aparência envelhecida parece ótimo em interiores modernos e clássicos.
As características da colocação de laminado no banheiro são mostradas no vídeo a seguir.