Flores no banheiro: tipos, recomendações de escolha
A casa de banho é uma das divisões mais importantes do apartamento, sendo utilizada diariamente por todos os membros da família. Os designers modernos criam quartos acolhedores, bonitos e confortáveis, no design dos quais utilizam azulejos multicoloridos, canalizações de design, espelhos, vidro, pedra natural, objectos invulgares e flores frescas.
São as plantas que passam a ser o elemento central da divisão, o que tem um efeito benéfico na sua atmosfera. Apesar da popularidade dessa ideia, os especialistas recomendam dar atenção especial à seleção das plantas, levando em consideração o clima e a iluminação de uma determinada sala.
Compromisso
As flores decorativas são companhias invariáveis de uma pessoa ao longo de sua vida. Nos projetos de design moderno, os vasos com flores são usados não só para decorar a sala e os salões, mas também para decorar o banheiro. Essa ideia ainda não ganhou reconhecimento em massa e é usada apenas em projetos premium, mas os floristas recomendam prestar atenção à capacidade das plantas de reavivar qualquer espaço, mesmo aquele que não tem janelas. Plantas corretamente selecionadas, que são plantadas em lindos vasos de flores, certamente se encaixam harmoniosamente em qualquer projeto.
Antes de escolher uma planta e começar a decorar um ambiente, os designers recomendam levar em consideração os aspectos positivos e negativos desta solução estilística.
Vantagens:
- encher a sala com oxigênio;
- purificação do ar;
- prevenir o desenvolvimento de microorganismos fúngicos;
- normalização do microclima geral;
- melhoria das trocas de água e gás;
- absorção de sais de metais pesados e outros tipos de vapores;
- aromatização e desodorização das instalações;
- melhorando a atmosfera;
- revitalização da sala;
- humor aumentado;
- aumento visual no espaço;
- criando um interior espetacular.
Desvantagens:
- complexidade de colocação;
- a necessidade de trazer flores periodicamente à luz do dia;
- a necessidade de monitoramento constante das condições de umidade e temperatura;
- organização de regas regulares;
- instalação de um sistema de ventilação poderoso e de alta qualidade
- instalação de iluminação adicional;
- dificuldade em manter o equilíbrio composicional;
- a necessidade de neutralizar os agentes químicos de limpeza.
Visualizações
Apesar da variedade varietal das plantas ornamentais, os especialistas recomendam atentar para a possibilidade de nem todas as flores cultivarem no banheiro, devido ao fato de que nem todas as plantas podem ser mantidas sem luz solar e ar puro. As flores para o banheiro devem ter uma atitude positiva em relação à alta umidade e altas temperaturas, não exigir muita iluminação e combinar harmoniosamente com o interior do ambiente.
Lista de plantas para o banheiro:
- Fatsia japonesa;
- filodendro;
- pequena ivy;
- filodendro rastejante;
- epipremnum dourado;
- dieffenbachia;
- ficus;
- cyperus;
- hovea;
- cordilina;
- violeta uzambar;
- alta aspidistra;
- anglonemon;
- hamedorea graciosa;
- exakum;
- ciclâmen;
- spathiphyllum.
Os floristas recomendam optar pelos seguintes tipos de flores e observar suas propriedades benéficas.
- Phalaenopsis - uma flor caprichosa que não só decora o ambiente e o torna aconchegante, mas também absorve o excesso de umidade e purifica o ar. Colocação - bancada, lavatório e prateleiras junto ao espelho.
- Dracaena Sander - uma planta elegante que emite energia positiva, melhora o microclima e absorve todas as substâncias perigosas.
- Spathiphyllum - uma flor que purifica o ar e melhora o clima interno.
- Antúrio - uma erva única que previne o aparecimento de depressão, melhora a memória e as capacidades mentais. A desvantagem é a presença de substâncias tóxicas.
- Mühlenbeckia - uma flor que cresce bem em ambientes com baixas temperaturas, bem como com ar seco e quente.
- Samambaia interna - uma planta que não só absorve substâncias nocivas e poeira, mas também neutraliza a radiação eletromagnética.
- Exakum blue - uma bela planta que não só purifica o ar, mas também o preenche com um aroma agradável.
Regras de acomodação
Para que as composições verdes não tragam inconvenientes e se encaixem harmoniosamente no interior, os designers recomendam que você tenha um cuidado especial com o seu posicionamento. Os vasos de flores podem ser colocados nos seguintes locais:
- em superfícies planas;
- nas paredes;
- No chão.
Todas as variedades de árvores devem ser plantadas em vasos grandes e colocadas no chão. Os locais mais confortáveis no chão são as áreas menos utilizadas da divisão, mas é preferível não utilizar a zona junto ao lavatório e à cabina de duche devido ao provável contacto com as folhas da água com sabão e da água quente.
As flores nas paredes parecem espetaculares e bonitas. Para a sua colocação, podem-se utilizar vários tipos de estantes, que podem ser fixadas em diversos níveis e em qualquer combinação. Para a colocação na parede, os floristas recomendam o uso de todos os tipos de plantas trepadeiras, que são especialmente eficazes na decoração de paredes e cantos vazios.
Se for impossível instalar prateleiras os designers recomendam o uso de todas as superfícies planas de armários e mesinhas de cabeceira para colocar flores. Atenção especial deve ser dada à escolha correta das cores, cujo tamanho e aparência devem estar em harmonia com o tamanho do móvel e sua altura.
Os especialistas não recomendam a instalação de vasos de flores na área de acessórios de encanamento, cujo uso pode provocar a queda de vasos de flores, bem como onde o excesso de umidade e as gotas afetarão negativamente o aspecto das flores. Você não pode colocar flores perto de aparelhos de aquecimento, cujo trabalho leva a uma diminuição da umidade do ar.
Também É estritamente proibido colocar panelas nas máquinas de lavar. Essa proibição é ocasionada pela presença de vibrações durante o funcionamento do aparelho, que podem provocar a queda dos vasos. E o excesso de água durante a irrigação pode entrar no dispositivo e danificar os eletrodomésticos.
Para garantir que a colocação das flores não cause dificuldades, os floristas recomendam o uso de vasos de flores leves e inquebráveis para o plantio. É estritamente proibido o uso de potes pesados de vidro e cerâmica, mas pequenos recipientes de barro não só ajudam a decorar o interior, mas também a melhorar o ambiente.
Cuidado
Para que as plantas sejam saudáveis e bonitas, além de agradar aos proprietários o maior tempo possível, os especialistas recomendam atenção especial ao cumprimento das regras de cuidado. O nível de temperatura ideal é de +22 graus.
Um dos parâmetros mais importantes para o crescimento da flor é a presença de um nível suficiente de iluminação. Como a maioria das casas de banho não tem janelas, os floristas recomendam a instalação adicional de fontes de luz artificial na divisão, que podem ser lâmpadas diurnas modernas e lâmpadas fitofarmacêuticas especiais. As plantas não podem viver completamente sem luz solar natural, para a qual é necessário tirar regularmente vasos de flores do lado de fora.
Sinais de níveis de luz insuficientes:
- puxando caules e folhas;
- tamanho pequeno das lâminas das folhas novas;
- cor opaca das folhas;
- Crescimento lento;
- falta de inflorescências;
- secar da folhagem inferior;
- derramamento de flores e botões não abertos;
- falta de crescimento.
Ao primeiro sinal de falta de iluminação é necessário colocar os canteiros na rua e voltar a equipar o sistema de iluminação artificial.
Deve ser dada atenção especial ao sistema de irrigação. Apesar da alta umidade na sala, as plantas precisam de rega regular, mas a água estagnada deve ser evitada. Para evitar a deterioração do sistema radicular, os especialistas recomendam usar materiais de drenagem e regar as flores somente depois que o solo estiver completamente seco. As flores no banheiro sempre respondem positivamente à pulverização e aos chuveiros quentes. Para plantar plantas como o bambu, geralmente é melhor usar um hidrogel.
Para fornecer composições verdes com todos os nutrientes essenciais, os floristas recomendam não se esquecer da alimentação. O tipo de fertilizante mais adequado são os grânulos. Os nutrientes nesta forma particular enriquecem gradualmente o solo com todos os oligoelementos necessários, o que tem um efeito positivo no crescimento das flores.
Para garantir a circulação do ar e evitar a sua estagnação, a casa de banho deve ser equipada com um potente sistema de ventilação.
O não cumprimento das regras de cuidado pode provocar os seguintes problemas.
- Mofo branco no solo - rega excessiva e água estagnada. Maneiras de eliminar o problema - parando de regar, tratando o solo com medicamentos contra doenças fúngicas.
- Flor branca nas folhas (oídio) - alto nível de umidade e alta temperatura. Tratamento - tratamento de composições verdes com fungicidas especiais.
- Manchas incolores - queimaduras de detergentes. A solução para o problema é remover completamente a chapa danificada.
- manchas marrom - condições de baixa temperatura na sala. Para eliminar esse problema, é necessário aumentar a temperatura ou selecionar variedades mais resistentes ao frio.
- Amarelecimento de placas de folha - falta de umidade e microelementos.A maneira de eliminar o problema é enriquecer o solo com micronutrientes e ajustar a frequência de umidade do solo.
- Murcha das plantas e escurecimento das folhas - decadência do sistema radicular devido ao alagamento do solo. Maneiras de eliminar o problema - transplantar uma flor para uma nova composição de solo com a remoção simultânea de partes podres do sistema radicular.
As flores de interior são companheiros humanos invariáveis, o que tem um efeito positivo no bem-estar das pessoas e na atmosfera geral da sala.... Composições verdes podem ser vistas não só nos quartos e na cozinha, mas também no banheiro. As plantas ornamentais são capazes não apenas de reviver uma determinada sala, mas também de tornar a sua atmosfera o mais confortável possível para uma pessoa.
Devido à ausência de janelas e luz natural nesta sala, os floristas recomendam escolher as variedades certas e seguir cuidadosamente as regras para a sua colocação e cuidado. O resultado do trabalho realizado pode surpreender não só os iniciantes, mas também os floristas experientes e céticos quanto ao cultivo de flores no banheiro.
Para informações sobre como equipar um banheiro com flores frescas, veja o próximo vídeo.