Banheiras embutidas: tipos, dicas para escolher
Voltando para casa após uma jornada de trabalho, muitos sonham com um descanso real e completo. A melhor opção é relaxar no banheiro, de preferência espaçoso. E se também estiver embutido, então este é um duplo prazer, físico e estético. É uma pena que esta opção seja praticamente impossível em um apartamento padrão, apenas em uma casa particular. Se você realmente deseja instalar essa magia no espaço do apartamento, pode instalar uma banheira no pódio.
Peculiaridades
A principal vantagem da banheira embutida é o fato de praticamente não ocupar o espaço da filmagem. Este projeto possui características próprias.
- O modelo embutido é caracterizado por dimensões maiores do que uma banheira comum. Tal container tem fundo plano e suas dimensões se devem ao fato de que um modelo pequeno simplesmente se perderá no chão.
- O modelo embutido está equipado com pequenas “escadas” nas laterais, graças às quais a água não derrama no chão, de forma que a banheira pode ser “embutida” mesmo no chão coberto com laminado caro.
- O mecanismo de drenagem do projeto possui um sifão especial, fabricado com um grau especial de confiabilidade.
- Para que a água passe sem problemas para o esgoto, é necessário melhorá-lo com a instalação de uma estação elevatória especial - SPS.
- A estrutura embutida deve estar localizada no primeiro andar de uma casa particular ou mesmo em um porão. Se você planeja colocá-lo no chão, terá que construir uma estrutura de concreto armado para a fundação do tanque.
- Devido à complexidade de instalação do modelo embutido, você terá que pensar em um sistema de filtragem de água, já que o volume de água - 300 litros - é mais fácil de filtrar do que drenar e coletar novamente.
- Instalada uma estrutura embutida no piso, você precisará cuidar da área do banho, já que na banheira você só pode deitar ou sentar, mas ficará privado dos revigorantes jatos de banho.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer encanamento, o design embutido tem suas vantagens e desvantagens.
Prós.
- A banheira situada no piso cria um efeito inesquecível e confere uma sofisticação especial à sala para a realização dos procedimentos de higiene.
- Saindo da fonte, você absolutamente não precisará pular os lados altos que estão presentes em produtos padrão. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas com deficiência.
- Quem quiser pode instalar elementos adicionais para um banho confortável: nos pés podem ser colocados corrimãos, encosto de cabeça, até uma TV ou rádio. Existem opções de instalação de estruturas de hidromassagem ou outros dispositivos, iluminação interessante, em alguns casos até imitação das ondas do mar.
- Os especialistas recomendam, em caso de possibilidades financeiras, equipar a estrutura com cromoterapia, o que permitirá o tratamento sem contato com luz graças a radiações eletromagnéticas de diferentes potências. Tais procedimentos são recomendados para doenças psicológicas e cosméticas, bem como para doenças de órgãos internos.
Desvantagens:
- não importa o quanto você sonhe, tal dispositivo praticamente não é instalado em um apartamento;
- fazer a manutenção, ou seja, lavar o banho, é bem difícil: você tem que se ajoelhar;
- essas minipiscinas quase nunca são equipadas com chuveiro, se necessário, você precisa comprar um chuveiro;
- você terá que atender à instalação e finalização da descarga do esgoto;
- é difícil instalar uma banheira embutida por conta própria - a ajuda profissional é necessária aqui;
- o consumo de água em tal projeto é de cerca de 300 litros, e você terá que pagar por isso e, em geral, tal unidade é financeiramente um desperdício.
Variedades
Esses produtos não podem se orgulhar de uma variedade de formas, exceto no tamanho. As banheiras embutidas podem ser feitas nas seguintes formas:
- volta;
- oval;
- retangular;
- quadrado;
- canto.
Banheiras redondas e ovais são populares, eles parecem perfeitos tanto em vários interiores elegantes quanto em quartos pequenos e aconchegantes... Os modelos desta forma podem ser colocados no centro da sala; os designers recomendam instalar todas as outras tigelas nos cantos ou perto da parede.
Em alguns casos, banheiras embutidas são instaladas no chamado pódio, cujo material é escolhido dependendo de suas preferências e capacidades financeiras. O pódio em si é uma moldura, estrutura monolítica ou de blocos, elevando-se acima do chão.
Pode ser drywall coberto com madeira ou ladrilhos cerâmicos originais, é montado diretamente no chão.
Materiais (editar)
O método de instalação na sala depende do material de que é feita a estrutura embutida.
- A versão clássica é um produto de ferro fundido. Os banhos de ferro fundido são duráveis e resistentes ao desgaste, e o esmalte com que são revestidos resiste perfeitamente a todos os detergentes químicos. No entanto, o peso dessas estruturas torna quase impossível instalá-las no pódio.
- A banheira de aço embutida pode até ser instalada em um pódio. A água aquece muito rapidamente nele - esta é uma vantagem notável. Porém, se o modelo estiver mal fixado na moldura, ele pode "chocar", ou seja, o próprio produto ficará deformado, podendo causar rachaduras no esmalte.
- O acrílico é um dos materiais mais utilizados para a produção de louças sanitárias, é dele que se obtêm tigelas de várias configurações.... Uma banheira de acrílico é boa tanto embutida no chão quanto no pódio, pois é leve.Não requer cuidados especiais no cuidado, o material é facilmente lavado, mas os arranhões são o flagelo desses modelos.
- Kvaril é uma mistura de quartzo, acrílico e vários aditivos, um material inovador com o qual são feitas as canalizações de hoje. Este material combina a durabilidade do ferro fundido e a leveza do acrílico.
- Alguns apreciadores de beleza preferem banhos de pedra, naturais e artificiais. Este material é bastante requintado, por isso não é adequado escondê-lo no pódio. E o peso dessa estrutura é significativo. Do contrário, só há vantagens, com exceção do preço, porque esses banhos não são baratos.
- Os amantes da antiguidade podem preferir banhos de cobre, que são caracterizados por propriedades anti-sépticas. Mas os designers não recomendam “esconder” tanta beleza no chão ou no pódio.
- Uma casa de banho em madeira cria um sabor único no quarto. É claro que este material é ecologicamente correto, mas a cola com a qual os componentes da estrutura são unidos não é tão inofensiva. E sobre a durabilidade é um ponto discutível.
Em qualquer caso, este é um prazer muito caro - eles precisam ser encomendados de acordo com um projeto individual.
Formas e tamanhos
Uma banheira de alta qualidade deve servir aos proprietários por mais de 15 anos, então é preciso escolhê-la sem pressa, pensando em cada nuance. O tamanho da banheira é um dos fatores importantes na hora de escolhê-la.
Existem tamanhos padrão para estruturas embutidas.
- As banheiras pequenas com 70 cm de largura têm um comprimento de 120-130 cm. Isso não é suficiente para um relaxamento completo, você terá que tomar um banho meio sentado. O volume de água consumido nessa fonte é de até 140 litros.
- Estruturas embutidas de médio porte são contêineres com largura de 65 a 70 cm e comprimento - de meio metro a 180 cm. Eles suportam até 195 litros de água.
- As grandes banheiras de acrílico volumosas "recuadas" no chão são adequadas para um design moderno e elegante. Por exemplo, como opção, você pode considerar um modelo retangular de acrílico medindo 170x70x41 cm.O considerável comprimento - 179 cm permitirá que você relaxe completamente na fonte, tendo recebido todo o prazer.
Uma banheira oval, que não tem mais de 85 cm de largura e 170 cm de comprimento, ficará perfeita em uma sala pequena.
Se você colocá-lo no pódio e brincar com as cores, poderá obter uma solução requintada.
Soluções estilísticas e cores
Quando se trata de conforto pessoal, seus tons e cores preferidos desempenham um papel especial.
- O branco é um clássico do gênero. Ele é nobre e solene. Uma banheira branca como a neve, afundada no chão, coberta com ladrilhos pretos, vai surpreender a imaginação de qualquer pessoa.
- Banheiro em vermelho revigora, ajusta-se a ações energéticas. Para alguns, essa cor pode ser irritante, então você pode suavizar tons persistentes com branco ou tom semelhante.
- Tom de azul ficará bem em quartos pequenos. Se você usar uma combinação de azul e branco, poderá aumentar visualmente a metragem do banheiro.
- Banheiro em tons amarelos - um exemplo de decisão de projeto positiva. Aqui você pode usar todos os tipos de tons e matizes que combinam com outras cores.
- Recentemente, os banheiros de estilo japonês estão ganhando popularidade. Isso é verdade para os quartos menores. A sala branca com um pódio de madeira lembra um pedaço do país onde a sakura floresce tão lindamente. Essa combinação de cores enfatiza a naturalidade do material.
É melhor escolher uma banheira retangular, que corresponde ao estilo.
- Estilo étnico - este é também um jogo de cores em combinação com a madeira. Aqui você pode usar uma paleta de tons diferente: do calmo escandinavo ao vibrante africano. Para enfatizar um design tão incomum, você pode usar acessórios e móveis: armários, estatuetas, lâmpadas.
Opções de banheiro
Seguindo o conselho dos designers, as estruturas retangulares rebaixadas são mais bem colocadas ao longo de uma parede ou perto de uma janela.
Para banheiras redondas ou ovais embutidas no chão ou colocadas sobre um pódio, recomenda-se instalá-las no centro das salas espaçosas.
Se a filmagem não permitir isso, a opção de colocação é perto da parede.
Se o banheiro for espaçoso, um modelo retangular "recuado" no chão pode se tornar uma "característica" do design.
Como escolher?
Ao escolher uma banheira embutida, é melhor seguir as recomendações dos designers:
- banheiras redondas e ovais ficam lindas tanto pela janela quanto no meio da sala, elas se encaixam perfeitamente em qualquer design;
- o banheiro no pódio dá vida ao design do cômodo, mas trabalhos adicionais de encanamento precisarão ser feitos no cômodo para instalar ralos de esgoto, então você terá que investir financeiramente;
- para pessoas de estatura alta, deve-se escolher um produto com o tamanho 170x70, só assim será possível esticar totalmente as pernas nele;
- a altura e a largura do produto também são importantes: a altura da tigela deve ser de no mínimo 60 cm, assim será fácil sair dela;
- para ficar na largura ideal, você pode sentar na própria fonte e verificar se há pelo menos 5 cm dos dois lados do corpo;
- funções adicionais trarão emoções positivas às suas férias;
- os ladrilhos que cobrem o piso ao redor da banheira são mais bem escolhidos com uma superfície antiderrapante e, se a sua banheira de hidromassagem estiver em um pódio, você pode adicionar degraus.
Exemplos no interior
Os banhos de pedra natural tornaram-se recentemente cada vez mais populares. É caro, mas vale a pena com o design certo. A parede ao redor da estrutura também pode ser decorada com ladrilhos de pedra, considere acessórios e iluminação inusitada.
Uma pequena sala pode ser ampliada visualmente combinando azulejos bege e brancos. Uma banheira redonda branca em um pódio bege escuro contra uma parede branca como a neve é um exemplo de graça e minimalismo. Degraus confortáveis no mesmo tom bege, acessórios leves, incluindo pia, mesa de cabeceira e luminárias geométricas - uma opção impecável para decorar um cômodo ambiente.
A casa de banho é a forma perfeita para se mimar. Com uma escolha sábia, você pode obter resultados de cem por cento.
Para saber como instalar uma banheira embutida, veja o próximo vídeo.