Inserções de banho: características, tipos e escolhas
A inserção de banho é mais frequentemente adquirida nos casos em que não é possível restaurar o revestimento antigo, e você não quer fazer procedimentos de água em um recipiente enferrujado, correndo o risco de inundar seus vizinhos. As características das pastilhas de plástico permitem que sejam colocadas diretamente em cima da antiga tigela da instalação sanitária. Ao mesmo tempo, o banho é mais quente, mais confortável e exteriormente parece novo. Mas não é só o lado estético da questão, porque um vazamento de base de metal próximo ao ralo pode levar a inundações de vizinhos e despesas ainda maiores.
Como escolher uma sobreposição e o que considerar ao usá-la? O forro substituirá completamente um novo banho ou é uma solução temporária? É difícil encaixar a inserção corretamente? Uma visão geral das revisões e uma análise detalhada de todas as opções disponíveis ajudarão a entender essas questões.
O que é e para que serve?
A inserção do banho é um produto acabado feito de materiais poliméricos que repete completamente o tamanho e a forma de uma linha padrão de acessórios de encanamento. Tal inserção permite a restauração do revestimento externo, substitui o esmalte gasto. O uso de revestimentos em produtos de ferro fundido com paredes espessas é especialmente importante. Durante a instalação, a parte fina do acessório não entortará nem entortará, haverá menos risco de vazios.
Mas, para banhos de aço, o uso de revestimentos adicionais não é muito adequado - paredes muito finas darão cargas de deformação, quebrando um polímero quebradiço.
Deve-se levar em consideração desde já que a inserção é feita de acrílico fundido ou material composto em formatos padrão. Se uma banheira com parâmetros originais, adquirida no exterior, ou simplesmente não padronizada em profundidade, altura, largura e forma for restaurada, a inserção provavelmente falhará. O material de fabricação também é importante. Além do acrílico, existem no mercado o vinil e uma combinação de plástico ABS industrial flexível com uma camada externa de acrílico.
O principal objetivo da capa de banho é restaurar sua aparência apresentável e estender a vida útil do produto em vários anos. Você não deve contar com seu uso a longo prazo. Com a durabilidade estimada do acrílico em 20 anos, a vida útil real do produto mal excede 3-4 anos.
Conseqüentemente, o forro pode ser visto como uma alternativa barata à compra de uma banheira nova, permitindo que você adie despesas maiores por muito tempo.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens óbvias das pastilhas para banho, vale a pena observar as seguintes.
- Nível de conforto. É muito mais alto do que qualquer banheira de metal, permitindo que você não sinta desconforto pelo contato com uma superfície fria. O banho aquece mais rápido e proporciona uma agradável sensação tátil.
- Condutividade térmica. Nessa capacidade, os polímeros acrílicos são superiores aos seus equivalentes de metal. A taxa de resfriamento da água não ultrapassa 1 grau em 30 minutos, respectivamente, tomar banho com o insert será ainda mais agradável.
- Estética. As banheiras de acrílico são consideradas uma das mais belas. Seu revestimento é sempre perfeitamente uniforme e liso, sem defeitos ou rugosidade. Mesmo após a aplicação do esmalte, o ferro fundido permanece poroso e esta propriedade é claramente visível durante a operação. Os poros acumulam sujeira intensamente e podem se tornar um local de acúmulo de microflora patogênica, mofo e bolor.
- Nível mínimo de ruído. Os polímeros têm propriedades de absorção de som mais altas, de modo que podem abafar a audibilidade quando um jato de água bate nas paredes da banheira. Isso é importante se você tiver que fazer procedimentos com água à noite ou à noite.
- Alta densidade. A falta de poros significa que o material não absorve a sujeira da mesma forma que suas contrapartes mais porosas. Uma esponja macia e um detergente não abrasivo são suficientes para remover a placa bacteriana. Você não precisa mais esfregar o banho por horas.
- Possibilidade de instalação própria. Com um conjunto mínimo de ferramentas e uma segunda pessoa, mesmo um proprietário com pouca experiência pode lidar com o trabalho.
Além das vantagens, também existem desvantagens que dificultam o funcionamento dos liners acrílicos. A inserção em si é muito mais fina do que uma banheira de acrílico convencional. e retém suas propriedades apenas parcialmente. Além disso, o produto não permanece brilhante e brilhante por muito tempo, é fácil de riscar e até mesmo dividir... Em produtos multicamadas com suporte de plástico, a parte inferior inevitavelmente se tornará visível após algum tempo devido ao desgaste do revestimento decorativo.
Variedades
Todos os tipos de inserções de reparo banho a banho podem ser divididos em várias variedades.
- Fundido em acrílico. A forma desejada é dada a eles por aquecimento e processamento subsequente. O produto acaba sendo uma peça única, com paredes bastante grossas, uniformes em toda a sua espessura. O processo de fabricação é simplificado ao máximo e elimina a violação de parâmetros geométricos. Esses forros são bastante duráveis, mas geralmente deformam-se quando não se ajustam firmemente à base da banheira.
- Composto. Eles são moldados em resina ABS e acabados com uma camada de acrílico para melhorar a estética. O liner de plástico é menos suscetível à deformação, é mais elástico, mas sua vida útil é significativamente menor. Além disso, o revestimento acrílico pode se desgastar com o tempo.
- Vinil. O mais frágil, bastante escorregadio, mas muito estético, com um brilho lustroso pronunciado. O vinil deve ser considerado apenas como uma opção temporária, proporcionando com o seu auxílio a restauração do banho por 1-2 anos.
Obviamente, cada um dos tipos de fone de ouvido tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas o principal argumento na maioria dos casos é o preço mínimo.
Como escolher?
Entre os parâmetros mais importantes na escolha de um inserto, vários podem ser distinguidos.
- Cor de revestimento... Se for acrílico fundido, deve ser apenas branco, sem impurezas e sombras. A presença de matizes cinza, azul, rosa indica o uso de componentes de baixo grau que não atendem aos padrões de qualidade. Esse polímero rachará rapidamente.
- espessura da parede... Recomenda-se conferir na área dos aparadores, onde os fabricantes tradicionalmente economizam em materiais. O padrão é considerado uma espessura de 5-7 mm, mas quanto maior for, menos perigosas serão as cargas de deformação. Quando pressionado, o acrílico pode dobrar, mas sem hesitação e sem muita deformação.
- Tipo de material... Se o orçamento permitir, é melhor dar preferência ao acrílico fundido. O plástico ABS pode ser usado onde for planejado trocar a banheira em breve e só for necessário fechar as áreas problemáticas por um tempo.
- Defeitos. Curvaturas, danos, arranhões, deformações são um sinal de violação da tecnologia de produção ou das regras de armazenamento. Em qualquer um desses casos, as deficiências descobertas podem afetar significativamente a vida útil e o desempenho do produto. Ligeiras irregularidades são permitidas apenas nas bordas.
- Correspondência de tamanhos. Se o inserto for selecionado independentemente, vale a pena pré-medir todas as peças individuais dentro e fora da tigela de banho. A forma da palete interna também deve ser levada em consideração - ela pode ser arredondada ou com bordas retangulares.
Todos esses parâmetros podem auxiliar na seleção do liner correto para a restauração do banho. Um produto de alta qualidade não criará problemas na instalação e servirá por muito tempo.
Como inserir?
O processo de auto-instalação do forro no banho não é particularmente difícil se você tiver as ferramentas necessárias à mão. Mas é melhor confiar a instalação a profissionais, caso contrário, no processo de trabalho, uma aba cara pode ser acidentalmente danificada. O processo de instalação do liner pode ser dividido nas seguintes etapas.
- Preparação do banho. Sua superfície é limpa de sujeira, a guarnição é removida pela lateral (você pode pular se houver uma borda livre de pelo menos 10 mm). Todos os vestígios de selantes, cimento e outros compostos de construção devem ser removidos com cuidado. A própria tigela é tratada com compostos ácidos, desengordurados com bicarbonato de sódio. Em seguida, você precisa secar o revestimento e remover todos os vestígios de produtos químicos domésticos. Este método permite que você faça isso sem remover completamente o esmalte com um rebolo.
- Desmontagem de acessórios de drenagem. Vale a pena considerar que o dreno e o transbordamento provavelmente terão que ser comprados novamente, levando em consideração as dimensões alteradas e a espessura da parede. Ao instalar o produto pelo mestre, o sifão geralmente está incluído no kit.
- Preparação do revestimento. Primeiro, ele experimenta a banheira para marcar o trabalho. É importante certificar-se de que todos os elementos se encaixam perfeitamente. Os buracos tecnológicos são delineados (você mesmo precisa cortá-los), as bordas são cortadas que se projetam para além das laterais. O forro é bastante grande, é melhor carregá-lo e descarregá-lo da banheira depois de experimentá-lo juntos.
- Cortando buracos tecnológicos. É necessário serrar as bordas e fazer orifícios arredondados no fundo e em um dos lados para instalar as conexões de drenagem. O corte circular é executado com coroas especiais. Recomenda-se a utilização de lâminas e limas especiais para plástico, que danificam menos o acrílico. Mas, em geral, os lados podem ser cortados mesmo com uma serra para metal padrão.
- Aplicação de selante e espuma. A fixação do inserto de acrílico é feita com espuma especial de estrutura bicomponente. Os compostos de construção convencionais não são adequados para estes fins.Além disso, os orifícios de drenagem e transbordamento devem ser tratados cuidadosamente com selante de silicone em um círculo em várias camadas - isso é necessário para que a água não penetre entre as paredes da banheira e o forro. A espuma é aplicada com uma treliça ao longo do fundo, das laterais, das bordas da tigela, com um passo entre as listras de cerca de 10 cm.
- Instalando o forro. É feito rapidamente, até que a espuma de polimerização se polimerize - são cerca de 15 minutos para tudo. É importante colocar o liner de maneira uniforme, unindo os furos tecnológicos, e pressioná-lo com firmeza contra a banheira em toda a área. Em seguida, são montados um sifão e um transbordamento, o banho é enchido com água para garantir a pressão necessária na superfície do material. O período de polimerização da espuma é individual - você pode saber nas informações da embalagem.
- Vedação de juntas. Enquanto o forro e o banho são colados com espuma, você pode começar a selar as juntas que surgiram ao redor do perímetro. Para isso, utiliza-se um selante à base de silicone com estrutura transparente ou branco fosco. Além disso, o perímetro da banheira é decorado com uma borda decorativa.
Assim que o processo de polimerização estiver concluído, você pode drenar a água e usar o banheiro normalmente.
Visão geral da revisão
As opiniões dos compradores sobre as pastilhas para banho podem ser consideradas bastante contraditórias. Sem dúvida, todos os consumidores notam as mudanças externas marcantes na aparência de sua tigela. Parece bastante esteticamente agradável, o forro cobre completamente todos os danos anteriores e torna o encanamento verdadeiramente atualizado. Mas a alegria muitas vezes acaba sendo passageira e as razões para isso são a violação da tecnologia de instalação, a baixa qualidade do produto e até mesmo a não observância das regras de operação.
Entre os pontos positivos, destaca-se a superfície quente do revestimento acrílico - é muito mais confortável do que o metal frio. Além disso, o preço do inserto custa cerca de metade do custo de um banho novo, é menos trabalhoso na instalação e permite que você execute todo o trabalho em 1 dia. Este método de restaurar banheiras velhas evita que a tinta descasque da superfície e tem um aspecto bastante atraente em geral. Cuidar de tal revestimento também é simplificado tanto quanto possível e se resume à limpeza com compostos suaves sem partículas abrasivas na forma de detergente ou sabão líquido.
Existem também muitas desvantagens nos forros de banho. É notado que eles escorregadio e não muito seguroespecialmente para os idosos. Em caso de instalação de má qualidade, forma-se um vão entre as laterais da banheira velha e o novo forro, dando a sensação de que uma pessoa está sentada "em uma bacia". Além disso, se a água sistematicamente ficar entre as camadas de 2 materiais diferentes, ele inevitavelmente começará a "florescer", exalando um odor desagradável.
Os forros de acrílico finos não são resistentes a cargas de choque - até mesmo jogar um frasco de xampu no fundo da banheira pode causar rachaduras no material, sem falar nas garras de animais de estimação.
Para obter informações sobre como instalar a inserção de acrílico na banheira, consulte o vídeo a seguir.