Banheiras autônomas: variedades, recomendações para a escolha
As banheiras independentes conquistam o coração de muitas pessoas. Ao mesmo tempo, eles pareciam ser um elemento de luxo, mas hoje são considerados os principais componentes de interiores elegantes de banheiros. O material deste artigo vai falar sobre o que eles são, quais são suas vantagens e desvantagens. Além disso, marcaremos uma série de pontos na seleção dos produtos, indicando suas dimensões, materiais de fabricação e também forma.
Peculiaridades
Uma banheira independente difere de sua contraparte clássica em várias nuances. Por exemplo, esses são recursos de engenharia que são considerados na fase de criação de um projeto de design. Instale essa banheira perto da parede (não feche) ou no centro do banheiro. A banheira independente oferece acesso por todos os lados.
Esses modelos são equipados com bases de chuveiro separadas. O mixer está localizado nas paredes laterais. O local de instalação é selecionado levando em consideração os aspectos estéticos e práticos do layout da sala.
Idealmente, a distância da parede e outros objetos deve ser de pelo menos meio metro. Neste caso, é necessário aderir a uma composição interior axial ou assimétrica. Com menos frequência, esse banho é instalado em um nicho, mantendo a distância necessária.
Uma característica dessas modificações é colocação de canos de abastecimento de esgoto e água no chão... Não há espaço sob a banheira autônoma para instalação de sifão e comunicações. Muitos modelos requerem um poço durante a instalação. Outras tigelas exigem muito da capacidade do piso de suportar muito peso.
Vantagens e desvantagens
Uma banheira independente tem várias vantagens. Por exemplo:
- na maioria dos casos, pode ser instalado em qualquer parte da casa de banho, sendo possível a instalação tanto num apartamento na cidade como numa casa privada;
- dá ao interior do banheiro um toque europeu chique, eleva seu status;
- o produto tem dimensões variáveis, pelo que pode optar por uma sala de qualquer dimensão;
- os modelos se distinguem por uma variedade de formas, o que é bom para arranjar banheiros com uma perspectiva diferente;
- uma tigela independente amplia visualmente os limites da sala, introduz espaço nela;
- você pode relaxar nele, deitar, é adequado para pessoas de diferentes idades e compleições;
- o produto permite um tipo diferente de instalação: se não gostar do design com suportes, constrói-se um pódio.
A grande vantagem é o fornecimento de diferentes funcionalidades aos modelos. Além do banho, são adequados para banhos medicinais e tratamentos de spa. As modificações geralmente incluem apoios de cabeça e apoios para os pés.
Dependendo do tipo de produto, a principal opção para o comprador pode ser:
- hidromassagem, fornecida pela pressão da água fornecida pelos jatos;
- massagem de ar - opção de tipo semelhante, em que o fluxo de ar é fornecido pelos bocais laterais;
- massagem lombar - opção de massagem com água suave, proporcionada por microjatos e menor pressão da água;
- ozonização ou desinfecção e saturação da água com bolhas de ar finas;
- secagem, necessário para prevenir o aparecimento de microrganismos nocivos;
- desinfecção, que é a prevenção de contaminação e funciona por meio de bicos;
- iluminação que permite criar uma atmosfera especial de relaxamento.
Além do mais, As opções podem incluir painéis de controle à prova d'água.
No entanto, junto com as vantagens, as banheiras independentes têm várias desvantagens. Por exemplo, além do peso, há um alto custo de compra e transporte. A nuance também é desagradável que instalar modelos em salas grandes. Freqüentemente, não há espaço suficiente em uma pequena sala de instalação.
O preço de instalação também é diferente: é significativamente mais alto do que a instalação de contrapartes convencionais.... A instalação deve ser realizada por um especialista altamente qualificado, o que também aumenta os custos gerais de reparo. Devido ao grande peso, essas modificações são indesejáveis para comprar em apartamentos de casas antigas com piso de madeira.
Os pisos de rolamento devem ter alta resistência, caso contrário, eles simplesmente não suportarão o peso da fonte.
A desvantagem dos modelos com pernas é o alto risco de capotamento. Dificuldades também surgem com a manutenção de sistemas de engenharia. Essas tigelas são difíceis de isolar e as superfícies abertas em todos os lados emitem mais calor. A partir disso, a água esfria muito mais rápido, é preciso ligar novamente a quente. E isso já leva a um aumento da quantidade de água.
O deslocamento da tigela durante a operação de modelos leves não está excluído. Isso pode comprometer a estanqueidade na área das ligações do esgoto e da tubulação de água e levar a vazamentos. Alguns usuários estão confiantes de que em termos de facilidade de uso, as banheiras autônomas são inferiores às suas contrapartes convencionais de parede.
Opções de instalação
A instalação de uma banheira independente é pensada de tal forma que para que haja acesso às comunicações por trás. Isso é o que os torna difíceis de instalar em salas pequenas. A instalação das fontes é bastante trabalhosa, pois além do trabalho preparatório, é necessário construir suportes na espessura do piso. Sem eles, é impossível chegar às comunicações e conduzi-las.
Às vezes, antes da instalação, é necessário nivelar o piso usando pequenos suportes. Se não for planejada a instalação da banheira sobre os pés, ela é embutida no chão. Além do mais, para instalação, muitas vezes são construídos pódios, nos quais as comunicações fornecidas são ocultadas.
No entanto, esse design é inferior em características estéticas às fontes em belos suportes. Banheiras embutidas e modificações na passarela parecem mais massivas.E se as fontes nas pernas são usadas em interiores estilísticos pomposos (por exemplo, barroco, clássicos), então essas opções são boas para a personificação do design de interiores moderno.
Na maioria das vezes, os banhos são instalados o mais próximo possível da tubulação. As comunicações podem ser conduzidas por trás de uma tela decorativa. O chão deve ser de pedra ou ladrilhos.
Materiais (editar)
Hoje, as banheiras independentes são feitas de diferentes matérias-primas. Em uso de produção ferro fundido, aço, pedra artificial e natural (por exemplo, mármore), além de acrílico e até vidro. Cada tipo de material possui características próprias, que se refletem nas características de qualidade e desempenho dos produtos.
Por exemplo, ferro fundido as banheiras são as mais pesadas, seu design pode ser antigo e moderno. Também são adquiridos para a implementação de soluções ultra-modernas, por serem duráveis e acessíveis em termos de custo. No entanto, eles são pesados e difíceis de transportar e instalar.
Essas fontes têm medo de produtos químicos agressivos com abrasivos.
As contrapartes de acrílico são diferenciadas por um preço democrático, altas características técnicas e uma ampla variedade de modelos. São variáveis em termos de tamanhos, cores e designs, têm um pedestal e um ecrã. Eles pesam menos do que suas contrapartes de ferro fundido, a vida útil é projetada para não mais do que 10-15 anos. É nesses banhos que não se pode confiar em todo o corpo de um lado.
Não podem ser limpos com substâncias abrasivas, pois podem riscar a superfície.
Os modelos de aço pesam mais do que os de acrílico, mas menos do que os de ferro fundido. Têm um preço razoável, têm uma vida útil óptima (com os devidos cuidados podem durar cerca de 25 anos). Eles são cobertos não apenas com esmalte, mas também com polímeros. As desvantagens de tais tigelas são alta condutividade térmica, baixo isolamento acústico e peso.
As banheiras de pedra artificial são fortes e duráveis. Eles desempenham um papel fundamental na decoração de banheiros, tornando-se destaques do design. No entanto, eles devem ser selecionados com mais cuidado do que outras opções. A desvantagem de tais produtos é o custo bastante elevado.
Análogos de quaril feito de uma mistura de acrílico e areia de quartzo. Eles são mais fortes e duráveis do que as modificações de acrílico. O mármore se distingue pelas características de alta resistência e apelo estético. Já os modelos de vidro, madeira e cobre são raros hoje. Compre essas tigelas para decorar banheiros em casas particulares e de campo. O preço para eles é alto, eles geralmente são estilizados em estilo antigo.
Tamanhos e formas
As características das banheiras independentes são diferentes, dependendo do modelo da tigela, podem ser oval, retangular, redondo, encaracolado e até poligonal. Além disso, podem ser simétricos e assimétricos, regulares e angulares. A variedade de opções permite que você escolha uma opção, levando em consideração a colocação no banheiro de diferentes tamanhos.
A forma pode ser não apenas simplificada de costume, mas também semelhante a xícara, banheira de bebê, trapézio, vaso de flores. À venda você encontra modelos com cabeceira alta, opções de barco, fontes assimétricas com elementos de forjamento, variedades em forma de ovo. As soluções criativas têm a forma de um sapato de senhora ou de um navio de cruzeiro.
Os tamanhos são variáveis: na variedade de lojas você pode encontrar modelos com parâmetros 150x70, 160x60, 130x70, 170x75, 180x80 cm. O tamanho da banheira depende de sua forma. Por exemplo, em variedades ovais e retangulares, as dimensões podem ser 118, 154, 170 cm de comprimento com uma largura de 44 e 74 cm. A profundidade interna é geralmente 44-53 cm.
A altura das variantes com pedestal chega a 70 cm. Nas contrapartes baixas sem pódio, em média, é de 57 cm. Nas altas, ultrapassa 70-71 cm.
A altura dos modelos com pés assimétricos pode variar. No ponto mais alto pode atingir 70-72 cm, no fundo não ultrapassa 64 cm.Ao mesmo tempo, no local mais largo as dimensões da tigela podem chegar a 80 cm, no mais estreito - 20 centímetros a menos.
Dependendo do tamanho da própria tigela, a distância entre as pernas também varia. A largura média entre as "patas do leão" é de 55-56 cm. A diferença entre a largura total e a largura externa da tigela pode ser de até 40 cm. A diferença de comprimento pode ser de até meio metro.
Uma banheira independente com comprimento total de 175 cm e forma de navio pode ter 80-81 cm de altura do lado da cabeça e cerca de 65 cm do lado oposto. Ao mesmo tempo, a altura das pernas de apoio pode também diferem, geralmente essa diferença não ultrapassa 5 cm. Os parâmetros de altura pernas de apoio dependem da ideia do projeto, geralmente são 12-13 cm ou mais.
Já os parâmetros de largura dos lados para variedades individuais dependem do modelo, podem ser pequenos ou largos. Em média, têm 7,5-9 cm ou mais. Os modelos sem lados são geralmente espaçosos e profundos, sua largura chega a 90 cm com uma altura de 63-65 cm. O comprimento é de 170-180 cm e mais.
Soluções de cor
Modelos clássicos de banheiras independentes são feitos Em branco. Combina com outros tons da paleta de cores, é adequado para interiores de diferentes estilos. No entanto, se você quiser variedade, pode pedir uma banheira do design mais inesperado. Por exemplo, pode ser um modelo preto com listras brancas, uma banheira branca com listras de diferentes tons.
Parece bastante extraordinário no interior de um estilo criativo banheira preta ou cinza com pés de ouro ou bronze. Além disso, a tigela pode ser azul, esverdeada, escarlate, vinho e combinada. O produto pode ser feito no contraste dos tons preto e vermelho, preto e branco.
As opções parecem incomuns na combinação de branco com rosa claro e claro, areia, prata, bronze, cobre, azul acinzentado.
Normalmente a tinta colorida está do lado de fora, o lado de dentro da tigela é branco. No entanto, tons e contrastes muito brilhantes podem simplificar a composição do interior, por isso é necessário escolher cuidadosamente a sua versão. Por exemplo, no interior do kitsch, um banho nos tons rosa e amarelo é bastante apropriado, mas em um loft você precisa de um cinza ou branco com acabamento áspero.
Parece ótimo em banheiros uma fonte com um interior branco e um exterior cinza arenoso. Juntamente com os suportes em bronze, conferem um certo estatuto ao design. Tons suaves e nobres podem ser vistos nas linhas dos fabricantes italianos. É bege quente, tijolo, cobre, ouro, cinza espelho.
Fabricantes
Os banhos autônomos são fabricados por empresas diferentes. Ao mesmo tempo, produtos de várias marcas podem ser não apenas monocromáticos. Alguns deles se distinguem pela gravação a laser de desenhos, enquanto outros são decorados com pintura à mão. Modelos com suportes totalmente em metal feitos de elementos forjados também chamam a atenção.
Em meio ao grande sortimento, destacam-se produtos de diversos fabricantes. Por exemplo, a empresa possui belos banhos de pedra artificial. "Esteta"... Estas são variedades brancas e coloridas de forma retangular ou oval nas pernas de apoio, bem como em um pódio. A linha inclui variedades de tipo assimétrico com apoios de cabeça confortáveis.
As tigelas originais podem ser adquiridas de um fabricante nacional. "Astra-Form"... Alguns modelos são equipados com telas individuais, a marca oferece tigelas na cor branca e em qualquer outra cor, que estão na faixa padrão. Os produtos são comercializados por meio da rede de concessionárias.
Marca Esse está envolvida na produção de produtos de mármore fundido. Estas banheiras são adequadas para a personificação de alta tecnologia, moderno, vintage e qualquer uma das tendências clássicas em design de interiores. As cores podem ser diferentes, o que é obtido por tingimento a granel, tingimento, purpurina.
Os modelos podem transmitir a textura de diferentes materiais (por exemplo, malaquita, serpentina, jaspe, mármore, granito) O formato das tigelas pode ser retangular, trapezoidal.As opções com mais funcionalidade são mais caras.
Lindas banheiras de ferro fundido com liberação de superfície brilhante e Devon e Devon... Os modelos com e sem furos podem ser pintados em cores diferentes. Além disso, o cliente pode escolher uma versão diferente das pernas de apoio.
Fabricante inglês Victoria + Albert distingue-se pelo lançamento de louças sanitárias de grande porte. Estes são produtos de alta categoria de preço com materiais de nosso próprio design, opções autônomas em um pedestal ou pernas de leão. A marca oferece opções em forma de concha dupla para interiores sofisticados, modelos em forma de calçados femininos, tigelas em formato de navio de cruzeiro. Além do mais, nas linhas também há opções clássicas que podem ser instaladas em coberturas e casas de campo.
Marca russa "Cor e estilo" atrai a atenção dos compradores com estandes de design em forma de andaimes para banheiras independentes. Além disso, um pacote exclusivo é fornecido aqui: pode incluir um espelho, estojo, gabinete e outros componentes de um interior elegante. Os modelos são fabricados com matérias-primas de qualidade, utilizando tecnologias modernas.
Empresa holandesa Riho fabrica banheiras em acrílico e pedra artificial, tendo em conta desenvolvimentos, materiais e tecnologias próprias. A tecnologia de produção envolve a inclusão do acrílico na composição da pedra. A linha inclui modelos com taças triangulares arredondadas, opções elípticas, retangulares, produtos assimétricos.
A linha foi projetada para o comprador rico que deseja incorporar o interior do banheiro em um estilo moderno.
Como escolher?
A compra de uma banheira independente exigirá uma variedade de fatores a serem considerados. Por exemplo, primeiro você precisa decidir sobre o tamanho, para o qual eles medem o lugar para a futura fonte... Ao mesmo tempo, eles deixam espaço para movimento livre ao redor da sala. Pense imediatamente sobre a conduta dos tubos de abastecimento de água e drenagem.
Os proprietários de casas particulares podem instalar banheiras de hidromassagem em diferentes locais. Os proprietários de apartamentos na cidade têm mais dificuldade: muitas vezes, não têm essa escolha. Portanto, não adianta colocar banho nas salas, pois é proibido pela regulamentação. Você não pode colocar uma tigela na sala de estar ou no quarto: na parte inferior deve haver instalações não residenciais. A única exceção poderá ser a aprovação da instalação de banheira em apartamento do rés-do-chão.
A escolha de um quarto em uma casa de campo deve levar em consideração vários pontos. Por exemplo, uma banheira em uma sala grande esfria rapidamente. É indesejável colocar banho no quarto, pois mesmo com ventilação constante, o cômodo ficará úmido. E isso vai acelerar o tempo para outro reparo.
Depois de escolher o local, eles decidem qual material é preferível. Por exemplo, o ferro fundido é durável, mas para instalar esse tipo de banho, você terá que fortalecer o piso. O acrílico é leve, mas essa banheira pode se mover durante a operação e parece mais simples.
Uma opção de aço está disponível, mas exigirá uma montagem em pódio.
Uma banheira de quartzo é mais estável do que uma de acrílico; tal tigela pode ser instalada no pódio e nas pernas. O modelo feito de pedra artificial não é acessível a todos, mas não é apenas durável e prático, mas também elegante. Depois de pesar todos os prós e contras de cada material, eles são determinados com prioridades, após o que você pode ir até a loja para comprar.
A escolha pode ser influenciada possibilidades de orçamento... Não se esqueça do dinheiro para transporte, elevação e instalação. Já na loja, é preciso decidir como será feita exatamente a instalação (sobre pernas, pódio, estacionário ou não).
Ao comprar, você precisa perguntar ao vendedor sobre um conjunto de opções para o produto que você gosta. Não vale a pena pagar por banheiras com funcionalidade desnecessária. Você pode economizar muito nisso. Além disso, é preciso avaliar o formato: se é mais conveniente tomar banho não sentado, mas deitado, escolha um modelo oval ou retangular de comprimento suficiente.
As dimensões da tigela devem caber na porta, isso também precisa ser pensado com antecedência. Outros compradores fazem “ajustes” nas lojas para entender o quão conveniente é o uso do produto. Sentam-se e até deitam-se na banheira, prestam atenção aos encostos de cabeça, à altura das laterais, ao volume. Isso permite avaliar não só a estética, mas também as características práticas do produto.
Tendo decidido sobre a funcionalidade, conveniência, preço e material de fabricação, olhe a cor do modelo. Normalmente, as opções universais são pintadas de branco, o que é conveniente para encaixar a tigela no interior de qualquer estilo. Porém, se a compra de um produto colorido é concebida com design, a tonalidade é fundamental.
Para levar em conta o tom da solução de fundo do interior, você pode levar de casa alguma coisinha da tonalidade desejada.
Se você precisa de um modelo de design colorido, pode encomendá-lo individualmente. Os acessórios são selecionados levando em consideração a direção estilística do interior. Isso aumentará a experiência estética premium do produto.
Por exemplo, uma excelente solução seria comprar um misturador de chão. Mas para que fique bonito com os suportes, terá que ser selecionado em um único desenho e cor com eles. Torneiras antigas, que ficam presas à borda da banheira, também parecem muito impressionantes.
Na hora de comprar, você precisa esclarecer o conjunto completo: muitas vezes, misturadores, estandes, pódios e apoios de cabeça já estão incluídos no conjunto.
Lindos exemplos no interior
Nada fala mais sobre as possibilidades de percepção estética de banheiras autônomas do que exemplos ilustrativos.
Modelo de design moderno em formato redondo para uma mansão privada.
Banheira elegante com pés em forma de garra feita de metal contra o fundo de uma parede de tijolos.
Uma variante do design lacônico em cinza para combinar com o revestimento da parede.
Um modelo vermelho escuro sem pódio com uma batedeira de chão no interior de um banheiro claro.
Uma banheira vitoriana de cor escura é um elemento-chave em um banheiro espaçoso.
Um raro modelo em madeira para um ambiente de harmonia com a natureza.
Taça pequena em preto para móveis de banheiro em cores neutras.
Um modelo de banheira bonito e elegante para decorar um interior premium.
Uma versão funcional do produto com design moderno.
Uma tigela de tamanho médio impressionante em um design de interior de banheiro espaçoso.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral de uma banheira independente de um fabricante conhecido.