Escolhendo sacos para um selador a vácuo
Hoje em dia, as seladoras a vácuo são usadas não apenas na produção de alimentos, mas também em residências comuns. São indispensáveis para quem cozinha muito e faz mantimentos. Este dispositivo tem muitas vantagens, mas requer consumíveis - sacos ou filmes.
O que é isso?
Sacos de embalagem pertencem a um grupo de materiais que são utilizados para garantir a segurança de produtos ou mercadorias. Devem cumprir as normas higiênicas e ambientais, ser duráveis, confortáveis e funcionais. Em geral, destinam-se ao uso alimentar, mas geralmente são de natureza versátil. Um saco seguro é feito de várias camadas protetoras, repelentes de água e de colagem. Normalmente existem 5 deles, mas pode haver menos dependendo das propriedades do conteúdo e das condições de vedação. Os sacos são feitos de polietileno, poliacetato e outros materiais com bom desempenho e custo razoável.
Além da adequação do dispositivo utilizado, é preciso ficar atento ao fabricante. Os produtos devem ser aprovados por vários países (União Europeia, EUA, Coréia do Sul, Japão) e certificados - isso é prova de segurança e ausência de substâncias nocivas (incluindo bisfenol A). Os produtos a serem lacrados não devem se deteriorar com altas temperaturas, se necessário, você pode usar sacos de duas ou três camadas (por exemplo, de lavsan).
Outro requisito é o cumprimento do tamanho, forma e consistência dos produtos. Em casos não padronizados, recipientes ou outras opções alternativas podem ser usados.
Vantagens e desvantagens
Hoje, as vantagens dos sacos para máquinas de vácuo em comparação com a embalagem ou enchimento convencionais são óbvias para todos. Uma série de características podem ser distinguidas entre eles.
- Aperto... A falta da possibilidade de oxigênio, microgotículas de água e outros fatores que podem acelerar a deterioração dos produtos aumenta sua vida útil.
- Preservação de propriedades. A embalagem serve de barreira ao meio ambiente, pois o conteúdo fica protegido da perda prematura de apresentação (arejamento das fatias, secagem, etc.).
- Melhorando a palatabilidade dos alimentos... Alguns pratos de carne ou peixe marinam mais rápido no vácuo e as frutas amadurecem melhor e retêm vitaminas.
- Compacidade... As sacolas por si mesmas ocupam pouco espaço e economizam espaço tanto em refrigeradores e armários convencionais quanto em pregões.
- Capacidade de visualizar o conteúdo. A embalagem transparente permite examinar o conteúdo, verificando sua segurança e atratividade.
- Fácil de usar. Isso não requer habilidades especiais, basta estudar as instruções do fabricante.
- Disponibilidade. Os consumíveis são geralmente vendidos com seladoras a vácuo e podem ser adquiridos ou solicitados separadamente. Uma grande variedade de variedades e preços permite escolher a melhor opção.
Ao mesmo tempo, deve-se entender que a embalagem do filme ainda é não resiste a impactos ou outros esforços mecânicos fortes. O conteúdo pode enrugar não apenas durante o armazenamento, mas também durante o processo de evacuação. Parte disso pode ser salvo usando diferentes técnicas de embalagem.
Onde é usado?
A embalagem a vácuo é amplamente utilizada em alimentos fábricas, v supermercados, restaurantes e um café, uma vez que é nestas organizações que é necessário ter um cuidado especial com a segurança dos produtos. O evacuador será útil e em casaespecialmente se eles amam cozinhar e usar seu tempo da forma mais eficiente possível. De acordo com a finalidade, volume e tipo de produto, o dispositivo também deve ser selecionado - profissional ou doméstico.
Dependendo do tipo de selador a vácuo usado certos consumíveis. Para dispositivo tubeless produtos de dupla face são adequados. Nesse caso, a parte interna será ondulada, com células extrudadas, que aumentam a resistência e garantem que todo o ar seja retirado pelos canais formados entre os bojos. Eles geralmente são vendidos com o dispositivo.
Para evacuador de câmara pacotes diferentes são adequados - incluindo os lisos, que também são mais baratos. Em vez disso, você pode usar recipientes ou bandejas cobertas com filme. Desta forma, é possível embalar líquidos e produtos com estruturas complexas.
A embalagem a vácuo pode não ser feita automaticamente, mas mecanicamente - usando um dispositivo simples, que é uma bomba manual. Requer bolsas especiais com válvula que serve para evacuar o ar e fecha com tampão. A principal vantagem aqui é o baixo custo.
Se você frequentemente precisa embalar uma variedade de produtos, deve pensar em uma maneira mais produtiva.
Visualizações
Como consumível para equipamento a vácuo, você pode considerar:
- sacos padrão que são vendidos em pacotes;
- filme - na verdade, é uma manga de uma certa largura, enrolada em um rolo.
O uso de sacos padrão é considerado mais desperdício, pois nem sempre são totalmente utilizados e sobra espaço. Para minimizar as perdas, você precisa considerar cuidadosamente a seleção. O filme é prático na medida em que pode ser medido no volume desejado, economizando dinheiro na compra. A manga pode ser facilmente convertida em um saco - para isso, basta soldar uma das bordas livres.
Os pacotes podem variar em densidade - informações semelhantes estão indicadas no rótulo.É necessário prestar atenção a este número quando a finalidade da embalagem é conhecida com precisão. Por exemplo, 60 mícrons é adequado para filés, mas se estamos falando de carne com ossos, então é melhor tomar 100 ou 120 mícrons. Ao embalar itens com peças pontiagudas ou salientes, um lacre pode ser usado.
Dependendo dos objetivos e volumes dos produtos, o tamanho do filme ou sacola é selecionado (embora seja necessário levar em conta um pequeno estoque). A prática mostra que os mais populares são os recipientes com parâmetros médios, mas para trabalhar com a embalagem a vácuo de forma mais eficiente é melhor formar um conjunto para ocasiões diferentes. Neste caso, a largura do saco não deve exceder o comprimento do elemento de aquecimento do selador. Para modelos domésticos, geralmente não excede 30 cm, para modelos industriais - até 60 cm.
Como você pode usar isso?
As opções de uso de sacolas e outros materiais de embalagem geralmente são indicadas pelo fabricante.
- Congelando... Os alimentos embalados desta forma ocupam pouco espaço no congelador e não são gravemente afetados, mantendo as suas propriedades.
- Armazenar... Sem exposição ao oxigênio, umidade, bactérias, insetos e outras condições ambientais, qualquer alimento pode ser armazenado por mais tempo. Isso se aplica não apenas a produtos perecíveis, mas também a produtos a granel (açúcar, cereais, café, chá). Os sacos podem conter vegetais crus e cozidos, carne e outros produtos.
- Decapagem... No vácuo, esse processo leva de vários minutos a meia hora. Ao mesmo tempo, a qualidade e o sabor são notavelmente melhorados.
- Aquecimento e descongelação por micro-ondas. Isso pode ser feito diretamente na embalagem, o que garante comodidade, higiene e rapidez.
- Pasteurização, esterilização, cozimento com tecnologia Sous vide. Todos esses métodos permitem o preparo dos alimentos a vácuo diretamente na embalagem (sacola). Um recurso é o controle de temperatura constante em 55-60 graus por várias horas. Para pasteurização, você encontra tabelas com a relação dos produtos, tempos e temperaturas. "Su-vid" permite cozinhar alimentos uniformemente, mantendo a suculência e o sabor originais.
Sacos para embalagem a vácuo podem ser usados com segurança para armazenar e transporte de produtos não alimentares... Na maioria das vezes, são objetos colocados que requerem um manuseio cuidadoso ou são de valor particular - peças para um computador, documentos, joias, objetos de arte e muito mais.
Assim, você pode proteger as coisas não só em casa, mas também durante uma viagem ou caminhada.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral das bolsas a vácuo de qualidade da Tinton.