Tudo sobre embalagem a vácuo de vegetais
Os vegetais são muito saudáveis, por isso fazem parte da dieta diária de muitas pessoas. Naturalmente, surge a questão de como prolongar seu frescor e suculência. É aqui que o vácuo vem ao resgate. É usado tanto na produção para a venda de produtos, quanto em casa para armazenar alimentos comprados. Considere as características e os tipos de embalagem a vácuo de vegetais e também descubra o quanto ela prolonga a vida útil do conteúdo.
Peculiaridades
O ar é um dos fatores que contribuem para a rápida deterioração dos alimentos. Se, entretanto, for adicionada a umidade ideal para o desenvolvimento de bactérias, o processo é acelerado. A embalagem a vácuo cria um espaço sem oxigênio e excesso de umidade, de modo que os processos negativos são suspensos.
As vantagens desta forma de armazenamento de vegetais são óbvias.
- Frescura é prolongada produtos, mesmo que não estejam na geladeira.
- Consistência de longa duração (grau de maciez, elasticidade, suculência), os processos de secagem e desgaste são minimizados. Os vegetais permanecem comestíveis e visualmente atraentes. Este último se torna especialmente importante ao vender alimentos em lojas.
- O conteúdo da embalagem não absorve odores estranhos.
- Em comparação com o armazenamento no freezer em sacos convencionais, quando o sabor da comida é perdido, neste caso é preservado em maior extensão.
- Tanto os vegetais inteiros quanto os fatiados podem ser armazenados no vácuo. A segunda opção pode ser encontrada nas prateleiras das lojas. Produtos refinados, prontos para o consumo, costumam ser adquiridos em estabelecimentos de alimentação, assim como em pessoas com pouco tempo livre. Em casa, isso pode ser relevante se a pessoa decidiu se preparar com antecedência para o feriado.
- Higiene mantida ao transportar produtos, armazenamento, estar nas prateleiras das lojas. O conteúdo não recebe poeira e sujeira, o que é especialmente importante na venda de fatias. E também é útil para quem gosta de recreação ao ar livre.
- A embalagem transparente permite que você demonstre aos clientes a aparência dos vegetais e certifique-se de que estão atualizados.
- Os produtos embalados desta forma não ocupam muito espaço. Isso ajuda a usar com mais eficiência o espaço de armazenamento e varejo. Em casa, isso permite que você não desorganize a geladeira.
- Uma vez que a quantidade de alimentos descartados devido à deterioração é reduzida, uma pessoa pode apreciar a economia nas finanças.
- A simplicidade da tecnologia permite que seja usada tanto na produção quanto em casa. Qualquer dona de casa pode dominar o gerenciamento de equipamentos compactos.
Quanto aos contras, não são muitos.
- O filme não protege o conteúdo suficientemente contra danos e pode rasgar ou arranhar. Portanto, é melhor usar recipientes para máxima segurança.
- Às vezes, os vegetais fatiados podem grudar uns nos outros.
- Algumas bactérias também podem crescer em um ambiente sem ar. Portanto, mais cedo ou mais tarde, o conteúdo da embalagem a vácuo começará a se deteriorar. Armazenar vegetais por vários anos não funcionará.
Variedades
A essência da evacuação é simples. O alimento é colocado em um recipiente. Pode ser um saco ou uma embalagem rígida. Em seguida, o ar é completamente bombeado para fora do recipiente. Para isso, é utilizada uma bomba especial. O processo pode ser realizado de forma automática e manual.
Os produtores geralmente embalam os vegetais para venda em papel alumínio. Podem ser de rolo macio ou sacos de sopro rígidos. E também usado frequentemente opções com um substrato.
Na vida cotidiana, tanto filmes quanto recipientes são usados. Alguns produtos de filme podem ter uma aba e um fecho. Os modelos roll-up não possuem peças adicionais, eles são simplesmente vedados em ambas as extremidades. Já os recipientes podem ser de plástico ou vidro. Os tamanhos e formas variam.
Existem no mercado ambos os modelos com bombas manuais e opções elétricas convenientes que não requerem habilidades especiais para operar.
Equipamento necessário
Podemos distinguir condicionalmente 2 grupos de embalagens seladas: para comércio e para uso doméstico.
Embalagem industrial
A embalagem em sacos na produção é realizada em máquinas de câmara profissionais. Uma porção de vegetais é colocada em uma sacola e colocada em um compartimento especial. Um botão é pressionado, após o qual o ar é automaticamente removido do espaço da câmara e da própria embalagem. Depois disso, a embalagem lacrada é lacrada.
Se um substrato é usado, máquinas de termoformação são usadas. Eles não têm câmeras. A extremidade da bolsa é simplesmente colocada no aparelho, que bombeia o ar para fora. Como resultado, o filme se ajusta perfeitamente ao conteúdo, protegendo-o de influências externas e bactérias.
Vale ressaltar que se falamos da produção de vegetais embalados para venda, o equipamento descrito será utilizado apenas na última etapa. E antes disso os vegetais devem passar por vários outros estágios de processamento.
O processo começa com uma lavagem completa das matérias-primas. Após a lavadora, os vegetais passam por uma limpeza de rolos para a retirada da casca (se necessário). Os produtos então vão para a mesa de inspeção para inspeção visual. Em seguida, para as batatas, a sulfitação é realizada para evitar o escurecimento. Outros vegetais são secos e picados, se necessário.
Só então o processo de embalagem ocorre a vácuo.
Casa
Na vida cotidiana, são utilizadas instalações tubeless. Eles podem ser colocados em mesa e embutidos em móveis de cozinha. Via de regra, são modelos multifuncionais compactos. As opções de bomba manual raramente são usadas hoje. Eles foram substituídos por dispositivos que bombeiam automaticamente o ar de um saco ou recipiente.
Os vegetais de sua própria horta ou comprados em uma loja por peso são armazenados nesses recipientes. Às vezes, as pessoas se preparam para o inverno. Dependendo da vontade do consumidor, os vegetais podem ser crus ou descascados e cozidos, cortados ou inteiros. Dependendo disso, assim como das condições de armazenamento, o prazo de validade também varia.
Enfim os produtos deve ser fresco e lavado.
Vale lembrar que se foi decidido ferver os vegetais antes da aspiração, primeiro é preciso esperar que esfriem completamente para depois embalá-los.
Prazo de validade e condições de armazenamento
Os vegetais frescos no vácuo são mantidos em excelentes condições por até 2 semanas. A fervura pode esperar até 12 dias. Secar os vegetais antes de colocá-los em recipientes herméticos aumentará sua vida útil para 12 meses. Se você quiser fazer os preparativos de inverno, é melhor colocar os recipientes no congelador. Alimentos congelados podem ser consumidos durante todo o ano.
Outra opção para preparar uma reserva de vitaminas para vacinação é branqueamento. Este é o tratamento de água fervente. Este procedimento não apenas aumenta a vida útil dos vegetais, mas também permite que eles permaneçam saborosos e suculentos. Nesse caso, cenouras, beterrabas e outras raízes semelhantes são processadas por cerca de 5 minutos. Verduras são mantidas em água fervente por 2 minutos.
Depois disso, a comida é deixada esfriar e secar por um tempo. Só depois disso são colocados em um recipiente ou saco, e o ar é retirado da embalagem. Se todas as etapas foram passadas corretamente, o conteúdo do recipiente lacrado pode ser armazenado por 3-4 semanas. Na produção, após o branqueamento e selagem, é realizada a pasteurização.
Devido a isso, a vida útil dos alimentos aumenta para 50-60 dias.
Claro, todos os períodos especificados se aplicam apenas se se o conteúdo foi recentemente colocado no vácuo e a embalagem não foi danificada.
Também vale a pena observar as condições ideais de armazenamento. Não deixe os recipientes sob a luz solar direta ou em um local com alta umidade.
Além das nuances acima, deve-se ter em mente que diferentes vegetais se deterioram na mesma proporção. Por exemplo, variedades densas (beterraba, cenoura, batata) duram mais.
Couve-flor, brócolis e outras culturas semelhantes perdem seus alimentos mais rapidamente.
E, é claro, se você abrir periodicamente o recipiente para pegar alguns pedaços e depois lacrá-lo novamente, isso reduzirá significativamente a vida útil do conteúdo. Portanto, é recomendável embalar os vegetais em pequenos lotes para que você possa tomar uma porção sem perturbar o resto da comida.
Veja o vídeo abaixo para saber como embalar vegetais usando uma máquina de vácuo doméstica.