Como escolher e usar sacos a vácuo?
O uso de sacos a vácuo torna a limpeza muito mais fácil. Tendo lidado com o mecanismo de usar essas tampas uma vez, você pode resolver permanentemente a questão de armazenar coisas raramente usadas e estoque de produtos.
O que é isso?
Sacos de vácuo são embalagens de polietileno denso, dotadas de uma válvula especial de polipropileno com uma membrana protetora que permite a saída do ar, além de um prático fecho de correr.
As mangas de embalagem foram introduzidas em ampla produção graças a detecção de propriedades especiais de vácuo. O resultado final é que com a diminuição da pressão e, portanto, forte compressão, um ambiente especial é formado dentro da bolsa, adequado para armazenar roupas e alimentos. Em um espaço fechado, os processos oxidativos ficam mais lentos, a condutividade térmica diminui e a absorção de umidade diminui. Além disso, uma vez que com o método tradicional de armazenamento o espaço é ocupado por ar e coisas, o uso de sacos de vácuo e, portanto, a exclusão de um dos componentes, economiza espaço de 2 a 4 vezes.
Aplicar caixas de embalagem aceitos para guarda-roupas sazonais ou roupas de grandes dimensões, e também ajudam na organização do armazenamento de roupas de cama, cobertores, tecidos e peluches. O armazenamento de alimentos é considerado separadamente. É importante enfatizar que sem ar, a probabilidade de desenvolvimento de fungos, mofo e ácaros é significativamente reduzida.
As bolsas podem variar em tamanho, espessura do material, maciez e elasticidade... As capas têm designs diferentes, mas sempre trazem a aba, o fecho e a própria bolsa. Pacotes pendurados, equipado com cabide, permite colocar a roupa de forma compacta no armário. Existem até modelos com sabores, impregnando uma coisa durante o armazenamento com um cheiro agradável.
Também deve ser mencionado que alguns produtos não devem ser deixados em embalagens a vácuo. Nesse caso, estamos falando de couro, pele natural e travesseiros ortopédicos, além da maioria dos produtos alimentícios.
Vantagens e desvantagens
Embalagem a vácuo tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, é necessário designar economizando espaço em um armário, geladeira ou mala. Uma vez que o volume dos objetos dentro da capa é reduzido em algo entre 60-70%, mesmo um pequeno espaço pode acomodar um número muito maior de coisas. Sacos de vácuo ideal para qualquer item, independentemente do formato ou tamanho. O pacote contém cobertores e travesseiros que economizam espaço, bem como roupas de bebê.
O conteúdo da capa é protegido não apenas de poeira e umidade, mas também de odores desagradáveis... Como mencionado acima, todos os fungos e bactérias morrem em tal ambiente. Embalagem sem ar torna possível estender a vida útil dos produtos. Os sacos de vácuo são fáceis de usar e reutilizáveis. Além disso, a transparência do polietileno permite que você encontre rapidamente o item desejado.
No entanto, esse tipo de armazenamento ainda tem uma série de desvantagens:
- nem todos os produtos e materiais podem ser colocados dessa forma;
- uma vez a cada seis meses, todos os sacos deverão ser abertos, e as coisas terão que ser ventiladas, o que pode ser inconveniente para alguém;
- se ocorrerem mesmo pequenos danos na embalagem, sua estanqueidade será quebrada, o que significa que as propriedades de armazenamento irão se deteriorar;
- após o vácuo, retiram-se coisas enrugadas e com muitos vincos, que só podem ser alisados com gerador de vapor.
Visualizações
Existem vários tipos de sacos de vácuo, o que dá à anfitriã a oportunidade de montar um conjunto que irá resolver os problemas de armazenamento em todo o apartamento. Os produtos diferem não apenas no tamanho, mas também nas funções que executam.
Descartável
Sacos de vácuo descartáveis são usados para alimentos e são mais frequentemente usados na fabricação. A embalagem direta é realizada por meio de um dispositivo especial.
Reutilizável
Sacos a vácuo reutilizáveis pode ser usado tanto para comida quanto para coisas. No primeiro caso, após o uso, devem ser enxaguados e secos abundantemente.
Ondulado
Sacos de papelão ondulado aumentaram a resistência, portanto adequado para diferentes conteúdos. No entanto, novamente, eles só podem ser operados com a participação de um selador a vácuo. Sacos ondulados com protuberâncias rígidas são muito próximos aos sacos retráteis, nos quais até mesmo carnes e frutos do mar são embalados na produção.
Os sacos de vácuo têm uma superfície interna nervurada, o que torna o processo de evacuação do ar mais eficiente.
Com bomba
A embalagem com um modelo de bomba manual não requer o uso adicional de um aspirador de póvisto que é originalmente vendido com um dispositivo de bombeamento de ar.
Com válvula
Embalagem de válvula adequado para organizar o armazenamento de longo prazo, já que o ar é retirado de dentro ao máximo. Essa variedade é a mais comum e vem em uma variedade de tamanhos. Muitas vezes também está suspenso devido ao fato de vir com um cabide. Esses modelos não suportam cargas pesadas, mas são adequados para coisas que não podem ser dobradas, por exemplo, um casaco.
Existe sacos de comida metalizados, fornecendo proteção adicional contra os raios solares, e envelopes lisos, Projetado para seladoras a vácuo de câmara.
Embalagem de compressão falta uma válvula e, portanto, não requer o uso adicional de um aspirador de pó. O design é projetado de forma que o excesso de ar escape quando um saco cheio e não completamente fechado com um zíper rola para cima em um rolo apertado. Empurrando para fora o ar restante com as mãos, você deve empurrar rapidamente a fechadura. Esta opção popular geralmente é comprada para viagens.
Sacos de sabores utilizado, em regra, para guardar roupas de cama ou roupas.
Você mesmo pode fazer essa capa se colocar um sachê perfumado dentro de um modelo normal.
Materiais (editar)
Sacos de vácuo confiáveis são fabricados feito de polietileno ou sua mistura com poliamida ou náilon... A alta qualidade é indicada pela marcação PA + PE ou PE + (PA / PET). Amostras de menos qualidade são criadas a partir de uma mistura de polietileno e tereftalato de polietileno, o que é confirmado pela marcação em PVC.
Dimensões (editar)
Os menores sacos são marcados com a letra S e têm dimensões de 45x35 cm a 50x60 cm, sendo adequadas para peças pequenas, cujo peso total não exceda 3 kg. Tamanho M significa que o pacote acomoda itens maiores com peso de até 5 kg. Via de regra, suas dimensões vão de 50x70 cm a 70x90 cm. Sacos grandes marcados com L são selecionados para embalar roupas pesadas de inverno, cobertores e travesseiros.
Sacos com parâmetros 50x60 cm e 50x40 cm vai caber confortavelmente em um armário normal ou em uma mala. Embalagens maiores, mas ainda não atingindo um metro de comprimento, são recomendadas para serem colocadas no mezanino. Pacotes com dimensões de 100x80 cm a 130x90 cm é mais frequentemente usado para armazenar itens pesados de grande porte, por isso é mais lógico colocá-los embaixo da cama ou nos nichos do sofá.
Para que isso é usado?
No entanto na maioria das vezes os sacos de vácuo são usados para armazenar roupas temporariamente não utilizadas, eles também são adequados para outros fins... Por exemplo, as coberturas são indispensáveis tanto em movimento como em viagens, quando é necessário colocar uma grande quantidade de itens em pequenos espaços.
Por comida
Quanto aos produtos, embalagens especiais a vácuo na maioria das vezes, eles são usados para armazenamento de longo prazo, congelamento ou um método especial de cozimento em uma multicozinha. Acredita-se que o uso de sacolas para alimentos aumenta a vida útil dos alimentos em cerca de 2-3 vezes, e para produtos semi-acabados congelados, a vida útil é estendida de 6 meses para 2 anos.
Sacos a vácuo também serão úteis para o transporte confiável de produtos.
Para coisas
Além de agasalhos sazonais, os sacos a vácuo são adequados para embalar roupas de cama em excesso, cobertores e travesseiros quentes, brinquedos de pelúcia e até colchões.... Completando a temporada de verão, cortinas, tapetes e quaisquer outros têxteis-lar podem ser preservados de maneira semelhante. Se algumas coisas não forem mais usadas, mas os donos não puderem se despedir delas de forma alguma, os sacos de vácuo também virão em seu socorro. Por exemplo, neste caso, estamos falando de roupas "grávidas" ou "finas", bem como de coisas de criança, das quais seus donos já cresceram.
Acredita-se que até dinheiro ou documentos importantes podem ser guardados na bolsa, mas somente se você colocar uma folha de papelão duro com eles.
Como usar corretamente?
Antes de começar a armazenar coisas em sacos a vácuo, os fabricantes recomendo lavá-los e secá-los bemcaso contrário, o cheiro desagradável estragará toda a roupa. Seguido pela organizar as coisas por categoria: por tamanho e por estações. Por exemplo, é bastante estúpido embalar roupa de cama para uma residência de verão, que é usada de maio a setembro, e jaquetas de inverno em uma bolsa.
É importante entender que quanto menos vezes os pacotes forem abertos, mais tempo eles poderão funcionar.
Roupas com ferragens pontiagudas, rebites ou detalhes perfurantes devem ser dobradas de forma que esses elementos fiquem escondidos por dentro. Para fazer isso, as coisas devem ser viradas do avesso ou colocadas entre camadas de roupas. Importante inicialmente escolha uma capa do tamanho necessário, e também certifique-se de que é preenchido apenas 2/3, como regra, para isso existe a marca "preencher até esta linha". Além disso, é necessário manter uma margem de 10 cm ao redor do zíper. O saco cheio deve ser fechado com um fecho, movendo o controle deslizante duas vezes para frente e para trás.
Em seguida, a tampa da válvula abre e Todo o excesso de ar é bombeado para fora com o aspirador de pó mais bem conectado. Via de regra, isso leva cerca de dois minutos, mas o tempo pode variar dependendo do volume das roupas embaladas e da potência do aparelho. Embora seja mais conveniente operar com uma bomba de vácuo dedicada, um dispositivo de limpeza de apartamento convencional também fará o trabalho.
Ao fechar rapidamente a válvula, é importante verificar a estanqueidade da embalagem: deve ser firme e não permitir a entrada de ar. Se você ouvir algum apito, isso indica que o relâmpago não está fechado ou um buraco apareceu na superfície.
Deve-se acrescentar que o ar pode ser retirado completamente até que o saco pare de encolher, mas no caso de penugem natural é melhor deixar algum espaço livre, caso contrário o enchimento ficará danificado.
Quando o saco de vácuo precisar ser aberto, você deverá proceder na ordem inversa. O primeiro passo é abrir a válvula e aguardar o fluxo de ar. Além disso, as faixas de fixação são deslocadas longitudinalmente umas em relação às outras. Depois de retirar as coisas da embalagem, elas devem ser penduradas em cabides e processadas em um vaporizador. A roupa exterior deve ser removida algumas semanas antes do início da temporada para permitir que recupere a sua forma original. A propósito, é mais conveniente realizar todo o trabalho em uma superfície horizontal reta - em uma mesa, sofá ou chão.
Mesmo no pacote maior, não é recomendado carregar mais de 15 quilos de coisas... A válvula em si pode ser aberta girando ou pressionando, o que depende do fabricante. Os sacos de vácuo cheios podem ser colocados nas prateleiras do armário e os grandes podem ser pendurados em ganchos especiais. As sacolas não devem ser colocadas próximas a bordas afiadas de outros itens ou deixadas no frio, por exemplo, na varanda, ou próximo a radiadores em temperaturas acima de 50 graus.
Os sacos vazios podem ser enrolados em rolos apertados ou pendurados verticalmente.
Para obter informações sobre como usar sacos de vácuo, veja o próximo vídeo.