Variedades de sacos a vácuo para produtos e sua aplicação
A questão da preservação a longo prazo do frescor dos produtos é relevante tanto para empresas envolvidas em sua produção e venda quanto para donas de casa econômicas. Hoje, os sacos a vácuo fazem um excelente trabalho nessa tarefa. A cada dia que passa o sortimento desses produtos se expande, vale a pena conhecer suas características e variedades.
O que é isso?
Qualquer embalagem a vácuo para alimentos funciona de acordo com o mesmo princípio. Um espaço sem ar é criado no interior. Exatamente a ausência de oxigênio minimiza a atividade de bactérias perigosas, evita a fermentação, decomposição e o aparecimento de fungos.
O fato é que para o desenvolvimento de tais processos negativos são necessárias condições especiais (umidade, luz, ar). No vácuo, uma atmosfera completamente diferente é criada, excluindo a presença de fatores que levam à rápida deterioração dos alimentos.
Como resultado, o prazo de validade dos produtos alimentícios aumenta, seu frescor, aroma, aparência atraente e benefícios para o corpo humano são preservados.
A criação de um vácuo geralmente ocorre sob a ação de máquinas especiais. A remoção manual do ar com uma bomba também é possível. Com isso, o filme parece envolver o conteúdo, protegendo-o não só da rápida deterioração, mas também das influências externas, o que é útil tanto nas condições de venda dos produtos como no dia a dia.
Vantagens e desvantagens
A maneira considerada de armazenar alimentos tem muitas vantagens.
- A comida permanece fresca por muito tempo, mesmo que não possam (ou não possam) ser colocados no refrigerador.
- A consistência original é preservada (suculência, maciez ou dureza). Os processos de secagem e enrolamento ficam mais lentos.
- Proteção contra odores estranhos torna-se importante ao armazenar diferentes produtos aromáticos juntos.
- Os requisitos de higiene são atendidos ao transportar alimentos de fornecedores, armazenando-os em armazéns, nos pontos de venda. O conteúdo dos sacos é isolado de sujeira, poeira, umidade, o que também é conveniente em viagens ao campo, em um piquenique ou em uma longa estadia no trem.
- A embalagem lacrada parece boa, o que permite manter a apresentação estética do sortido na loja. Ao mesmo tempo, as embalagens são transparentes, permitindo que uma pessoa avalie visualmente o conteúdo antes de comprar.
- Uma vez que o vácuo aumenta a compactação dos sacos de comida, economiza espaço na geladeira e nas prateleiras dos pontos de venda.
- Este método de armazenamento permite que os alimentos sejam divididos em porções., guarde os vegetais em forma de fatias.
- A capacidade de manter os alimentos em forma por mais tempo de usar economiza dinheiro, já que você não precisa jogar fora alimentos estragados.
- O princípio da embalagem a vácuo é bastante simples. Não requer nenhuma habilidade especial, por isso é ótimo para uso doméstico.
No entanto, apesar das inúmeras vantagens, a embalagem lacrada também tem desvantagens.
- Baixo grau de proteção contra estresse mecânico... Ao contrário dos contêineres, os sacos não são muito resistentes.
- A probabilidade de mudanças no sabor do conteúdo... Apesar de ser protegido de odores externos, o próprio vácuo às vezes pode reduzir a palatabilidade.
- Possível ligação... Se você embalar várias unidades de um produto com superfície oleosa (por exemplo, fatias de queijo) em uma embalagem, elas podem grudar umas nas outras.
- Falha em proteger os alimentos de todas as bactérias existentes... As espécies anaeróbicas podem se desenvolver mesmo em um ambiente sem ar.
Visualizações
Os sacos de vácuo são usados tanto na indústria como na vida quotidiana. Dependendo disso, eles são de dois tipos principais.
Industrial
A indústria costuma usar máquinas de embalagem de câmara... Nesse caso, cada produto, junto com a sacola, é colocado em uma câmara especial. O ar é primeiro bombeado para fora da câmara. Em seguida, ele é removido da embalagem. Isso garante uma vedação confiável. E também as instalações têm a capacidade de colar o filme. No final do processo, a bolsa é lacrada para manter um espaço sem ar em seu interior.
O segundo tipo de equipamento industrial popular é termoformadoras... Neste caso, o filme cobre o produto apoiado no suporte. Câmeras não são usadas aqui.
Doméstico
As opções de bolsas lacradas utilizadas no dia a dia são mais diversificadas. Alocar como sacos descartáveis e reutilizáveis para armazenar e congelar alimentos... E também os produtos diferem no tipo de filme usado.
Os mais populares são os materiais baratos: lavsan, poliéster, polietileno.
Versões de polímero multicamadas também são usadas. Nesse caso, as embalagens podem ser padrão, termoencolhíveis, corrugadas, metalizadas.
Os métodos de embalagem também são diferentes. Em um ambiente doméstico, os dispositivos tubeless são usados com mais frequência. Nesse caso, a bolsa fica fora do dispositivo. Porém, os modelos sem câmeras, por sua vez, também se dividem em diversas variedades. Disponível com bomba, válvula e fecho... E também existem modelos com função automatizada de remoção de ar e vedação.
Os eletrodomésticos podem ter uma ampla gama de modos diferentes:
- para produtos moles ou duros (a escolha afeta a taxa de remoção de ar, da qual depende a retenção da forma do conteúdo);
- para produtos líquidos ou sólidos (é assim que se determina a velocidade de selagem, que no primeiro caso será maior);
- transição para controle manual (permite regular o processo de bombeamento do ar, para obter vedação parcial);
- a possibilidade de selar sem eliminar o ar;
- decapagem (remoção de ar em fases);
- memorizar o modo anterior.
Dimensões (editar)
Os parâmetros dos sacos de vácuo podem variar. O comprimento mínimo é 160 mm e a largura é 110 mm. Quanto aos tamanhos máximos, então para as necessidades domésticas, eles geralmente não levam produtos com largura superior a 300 mm... Isso é suficiente para a maioria dos produtos. No entanto, também existem opções à venda com uma largura de até 450 mm e um comprimento de até 300 mm.
Como usar?
Antes de mais nada, é importante lembrar as condições básicas que garantem a qualidade da conservação dos alimentos em embalagens lacradas:
- embalar a vácuo apenas alimentos limpos e frescos;
- se o produto estiver quente, espere que esfrie antes de selar;
- observar a temperatura de armazenamento recomendada (algo precisa ser guardado na geladeira, mas algo, ao contrário, em temperatura ambiente);
- usar pacotes adequados para um modelo específico de empacotador;
- evite perfurações e outros danos ao filme;
- não armazene sacos com conteúdo sob luz forte ou em condições de alta umidade.
Agora, vamos examinar o próprio processo de empacotamento. Somente se feito corretamente, você pode criar um vácuo absoluto.
- Prepare os alimentos (lave se necessário).
- Pegue o saco (desenrole-o do rolo e sele uma das bordas se esta opção for usada).
- Coloque o produto dentro.
- Insira a outra extremidade no instrumento e pressione o botão apropriado. A segunda borda da bolsa será lacrada e lacrada.
Período de armazenamento
A vedação prolonga o frescor dos alimentos, mas não indefinidamente. Ao mesmo tempo, produtos diferentes têm prazos de validade diferentes, mesmo em embalagens a vácuo. Isso deve ser levado em consideração.
Carne crua e peixe
É melhor mantê-los refrigerados ou congelados. Isso manterá a suculência intacta. A vida útil máxima em uma prateleira de geladeira é de 7 dias... No freezer (congelado a –18 ° C), esse período é estendido para um ano e meio.
É importante notar que a carne pode escurecer em um ambiente sem ar. No entanto, isso não é um sinal de deterioração.
Legumes
Algumas donas de casa apenas lavam os vegetais antes de embalar. Outros fazem o branqueamento preliminar. Em outras palavras, os vegetais são tratados com água fervente antes de serem colocados em um saco. Isso ajuda a preservar totalmente o aroma e o sabor dos alimentos.
As verduras devem ser mantidas em água fervente por cerca de 2 minutos. As cenouras devem ser processadas por 5 minutos. Os cereais são mantidos em água fervente por cerca de 10 minutos. Em seguida, os vegetais são resfriados e secos. Depois disso, eles são colocados em uma bolsa e lacrados.
Este método permite estender a preservação do conteúdo da embalagem de 1 para 3 semanas.
Queijo
Se um pedaço grande de queijo for colocado no vácuo, manterá sua usabilidade por até 40 dias... Se a embalagem contiver fatias de queijo, seu frescor durará de 20 a 25 dias.
Pão
Produtos de panificação raramente são colocados no vácuo. Mesmo os produtos vendidos nas lojas em sacos lacrados contêm ar dentro.
No entanto, se ainda criar condições de aperto absoluto para o pão, você poderá mantê-lo fresco por 1 semana.
Para informações sobre como escolher os sacos de vácuo certos, veja o próximo vídeo.