O que fazer se sair líquido do ferro e por que isso acontece?
Os ferros de engomar modernos têm várias funções adicionais, uma das quais é a capacidade de utilizar o vapor para um engomar melhor e mais fácil. O equipamento no qual se pretende que seja despejada a água deve suportar tal carga e distribuir corretamente o líquido em seu interior, direcionando-o para o compartimento de vapor. Se algo der errado, a água começa a escorrer do ferro sem motivo, causando desconforto e às vezes danificando a roupa, principalmente se a cor for marrom. Para entender rapidamente as causas dos problemas, você precisa saber mais sobre o que pode acontecer com o ferro, onde procurar o problema e como resolvê-lo.
Ferro com gerador de vapor: princípio de funcionamento
A tecnologia moderna difere de seus antecessores por ter mais dimensões móveis, mais funções e permitir que você faça o trabalho de forma mais rápida e fácil. O ferro também pode ser atribuído aos aparelhos que mudaram não só a aparência, mas também sofreram melhorias. No momento, além da possibilidade de escolher a potência de aquecimento da sola para diferentes tipos de tecido, existem aparelhos que se desligam se ficarem parados por algum tempo. Esta inovação ajuda a prevenir um incêndio devido ao ferro ligado, que se esqueceu de desligar da fonte de alimentação ao sair do apartamento.
Outra função importante foi o gerador de vapor, que conseguimos agregar ao aparelho. Graças ao vapor que incide diretamente sobre o material durante a passagem a ferro, o tecido é alisado mais rapidamente e é necessário muito menos esforço para uniformizar a superfície, mesmo que esteja muito seca.Apesar de toda a aparente complexidade, o dispositivo do gerador de vapor é bastante simples: é um reservatório de líquido, por onde a água entra no dispositivo válvula, por onde segue para a sola do ferro.
A conveniência dessa técnica é que o vapor pode ser ligado e desligado conforme necessário.
No caso de bom funcionamento do ferro, a umidade entra na superfície em quantidade moderada e necessária, e graças à sola bem aquecida, evapora quase que instantaneamente, havendo tempo para umedecer a superfície do material para que possa ser facilmente passado a ferro. Em caso de mau funcionamento, o resultado pode ser diferente.
- Em vez da quantidade necessária de água, que tem tempo de evaporar, de algumas gotas até uma pequena poça é despejada sobre a roupa, o que pode afetar negativamente o tecido, deixando-o manchado e causando um acidente, pela presença de água durante o funcionamento do aparelho elétrico é altamente indesejável.
- Um ferro colocado corretamente só pode vaporizar coisas se tiver uma determinada temperatura da base. Com o baixo aquecimento, a umidificação não deve ser ligada, pois o aparelho simplesmente não conseguirá secar o material, o que significa que ficará úmido, o que pode causar danos ou até formação de mofo e odor. Se conseguir ligar o vaporizador do ferro na potência baixa e ele funcionar normalmente, esses são os primeiros sinais de que o equipamento está com defeito.
- Se você usar água da torneira comum para o ferro, com o tempo, os sais vão se acumulando nela, o que, no final, vai causar manchas nas roupas que não podem ser lavadas.
Em caso de problemas com o gerador de vapor, é necessário interromper o processo de passar, desligar o ferro e tentar descobrir a causa do problema.
Razões para vazamento de água
Se o ferro estiver na posição vertical e a água recolhida para o processo de engomar escorrer ou sair dele, vale a pena levar a sério, porque as consequências de o ignorar podem ser muito graves. Em caso de fissuras no compartimento da água ou problemas com a sua estrutura interna, nunca continue a utilizar o aparelho. Se a água fluir do ferro na posição horizontal, isso também é um problema e você precisa saber por que isso pode acontecer.
- A opção mais fácil é apenas uma avaria do equipamento no próprio ferro, que o mestre pode consertar, e se possível, vale a pena levar o aparelho para troca, se a garantia permitir.
- O problema está nas válvulas que deixam a água do tanque para a sola. Se o dispositivo de desligamento não protege o equipamento de vazamentos não planejados de fluido, vale a pena verificar o seu funcionamento. Você pode fazer isso em casa, para o qual é necessário fechar a válvula e ligar o ferro para um modo que exclua o vapor, enquanto inclina o equipamento em diferentes direções. Se aparecerem gotas de água, isso prova que o dispositivo de corte não bloqueia o acesso à água e a válvula deve ser substituída. Esse trabalho deve ser confiado a profissionais e, se possível - ir para o centro de serviço para receber uma gama completa de serviços.
- O vapor é liberado até que a base atinja a temperatura desejada. Para vaporizar coisas, é necessário definir o regime de temperatura para uma posição que permita ao dispositivo lidar rapidamente com a umidade que se formou na superfície e secá-la instantaneamente. Se um ferro não aquecido começar a liberar vapor, significa que algo está errado com ele. Também não é necessário ligar o modo de cozimento por conta própria até que o dispositivo esteja completamente aquecido, pois isso pode causar avarias subsequentes.
- O uso de água inadequada entope as válvulas e dificilmente a água passa para o ponto de saída e pode fazer isso com tensões e vazões diferentes, o que afetará o material na forma de manchas úmidas em alguns locais.Se essa água for usada por muito tempo, ao passar, em vez de vapor, um líquido amarelo é derramado, o que estraga o aparelho e as coisas. Água enferrujada pode aparecer devido ao uso impróprio do ferro, desrespeito às normas e regulamentos do fabricante. Se aparecer ferrugem durante o cozimento no vapor, você deve procurar ajuda imediatamente, caso contrário, o ferro pode quebrar em breve.
Não são tantos os motivos que podem ocasionar desvios da norma no funcionamento do próprio equipamento e de suas funções individuais, portanto, em quaisquer situações suspeitas, vale interromper o processo de passar e verificar se o aparelho está funcionando normalmente e corretamente.
Como solucionar problemas
Se um líquido marrom sair do ferro, é um sinal sério de que algo precisa ser feito. No caso de uma situação desagradável pela primeira vez, você pode tentar descobrir sozinho, para o qual há uma série de opções:
- usando a função de autolimpeza;
- o uso de ácido cítrico;
- usando um lápis para limpar a base do ferro.
Se o ferro estiver equipado com uma função de autolimpeza, vale a pena utilizá-la em caso de problemas. O procedimento é simples e inclui despejar água no reservatório até a marca de máximo e ajustar a temperatura do ferro para aquecimento máximo, sem ligar o vaporizador. Para continuar trabalhando, você precisa segurar o ferro sobre uma pia ou outro recipiente e ativar o modo de autolimpeza. Para um processo mais eficiente, é necessário manter pressionado o botão e sacudir bem o equipamento várias vezes para limpá-lo o máximo possível, após o que é possível ver como sai água enferrujada do ferro.
Quando o procedimento terminar, você precisa desligar o ferro e deixá-lo esfriar, depois enxágue o recipiente de água para remover a sujeira restante. O problema de usar esse método é que nem toda técnica tem essa função, o que significa que é necessária uma maneira alternativa de lidar com o problema. Quando ocorrem manchas de ferrugem, o problema geralmente é procurado em incrustações, que podem ser removidas com ácido cítrico.
Para a limpeza, vale a pena comprar um sachê normal de ácido cítrico, dissolvendo em um copo de água morna e despejando tudo na caixa d'água do ferro, em seguida, aqueça o aparelho à temperatura máxima, desligue da rede elétrica e ligue no vapor. Para que a limpeza ocorra de forma mais ativa e a remoção de incrustações de todas as paredes, é necessário inclinar o ferro para os lados, sacudi-lo para capturar a maior área possível para o melhor resultado.
Em caso de poluição grave, uma limpeza não é suficiente, portanto, pode ser feita várias vezes mais.
No caso de utilização normal do ferro, por vezes podem surgir situações desagradáveis ao engomar com ou sem vapor. O problema mais simples de abastecimento insuficiente de água ou de engomar demorado é a base do ferro suja, danificada pelos tecidos, se a temperatura for ajustada incorretamente. Existem alguns materiais que não podem ser passados a ferro, porque simplesmente aderem à superfície do dispositivo. Se isso acontecer, a sujeira residual pode bloquear as saídas de vapor e partículas estranhas na sola dificultam o engomar rápida e facilmente.
Um lápis especial para limpar a superfície do ferro ajudará a lidar com esta situação. É fácil de usar, basta aquecer a sola e passar um lápis nas áreas sujas. Vale a pena colocar algo embaixo do ferro enquanto você trabalha, pois o resto do lápis escorrerá diretamente para a tábua, deixando manchas. Após a limpeza, você precisa limpar a superfície; quando esfriar, ligue o vapor e limpe os furos várias vezes com a água mais quente.
Ações preventivas
Para evitar o mau funcionamento do próprio ferro, a interrupção de seu funcionamento, é importante observar alguns cuidados e utilizar o aparelho corretamente.Após a compra do equipamento, vale a pena dedicar um tempo estudando as instruções, pois cada fabricante indica recomendações específicas para o uso do equipamento, que podem ser diferentes.
Existem apenas algumas regras para ajudá-lo a evitar problemas com o ferro:
- utilizar o modo de alimentação de vapor somente quando necessário, para não desgastar desnecessariamente os mecanismos e equipamentos internos;
- usar apenas água purificada para o enchimento no interior do equipamento, o que retardará significativamente o processo de deposição de incrustações nas paredes internas do dispositivo;
- se sobra água depois de passada a ferro, deve-se despejar para que não crie sedimentos, o que também entope o equipamento.
Com o funcionamento adequado e a verificação atempada do ferro quanto a defeitos, o procedimento de engomar trará apenas emoções agradáveis e as coisas o encantarão com uma aparência ideal.
Como limpar seu ferro, veja o vídeo abaixo.