Ferro

Ferros a vapor: características, sutilezas de seleção e reparo

Ferros a vapor: características, sutilezas de seleção e reparo
Contente
  1. Características principais
  2. Variedades
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Como escolher um dispositivo?
  5. Como usá-lo?
  6. Possíveis avarias e sua eliminação
  7. Avaliações

Um ferro a vapor não é um luxo, mas um meio de lidar prontamente com uma montanha de linho passado. Em termos de potência, é muito mais eficaz do que o tradicional "irmão" e também é ideal para tecidos delicados.

Características principais

O alisamento de vincos e dobras no tecido ao usar o ferro a vapor não é feito pelo contato da sola do aparelho com o tecido, mas sim pelo vapor quente. Esse vaporizador de ferro necessariamente tem elementos de aquecimento e pressupõe a presença de um reservatório com água. A água neste último é aquecida por elementos de aquecimento (e aqueles - devido à eletricidade) e se transforma em vapor. É liberado do orifício da sola e atua sobre as fibras têxteis, endireitando-as.

Graças a esse recurso, o dispositivo de vaporização não requer uma superfície horizontal para trabalho e grande atividade física. A cozedura a vapor pode ser efectuada a peso e o resultado do processo não depende do peso do ferro. A falta de contato entre a sola do ferro e a superfície do tecido permite que o aparelho seja utilizado para as peças mais delicadas - o risco de manchas, novos vincos e queimaduras é mínimo. Além disso, o ferro a vapor é mais bem utilizado para alisar produtos com decoração complexa e um grande número de botões. É conveniente usar tal dispositivo para vaporizar cortinas e tule.

A temperatura do vapor é tão alta que ele pode lidar com tecidos muito enrugados e também exibe um efeito desinfetante, destruindo bactérias e vírus. Essa unidade é usada não apenas para eliminar vincos, mas também para limpar e desinfetar móveis estofados.

Variedades

Com base nas características de design e nas funções executadas, os seguintes tipos de ferros a vapor podem ser distinguidos.

  • Ferro para engomar horizontal com função de vaporização vertical. Hoje, a maioria dos ferros tem função semelhante, mas sua principal finalidade é a passada tradicional, o que implica o contato da sola do aparelho com a coisa. Em princípio, o tecido levemente enrugado pode ser alisado verticalmente com vapor.
  • Ferro com gerador de vapor. O dispositivo tem outro nome - estação de vapor, e consiste em três partes. Trata-se de uma caldeira na qual existe uma resistência e na qual é vertida água, ou seja, neste reservatório forma-se vapor. A próxima parte é um ferro que não difere em aparência do usual. Esses elementos são conectados por meio de uma mangueira através da qual o vapor é fornecido da caldeira para o ferro. Este dispositivo é adequado para engomar vertical e horizontal.
  • Gerador de vapor. Possui os mesmos componentes da estação de vapor. No entanto, a caldeira é geralmente grande e pode permanecer por muito tempo. Em vez do ferro habitual - vários acessórios, escovas. A mangueira é geralmente mais comprida porque o aparelho usa uma caldeira de chão.

Graças à sua alta potência e uma variedade de acessórios, o dispositivo é conveniente para alisar cortinas, tecidos, um grande número de coisas, bem como limpar móveis e carpetes. As desvantagens do gerador de vapor são o custo mais elevado e a impossibilidade de utilizá-lo em uma superfície horizontal. Deve-se notar que hoje também existem geradores de vapor portáteis, caracterizados principalmente por sua compactação. Um tipo especial deles é um gerador de vapor de viagem sem fio que funciona com baterias. No entanto, também existe um análogo elétrico com umidificação a vapor.

Se o corpo do dispositivo for sempre de plástico, a sola pode ser de cerâmica ou Teflon. Isso afeta o peso do dispositivo e sua funcionalidade.

Avaliação das melhores modelos

De acordo com o feedback dos clientes e a demanda das lojas de eletrodomésticos, o melhor são os ferros a vapor de marcas como Philips, Vitek e Tefal. Considere os modelos de vapor mais populares de cada uma das empresas.

Para uso doméstico, você pode escolher o modelo Philips GC 1029... Design elegante, sola de cerâmica e cabo longo são as vantagens óbvias do dispositivo. O ferro está equipado com desligamento automático e sistema de autolimpeza, além de função de saída de vapor. Potência - 2.000 W, grande o suficiente para não ser muito econômico se você passar a ferro raramente e em pequenas quantidades. O custo médio é de 2.500 a 3.500 rublos.

O modelo mais potente (2400 W) é o modelo da mesma marca. Philips GC 3569... Não só a potência, mas também o depósito de água maior (400 ml) permite-lhe usar o seu ferro por mais tempo e mais rápido. A velocidade e o volume do vapor e do jacto de vapor neste modelo ultrapassam os mesmos parâmetros em comparação com o anterior. A sola é de cerâmica, o cordão é longo. O custo desse modelo chega a 5000-6000 rublos.

Modelo Philips GC 4521 tem mais peso, mas lida melhor com vincos fortes, tecido grosso. Isso se deve ao revestimento de titânio da base e ao jato de vapor mais potente. A potência do aparelho é de 2600 W, embora tenha um nariz bastante fino, graças ao qual alisa facilmente roupas de criança, roupas com muita decoração e botões. O desligamento automático e os sistemas de autolimpeza tornam o uso da unidade ainda mais conveniente. O custo médio é de 5500-9500 rublos.

A linha de produtos da marca Vitek é bastante diversificada, mas o modelo merece destaque. VT-1234... Por um valor muito modesto (o custo do dispositivo é de cerca de 2.000 rublos), o usuário recebe uma unidade funcional com sola de cerâmica, vapor potente e função de jateamento de vapor, além de equipada com sistemas de desligamento automático e autolimpeza da escala. O aparelho Tefal GV5246 tem uma oportunidade maior, o que não é surpreendente, já que se trata de uma estação a vapor. A potência da estrutura é de 2.135 W, existe um regulador de potência de vapor. A sola de metal-cerâmica é ideal para tecidos pesados. O custo é bastante acessível para esses dispositivos - 8.000 rublos.

Como escolher um dispositivo?

Na hora de escolher, você deve avaliar o modelo desejado para compra de acordo com diversos critérios.

Poder

A taxa de aquecimento dos elementos de aquecimento, a quantidade e o volume do vapor gerado, bem como o consumo de energia dependem da energia. Quanto mais o teng aquece a água, mais poderoso será o vapor. Para uso doméstico, um dispositivo com uma potência de 1800-2000 watts é considerado ideal. Um mais poderoso formará um fluxo de vapor excessivamente forte, o que é irracional. Menos poderoso - não suporta o alisamento de tecidos grossos ou ásperos.

Volume do tanque

Este indicador determina a duração da geração de vapor. Quanto menor for, mais curto será o período de tempo em que o dispositivo pode operar. Via de regra, os dispositivos com função de vaporização são equipados com um reservatório de 200-250 ml, de modo que podem vaporizar coisas continuamente por 10-15 minutos. Os geradores de vapor possuem um tanque maior com capacidade de 1,5-2 litros. Isso permite que eles trabalhem sem interrupção por 1-2 horas.

Força de pressão de saída de vapor

Em modelos mais simples, o vapor é liberado com a mesma intensidade, enquanto em aparelhos mais caros, a intensidade do vapor pode ser ajustada. Este é um recurso muito útil, pois permite suavizar vincos de intensidade variável. Para tecidos densos e muito amarrotados, use a função de insolação corretamente. Implica a liberação de um poderoso fluxo de vapor em grandes quantidades em um curto período de tempo. Para efeito de comparação, se uma média de 70-80 g de vapor é liberado por minuto, então com um choque térmico durante o mesmo tempo, até 130-150 g de vapor é gerado e liberado.

Os parâmetros indicados são básicos, mas deve-se prestar atenção às demais possibilidades do ferro a vapor. Um sistema anti-gotejamento pode ser considerado útil. Se o dispositivo estiver equipado com tal, então as coisas estarão protegidas do risco de serem molhadas pela condensação que se acumula no dispositivo. Se houver um indicador da quantidade de líquido na caldeira, bem como a função de desligamento automático do dispositivo quando inativo por 20-60 segundos, é possível reduzir o risco de superaquecimento dos elementos de aquecimento e seu descomissionamento.

Alguns dispositivos permitem que água seja adicionada ao tanque somente quando eles estão desconectados da rede elétrica. Isso pode ser inconveniente se você precisar passar a ferro uma grande quantidade de itens rapidamente.

Em alguns dispositivos, é permitido derramar apenas um líquido especial, enquanto em outros - e água comum. Porém, deve-se lembrar que este último pode provocar a formação de calcário no dispositivo. Em parte para evitar isso, uma função especial - um sistema de descalcificação - permite.

Caso seja esperado o contato da sola do ferro com o tecido, deve-se prestar atenção nas características do primeiro. Entre os eletrodomésticos, solas de cerâmica e teflon são comuns. A vantagem é a facilidade de deslizamento, sem marcas no tecido. Para uso pessoal, ferros revestidos com cerâmica ou Teflon são bastante eficazes - eles lidam com vincos. Se uma sola de cerâmica for instalada no dispositivo, evite deixá-lo cair - um pedaço de cerâmica pode quebrar.

Se for esperado um uso mais intensivo do ferro ou da estação de vapor (por exemplo, em um estúdio de costura), deve-se dar preferência a um ferro com sola cromada. Ele também irá lidar com tecido denso pesado e vincos fortes, mas deve ser entendido que tal dispositivo será mais pesado do que os análogos descritos acima. Certifique-se de virar o ferro e apreciar a localização das saídas de vapor. A sua concentração máxima deve estar na zona do dedo do pé da planta do pé, para que possa facilmente alisar os vincos em locais de difícil acesso.

Antes de comprar, você deve decidir sobre o conjunto completo do ferro a vapor. Existem modelos para os quais no futuro você poderá comprar algumas peças separadamente. Os dispositivos de piso são caracterizados pelo maior número de componentes.

Eles têm muitos apegos. Necessita de pelo menos 2 - um mais largo para engomar coisas grandes e um mais estreito. É conveniente para ela trabalhar em pequenas áreas, para vaporizar coisas de corte complexo com abundância de decoração. Para tecidos fofos, como casacos, é útil ter um acessório de escova. Vai ajudar a retirar a sujeira, endireitar e dar o direcionamento desejado ao pêlo, retirar os fios.

Vários clipes permitem que você faça flechas perfeitas rapidamente. Existem também variedades especiais deles - clipes de pincel. Outro acessório de gerador de vapor recomendado é um cabideiro. Parece um cabide. Para coisas mais pesadas, é aconselhável usar racks duplos, são mais duráveis. É bom se o dispositivo tiver uma luva protetora. A taxa de liberação de vapor, assim como sua temperatura, são altas, portanto, existe um alto risco de queimaduras. Ao cozinhar a vapor, pode haver necessidade de superfícies de trabalho horizontais (por exemplo, ao vaporizar colarinhos, punhos), por isso é aconselhável adquirir um prato especial.

Como usá-lo?

Antes de usar o aparelho, é necessário colocar um líquido especial ou água no reservatório do ferro, só depois ligá-lo na tomada. Não direccione imediatamente um jacto de vapor para a roupa, é preferível libertar primeiro o vapor (a primeira porção) e só depois começar a engomar. Após o término do processo, drene o líquido restante do reservatório, mude a posição para o modo "sem vapor" e armazene o dispositivo verticalmente. Isso evitará que o líquido residual respingue na base.

Usar o ferro a vapor é fácil, o principal é primeiro ler e seguir as instruções de uso. É importante levar em consideração as peculiaridades dos tecidos, escolhendo um modo de passar individual para cada tipo. Antes de cada utilização, é útil inspecionar o dispositivo quanto a avarias e, antes de ligá-lo pela primeira vez, para se certificar de que a tensão da rede corresponde à potência do dispositivo.

Possíveis avarias e sua eliminação

Como qualquer dispositivo, um ferro a vapor é suscetível a quebrar. Entre os problemas mais comuns estão os seguintes.

Defeitos no fio elétrico

Via de regra, ele trinca ou quebra em locais de torção - próximo ao plugue ou na entrada do conector do dispositivo. Normalmente, esse tipo de mau funcionamento é manifestado pelo piscar periódico da lâmpada e nem sempre pode aparecer. Essa "piscada" significa que os terminais estão oxidados devido à falta de contato regular.

Um problema mais sério com os fios de alimentação é um curto-circuito. É provocada pelo desgaste da camada isolante devido ao atrito dos fios. Um curto-circuito pode ser adivinhado por um estalo repentino e o aparecimento de um cheiro específico de fiação queimada. Devido a sobretensões na rede durante um curto-circuito, via de regra, os restantes aparelhos elétricos ligados à rede são desligados. Na maioria dos casos, os reparos envolvem a abertura da tampa traseira do ferro. Depois disso, você verá que o cabo de alimentação diverge em 3 fios. Quando o isolamento está desgastado, ele é restaurado. Se o problema for causado pela oxidação dos terminais, eles devem ser limpos.

    Repartição de Teng

    Em dispositivos modernos, esse incômodo raramente acontece, uma vez que o elemento de aquecimento é um elemento bastante confiável e durável. Se ele quebrar, é mais racional trocar o ferro do que o elemento de aquecimento. Você pode verificar se a avaria está relacionada a um mau funcionamento do elemento de aquecimento da seguinte maneira - ligue o ferro e observe o "comportamento" da lâmpada. Se queima, mas a sola do aparelho continua fria, e o dez está realmente quebrado. Esses diagnósticos são possíveis pelo fato de que a luz indicadora está conectada ao elemento de aquecimento.

    Mau funcionamento do termostato

    O termostato, na maioria dos casos, é uma pequena roda, cuja rotação permite aumentar ou diminuir o aquecimento do ferro até que os elementos de aquecimento sejam totalmente desligados.O dispositivo é preso a eles por meio de uma luva ou ângulo de aço, ao corpo - por meio de travas. A roda é composta por duas placas de metal soldadas com diferentes coeficientes de expansão linear. Quando aquecida, a placa comum entorta, o que provoca a abertura da rede e o desligamento dos elementos de aquecimento. Se você suspeitar de um mau funcionamento do termostato, o dispositivo deverá ser totalmente desmontado. Depois de abrir a caixa, examine o estado dos fios. No estado desligado na posição fria, eles estão fechados. Depois de avaliar a condição do fio, você pode tentar descascar e verificar o ferro novamente.

    Fusível térmico quebrado

    De acordo com as estatísticas, a quebra de um fusível é responsável por 40-50% de todos os defeitos de ferro. Os fusíveis térmicos podem ser de 2 tipos - descartáveis ​​(não suportam um único aquecimento a 240 graus, se este indicador for ultrapassado queimam e o ferro precisa de conserto) e reutilizáveis ​​(aparelhos mais modernos e seguros com partes bimetálicas, devido a que o ferro desliga automaticamente em caso de aquecimento extremo).

    Se um fusível térmico reutilizável "voou", os especialistas aconselham remover o nó e curto-circuitar o circuito. O último pode ser conseguido reconectando os fios da fonte de alimentação, apertando uma haste de metal ou soldando a lacuna.

    Falhas no sistema de vaporização

    Este conceito é todo um grupo de falhas. Muitas vezes, com um fornecimento de vapor fraco, os usuários acreditam erroneamente que há um problema com o gerador de vapor, mas na verdade a causa dessa condição é a contaminação da sola do ferro ou do bico. Isso geralmente acontece ao usar água da torneira. Se o ferro está vazando, parou de fumegar e até começou a ficar manchado de ferrugem, é hora de descalcificar.

    Se o fornecimento de vapor não for possível devido ao botão que está abaixado (dentro do ferro), será necessário abrir a tampa traseira do aparelho. Um par de bombas pode ser encontrado sob a tampa. O primeiro deles fornece água para o aspersor, neste caso o mestre não tem interesse. O segundo é responsável por levar o vapor para a base do ferro. É necessário retirá-lo, no fundo da bomba você verá uma bola presa no fundo da câmara da bomba. Ele chega lá sob a influência da escala. Esta bola deve ser empurrada para dentro e depois montar o ferro.

    Avaliações

    O dispositivo Philips GC 1029 recebe boas críticas. Os usuários observam a facilidade de uso e a boa qualidade do vapor. Isso torna o ferro ideal para tecidos pesados ​​ou roupas secas. Existem análises na Internet em que os compradores falam sobre a presença de rebarbas na sola. No entanto, este ferro pode ser substituído no centro de serviço do fabricante. O modelo Philips GC 3569 também recebe boas críticas, é chamado de mais potente que o anterior, mas o aparelho não possui sistema de desligamento automático, o que é visto pela maioria dos usuários como uma grande desvantagem.

    Muitas análises positivas foram coletadas pelo modelo Philips GC 4521. Deve-se ter em mente que o custo do dispositivo é bastante alto. No entanto, a maioria dos compradores afirma que o ferro vale o dinheiro gasto. O revestimento de titânio aquece rapidamente, desliza bem e lida com vincos fortes, coisas sobresecadas. Aqueles que procuram um ferro barato, mas funcional, devem dar uma olhada no Vitek VT-1234. De acordo com as avaliações dos usuários, inclui todas as funções necessárias, além de possuir um fio longo e um design estiloso.

    Para informações sobre como escolher um ferro a vapor, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa