Como fazer uma sacola de presentes com as próprias mãos?
Nada melhora o status de um presente como uma bela embalagem. No entanto, para pequenas apresentações, um pacote bonito geralmente é o suficiente. O material deste artigo explicará como fazer esse pacote com suas próprias mãos.
Do que pode ser feito?
Apesar de serem utilizadas diferentes matérias-primas na fabricação para a confecção de sacolas para presentes, em casa é mais aconselhável levar algo que mantenha a sua forma. Isso significa que nem celofane, nem tecido, nem papel alumínio são adequados - você terá que confiar no papel. Ao mesmo tempo, pode ser muito diversificado, pode ser útil no trabalho:
- folhas de papel A4 ou A3;
- papel para scrapbooking ou origami;
- papéis de parede de papel de largura padrão;
- guardanapos para decupagem.
O papel alumínio muitas vezes não se presta à colagem, além disso, não mantém o seu formato e, portanto, a bolsa com ele não ficará bonita, apesar do brilho do material. Os papéis de parede muitas vezes permitem que você crie um dos tipos mais interessantes de sacolas para presentes: eles são duráveis, fortes, bonitos e muitas vezes elegantes, porque hoje os papéis de parede são apresentados na mais ampla gama, podem ser infantis, fabulosos. Entre os desenhos estão gravuras sobre o tema Paris, Inglaterra, grafite.
Sacos de presente feitos de papel artesanal são lindos. Além disso, você mesmo pode fazer papel especial, escolhendo o design de sua preferência, baixando-o e imprimindo-o em uma impressora colorida. Usando a tecnologia aproximada, você também pode fazer papel para design de jornal. Ao contrário de um jornal normal, ele manterá sua forma, diferindo na resistência do produto acabado.
A única desvantagem do papel impresso é que a tinta não é estável quando molha.
Se os guardanapos forem usados como base para papel decorativo, então antes de começar a dobrar a sacola de presente, é necessário separar a camada decorativa do guardanapo e, após passar por toda a área de uma folha comum com cola de lápis, cola isto. Em que é importante colar cuidadosamente o guardanapo, evitando inicialmente a formação de bolhas de ar. Depois que o guardanapo estiver colado, é preciso dar um tempo para que o papel tome forma, para que não se deforme no futuro.
Componentes auxiliares
Dependendo do tipo de pacote de presente que você deseja fazer, pode ser necessário:
- cola em bastão (PVA ou mesmo “Titânio”);
- régua e lápis;
- furador e tesoura;
- varal ou fita de cetim;
- pequeno cartão de felicitações;
- papelão ou embalagem de papelão;
- elementos de decoração (quase o mesmo que para scrapbooking).
Além disso, uma pistola de cola quente pode ser útil. Quanto aos elementos de decoração, ao fazer uma sacola de presente, você pode usar várias flores cortadas, figuras geométricas, confetes, pequenas flores de crochê, lantejoulas grandes em forma de conchas, folhas, flores e outros motivos decorativos.
Na hora de escolher uma ou outra opção, vale a pena considerar o tipo de cola. Por exemplo, a decoração de papel adere bem a papel comum e cola PVA. Se você precisar consertar lantejoulas ou elementos decorativos de malha, use hot melt ou cola Titan, que costuma ser usada por artesãos.
Como dobrar?
Fazer uma sacola de presentes com as próprias mãos não é difícil. Depois de elaborados todos os itens necessários à obra, pode-se proceder à sua implementação. Você pode usar um esquema de exemplo.
- O papel decorativo é colocado à sua frente com o padrão voltado para baixo.
- Aproximadamente 1-1,2 cm recuam da borda esquerda e esta mesada é dobrada.
- O papel auxiliar é colocado dentro dele, o que não permitirá que o excesso de cola entre em lugares desnecessários.
- A mesada é colada com cola, após a qual o papel é recoberto pela segunda face, colado, formando um tubo de papel. Remova o papel de liberação após a colagem.
- O tubo de papel resultante é dobrado ao meio. Nesse caso, uma borda lateral ficará localizada estritamente ao longo da margem de cola, e a segunda - oposta a ela.
- Determinado com a largura do saco, para o qual à direita da margem colada, meça 3-4 cm e dobre o tubo de papel nesta marca.
- Pressionando a nova face lateral e segurando a peça de trabalho na superfície da mesa de trabalho, segure a mão para o lado à direita, definindo assim a quarta face. Todas as linhas se dobram claramente. Neste estágio, a peça de trabalho parece uma caixa sem parte superior e inferior.
- Uma mesada para as alças é feita de cima, dobrando a borda superior cerca de 3 cm. Para colocá-la dentro da bolsa, a mesada é dobrada para trás e embrulhada para dentro.
- Depois de virar a margem para as alças, você deve passar mais uma vez por cima das bordas laterais com a unha para obter uma borda clara na parte superior.
- Para fazer a sacola parecer exatamente igual a de uma loja, a largura das bordas laterais é dividida pela metade e dobrada para dentro. Nesta fase, a bolsa tem a parte superior e as laterais dobradas para dentro.
- Eles começam a desenhar a parte inferior, cuja largura é aproximadamente igual à largura das faces laterais no início. A mesada é enrolada em si mesma, claramente pressionando com a unha.
- A mesada inferior é dobrada para trás, dobrada para obter uma linha clara. Em seguida, os cantos são dobrados para cima, combinando o lado anterior com a linha inferior dobrada.
- Toda a estrutura é desdobrada, dobrada para dentro, primeiro as laterais do fundo, formando trapézios nas laterais da embalagem, depois em uma das laterais.
- Sua parte central é colada e colada na segunda parte do fundo. É importante que a largura do fundo e das laterais coincidam, todo o excesso terá que ser cortado.
- Nesta fase, o fundo e os pontos de fixação das alças são reforçados com papelão comum.Para fazer isso, recorte tiras retangulares: uma deve corresponder ao fundo, as outras duas caber sob as margens superiores.
- O fundo de papelão é colado, após o que a margem lateral é novamente enviada para dentro, e o próprio fundo é dobrado em cada lado da embalagem pelo lado de fora.
- Cole o papelão sob as alças. A folga não deve agarrar as laterais da peça de trabalho.
- Pegue um furador e use-o para fazer os furos para as cordas. Depois disso, as cordas são cortadas no comprimento necessário, suas bordas são chamuscadas, passadas por orifícios e amarradas com nós nos quatro lados.
Se você planeja pendurar um pequeno cartão de felicitações na alça, coloque-o na corda antes que os nós sejam amarrados para evitar que a corda caia.
Opções alternativas
Além do esquema básico de dobrar uma sacola de papel para embrulhar um presente, seu design possui muitas variações. Por exemplo, as mesmas cordas podem ser substituídas por fitas de cetim. Se você não quiser mexer na parte superior devido à falta de um furador, basta dobrar a borda superior da embalagem com um acordeão após o próprio presente ser colocado nela. Outros esquemas de origami permitem que você crie caixas de presente, outros fornecem para colar bolsos decorativos.
Você pode criar vários elementos decorativos que serão uma espécie de fechadura de bolsa. Além disso, se desejar, você pode até imprimir uma digitalização da sacola de presentes e dobrá-la. Normalmente, esses projetos são intuitivamente fáceis de montar. Freqüentemente, isso requer a colagem das bordas laterais e a montagem da parte inferior. A parte superior pode ser fixada com fitas estreitas de cetim, botões decorativos. Além disso, pode ser perfurado, o que é executado com um furador figurado.
Os sacos em si podem não apenas se assemelhar aos designs de embalagem padrão - seu formato pode ser representado na forma de animais engraçados, borboletas, bolsas ou guarda-chuvas. Para maior semelhança, tais produtos são freqüentemente costurados em uma máquina de costura, imitando assim as costuras têxteis. Outros produtos lembram sacolas de supermercado em forma de cone.
Como fazer uma sacola de presente com as próprias mãos, veja abaixo.