Botas de pele alta de Yakutia
Vários nomes e descrições de botas de pele de diferentes povos
- Os calçados de inverno dos povos do Extremo Norte e da Sibéria são chamados de calçados de inverno, feitos de pele natural. Recentemente, botas de pele alta se tornaram bastante populares e apareceram nas coleções de moda de muitos designers. O calçado tem este nome graças aos povos da parte oriental da Sibéria e é traduzido como "bota".
- Evenks siberianos fizeram botas de pele de veado kamuses, que representam a pele das pernas de um animal. Os kamuses de outros animais, como a raposa ártica ou a lebre, são usados como decoração. As botas de cano altas femininas e masculinas podem ser decoradas com bordados de miçangas, bem como tecidos de várias cores.
A parte interna das botas altas de pele é um forro de pele e uma palmilha feita de couro de veado tosado. Modelos de couro de cavalo também foram encontrados entre os Evenki.
- Entre os povos Nenets, as botas de pele eram chamadas de Pims ou Torbas. Esses sapatos podem ser altos o suficiente e cobrir toda a perna. Para costurar pims, eles podiam usar não apenas kamuses, mas também couro da testa de veado.
- Entre os povos do Khanty e Mansi, as botas altas de pele eram chamadas de kis. No entanto, botas-kis de cano alto também eram chamadas de sapatos demi-season dos residentes de Komi que estavam envolvidos no pastoreio de renas. Esses sapatos tinham um pequeno top feito de tecido ou couro. Eles também começaram a chamar de lar os sapatos na forma de botas, que eram usados tanto por homens quanto por mulheres.
Características da estrutura do calçado
Hoje, para costurar um tipo tão incomum de calçado de inverno, são utilizadas tecnologias que eram utilizadas pelos residentes do norte há muitos séculos. Atualmente, além da pele de rena, usa-se pele de raposa, peles de raposa ártica e lobo.
Mas, mesmo assim, os modelos originais de botas de pêlo alto são feitos de pele de rena, uma vez que não seca por muito tempo.Devido às propriedades da pele de cervo, esses sapatos podem ser usados nas geadas mais severas. As botas de pêlo realmente altas são feitas à mão, por isso cabem perfeitamente no pé.
O forro do sapato é um casaco que permite que você se mantenha aquecido. A parte de trás das botas altas de pele é feita de couro e é bastante resistente. Esse recurso protege as sapatas de deformação prematura. Para conectar as solas das botas de peles altas e a parte principal dos sapatos de inverno, é utilizada uma tira especial de couro, que é chamada de debrum.
O feltro é usado como sola em botas de pêlo altas, que é altamente comprimido. Além disso, esta tecnologia ajuda a mantê-lo aquecido. A decoração para botas de peles altas é um bordado com miçangas chamado bile. O trabalho artesanal meticuloso e muito bonito torna cada par único. Além disso, há botas de cano alto com padrões de pele.
Botas de pele alta yakut
Hoje, muitas fábricas se dedicam à fabricação de botas de peles altas, mas os mestres da República de Sakha conhecem o verdadeiro sentido dessa difícil questão usando tecnologias antigas. É na Yakutia que hoje se produzem algumas das botas de pele de alta qualidade da mais alta qualidade que o aquecerão em qualquer geada.
"Sardaana"
A fábrica de artesanato chamada "Sardaana", que há meio século produz botas de pele Yakutia, é o verdadeiro orgulho do povo Yakut. O trabalho na fábrica segue as melhores tradições e visa preservar a arte e as tradições culturais do povo Sakha. As botas de cano alto da fábrica "Sardaana" refletem toda a essência do modo de vida deste povo.
"Elley"
A loja de botas de alta pele Yakut "Elley", que fica em Novosibirsk e vende produtos para toda a Rússia, ajuda a distribuir os produtos da fábrica. Na loja "Elley" das fábricas Yakut poderá encontrar não só botas altas de pele de rena, mas também botas altas de pele de cavalo, bem como botas altas de pele com a utilização de outras peles. É esta loja que informa o público sobre o que são os incomuns calçados de pele dos povos do norte, o que chama a atenção para a história e a cultura dos povos Yakutia.
Preços
Ao perguntar quanto custam as botas de peles altas, você deve prestar atenção a vários fatores. Em primeiro lugar, o custo é influenciado pela qualidade do material utilizado, pela qualidade do curativo. Aquele cuja pele foi usada também desempenha um papel aqui. Hoje em dia, as botas de pêlo altas de cavalo cumus são muito populares. Eles são considerados a combinação ideal de preço e qualidade e não custam mais do que 15 mil rublos. As botas de cano alto são muito mais caras.
Além disso, o custo de onças depende da decoração. Se for bordado à mão com miçangas, esses sapatos vão custar muito. Mas os modelos mais caros de botas de pêlo alto serão aqueles totalmente feitos sob medida de acordo com as medidas individuais e com as peles mais caras.
As botas de peles altas, que são costuradas em esteiras e produzidas em grandes quantidades por algumas fábricas, custarão muito menos. Mas, provavelmente, a qualidade de tais sapatos não será tão alta, eles ficarão inutilizáveis rapidamente.Portanto, tendo decidido comprar botas de pele alta, você não deve economizar e procurar opções baratas.
Avaliações
- Proprietários de botas de pele Yakut da fábrica de Sardaana compartilham principalmente críticas positivas sobre seus produtos. Muitas pessoas notam que, no inverno, os pés não congelam, mesmo quando precisam ficar muito tempo no frio. Além disso, os modelos aprimorados com remendo de borracha na sola são destinados aos moradores da cidade. A borracha ajuda a que o feltro não se molhe.
- A facilidade de manutenção também é apreciada pelos compradores. Não precisam ser lavados e adquiridos cremes especiais, como sapatos de couro ou camurça. A única coisa que não deve ser feita é secar as botas de pele perto dos elementos de aquecimento.
- Os aspectos negativos incluem a monotonia dos enfeites, afirmada por alguns compradores. Muito provavelmente, isso se deve ao fato de que as botas de couro são produzidas na fábrica usando certas tecnologias.
- Outros falam sobre qualidade de fabricação inadequada, o que também pode estar associado a grandes volumes de produção e à crescente popularidade dos sapatos de inverno de pele.