Lavagem facial

Esponja de lavagem: características, nuances de uso e escolha

Esponja de lavagem: características, nuances de uso e escolha
Contente
  1. O que é isso?
  2. Indicações e contra-indicações
  3. Visualizações
  4. Termos de uso
  5. Nuances de armazenamento
  6. Fabricantes
  7. Como escolher?

Esponjas cosméticas simplificam muito o processo de cuidado da pele. A grande variedade de esponjas no mercado hoje torna mais fácil escolher um produto para limpeza facial de alta qualidade contra sujeira e maquiagem.

O que é isso?

A esponja de limpeza é uma pequena esponja macia feita de vários materiais... As pequenas dimensões permitem que você coloque facilmente um item para armazenamento em uma bolsa de cosméticos ou um recipiente especial, mas após a interação com água ou loção, a esponja, via de regra, aumenta de tamanho.

Em geral, as esponjas cosméticas são usadas não apenas para limpar a pele do rosto - elas podem ajudar a aplicar pó solto ou base, remover a maquiagem ou até mesmo distribuir uma máscara nutritiva no rosto. Porém, o material escolhido para a confecção da esponja, via de regra, limita sua funcionalidade.

Para a lavagem do rosto, costuma-se escolher produtos de esponja do mar ou celulose e, para a aplicação de maquiagem, um material sintético como espuma ou látex. As esponjas cosméticas também diferem em sua forma.

Indicações e contra-indicações

Uma esponja de lavagem facial tem muitas funções. Mais frequentemente usado apenas para remover maquiagem, limpa completamente a superfície e esfolia as partículas mortas. A esponja massageia suavemente a pele e evita a aparência de brilho oleoso. Por fim, algumas meninas também observam que a esponja evita o aparecimento de cravos pretos. No entanto, em alguns casos, o uso de esponjas para lavar é categoricamente contra-indicado.

Em primeiro lugar, estamos a falar da presença de alergias ao material de que é feita a esponja, ou aos componentes de impregnação. Pele com feridas e outras lesões recentes, por exemplo, queimaduras de sol ou mesmo apenas bronzeado, não devem ser usinadas. Você terá que recusar o uso de esponja para rosácea, rosácea, acne, comedões e outras doenças de pele na área tratada.

Caso contrário, a lavagem excessiva só levará ao surgimento de novos problemas ou ao fortalecimento dos existentes.

Algumas esponjas cosméticas não são adequadas para pessoas com pele sensível ou seca. Você também deve ter cuidado ao comprar uma esponja dura que dá um efeito muito forte. Em geral, os proprietários de pele seca são incentivados a usar uma esponja para lavar na dosagem algumas vezes por semana, e com pele oleosa, o uso deve ser feito todos os dias. A pele mista envolve o uso do item 3 ou 4 vezes por semana. Se a pele for sensível, a quantidade de lavagens deve ser orientada pelo seu estado, mas sempre aja com cuidado e pressionando levemente.

Visualizações

Hoje, uma grande variedade de esponjas de limpeza é produzida. Alguns deles são impregnados com extratos vegetais ou argila colorida, e também são enriquecidos com minerais. Para usar o último, você nem precisa usar um limpador adicional - apenas molhe a esponja. Embora a maioria das esponjas seja reutilizável, algumas, como as esponjas de algodão, são descartáveis. Eles não têm propriedades de limpeza aprimoradas, mas são convenientes para uso em viagens.

Celulósico

A melhor esponja para lavar é a celulose, tendo uma estrutura porosa e orifícios bastante grandes. Seu grande tamanho, maciez e formato confortável permitem limpar completamente a pele sem machucá-la. Todas as impurezas são removidas da superfície, a limpeza das células mortas contribui para a renovação da epiderme e a massagem suave melhora a microcirculação. Uma esponja de celulose é feita de componentes vegetais.

Quando seca, parece uma esponja muito dura, inutilizável. No entanto, se embebido em água morna, ele vai inchar, tornar-se macio e dobrar facilmente. As vantagens das esponjas de celulose reutilizáveis ​​são o baixo preço, a composição natural e a vida útil de até um mês e meio, mesmo no uso diário.

Borracha

Uma esponja de borracha para lavar geralmente se refere a escovas de silicone simples com um revestimento protetor de poliuretano. Uma vez que a superfície é desprovida de poros ou sulcos, a esponja não tem a capacidade de absorver substâncias e é reutilizável. Normalmente, uma pequena quantidade de gel de limpeza é aplicada ao pincel, que é então espalhado no rosto e massageado suavemente.

Espuma

As esponjas de espuma são usadas com muito mais frequência para a aplicação de cosméticos. no entanto a superfície macia e a capacidade de dobrar permitem utilizá-los para lavar o rosto. A estrutura de poros finos não irrita nem estica a pele. Normalmente, essas esponjas são produzidas em várias formas geométricas, por exemplo, um triângulo, uma oval ou um quadrado.

Silicone

Por falar em esponjas de silicone para lavar, não deixe de mencionar o aparelho elétrico - escova redonda de Foreo. É feito de silicone macio e possui cerdas de diferentes diâmetros, o que permite tratar até as áreas mais difíceis de alcançar do rosto. Quando conectado a uma rede, o dispositivo gera uma pulsação que proporciona uma melhor limpeza dos poros. Outra função importante do Foreo é a capacidade de realizar vários tipos de massagem.

Konzhakovy

Especialmente popular é a esponja Konjak Konnyaku, que é criada a partir das raízes de uma planta asiática. Inclui substâncias únicas que promovem uma melhor limpeza da pele e fornecem o efeito antibacteriano necessário... A esponja de material natural não causa alergias, é indicada para qualquer tipo de pele e patologia, sendo absolutamente segura para a saúde humana.

Hoje, muitos fabricantes produzem esponjas konjac com diferentes impregnações, por exemplo, aloe vera ou extrato de argila vermelha, como resultado do qual seu efeito benéfico é aumentado e a forma e a cor das próprias esponjas mudam.

Fora de reação

Esponja de limpeza feita de esponja do mar de folga, tem efeito antibacteriano e não causa reação alérgica. A esponja amolece ao interagir com a água, após o que pode ser utilizada não só para a lavagem, mas também para ligeiras massagens do rosto. Algumas esteticistas também acreditam que o uso regular de folgas pode ajudar a reduzir as rugas. A estrutura rígida das fibras lida não apenas com a limpeza superficial, mas também com um peeling completo da pele do rosto. no entanto recomenda-se usá-lo apenas uma vez por semana.

Termos de uso

Para limpar a pele do rosto, é preciso tirar a esponja da caixa ou vasilhame, molhar com água morna e apertar bem. Primeiro, você precisa limpar a pele dos restos de cosméticos, para o qual tanto a água comum quanto um agente especial são adequados - leite ou óleo hidrofílico. Em seguida, você precisa realizar uma limpeza completa com um limpador. É necessário usar uma esponja de forma que os movimentos vão da testa às têmporas e ainda ao longo das linhas de massagem. Essa regra, aliás, também vale para a retirada da maquiagem.

A limpeza da área ao redor dos olhos ocorre em movimentos circulares, com atenção especial às asas do nariz e do queixo. No final, o rosto é enxaguado com água fria para fechar os poros limpos. Conforme mencionado acima, quantas vezes lavar depende do tipo de pele. É importante em nenhum caso combinar o uso de uma esponja cosmética com um esfoliante.

Nuances de armazenamento

É melhor guardar a esponja cosmética em um recipiente, caixa ou estojo especial. É importante saber se o local está seco e se não há luz, líquido ou sujeira sobre o cosmético. Não é aconselhável deixar a esponja em uma superfície aberta do banheiro, pois o excesso de umidade pode contribuir para o desenvolvimento de bactérias. Depois de cada uso, é melhor enxaguar com água morna e sabão líquido para remover a sujeira e sebo.

A secagem completa em uma toalha ou guardanapos também é necessária. A reposição da esponja é feita em função do material utilizado, mas, via de regra, é feita a cada 3 meses. A vida útil geralmente está sempre indicada na embalagem.

Fabricantes

Hoje, muitas marcas se dedicam à produção de esponjas cosméticas para lavar, o que permite escolher a opção para qualquer carteira. Marca Faberlic produz esponjas de silicone muito boas que podem lidar com a limpeza, mas não traumatizar a superfície da pele. Um dos lados é coberto por vilosidades, o que permite combinar a lavagem com a massagem. De acordo com representantes da marca, o uso regular ativa a renovação celular e melhora a circulação sanguínea.

A Coreia é famosa pela produção de esponjas konjac. Esponjas konjac excelentes podem ser encontradas na marca Missha. O produto contém bambu e carvão, o que permite limpar o rosto mesmo sem outros limpadores. A pele não seca, mas apenas esfolia suavemente.

As esponjas de marcas asiáticas diferem em forma e cor, pois muitas vezes são embebidas em ingredientes adicionais. A textura macia do produto natural torna possível utilizá-lo sem problemas até mesmo para donos de pele seca.

Esponjas de bom orçamento podem ser encontradas na marca L'Etoile. As esponjas são feitas de um material finamente poroso e lembram uma pedra-pomes amarela em sua aparência. Para usar uma esponja, ela precisa ser mergulhada em água morna.

Como escolher?

Ao escolher uma esponja para lavar, você deve considerar apenas produtos de marcas confiáveis, feitos com materiais de qualidade. Caso contrário, você pode ferir a pele delicada ou mesmo levar a consequências desagradáveis. É melhor escolher esponjas mais caras, uma vez que os espécimes baratos se desgastam muito rapidamente e precisam ser trocados com frequência. Antes de comprar uma marca até então desconhecida, faz sentido ler as avaliações. Não devemos esquecer o tipo de pele - para oleosa é melhor levar esponjas duras, e para as secas e sensíveis - macia e que não arranha.

Você pode ver tudo sobre a esponja de limpeza natural no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa