Características da manutenção do caracol tylomelania
O caracol tylomelania pode se tornar a decoração principal de um aquário doméstico. Este é um molusco brilhante com um relevo de concha incomum. A boca do caracol é bastante cômica, e esta característica atrai muitos entusiastas do aquário. O conteúdo desta criatura está disponível não apenas para especialistas, mas também para aquaristas novatos.
Descrição
O comprimento da concha do molusco é de 2 a 12 cm. A estrutura da concha pode diferir em indivíduos diferentes, por exemplo, ser lisa ou acicular. Esta criatura incomum é conhecida nos círculos dos aquaristas sob vários nomes: "Caracol de Darwin", "coelho laranja", "cabeça de laranja", "Caracol Tilo".
E embora a maioria dos nomes inclua a palavra "laranja", o torso do caracol pode não ser apenas dessa cor. Existem indivíduos com manchas creme, pretas, amarelas ou brancas, existem espécies com corpos pretos e tentáculos amarelos. Olhos pequenos estão localizados sob os tentáculos. O focinho é grande e as antenas são longas, orelhas caídas.
Na natureza, os caracóis vivem nas águas do Lago Paso e do sistema de lagos Malili, e pela primeira vez este animal tornou-se conhecido no século XIX. A Tylomelania pode ser encontrada em diferentes formas e cores, e sua espécie é determinada pelo habitat.
Por exemplo, grandes caracóis com uma cor brilhante e um corpo angular maciço muitas vezes vivem em terrenos rochosos.
Condições de cultivo
Ao manter um caracol tylomelania, um indivíduo precisará de pelo menos 10-15 litros de água. Os limites de temperatura recomendados são 27-30 graus, idealmente 28 graus. É importante respeitar a dureza média da água. Se este parâmetro for excedido, o molusco ficará passivo e poderá hibernar, e água muito mole provocará a destruição da concha.
Prepare o solo antes de colocar o caracol no tanque. Coloque folhas, troncos e pedras no fundo que lembrarão as pessoas de rochas naturais. A gruta permitirá que os animais de estimação se escondam da luz forte, que esses moluscos não suportam e, portanto, raramente rastejam para o espaço iluminado. Escolha o próprio solo arenoso ou argiloso.
Evite usar cascalho, esse tipo de solo não funcionará para tylomelania.
Alimentação e cuidados
Esta interessante criatura tem um apetite excelente, está constantemente em busca de alimento e pode comer até algas de fome. De plantas aquáticas, eles não gostam de musgo e cladófora. Bem, esses caracóis comem comida seca, e também não se importam em comer um peixe morto. Um menu de tylomelania pode consistir nos seguintes alimentos:
- camarões;
- filé de peixe;
- vegetais picados: pepinos, abobrinhas, repolho.
Você pode usar alimentos prontos, mas aqueles que se acomodam no fundo e não flutuam na superfície. Os exemplos incluem espirulina, bagre e pellets e flocos de camarão. Para que a concha do caracol se desenvolva totalmente, é importante incluir cálcio na dieta.
Se a tylomelania for mantida junto com outros peixes, então ela será capaz de comer alimentos destinados a peixes, devorar seus resíduos e limpar o aquário de fragmentos mortos de plantas de aquário. Ou seja, esse caracol pode muito bem servir como filtro biológico em um reservatório artificial.
Se o molusco comer comida de peixe pronta, certifique-se de que ela não contenha sulfatos de cobre, pois essa substância é venenosa para gastrópodes. O cobre prejudicial também pode ser encontrado em fertilizantes que alguns aquaristas usam para alimentar plantas aquáticas. Os indivíduos são alimentados várias vezes ao dia, e este é exatamente o caso quando é melhor alimentar excessivamente os animais de estimação do que não alimentá-los. Em busca de alimento, o caracol pode se enterrar no solo.
Ao cuidar da tylomelia, verifique o funcionamento do sistema de aeração. Esses caracóis precisam de bastante oxigênio. Também é importante trocar a água por 1/3 do volume do tanque todas as semanas.
Reprodução e expectativa de vida
Ao contrário de muitos de seus congêneres, os caracóis tylomelania são moluscos vivíparos heterossexuais. No entanto, é impossível distinguir entre dois indivíduos por sexo. Caramujos fêmeas dão à luz um bebê a cada 2 meses.
Os filhotes nascem em um casulo de leite, que comem com a mãe e outros caracóis para que o bebê saia rapidamente. Os bebês nascem com 0,3-1,7 cm de tamanho. Eles crescem muito lentamente, apenas por 8 meses o tamanho de um indivíduo jovem chegará a 8 cm. Em geral, os filhotes são bastante ativos, adaptam-se rapidamente à vida no aquário e imediatamente comece a estudar a situação.
Às vezes, esses caracóis dão à luz apenas um casulo vazio, esse fenômeno é chamado de entrega de choque. Isso acontece quando há uma mudança brusca nos parâmetros da água ou quando um novo molusco é adicionado ao aquário. Às vezes, a casca não está vazia, mas com um embrião subdesenvolvido, bastante viável.
Em geral, a reprodução em um reservatório artificial é bastante rara, especialmente se as tilomelanias vivem com peixes. A expectativa de vida desses animais é de 1-3 anos.
Compatibilidade
Se os indivíduos são de tamanho médio, eles se dão bem com outros pequenos caracóis: bobinas, ampularia, melania, pokémon. Os camarões da Sulawes podem ser vizinhos adequados - essas criaturas adoram festejar com o segredo que exala a tilomelânia.
Se o caracol for grande, é melhor não mantê-lo junto com peixes e camarões. Se você mantiver a tylomelania com peixes predadores agressivos, eles logo se tornarão presas destes últimos.
Tylomelanias se dão bem entre si, é importante manter pelo menos alguns caracóis em um recipiente. Ao mesmo tempo, eles vão aceitar bem o novato, rastejar até ele e conhecê-lo de forma tátil.Se o proprietário perceber que ninguém está demonstrando interesse no novo residente, você deve trazer os caramujos um para o outro e esperar até que eles toquem suas cabeças - este ritual permitirá que o recém-chegado se acostume rapidamente com a nova casa.
Para conhecer as características de cuidar desses caracóis, veja abaixo.