Características de manter os caracóis em casa e cuidar deles
O cuidado e a manutenção de caracóis em casa para uma pessoa não iniciada parecem bastante simples e diretos. Mas, na prática, as preocupações com esse animal de estimação não são menores do que com outros representantes da vida selvagem. Como manter os caracóis pequenos e grandes em casa para iniciantes? Qual é a diferença entre as espécies terrestres e aquáticas de belos moluscos decorativos? Que temperatura, umidade, regime de alimentação devem ser observados?
Em busca de respostas para todas essas perguntas, criadores novatos costumam escolher o método de tentativa e erro, ficam decepcionados com seus novos animais de estimação. Você pode evitar essas consequências se estudar com antecedência todas as sutilezas de se criar caramujos de diferentes espécies. Um proprietário experiente mantém a saúde dos animais de estimação e o ambiente no seu local de residência em óptimas condições sem dificuldades desnecessárias, e por isso obtém um verdadeiro prazer em interagir com os moluscos domésticos.
Seleção e arranjo de um aquário
Ao criar um lar para caracóis domésticos, vale a pena considerar as peculiaridades de seu habitat natural. Os animais terrestres requerem um molusco ou terrário com um volume de 10 litros ou mais por indivíduo. Para grandes espécies exóticas, recomenda-se escolher um recipiente com taxa de 15-20 litros por caracol.
As espécies aquáticas precisam ser instaladas em um aquário clássico com plantas ou podem ser plantadas em um tanque pronto para uso. Para 1-2 pessoas, é necessário um volume de 5 litros ou mais.Os caracóis não são muito sensíveis à acidez e dureza da água, mas reagem negativamente a níveis elevados de fosfatos, nitratos e outros sinais de degradação ambiental. Os regimes de temperatura de conservação dependem das condições típicas da vida dos moluscos na natureza.
O arranjo de ulitaria implica na criação do ambiente mais seguro para os caracóis terrestres. É imperativo criar orifícios de ventilação no recipiente, com a ajuda dos quais o microclima será regulado.
As abas de ventilação não devem ser muito grandes em diâmetro, caso contrário, pequenos caracóis podem sair por elas.
Um substrato especial é colocado no fundo do terrário - turfa, coco ou solo, com uma espessura de camada de 2 a 10 cm, decorações, plantas, tigelas e bebedouros são imersos dentro. Uma tampa é colocada na superfície do recipiente e fixada. Uma casa para caracóis que são ativos principalmente à noite, não é necessária iluminação adicional. Para eles, a mudança regular do dia e da noite é muito mais importante. Não os coloque em áreas de uma sala com iluminação artificial forte.
Temperatura e umidade
As melhores condições de vida para os caracóis terrestres implicam na preservação constante de determinados indicadores de temperatura e umidade. Mudanças abruptas no estado do meio ambiente são especialmente perigosas para os moluscos. Os melhores indicadores são considerados + 20-26 graus Celsius. Com a diminuição desses indicadores, os moluscos tropicais podem hibernar.
As espécies que vivem na Rússia central são capazes de suportar temperaturas mais baixas sem quaisquer consequências particulares.
A umidade também é importante para os caracóis em cativeiro. A atmosfera dentro do terrário deve ser em torno de 80%. Com base no tipo de molusco, esses parâmetros podem variar em 10% em ambas as direções. A maneira mais fácil de controlar esses dados é com termômetros e higrômetros especiais. O teor de umidade do solo deve ser ótimo, pois é nesse ambiente que os caramujos passam a maior parte do dia.
O que e como se alimentar?
Os caracóis são alimentados em dias alternados ou diariamente, dependendo da espécie e da idade. Os jovens são alimentados 2 a 3 vezes ao dia. A comida deve ser tão variada quanto possível e muito moderada.
Periodicamente, vale a pena trocar os produtos para não acostumar a sua mascote a um tipo de comida muito monótona.
A dieta dos caracóis domésticos geralmente consiste em:
Curativos minerais
Eles são necessários para a entrada de cálcio no corpo, a formação da casca. Cascas de ovo moídas e giz podem ser usados como cobertura, misturas prontas podem ser fornecidas.
Verduras frescas
Constitui a maior parte da dieta, inclui folhas de alface, brotos de vegetais. É útil para dar brotos de dente-de-leão a animais de estimação, banana, gérmen de trigo e outros cereais.
Frutas frescas e bagas
A polpa suculenta de framboesas, morangos, melões, melancias, pêras e bananas é a melhor guloseima para os caracóis.
Legumes
A polpa de abóbora, abobrinha, pepino, tomate é boa.
Produtos proteicos
São fornecidas claras de ovo cozidas, carne e misturas de rações prontas.
Com uma alimentação balanceada, você não precisa se preocupar com a saúde do seu animal.
Como cuidar?
O processo de cuidar de caracóis em casa não parece difícil, mesmo para criadores novatos.
Grandes animais de estimação de espécies exóticas não requerem atenção especial e passam a maior parte do tempo no solo.
Mas isso não significa que você terá que monitorá-los menos do que outros habitantes do terrário. Entre as regras gerais:
- banhos periódicos em água morna;
- limpeza completa e limpeza do aquário pelo menos 1 vez por semana;
- substituição regular da cama;
- realizando uma limpeza extra, se necessário.
De vez em quando, os caracóis podem hibernar.
Não é recomendado estender este período por mais de 2 meses devido ao alto risco de morte do molusco.
Você pode acordar um caracol segurando-o sob um jato de água morna por um tempo.
Cuidando da pia
A concha de moluscos domesticados requer cuidados e atenção regulares por parte do criador.Quanto maior o caracol, mais cuidado o dono terá que ser. Se forem detectadas rachaduras, lascas e outros danos, é necessário aumentar o volume dos suplementos minerais para aumentar a proporção de cálcio na dieta. Medidas semelhantes são tomadas quando são detectados sinais de muda e delaminação da casca. Se houver grande fenda ou cavaco na superfície, o indivíduo deve ser depositado separadamente, para excluir riscos de lesões adicionais e para realizar tratamento anti-séptico.
Tomando banho
Os caracóis adoram nadar, mas é muito importante fazê-lo bem. Para receber os procedimentos de água, o molusco é plantado na palma da mão e colocado sob um jato fino de água morna.
Não se pode colocar o caracol em um recipiente frio com água, deixe-o entrar em contato com produtos químicos domésticos.
Durante um banho bem organizado, a mascote vai relaxar, mostrar-se em toda a sua glória.
Prevenção de doença
Se as medidas de segurança ou regras para manter um caracol doméstico forem violadas, os animais de estimação podem adoecer. Os sinais de problemas de saúde são estratificação da casca, recusa em comer, letargia geral do molusco, secreção abundante de muco. Para para excluir possíveis problemas, é imprescindível proteger o caramujo da vizinhança com espécies maiores ou mais agressivas, má ventilação, contaminação excessiva do recipiente. Os caracóis também adoecem com uma queda brusca de temperatura, um aquário muito apertado, secura excessiva do substrato. Vale a pena eliminar as fontes de possíveis desconfortos para que os bichinhos se sintam melhor.
Ovo e pequenos crustáceos
Muitos caracóis são vivíparos - seus bebês nascem depois que os ovos amadurecem no corpo da mãe. Mas também existem espécies ovíparas e seus descendentes requerem maior atenção para si próprios. Esses tipos de caracóis incluem Achatina (com exceção de algumas espécies) - um dos moluscos terrestres mais populares.
Após a fertilização, o caracol carrega ovos por um certo tempo - para Achatina, esse período é de 6 semanas. Após esse período, a fêmea cava um buraco no chão e faz uma embreagem.
Depois disso, não é recomendável tocar nos ovos, a menos que estejam espalhados pelo terrário. Se a alvenaria for feita de forma compacta, ao limpar no solo, será possível notar elementos arredondados, semelhantes a vitaminas, com uma casca exterior frágil. Existem também ovos falsos - sem uma casca forte, com uma cor de casca translúcida em vez de fosca.
Recomenda-se dividir ninhadas muito grandes, congelar alguns dos embriões. Você não pode jogar fora a embreagem sem congelar, caso contrário, os caracóis podem se reproduzir nos lugares mais inesperados. Os ovos não devem ser deixados sem terra, pois precisam de alta umidade e temperatura constante no terrário. Será ótimo transferir a alvenaria para o aquário "infantil" - basta retirá-la suavemente com uma colher junto com o substrato e transferi-la, e então cobri-la com uma cama úmida.
Demorará cerca de 1 mês para esperar que os bebês apareçam. Nem todos os descendentes sobreviverão - você precisa estar preparado para isso. Se os bebês ficarem com a mãe, depois que nascerem, ela cuidará dos filhos nascidos.
Eles rastejarão para fora do solo depois que a casca do ovo for comida.
Os caracóis recém-nascidos requerem um tratamento cuidadoso. Sua casca é bastante frágil e pode rachar facilmente. A alimentação deve ser feita de forma padronizada, oferecendo aos jovens a mesma comida que os adultos, mas com suplementos minerais adicionais para fortalecer a casca.
Representantes em crescimento de diferentes espécies
Os caracóis domésticos são representados por uma variedade bastante ampla de espécies, mas isso não significa que quaisquer moluscos de rua sejam adequados para o cativeiro. Se você deseja ter um animal de estimação, deve dar preferência às opções conhecidas e comprovadas. Quase todas as espécies terrestres preferem enterrar-se no solo durante o dia e vir à superfície apenas à noite. Para contê-los corretamente, você precisa considerar sua compatibilidade e alguns outros pontos importantes.
Caracóis domésticos decorativos
Os caracóis domésticos precisam ser mantidos de acordo com sua espécie. Algumas espécies podem ser alojadas juntas, mas viver juntas levará ao cruzamento entre espécies.
Além disso, quando moluscos grandes são combinados com moluscos menores, podem ocorrer ataques de canibalismo associados à falta de nutrição. Criadores experientes recomendam não misturar as espécies no terrário e separar o compartimento do bebê no ulatório para que não sejam comidos por parentes adultos.
Entre os populares moluscos terrestres e ornamentais para a manutenção do lar, esses tipos podem ser notados.
Achatina (reticulata, fulica, albino albopicta, immakulata)
Esses caracóis africanos são hóspedes exóticos nos espaços abertos da Rússia, mas são muito populares e procurados devido à sua despretensão geral, contato e aparência atraente. Achatina é considerada uma espécie apta para "treinamento". Eles reconhecem o dono, são capazes de se acostumar com um determinado horário de alimentação, adora tomar banho e se comunicar de boa vontade com o dono.
Uva
Caracóis pequenos (até 5-6 cm) que se enraízam facilmente em terrários. Em termos de conteúdo, são o mais despretensiosos possíveis e possuem uma variedade de cores de concha.
Jardinagem
Caracóis de barro comuns que não podem ser comprados na loja de animais.
Esses moluscos de rua podem ser colhidos no jardim da mesma forma que os moluscos de uva encontrados nas regiões do sul da Rússia.
Uma característica distintiva dos caracóis de jardim é a longevidade - eles podem atingir a idade de 15 anos, mas em média vivem apenas 7 a 8 anos.
Arkhahatins
Outro tipo de caracol terrestre africano, inferior ao Achatina em decoratividade. A concha desses caracóis é mais arredondada do que pontiaguda. A subespécie do marginato é considerada a maior, podendo atingir 16 cm de comprimento.
Caracolus
Caracóis cubanos lenhosos, cuja manutenção é recomendada em aquário vertical.
Eles são bastante móveis e têm conchas de pires de cores vivas.
É melhor começar esses animais em bandos, com a colocação obrigatória de ramos e protuberâncias dentro do terrário.
Subbulinas de octon
Um dos menores caramujos domésticos, atingindo não mais que 3-5 cm de comprimento quando mantido em cativeiro. A colônia é capaz de se instalar até em um aquário em miniatura. Os moluscos são despretensiosos e é bastante interessante observá-los. O único inconveniente pode ser a reprodução descontrolada de caracóis.
Megalobulimus ou Megas
Os caracóis terrestres da América do Sul são gigantescos - o comprimento da concha chega a 11 cm. Os caracóis jovens são pouco coloridos, em tons de castanho, têm um corpo grande em comparação com a concha. Não são muito férteis em cativeiro, o que se compara favoravelmente com Achatina, preferem dormir 2-3 dias no solo, não é recomendado acordá-los durante este período.
As recomendações para o cuidado dos caracóis terrestres praticamente não apresentam grandes diferenças. Eles são equipados com uma liteira com solo espesso e solto. Além disso, o proprietário deverá:
- certifique-se de que as bandejas de alimentos são trocadas regularmente;
- realizar limpeza úmida das paredes da casa várias vezes por semana;
- dê banho periodicamente em seu animal de estimação.
Moluscos de água doce adequados para manutenção doméstica - os caracóis de aquário podem ser comprados propositalmente ou podem entrar acidentalmente no aquário por transferência com plantas ou solo.
Se mantidas em baixo número, as espécies terrestres podem afrouxar o substrato inferior, amolecer a água e combater algas verdes e a proliferação de água.
Mas com a reprodução descontrolada, os próprios caracóis podem se tornar um problema sério no aquário.
Dentre as espécies indicadas para manutenção de aquários, pode-se destacar as seguintes.
Apularia
Um grande molusco encontrado naturalmente nos rios dos Estados Unidos. Destaca-se pelo grande porte, bastante procurado pelos aquaristas.
homem Morcego
Um caracol capaz de viver em água salgada. É considerado um dos melhores limpadores de vidro de algas.
Helena
Um caracol predador capaz de fornecer regulação natural da abundância de crustáceos em um aquário. Ele é iniciado a fim de destruir uma população excessivamente ativa de espécies menores que se reproduzem.
Chifre de água doce
Um tipo de caracol com uma concha de cor viva, combinando listras pretas e amarelas de crescimentos semelhantes a chifres na concha.
Em contato com moluscos, é preciso ter cuidado - seus chifres são bastante afiados, as injeções são dolorosas.
Maryse
Um caracol com uma bela concha arredondada. Marise é sossegada, ela pode se acomodar com diferentes tipos de peixes. Mas é difícil para ela criar as melhores condições de detenção.
Espinho do diabo
Um caracol com uma luxuosa concha cônica. Requer água salgada no aquário, de preferência em aquário sem peixes, mas apenas com crustáceos da mesma espécie. Caso contrário, o molusco ficará no solo a maior parte do tempo.
Tylomelania ou coelho laranja
Moluscos incomuns nativos da Indonésia com uma cor corporal brilhante, cuja tonalidade depende do tipo de solo.
Os espécimes de laranja brilhante e amarelo são especialmente populares. Quanto mais agressivo o ambiente, mais rica é a cor.
A criação conjunta com peixes e camarões não é recomendada devido à agressividade do marisco.
Neritina Zebra
Um caracol popular entre os aquaristas, distingue-se por um caráter habitável. No ambiente aquático, atua como um agente, destruindo algas verdes prejudiciais. A concha listrada de cores vivas tem um fundo preto e listras verde-amarelas de larguras variadas. O molusco é sensível à qualidade da água, se dá bem com peixes de aquário calmos, precisa de alimentação adicional.
Quando mantidos junto com os peixes, os caracóis não precisam de cuidados adicionais - eles se contentam com restos de comida, algas.
Mas com o aumento do número de caracóis, suas condições de detenção podem piorar. A densidade populacional ideal não é mais do que 1-2 moluscos por 5 litros de água.
Observando as recomendações de cuidado e manutenção, você pode criar condições ideais para a vida em casa, tanto para os caracóis aquáticos quanto terrestres. Sempre vale a pena considerar as características individuais das espécies, dando atenção suficiente à saúde dos animais de estimação. Então a observação de moluscos só trará emoções positivas.
Como manter os caracóis em casa, veja abaixo.