Como escolher e equipar um terrário de caracol?
O terrário de caracóis é uma casa completa na qual os moluscos passam a maior parte do tempo. É por isso que a máxima atenção deve ser dada à sua criação. Como escolher uma casa na qual os habitantes incomuns da terra estarão totalmente protegidos de quaisquer ameaças externas? Como equipar um recipiente de plástico e um aquário de vidro com as próprias mãos? As respostas a essas perguntas podem ser encontradas antes de um novo animal de estimação entrar em casa.
Escolha de capacidade
Um terrário para caracóis deve ser comprado ou feito à mão sem falta - eles não viverão em bancos ou em outros recipientes. Pode ser um grande aquário ou um recipiente de plástico feito à mão com paredes transparentes. Definitivamente, você precisará de uma capa para evitar fugas inesperadas de animais de estimação da casa criada para eles. Acredita-se que o tamanho mínimo de um ulatório deva ultrapassar 45 × 25 × 25 cm.
Você não pode escolher uma caixa de madeira compensada ou uma alternativa de caixa de papelão ao aquário para seus caracóis. Em qualquer caso, as paredes do recipiente devem ser lisas, fáceis de limpar e manusear.
Os tanques horizontais são adequados para quase todos os caracóis, mas as espécies de árvores precisam de espaço livre para escalar, elas compram ou preparam um tanque orientado verticalmente.
Volumes
Ao adquirir um terrário, mesmo para um animal de estimação muito pequeno, é importante lembrar que os moluscos crescem ao longo da vida e podem atingir os 20 cm de comprimento. É claro que um terrário muito grande aumentará a complexidade de cuidados e limpeza. O volume padrão para 1 caracol é calculado a partir do padrão de 10 litros ou dm3. Não é recomendável negligenciar esta regra, uma vez que um aquário pequeno piorará muito as condições para manter animais de estimação.
Se os caracóis são pequenos e não crescem mais de 5 cm de comprimento, é permitido escolher recipientes mais compactos.
Dentro de um terrário grande, eles simplesmente não encontrarão comida. Recomenda-se escolher terrários que tenham uma forma retangular ou quadrada simples, aquários de vidro arredondado representam um perigo para os caracóis.
Materiais (editar)
Ao escolher os materiais para o terrário em que os caracóis viverão, você deve prestar atenção às seguintes opções:
- copo;
- plástico;
- de plexiglass;
- de plexiglass.
Cada um desses materiais tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas em geral não apresentam contra-indicações específicas para o uso como base de um terrário. Se você deseja evitar fortes mudanças de temperatura, deve dar preferência a opções com baixa condutividade térmica. Esta propriedade é possuída por materiais poliméricos - plástico, plexiglass.
O vidro tem suas próprias vantagens - maior transparência, alta resistência mecânica e resistência química. Todas estas características permitem a comodidade da manutenção do terrário.
Além do mais, observar caracóis em tal tanque é muito mais conveniente e interessante... O aumento da transmissão de luz do material fornece a capacidade de manter as condições ideais dentro do recipiente.
Na loja de animais, você pode comprar principalmente um terrário de plástico pronto., mas para o caracol terá que ser modificado, para reduzir o número de orifícios de ventilação. Criadores experientes preferem comprar um recipiente comum com tampa com capacidade para 18,5 litros em um hipermercado doméstico e fazê-lo com as próprias mãos, no nível certo e na quantidade desejada. Entre as desvantagens desta opção estão as paredes opacas que dificultam a observação dos animais de estimação.
Os terrários de vidro são geralmente feitos sob encomenda. Eles são mais pesados e requerem um manuseio cuidadoso. Mas é possível obter um container do tamanho e configuração desejada.
Como fazer ventilação?
Ao escolher um recipiente de plástico comum para roupas como um terrário, você pode fazer orifícios de ventilação nele com suas próprias mãos. Para isso, com o auxílio de uma broca ou ferro de soldar, são feitos orifícios com diâmetro de até 5 mm nas paredes do recipiente. Normalmente, uma linha está localizada no topo, a outra na parede oposta acima da camada de substrato de solo. Mas você não precisa transformar imediatamente o recipiente em uma peneira.
Para começar, basta uma linha. Em seguida, a observação é realizada. Se houver sinais de alagamento no solo, o nível de umidade foi excedido, você pode fazer uma segunda fileira de orifícios de ventilação.
Vale a pena considerar a raça de caracóis ao criar um sistema de ventilação. Se Achatina se sente bem mesmo com 70% de umidade, então as espécies lenhosas precisam de 80-95% para uma existência confortável. Se o solo secar rapidamente, basta colar alguns furos e ajustar o nível de umidade.
Solo adequado
Ao montar um terrário para caracóis terrestres, é extremamente importante fornecer-lhes camas de alta qualidade que regulem o microclima e forneçam o abrigo necessário. O conceito de "solo" é muito arbitrário aqui, uma vez que o substrato nutriente pode ser usado de diferentes maneiras. Areia, serragem, agulhas, que podem ferir o delicado corpo do animal de estimação com suas partículas afiadas, categoricamente não são adequados para esses fins.
A melhor opção é usar coco ou turfa. Essas opções de cama são seguras, mas exigem preparação antes do uso. O primer especializado em caracol de uma loja de animais também funcionará.
Se não for possível comprar substratos prontos, você pode usar solo de jardim comum.
Após o pré-tratamento no forno (você precisa mantê-lo por 20-30 minutos a uma temperatura acima de 100 graus), a terra estará completamente segura para uso posterior.
Alguns criadores de caramujos usam a cama como cama. É usado sozinho ou misturado com outros tipos de solos. A folhagem permite que os animais de estimação se enterrem, mantendo a umidade e sombra adequadas ao longo do dia. Ao comprar um substrato para flores pronto para uso, certifique-se de que ele não contém sais e nitratos perigosos.
O solo selecionado é despejado no terrário em uma camada uniforme, cuja espessura é determinada pelo tamanho do próprio caracol.
Em média, é de 2 a 12 cm, deve-se ter em mente que a camada de substrato deve permitir que o animal se enterre completamente nela.
No caso do substrato de coco, é pré-preparado mergulhando em água fervente, resfriando, enxaguando e secando um pouco. Recomenda-se colocar musgo macio em cima do solo, o que permite manter o corpo do animal limpo, regula a umidade e o microclima do terrário.
Arranjo e criação das condições necessárias
Para equipar adequadamente o seu terrário doméstico de caramujos, é muito importante criar um ambiente confortável com antecedência. É importante levar em consideração as peculiaridades da vida do animal. É melhor para as espécies arbóreas comprar um terrário alto, para todas as outras o normal horizontal com uma altura de parede igual à largura será suficiente.
Água e ar
Apesar de os caracóis terrestres respirarem o ar atmosférico, os parâmetros de umidade do ambiente também são importantes para o seu conforto. É claro que esses moluscos não precisam de banho diário, mas o ambiente dentro do recinto deve ser úmido. Para monitorar o estado do meio ambiente, um higrômetro e um termômetro devem ser colocados dentro do recipiente. Parâmetros padrão para manter os caracóis:
- temperatura do ar - de +25 a +27 graus;
- umidade - 75-90% (o mais alto é necessário para os caracóis arborícolas).
Para garantir o fornecimento de ar fresco, é imprescindível fazer as aberturas de ventilação necessárias no terrário.
Em um aquário de vidro, um topo de rede é instalado na estrutura com fechos de pressão adicionais.
Não se deve permitir que a temperatura no terrário desça abaixo de +12 graus, pois nessas condições os caracóis podem hibernar. Como fonte de calor, você precisa usar esteiras ou cabos térmicos, lâmpadas especiais. O terrário não deve ser colocado diretamente sobre a fonte de aquecimento, é preferível colocá-lo na parede perto do radiador.
O criador de caracóis também deve manter manualmente o regime de umidade ideal dentro do tanque. A umidade é pulverizada com um pulverizador de flores. Este procedimento é realizado 1-2 vezes ao dia.
Bebedouros e comedouros
O bebedor de caracóis na maioria das vezes desempenha o papel de um banho ou piscina, por isso deve cumprir integralmente os requisitos de segurança, ser fácil de limpar e retirar do terrário. Mas, ao mesmo tempo, o bebedouro deve estar bem preso ao solo, caso contrário, ele se moverá facilmente. Será conveniente adaptar para estes fins pratos de plástico descartáveis sem arestas vivas, tampas de plástico ou silicone para potes. Você não deve usar vidro, cerâmica e quaisquer outros tipos de materiais rígidos.
Opções de decoração
O terrário utilizado para a criação de caracóis não só deve ser preparado como também decorado. Como decoração, não basta apenas colocar um obstáculo ou colocar plantas despretensiosas. Com a abordagem certa, você pode recriar a atmosfera de uma floresta tropical espetacular cheia de decorações exóticas em seu interior.
Não compre as primeiras decorações que encontrar.
Quaisquer decorações de cerâmica e argila não são recomendadas - potes, castelos, imitação de pedras e protuberâncias. Sobre tal decoração, um caracol pode ferir o corpo, além disso, com o comportamento ativo dos animais de estimação, eles serão ameaçados com danos à concha ao cair.
A vegetação viva será a melhor decoração de um aquário tropical. Os grãos germinados de trigo ou alface podem ser plantados como tratamento para os caracóis. Os animais de estimação ficarão felizes em comer plantas jovens. Você pode plantar suculentas com caules grossos e carnudos, samambaias, tradescantia no solo. Eles têm formas variadas, parecem impressionantes, mas não são interessantes para os caramujos.
Sphagnum parece bonito como decoração, bem como protuberâncias de musgo, cascas de árvores decíduas. Como abrigo, você pode usar metade de uma casca de coco espalhando o solo ao lado de folhas de carvalho e bétula. Você pode colocar uma madeira flutuante dentro sem arestas vivas. Quaisquer decorações de origem natural devem ser pré-tratadas contra bactérias e parasitas.
Onde colocar o recipiente?
Os caracóis terrestres são predominantemente noturnos, preferindo esconder-se da luz solar forte no solo. Por isso, ao escolher um local para instalar um terrário, deve-se dar preferência a um canto sombreado, em que o contato com a luz solar direta seja excluído.
Não é recomendado instalá-lo em parapeitos de janela no lado sul. As correntes de ar são perigosas para os caracóis, por isso é melhor evitá-las para não provocar doenças ou a morte dos animais de estimação.
Não coloque o terrário diretamente sobre um radiador ou perto de um aquecedor. O superaquecimento constante pode levar à morte de moluscos. Recomenda-se criar sombreamento artificial ao redor do recipiente usando flores frescas de interior ou outras decorações.
Como equipar um terrário de caracol, veja abaixo.