Caracol Neretina: visão geral das espécies e dicas de cuidados
Em aquários, você pode manter não apenas peixes, mas também caracóis. Uma das famílias mais comuns de gastrópodes é Neretina. Esses caracóis não apenas decoram o aquário, mas também atuam como limpadores de recipientes de vários detritos.
Peculiaridades
Neretina vive principalmente em águas salgadas do mar, mas certas espécies são caracóis de água doce. Os moluscos são pequenos - geralmente a concha não cresce mais do que 2,5 cm. Visualmente, a concha parece bastante maciça e sua forma depende do indivíduo pertencer a um determinado tipo de neretina. Existem padrões na concha e também pode haver saliências.
Acredita-se que o padrão de cada molusco seja individual, sendo impossível encontrar um par de caramujos com padrões absolutamente idênticos.
O manto do molusco é preto, e o corpo é pintado em um tom cinza e se assemelha a um oval na aparência. A boca do caracol é arredondada, os olhos localizam-se em pequenas protuberâncias. Neretins não são hermafroditas, mas são subdivididos em machos e fêmeas. Em casa, a maioria das espécies de gastrópodes pertencentes à família Neretin podem viver cerca de dois anos.
A causa da morte costuma ser a manutenção inadequada e as condições estressantes dos caracóis.
Variedades
Neretina não é o nome de uma espécie específica de caracóis, mas sim o nome de uma família inteira. Entre seus representantes, podem ser distinguidos vários tipos populares de moluscos. Cada espécie difere principalmente na aparência e também pode haver diferenças no comportamento e requisitos de crescimento.
zebra
Zebra Neretina em vida selvagem vive na África.Esta espécie é considerada um dos maiores membros da família - os moluscos podem crescer até 3,5 cm. A vida útil máxima pode ser de 3 anos. A concha dos caracóis é de tonalidade dourada, sobre o fundo da qual surgem riscas negras claras. Os representantes desta espécie limpam bem o aquário e os elementos decorativos de algas nocivas.
Um traço comportamental distinto das zebras neretina é a tendência de escapar do reservatório.
Chifrudo
A neretina com chifres é encontrada na África. Os caracóis podem crescer até 1,5 cm de tamanho e os moluscos vivem bastante tempo: de 3 a 5 anos. Pequenos crescimentos estão localizados aleatoriamente na concha dos caracóis. Esses espinhos podem se quebrar e cair, mas isso não afeta de forma alguma a saúde e a condição do molusco. Os caracóis com chifres são bastante calmos e não têm vontade de fugir de casa.
Tigre
Os moluscos tigre habitam as ilhas da Ásia e do Pacífico. A concha dos caracóis tem geralmente 2,5 cm de comprimento. Porém, na natureza, às vezes são encontrados exemplares maiores, que podem chegar a 3,5 cm. Os representantes desta espécie vivem não mais do que 3 anos. Como o nome indica, as conchas dos caracóis são da cor do tigre: uma base amarela na qual listras verticais de marrom a preto estão localizadas. A concha é arredondada.
Esses caracóis fazem um excelente trabalho de limpeza do aquário, mas tendem a escapar dele em todas as oportunidades.
ponto vermelho
Esta variedade tem outro nome - caracol listrado. Esta espécie vive na África. Sua concha é de tamanho médio - até 2,5 cm, e a vida útil não pode ser superior a três anos. A carapaça desta espécie é vermelha com manchas pretas. As marcações variam em tamanho e são distribuídas em um padrão espiral na concha. Esses caracóis são termofílicos. A temperatura ideal da água para sua manutenção deve ser de cerca de +30 graus Celsius. Para eles, a acidez também é importante, que não deve ultrapassar o pH = 7.
Em caso de violação das normas, a concha do caracol ruirá, o que levará à morte do indivíduo. A neretina do ponto vermelho tende a escapar.
Oliva
Esses neretins são encontrados na Tailândia, Indonésia, Filipinas, Japão e China. Esta espécie é uma das menores entre os representantes de toda a família. Os indivíduos não atingem mais de dois centímetros de tamanho. Nesse caso, a expectativa de vida pode chegar a 5 anos. Esta espécie recebeu este nome devido à sua concha de tom oliva brilhante. Existem listras escuras na concha.
Com os devidos cuidados, os caracóis não saem de casa. Se as condições de detenção não atenderem aos requisitos, os moluscos tentarão escapar.
Ensolarado
Esses neretins habitam os territórios da China, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia. Este tipo também pode ser encontrado sob o nome beeline. Os moluscos podem atingir 2 cm de tamanho e a vida útil dos caracóis não pode ser superior a 3 anos. Uma característica distintiva deste tipo é carapaça de forma esférica incomum. A concha tem uma estrutura nervurada e longos crescimentos que se assemelham visualmente a chifres.
Acredita-se que esta espécie seja melhor do que todos os outros membros da família neretina para lidar com a limpeza de um aquário. No entanto, os caracóis muitas vezes arrumam brotos e saem de suas casas.
Condições de detenção
Para cultivar neretins em casa, você precisa criar condições favoráveis para eles. Em primeiro lugar, você precisa escolher uma casa adequada para eles. O tamanho do aquário depende inteiramente do número de indivíduos que nele viverão. Para cada 10 pequenos caracóis, deve haver pelo menos 5 litros de espaço livre. Se a população for muito densa, os crustáceos podem carecer de nutrientes. E também afetará os parâmetros da água.
Os caracóis podem ser mantidos no mesmo aquário com outros organismos vivos.
Estas podem ser espécies pacíficas de peixes de aquário e invertebrados. Vizinhos indesejáveis, neste caso, serão raças de peixes que põem ovos em um espaço aberto, uma vez que os caracóis podem comê-los. Neretina não deve ser mantida junto com espécies predadoras de camarões, peixes grandes e agressivos, bem como com representantes de outras famílias de caracóis.
Como os neretinos vivem naturalmente em climas tropicais, é necessário criar condições semelhantes para eles no aquário. A temperatura do líquido no recipiente não deve cair abaixo de +27 graus. Certas espécies precisam ser mantidas em +30 graus de água. Nesse caso, o índice de hidrogênio deve estar no nível 7,5. O fluido do aquário é trocado todos os dias. É o suficiente para alterar 30% do volume total de água. A condição da casca é gravemente afetada pela água macia - o nível de dureza pode variar entre 8-12 dH.
Quanto ao solo, então é melhor usar um substrato grosso que possa ser facilmente lavado. O fato é que alguns tipos de neretinas contaminam muito rapidamente o filler. Quanto às plantas de aquário, os caracóis se alimentam apenas de algas - você não precisa se preocupar com a integridade do resto da vegetação. A iluminação do aquário não deve ser muito forte. É melhor usar lâmpadas fluorescentes de menor potência.
Não deixe o tanque com os caracóis sob a luz solar direta, pois os moluscos às vezes sobem da água para a superfície e podem sofrer queimaduras graves.
O tanque com caracóis deve ser fechado com uma tampa, caso contrário eles escaparão. Lançar moluscos no tanque requer que certas regras sejam seguidas. Os caracóis devem ser colocados com cuidado no tanque e não jogados em um aquário cheio. Se o indivíduo cair, ele pode danificar a concha, que por sua vez está repleta de morte. O reservatório deve ser preenchido moderadamente com vegetação e itens decorativos, como madeira flutuante.
É desejável que existam algas no aquário, que servirão de alimento para os caracóis.
Depois de se estabelecer em indivíduos, é necessário garantir cuidado adequado para eles.
Devido às más condições de detenção, os neretins podem morrer rapidamente. Um sistema de filtragem pode ser instalado para limpar o tanque. A superpopulação do aquário com moluscos, bem como violações dos parâmetros da água e das condições de temperatura, devem ser evitadas.
Os caracóis que morreram por um motivo ou outro devem ser retirados imediatamente do recipiente, pois os processos de decomposição começam instantaneamente e os produtos da decomposição estragam a composição da água.
Os proprietários de Neretina devem estar cientes de um fato interessante sobre uma característica particular desta espécie. Os indivíduos periodicamente congelam literalmente em um lugar e não mostram nenhum sinal de atividade vital por algumas horas a vários dias. Por engano, você pode considerar esse caracol morto e jogá-lo fora. Nesse caso, não há necessidade de tomar decisões precipitadas. Um indivíduo imobilizado deve ser farejado - um odor desagradável e pungente emanará de moluscos mortos
Como alimentá-los?
A principal fonte de alimento das neretinas são as algas. No entanto, isso não será suficiente para o desenvolvimento completo.
É aconselhável alimentar os caracóis com formulações especiais contendo cálcio. Por exemplo, podem ser cascas de frango esmagadas.
Legumes pré-cortados devem ser dados aos neretins. O melhor é alimentá-los com pepinos frescos, repolho e abobrinha. Eles também podem ser alimentados com ração para peixes de aquário na forma de pó. O resultado de uma alimentação inadequada será a falta de minerais no corpo do caracol, o que pode levar ao rompimento da casca e à morte do indivíduo.
Reprodução
A reprodução de representantes da família Neretin pode causar certas dificuldades ao proprietário. As primeiras dificuldades surgem devido ao fato de que esta família de caracóis não pertence aos hermafroditas, e machos e fêmeas não têm diferenças visuais óbvias.
Para aumentar a probabilidade de reprodução, pelo menos 10 indivíduos devem ser mantidos em um aquário.
Neretina se reproduz botando ovos. Durante o período de incubação, a água do aquário deve ser salgada. Os moluscos adoram colocar seus ovos em superfícies lisas e de cor escura, então é melhor colocar algumas pedras grandes no tanque. Visualmente, os ovos se parecem com pequenos pontos brancos. É aconselhável mover as pedras com alvenaria para um aquário equipado separadamente com água do mar, pois os neretinos adultos podem comer ovos.
Com a criação de moluscos em aquários, é muito difícil obter descendentes deles. Para lidar com essa tarefa, você precisa de muita experiência em manter os neretins.
No próximo vídeo, você pode ver claramente como os caramujos neratina ajudam em um aquário a lidar com a limpeza de plantas de diatomáceas.