Caracóis domésticos

Cálcio para caracóis: o que se pode dar e como preparar?

Cálcio para caracóis: o que se pode dar e como preparar?
Contente
  1. Por que é necessário?
  2. Fontes de cálcio
  3. Quanto é necessário?
  4. Como cozinhar você mesmo?
  5. O que não deve ser dado?

Os caracóis Achatina são animais de estimação bastante comuns em aquários. Para que cresçam saudáveis ​​e se desenvolvam plenamente, seu dono terá que organizar uma alimentação adequada, além de complementar a dieta com todos os tipos de nutrientes. Um desses suplementos é o cálcio, que é vital para as pessoas com Achatina.

Por que é necessário?

Os caracóis em seu habitat natural tendem a cuidar de si mesmos obtendo cálcio de fontes naturais. Eles precisam desse elemento para o desenvolvimento adequado da casca, que é composta por cálcio e conchiolina. À medida que o animal cresce, suas glândulas secretam substâncias para construir a casca e ela se torna mais forte e mais dura. O marisco, ao receber o cálcio, inicia o seu processamento e vai construindo a casca. Além disso, o caracol consome este elemento não só da alimentação, mas também graças à sua sola.

Se não houver cálcio suficiente no corpo do molusco, acontece o seguinte:

  • a casca torna-se opaca e quebradiça;
  • o caracol para de crescer;
  • o molusco pode começar a roer as conchas de seus companheiros;
  • se a casca estiver danificada, o processo de sua restauração será muito longo;
  • é difícil ou quase impossível para um caracol botar ovos.

Fontes de cálcio

Para manter os caracóis livres de problemas relacionados à concha, eles precisam receber carbonato de cálcio regularmente. Vamos ver o que podemos oferecer aos animais de estimação.

  • Conchas do mar. Essa rocha concha pode ser comprada já triturada e não deve haver impurezas estranhas na composição. A porcentagem de cálcio aqui é cerca de 40. Muitos proprietários não falam muito bem sobre conchas, uma vez que se destinam principalmente à alimentação do gado, o que significa que não são muito pequenas.Além disso, você terá que triturá-los e moê-los em casa, para isso você deve usar um moinho de café de alta potência.

No entanto, as vantagens da shell rock podem ser chamadas de ser muito barato e durar bastante tempo.

  • Farinha de dolomita. É um produto também muito utilizado na horticultura. É obtido pela trituração da dolomita, um material natural da classe dos carbonatos. A farinha de dolomita tem um grande efeito na saúde da Achatina: satura o corpo com potássio e magnésio, fortalece a casca e impede a reprodução da microflora patogênica. Um produto muito barato que você pode comprar em qualquer pet shop.
  • Alimente o giz. É uma excelente fonte de cálcio e pode ser servido misturado com outros alimentos, pois o giz apresenta muitos caroços que podem aderir ao corpo do caracol. Essa ferramenta não se deteriora, portanto, você pode comprá-la para uso futuro. Na maioria dos casos, o giz é encontrado na forma de pó, mas às vezes podem ser vistos grandes pedaços, que também podem ser úteis para os caracóis.
  • Concha de choco. Por outro lado, essa fonte é chamada de sépia. Na maioria das vezes é vendido para papagaios, mas você também pode usá-lo para caracóis, uma vez que o conteúdo de cálcio é bastante alto - cerca de 35%. A concha é colocada no aquário inteira, para que os caracóis se possam divertir a mastigá-la.

Se os animais de estimação não gostam de tal tratamento, a casca pode ser transformada em pó.

  • Casca de ovo. A fonte de cálcio mais simples e acessível, definitivamente encontrada em todas as casas. Apenas as cascas de ovos crus, bem lavadas antes do uso, são adequadas. Os cozidos perdem uma parte significativa dos nutrientes. Você pode usar cascas de ovos de galinha e codorna.

Moa bem o produto antes de servir, caso contrário o caracol pode se machucar.

  • Armazene drogas. Se nenhuma das fontes listadas estiver disponível ou você não quiser triturar alimentos, pode sempre recorrer ao armazenamento de produtos. Eles contêm os mesmos materiais, apenas na forma acabada, por exemplo, em pós ou comprimidos. Dê-os aos animais de estimação, seguindo as instruções do fabricante.

Quanto é necessário?

Muitos proprietários novatos de Achatina estão interessados ​​na questão de quanto cálcio deve ser dado aos caracóis e se haverá problemas com o seu excesso. Não haverá problemas, pois o caracol comerá exatamente o que precisa. O acesso às fontes de cálcio deve ser ininterrupto, você não precisa se preocupar se o animal se moverá, envenenará ou morrerá.

Você pode servir o cálcio de várias maneiras: espalhe nas plantas, misture no solo, coloque em pedaços inteiros. A única coisa que os especialistas não recomendam aspergir cálcio nas frutas ou vegetais, pois misturado ao ácido, o produto pode dar leves reações negativas.

Nunca há uma grande quantidade de cálcio, portanto, você também pode oferecer aos caracóis os seguintes alimentos que o contenham em pequenas quantidades:

  • alimentação de pássaros, bem como farinha de ossos - os caracóis gostam muito desses produtos, mas precisam ser dados uma vez por semana, antes disso, certificando-se de que o prazo de validade seja verdadeiro;
  • sementes de gergelim e girassol, grãos de arroz, nozes - não são administrados com muita frequência, são moídos bem antes da alimentação (amendoins não são permitidos);
  • folhas de alface e repolho - as folhas são bem lavadas e o repolho deve primeiro ser escaldado com água fervente.

Além disso, o proprietário do Achatina precisa monitorar não apenas uma quantidade suficiente de cálcio, mas também sua correta absorção. Para fazer isso, você precisa enviar de vez em quando:

  • urtiga, dente-de-leão ou folhas de alfafa;
  • peixes magros do mar;
  • leite.

Como cozinhar você mesmo?

Não é nada difícil fazer uma mistura de calcário em casa. Vejamos algumas receitas populares nas proporções corretas.

Misture com giz de alimentação

Para fazer isso, você precisa os seguintes ingredientes:

  • 1 parte de giz de alimentação;
  • 1 parte de aveia em flocos;
  • o mesmo número de cascas de ovo.

Todos os componentes são colocados em um liquidificador ou moedor de café e cuidadosamente moídos até uma massa homogênea de pó. A composição resultante durará muito tempo, pois não possui prazo de validade.

Casca de ovo

Este produto é uma excelente fonte econômica de cálcio para a Achatina. Mas precisa ser devidamente preparado:

  • os ovos lavam bem, não devem apresentar vestígios de penas, fezes e outras sujeiras;
  • a casca é removida, o filme é removido por dentro;
  • o produto é colocado sobre uma toalha e seco em local sem luz solar direta por alguns dias;
  • após este tempo, as cascas devem ser moídas e colocadas em um recipiente hermético.

Mistura com crustáceos gammarus

Esta é uma receita muito popular, muitos comentários dizem que o caracol come essa mistura de boa vontade, e sua casca fica forte.

Composição (todas em partes iguais):

  • cascas de ovo prontas;
  • aveia seca ou aveia em flocos;
  • crustáceos gammarus;
  • grãos de arroz crus;
  • giz de comida.

Como nas receitas anteriores, os ingredientes devem ser combinados e moídos.

Queijo tipo cottage

Uma das iguarias mais apreciadas pelos caracóis Achatina. Você precisa dar um pouco o produto acabado, algumas vezes por semana, e se os bichinhos ainda não acabaram de comer, limpe-o. Chamamos sua atenção para o fato de que este produto é mais uma iguaria para caramujos, uma alimentação completa por semanas, portanto em nenhum caso você deve se limitar apenas a eles.

Ingredientes:

  • meio litro de leite;
  • 10 mg de cloreto de cálcio (em ampolas).

A solução é adicionada ao leite e, em seguida, a mistura resultante precisará ser fervida. O produto fervido é colocado em uma peneira e o soro pode escorrer. Terminado o processo, a coalhada é dobrada em vasilhas e colocada na geladeira.

O que não deve ser dado?

Alguns criadores de caramujos, que estão apenas começando a se familiarizar com esses animais de estimação, acreditam erroneamente que Achatina pode receber cálcio na forma de comprimidos, soluções, vitaminas para humanos. Mas deve-se ter em mente que tais decisões farão mais mal do que bem. Considere alguns produtos que devem ser oferecidos com muito cuidado ou nem mesmo comprados.

  • Giz de construção. Esse giz difere do giz alimentar, pois certamente conterá resquícios de cimento, que não farão nada de bom para o corpo do caracol. O mesmo se aplica ao giz escolar, que contém muitos componentes desnecessários, incluindo tinturas.
  • Produtos destinados à alimentação de outros animais. Estamos falando de misturas de pássaros e tartarugas. Claro que existe cálcio aí, mas além dele existem outros componentes que são úteis, por exemplo, para as aves, mas duvidosos no caso dos caracóis. Certifique-se de estudar cuidadosamente a composição de tais produtos.
  • Gluconato de cálcio. Esta é uma preparação de comprimido adequada para uso humano, mas pode ser perigosa para os caracóis. Além disso, também não faz sentido, uma vez que contém muito pouco cálcio e claramente não o suficiente para alimentar Achatina.

Os caracóis Achatina são animais de estimação silenciosos e calmos que podem proporcionar muitos minutos agradáveis ​​com uma simples observação. Basta um cuidado mínimo por parte do proprietário, bem como uma alimentação adequada com todos os suplementos necessários.

Como preparar uma mistura granular para Achatina, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa