O que comem os caracóis e como alimentá-los em casa?
Hoje, os caracóis são muito populares entre os amantes de animais de estimação incomuns. Este gastrópode despretensioso não precisa de uma dieta especialmente desenvolvida. Existe a opinião de que se esse molusco é um animal exótico, isso significa que é preciso alimentá-lo com produtos quase exclusivos. Mas não é esse o caso. Neste artigo, falaremos em detalhes sobre o que o caracol come, o que pode ser dado a ele e quais alimentos são estritamente proibidos para consumo.
Nutrição na Natureza
Como qualquer outra criatura viva, seja de sangue frio ou quente, o caracol nasceu originalmente na vida selvagem. Só com o passar do tempo é que os moluscos começaram a ser criados e mantidos em casa, bem como a habituá-los a outros alimentos. O caracol é um molusco gastrópode herbívoro. Após observação e pesquisa de longo prazo, os especialistas concluíram que, na natureza, a dieta dos caracóis consiste em grama, folhas, vegetais, frutas e casca de árvore.
A nutrição depende da idade: os moluscos jovens preferem alimentos frescos em sua dieta, enquanto os adultos preferem frutas podres.
A casca de uma árvore podre é uma iguaria.
Vamos dar uma olhada em cada tipo de caracol e descobrir que tipo de nutrição é típica para ele na natureza.
- Terreno (terreno). Estes incluem Achatina, caracol uva e caracol de rua comum. Na natureza, eles se alimentam de vegetação viva e vários restos de plantas. Os alimentos mais populares incluem folhas de uva, morangos silvestres, repolho, urtiga, bardana, dente de leão, banana-da-terra e rabanete. Entre esses moluscos, também existem predadores que não são avessos a se alimentar de insetos.
- Marinho. Esses caracóis podem comer uma variedade de alimentos - algas, raízes frescas e plantas frutíferas.
- Rio. O molusco do rio se alimenta dos mesmos alimentos e plantas que o molusco da terra.
O que você pode dar em casa?
Esta questão é muito relevante para quem decidiu ter um animal de estimação, mas não sabe nada sobre o que come.
Obviamente, uma dieta alimentar e uma nutrição adequada são muito importantes e essenciais para o crescimento ativo e o desenvolvimento saudável do caracol.
Os caracóis ornamentais mais populares mantidos em casa são Achatina. Sua dieta inclui alimentos vegetais, a saber:
- colheitas de vegetais - pepino, abobrinha, batata cozida e cebola, abóbora;
- frutas - morangos, peras, maçãs, melões;
- leguminosas - lentilhas;
- cereais - cevada, aveia em flocos, milho e mingau de cevada, trigo sarraceno e arroz;
- verdes;
- sementes de girassol e linho;
- folhagem de árvores como eucalipto, bétula, carvalho, tília;
- vários frutos silvestres;
- cogumelos são excepcionalmente frescos.
Este marisco também necessita de alimentos que contenham cálcio (suplemento mineral).
- Giz de alimentação - Este é o curativo mais acessível que é vendido em uma loja de animais ou farmácia veterinária a um preço acessível.
- Sépia - A casca do choco, 35% cálcio, pode ser adquirida no ponto de venda especializado. Vai à venda por peça. Se a casca for bastante salgada, antes de dá-la ao caracol, enxágue-a em água morna para tirar o excesso de sal;
- Rocha de concha É um rio ou uma concha esmagada. Este tipo de suplemento mineral não é procurado, pois não é muito conveniente para o marisco comê-lo. Ao comprar, você precisa ler atentamente o que o fabricante escreve na embalagem. O produto deve ser 100% shell rock, sem quaisquer outros aditivos ou impurezas. Ele contém 40% de cálcio.
- Casca de ovo É a fonte mais natural e natural de cálcio e outras vitaminas e minerais benéficos. Um pequeno caracol pode ser alimentado com a casca de um ovo do qual eclodiu, um adulto - com a casca de um ovo de codorna ou de galinha. A casca deve ser crua, pois o cozido contém metade do cálcio.
Deve ser enxaguado, retirado da película, seco e moído com um moedor de café.
Os caracóis precisam de Achatina e proteínas. Pode ser de origem animal e contido em alimentos para peixes, farinha de carne e ossos e crustáceos - gammarus, dáfnias. O caracol receberá proteína vegetal ao comer cereais (exceto sêmola), cogumelos, nozes (exceto amendoim), frutas secas, sementes e farelo.
Existem algumas dicas úteis a serem levadas em consideração.
- Lembre-se de que todos os alimentos vegetais que você planeja alimentar para o caracol devem ser frescos e, de preferência, naturais, não de supermercado. Claro, se você não tem seu próprio terreno com camas, compre os produtos, mas lave-os bem antes de usar.
- O cálcio é muito importante para o caracol. A formação da casca depende disso. O estado e a saúde da concha são extremamente importantes, porque não é apenas uma parte do corpo do molusco, mas também do esqueleto externo. Se a casca não for fortalecida e cuidada, o pior pode acontecer - a casca começará a doer e o animal morrerá. No ambiente natural, o próprio caracol encontra alimentos ricos em cálcio, mas quando vive no aquário, suplementos minerais especiais são a fonte de cálcio para ele. Um suplemento mineral é um tipo de suplemento necessário para um molusco gastrópode.
- É estritamente proibido alimentar o gastrópode com produtos químicos que supostamente contêm cálcio em sua composição. Também não é recomendado o uso de giz escolar ou de construção, pedras minerais para pássaros e misturas complexas como cobertura. Todos esses aditivos prejudicam o marisco. A opção ideal é comprar giz especial para ração na farmácia veterinária ou ponto de venda especializado.
- Alimentos ricos em proteínas também são importantes.Se o molusco não os consumir em quantidade suficiente, a atividade de seu crescimento diminui.
- O caracol adora frutas como a banana, mas não fazem muito bem à saúde. Você pode mimar um animal com bananas, mas não mais do que 2 vezes por semana.
- A dieta do caracol deve conter proteínas, que podem ser vegetais e animais.
Como você pode ver, a lista é muito diversificada, quase todos os produtos alimentícios são de domínio público e podem ser facilmente adquiridos.
Alimentando o caracol uva
A ração de tal gastrópode é muito diversa. Está repleto de vegetais, frutas e várias plantas. A dieta de um caracol terrestre é difícil de imaginar sem os seguintes alimentos:
- pepinos frescos;
- repolho;
- salada;
- abobrinha;
- maçãs;
- cenoura;
- folhas de uvas, dente de leão, banana, bardana.
Os suplementos de cálcio são muito importantes. Para que o caracol da uva receba a dose necessária de proteína, ele precisa de suplementos minerais especiais.
Apesar de os produtos à base de farinha não serem recomendados para consumo, estes gastrópodes gostam muito de pão fresco de molho.
Você pode mimar um gastrópode com tal delicadeza, mas não com frequência e em pequenas quantidades.
Alimento para moluscos de aquário (mar)
Na maioria dos casos, o caramujo de aquário pertence à família vegetariana, mas o predador, Helena, também pode ser capturado. O vegetariano em casa come a placa que cobre as paredes do tanque e a comida para os peixes. E a carnívora Helena pode comer sua própria espécie. Outros tipos de moluscos - fiza, melania, conchas, são excelentes como alimento para um animal de aquário. Você também pode alimentar o caracol de aquário com camarão cozido, lula ou mexilhão.
Comida de caracol do rio
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que se decidir ter esse animal de estimação, deverá adquirir um aquário separado para ele. Não é altamente recomendável que ela more no mesmo aquário com peixes.
O fato é que o molusco do rio pode ser portador de vários parasitas perigosos. Você pode alimentá-lo com um lago, pedra de concha e outros moluscos também serão comidos.
Todos esses alimentos gastrópodes podem ser coletados no rio. Eles também podem ser alimentados com vegetais picados.
Comida de recém-nascido
Os caracóis recém-nascidos comem de forma diferente dos adultos. Nos primeiros dias de vida, comem a casca da qual eclodiram. Este é o seu alimento básico pela primeira vez. Os animais jovens precisam ser alimentados com alimentos que contenham muito cálcio e vitamina D3. Esta vitamina vai fortalecer a saúde do seu bebê e torná-lo forte. Uma mistura de minerais é adequada como alimentação para um gastrópode recém-nascido.
A regra principal ao alimentar caracóis recém-nascidos é não comer alimentos moles.
Acontece que, pela inexperiência dela, o bebê, ao examinar um novo alimento, pode se enterrar nele e sufocar. Portanto, é melhor tratar os caracóis com ervas, ervas e legumes e frutas finamente picados pela primeira vez.
Alimentos proibidos
Uma criatura gastrópode que vive na natureza escolhe seu próprio alimento. E aqui em casa, o dono já acompanha a dieta e nutrição adequada do caracol.
Com base em observações e experiências, podemos concluir que o molusco comerá absolutamente tudo o que for dado a ele.
Mas aqui pode surgir um problema, porque há toda uma lista de produtos que são proibidos para ele.
O caracol não deve se alimentar dos seguintes alimentos:
- alimentos que contêm muito sal;
- produtos de farinha - esse tipo de comida é muito difícil para ela;
- alimentos temperados com especiarias e ervas;
- batata crua, por conter grande quantidade de amido;
- carne de porco e de cordeiro;
- pastéis com muito açúcar;
- picles, carnes defumadas;
- frutas cítricas, pois destroem a casca da amêijoa;
- bagas do campo;
- colheitas de erva-moura;
- laticínios gordurosos;
- plantas específicas (com cheiro e sabor pungentes) - rabanete e gengibre, azeda e rabanete, cebola, absinto e pimenta.
Regras de alimentação
Vale a pena considerar com que freqüência o caracol deve ser alimentado. Esta questão é tão importante e relevante quanto outras relacionadas ao cuidado de um animal. Há uma opinião de que uma refeição por semana é suficiente para o molusco, mas está errado.
Se você alimentá-lo uma vez por semana, ele simplesmente sobreviverá, mas seu crescimento e desenvolvimento serão interrompidos, a intensidade da reprodução e a expectativa de vida diminuirão.
As seguintes regras simples para alimentar um gastrópode devem ser seguidas:
- dar comida, de preferência uma vez ao dia, à noite; não é segredo para ninguém que os moluscos comuns que vivem em um reservatório especial levam um estilo de vida ativo à noite e, durante o dia, costumam dormir;
- a comida não deve ser fria - ideal quando ligeiramente aquecida;
- você precisa colocar a comida em um prato especial, não em um substrato; se nem tudo foi comido, é imprescindível retirar as sobras - o animal não deve comer o que se deteriorou;
- não se esqueça de colocar um recipiente de água rasa no aquário, o caracol, como os outros seres vivos, precisa de água doce, de preferência em temperatura ambiente; precisa deitar muito pouco, cerca de 1 centímetro, para que os habitantes não se afoguem;
- se os caracóis vivem no mesmo aquário com os peixes, então você precisa alimentá-los quando os peixes estiverem cheios ou dormindo, caso contrário, a comida não chegará ao molusco - os peixes comerão tudo rapidamente.
Lembre-se de que os gastrópodes pequenos comem muito menos do que os grandes, por isso geralmente não precisam ser alimentados. E, claro, antes de tomar uma decisão sobre o que alimentar seus animais de estimação incomuns e em que quantidades, consulte um especialista - um profissional irá lhe dizer o que é melhor para seus animais de estimação, qual dieta irá apoiar sua saúde e permitir que vivam o máximo período.
Seguindo essas regras de alimentação e recomendações de especialistas, você pode ter certeza de que seu animal crescerá feliz, contente e bem alimentado.
Mas se você comprar mantimentos na loja, não tenha pressa, mas certifique-se de que sejam frescos e adequados para o consumo. Se possível, aqueça-os antes de dá-los aos caracóis.
Como alimentar os caracóis domésticos, veja abaixo.