Caracóis domésticos

Tudo sobre os caramujos Achatina: características, espécies, cultivo e curiosidades

Tudo sobre os caramujos Achatina: características, espécies, cultivo e curiosidades
Contente
  1. Descrição
  2. Espalhando
  3. Variedades
  4. Você deve começar?
  5. Como determinar a idade?
  6. Como faço para saber o sexo?
  7. Como eles diferem de arkhahatin?
  8. Condições de detenção e cuidados
  9. Alimentando
  10. Reprodução
  11. Termos de referencia
  12. Possíveis dificuldades
  13. Informação incomum
  14. Visão geral da revisão

Convidados exóticos para a Rússia - os caracóis Achatina não são encontrados na natureza no clima do norte da Europa, mas se tornam animais de estimação maravilhosos. Eles são silenciosos, hipoalergênicos e passam a maior parte do tempo em um recipiente designado. Os caracóis domésticos africanos gigantes são baratos e fáceis de criar. Aparência espetacular, sem pressa, a capacidade de reconhecer o dono - essas são apenas uma pequena parte das razões pelas quais os Achatins se tornam animais de estimação reais.

Descrição

Os caracóis Achatina são moluscos grandes com tamanhos impressionantes. Em seu ambiente natural, eles vivem nos trópicos, principalmente nos países da África oriental e meridional - Tanzânia, Moçambique, Quênia, Somália. Eles também são encontrados no sudeste da Ásia - na Tailândia, na ilha de Kalimantan. Este enorme caracol terrestre desenvolve uma concha de 5 a 10 cm de comprimento, existem indivíduos de até 20 cm de tamanho.

As dimensões do maior caracol do mundo - também pertencia ao gênero Achatina - são ainda mais impressionantes. Junto com a sola, a Achatina Fulica alcançou 39,3 cm de comprimento, e sua concha cresceu para 27,3 cm.O peso do indivíduo gigante era de 900 gramas. Mas criadores de hobby freqüentemente veem indivíduos muito menores.

A concha Achatina tem uma forma pontiaguda; um molusco adulto tem 8-9 espirais. Os caracóis crescem ao longo da vida, mas após a postura dos ovos, esse processo diminui significativamente.A casca pode ter várias cores com listras castanhas avermelhadas características, tons amarelos esverdeados.

Espalhando

Inicialmente, o gigante Achatins viveu na África, e existe uma teoria de que eles vieram de outros continentes. No final do século 19, os caracóis foram levados pelos humanos para fora de seu habitat original. Assim, os Achatins apareceram na Índia e na ilha de Maurício. No século XX, a propagação continuou - eles eram habitados pelo Sri Lanka, Tailândia e outras regiões da Ásia. Durante a Segunda Guerra Mundial, moluscos gigantes espetaculares entraram nos Estados Unidos e rapidamente se multiplicaram no clima das ilhas havaianas e da Califórnia, que era confortável para eles.

Em meados do século 20, Achatina foram descobertos na Nova Guiné e no Taiti. Além disso, a propagação afetou as ilhas do Mar do Caribe. Esses moluscos foram capazes de se adaptar facilmente a novos biótopos devido à sua alta capacidade de invasão.

Em muitos países do mundo, eles são hoje reconhecidos como uma praga capaz de destruir terras agrícolas.

Variedades

O gênero do caracol gigante africano Achatina possui muitas variedades adaptadas para serem mantidas em casa. No total, são mais de 60 deles na natureza. E na Rússia e em países europeus, os amadores geralmente contêm os seguintes tipos de moluscos.

  • Akhatina Fulika. Em casa cresce até 17 cm, a casca tem a forma de um cone, retorcido, o corpo é castanho claro ou bege, existem variedades pretas. A concha tem um tom castanho-avermelhado, aparecem faixas gradativamente na sua superfície, a tonalidade é desfocada. O caracol é onívoro, de fácil manutenção, vive até 8 anos.
  • Achatina reticulata. O caracol de Zanzibar tem uma invulgar caramujo ondulado, atingindo os 18 cm de comprimento, cuja cor é branca ou castanha, com pontos e riscas axiais na superfície. O caracol é bastante curioso, despretensioso na alimentação e ativo o dia todo. Vive em cativeiro até 6 anos. As variedades de albinos são especialmente apreciadas.
  • Achatina Immaculata. Originária da Tanzânia, semelhante à fulica, com uma bela concha exuberante, de cor semelhante à casca de uma melancia. Pode crescer até 12 cm, tem cor bege-acastanhada ou areia, tom de ápice.
  • Lemon Achatina. Uma rara variedade de Zanzibar, de sola creme e casca amarelo-limão, cresce até 6 cm. Difere de seus irmãos por pertencer a vivíparos, reproduz-se a partir dos 7 meses, duas vezes ao ano traz 25 bebês.
  • Tigre ou Achatina comum. Variedade com uma coloração de casca listrada característica. O maior, na natureza cresce até 33 cm, em um aquário - até 25 cm.A concha é em forma de barril, cor de limão ao vermelho profundo, listras marrom-pretas, contrastantes. Existem indivíduos com corpo negro, pardo e branco.

Você deve começar?

Estes belos caracóis terrestres são capazes de diversificar o lazer dos seus donos, ao mesmo tempo que estão desprovidos das desvantagens dos outros animais de estimação. Com eles você não precisa andar na chuva e na neve, sofrer de alergias, gastar tempo e esforço na seleção da ração. Tudo de que você precisa - do contêiner à cama - é barato e raramente é necessário reabastecer.

Os caracóis são vegetarianos e não precisam de comida cara ou difícil de encontrar. Além disso, o segredo secretado pela planta do pé durante o movimento - a mucina, que se distingue pelas propriedades de cicatrização de feridas, aumenta a capacidade de regeneração dos tecidos. É amplamente utilizado em cosmetologia, e os procedimentos em casa não são de forma alguma inferiores aos de salão em eficiência.

Além disso, ter um animal de estimação exótico em casa está na moda e nem um pouco oneroso.

Como determinar a idade?

Em casa, os caramujos Achatina podem viver de 5 a 10 anos. O detentor do registro é considerado um representante da espécie fulica que viveu por 35 anos. Na natureza, esses termos podem ser ainda mais longos.Mas como determinar a idade do indivíduo adquirido, para saber se é adulto ou jovem? Além da compra de animais de estimação de muito pequeno porte, cuja data de nascimento é conhecida ao certo, ninguém dará garantias na resolução deste assunto.

Mas existem sinais pelos quais você pode compreender indiretamente a idade aproximada do animal.

  1. Dependência de um certo tipo de alimento. Os caracóis jovens preferem ervas e vegetais frescos. A Achatina adulta prefere alimentos ligeiramente estragados ou que começaram a deteriorar-se.
  2. Cor da casca. Acredita-se que adquire tonalidade esverdeada com o tempo. Mas esse sinal pode estar associado às características da dieta.
  3. O número de voltas do projétil. Um caracol adulto com idade de 8-9 anos tem uma concha com protuberâncias de 6-9 que formam uma espiral.
  4. Capacidade de formar alvenaria. Ele aparece em indivíduos com pelo menos 25 semanas de idade. Você pode notar os ovos emergentes através do espiráculo localizado na casca.
  5. Desenvolvimento do órgão genital. Ela se desenvolve por volta de 25 semanas no pescoço e parece uma neoplasia protuberante.

O tamanho da concha não deve ser considerado o principal critério para a determinação da idade. O fato é que, depois de botar os ovos, os moluscos param por completo seu crescimento ou o retardam muito.

Além disso, o tamanho compacto permanecerá por toda a vida se o caracol viveu em condições restritas.

Como faço para saber o sexo?

Os caracóis Achatina, como muitos outros moluscos gigantes, são hermafroditas com características sexuais inerentes a machos e fêmeas. O papel feminino geralmente é desempenhado por um indivíduo maior, de modo que a reprodução será bem-sucedida se um irmão menor e mais novo for plantado no ulatório. Quando mantidos sozinhos, os Achatina são capazes de autofecundação.

Não se surpreenda se um caracol que vive sem um parceiro uma vez presenteie seus donos com uma prole.

Como eles diferem de arkhahatin?

Os caramujos Achatina e Archahatina são moluscos africanos pertencentes a dois gêneros da mesma família Achatinidae. As principais diferenças entre um e outro são:

  1. Forma do ápice. A ponta arredondada da concha é característica das archahatinas, nas achatinas é mais pontiaguda.
  2. Pernas finais. Arkhahatina tem um sulco característico e a forma desse processo é em forma de V.
  3. Características da estrutura do corpo mole. Se a perna do molusco é macia, macia ao toque e tem uma divisão característica em grandes segmentos, trata-se da Achatina. Archachatina tem sola de malha mais fina, com pele áspera e dura.
  4. Comportamento. Achatina é muito mais ativa, ágil e curiosa. Arkhahatins são lentos, muito mais temerosos do que seus irmãos.
  5. Reprodução. Raramente há mais de 20 ovos em uma ninhada de arkhahatina. Eles estão prontos para postura aos 1-1,5 anos, enquanto Achatina a partir dos 6 meses entra na puberdade.

Dados esses pontos, é possível distinguir com sucesso uma espécie de caracol de outra. Mas o conteúdo conjunto de representantes de diferentes gêneros não é recomendado devido ao possível canibalismo.

Condições de detenção e cuidados

    Achatina são moluscos gigantes despretensiosos que precisam criar um ambiente confortável para eles. Para viver, alocam-se um aquário, terrário ou recipiente com fundo largo e volume mínimo de 15-20 litros. Uma tampa é definitivamente necessária, fileiras de orifícios de ventilação são feitos na caixa de um lado na parte inferior, do outro - no meio do contêiner.

    Os caracóis terrestres precisam de cama na forma de musgo, um substrato de coco que retém bem a umidade. A irrigação e umedecimento do solo são feitos diariamente, mas com moderação. Areia, folhas caídas podem ser misturadas ao substrato de coco. A limpeza de excrementos, restos de comida é necessária diariamente. A lavagem do solo é realizada semanalmente, a limpeza geral é necessária uma vez por trimestre. A iluminação pode ser natural, a luz de fundo não é necessária.

    É importante observar o regime de temperatura ideal - de +24 a +28 graus. Com a diminuição das temperaturas atmosféricas, os moluscos enfraquecem, hibernam. Para acordá-los, basta aumentar a temperatura e a umidade de seu habitat.

    Alimentando

    Achatina é onívora, mas prefere uma dieta vegetariana. Os jovens preferem verduras frescas, frutas vegetais fortes. Eles comem bem pepinos frescos, abobrinhas, abóbora, você pode dar-lhes repolho fresco, cenoura, tomate. Esses moluscos tratam as bagas de maneira favorável - você pode oferecer a eles framboesas, melancia, morangos, frutas doces (bananas, maçãs). Para não habituar os Achatina a uma dieta monótona, vale a pena adicionar periodicamente novos produtos à sua dieta.

    Verduras frescas são úteis para caracóis - folhas de carvalho, vidoeiro, dente de leão. Eles são cuidadosamente lavados e cortados de antemão. Para alimentar os pequenos caracóis, os legumes e as frutas são picados com um ralador. Para a formação da casca, são necessários curativos minerais à base de giz, sépia, rocha de casca e casca de ovo. Para o crescimento, as proteínas animais e vegetais são necessárias com moderação - esse alimento é fornecido no máximo 3 vezes por semana.

    A frequência de alimentação de um caracol adulto é em dias alternados. Animais jovens em crescimento ativo são alimentados 1 a 2 vezes ao dia. O aquário precisa de um recipiente com água para beber e tomar banho.

    Reprodução

    A reprodução de Achatina em cativeiro é possível tanto na presença de vários indivíduos como em regime de guarda individual. Eles são hermafroditas desde o nascimento, pequenos caramujos estão prontos para a fertilização por volta dos 6 meses, mas em uma idade precoce eles só produzem esperma. Quando dois indivíduos do mesmo tamanho se unem, os dois participantes do processo podem ser fertilizados. Se uma Achatina for claramente maior do que a outra, será o indivíduo massivo que carregará os ovos, uma vez que o próprio processo de procriação exige altos custos de energia.

    A prontidão de Achatina para acasalar é evidenciada pelo aparecimento de um pequeno tubérculo branco no lado direito do pescoço. Dependendo do papel do indivíduo, pode retrair-se ou transformar-se em um órgão genital masculino, projetando-se para a frente. O acasalamento estreito não é recomendado.

    O par selecionado é colocado em um recipiente separado, deixado sozinho. Durante duas horas, ocorre um ritual de casamento, acompanhado de um contato corporal próximo. Após o acasalamento, o caracol, que atua como uma fêmea, não precisa de fertilização por até 2 anos - tanto é o suprimento de esperma masculino.

    Termos de referencia

    No manuseio da Achatina, basta observar os requisitos mínimos de higiene e ter cuidado. É inaceitável pegar um caracol com as mãos sujas, as palmas das mãos suadas. Na superfície da pele não deve haver cosméticos, tanto de cuidado como de decoração. É necessário excluir o contato do animal com sal, detergentes químicos.

    Pegar corretamente um molusco gigante deve ser assim:

    • lave bem as mãos, deixando-as ligeiramente úmidas;
    • mergulhe a mão em um recipiente ou aquário, com a palma para cima, na frente do rosto do animal;
    • espere o caracol rastejar até o lugar que lhe é oferecido;
    • levante com a outra mão segurando a concha.

    Se Achatina estiver na parede ou tampa do aquário, você não deve usar a força para retirá-la. Basta umedecer com água a superfície da sola e do copo e, a seguir, erguer levemente o corpo do animal por baixo. O caracol se moverá facilmente para a palma da sua mão. É necessário excluir o levantamento do molusco pela concha para evitar sua deformação, danos. Não assuste o molusco com sons altos ou movimentos bruscos.

    Deve-se ter cuidado ao transferir seu animal de volta para o tanque ou contêiner. Colocando suavemente a mão com as costas da mão no chão ou na cama, é preciso esperar até que a sola do molusco desça da palma da mão. Depois disso, é imprescindível o fechamento do ulatório.

    A comunicação com Achatina deve ser sempre programada para o período noturno, quando o caracol está naturalmente ativo. No primeiro contato, ela provavelmente ousa apenas olhar para fora de seu abrigo embaixo da pia. Além disso, tendo dominado, o animal de estimação explorará ativamente o território, deixando em seu caminho um lubrificante especial - a mucina. Você pode estabelecer contato tátil acariciando levemente a pele do caracol. Mas a casca não deve ser tocada desnecessariamente - ela é bastante frágil.

    Depois de brincar e se comunicar, com certeza deve lavar bem as mãos - apesar da comprovada utilidade da mucina, a sola com a qual é transferida pode conter microorganismos na superfície que não são seguros para humanos.

    Possíveis dificuldades

    A maioria das estranhezas no comportamento do animal pode muito bem ter uma explicação razoável. Assim, na natureza, durante o dia, os caracóis podem se enterrar no solo para manter um nível confortável de umidade no corpo. Enquanto se instalam em um novo lugar, os Achatins também preferem ficar em um lugar protegido da luz e dos perigos.

    Violação de temperatura

      Convidados tropicais - caracóis, não toleram calor excessivo. O aumento da temperatura em seu abrigo acima de +28 graus forçará o molusco a se esconder onde é úmido e fresco. Este é o comportamento normal, corrigido movendo o contêiner para uma sala mais confortável. Quando a temperatura cai para +23 graus e abaixo, o efeito oposto é possível - com o frio os caracóis sobem o mais alto possível ou também se enterram no solo, mantendo-se aquecidos.

      Seca no aquário

      Em casa, com falta de umidade, o caracol Achatina repete o comportamento de seus congêneres silvestres. Ela simplesmente hiberna ou passa a maior parte do dia em solo úmido. Um higrômetro ajudará a controlar as taxas de evaporação da umidade. Além disso, é imperativo posicionar correta e precisamente os orifícios de ventilação e umedecer regularmente a cama.

      A luz solar direta dirigida para o aquário ou a proximidade de dispositivos de aquecimento pode levar à morte do caracol. A secagem acelerada do solo pode levar à desidratação intensa, o que é prejudicial para os crustáceos.

      Período de maçonaria

      As mudanças no comportamento da Achatina estão mais frequentemente associadas à preparação para a postura de ovos. De cada vez, eles deixam cerca de 200 bolas no solo com o diâmetro de uma grande ervilha. Do momento do acasalamento até a fase de postura, leva cerca de 2 semanas, então o rolamento nas extremidades do manto. Os ovos enterrados no solo permanecem em solo úmido até que novos caramujos eclodam deles. A produtividade da espécie gira em torno de 40%, o restante dos embriões estão vazios.

      Os bebês recém-nascidos preferem passar mais tempo na camada superficial úmida da cama. Aqui eles ganham força, protegem sua frágil concha da influência destrutiva dos raios diretos do sol.

      Seleção errada do menu

      A recusa em comer pode ser devido ao fato de que o caracol simplesmente não gosta de alimentos específicos. Uma opção segura geralmente é purê de bebê sem sal e açúcar, leite, alface, banana, pepino.

      Sono constante

      O sono diurno é a norma para os caracóis gigantes, o tempo de sua atividade cai nas primeiras horas da noite. Se o animal preferir descansar nas paredes ou teto do recipiente após comer, isso é considerado a norma. Ao mesmo tempo, uma porção de comida é deixada para eles à noite, animais saudáveis ​​podem facilmente lidar com sua destruição. A sonolência combinada com a recusa em comer pode ser um sinal de doença.

      Quaisquer problemas no conteúdo do Achatina estão mais frequentemente associados a erros de cuidado ou seleção incorreta do menu. Tendo estudado melhor o comportamento do animal, você pode determinar imediatamente se o caracol é travesso ou realmente se sente mal.

      Informação incomum

      É difícil classificar o Achatina como um animal de estimação clássico. No entanto, tem as suas próprias vantagens, bem como hábitos e características pouco usuais que o proprietário deve conhecer. Entre as informações mais incomuns sobre esses caracóis estão as seguintes.

      • A capacidade de hibernar. O período de retiro voluntário dura até 6 meses. A principal razão para isso é a diminuição da temperatura ambiente para +8 graus e abaixo. A boca da concha neste período é fechada por uma aba mucosa.
      • Habilidade para cantar. Em todo caso, é assim que os criadores chamam os sons que Achatina faz. Na verdade, eles se parecem com algo entre um assobio e um guincho.
      • Perigo mortal de sal e açúcar. Para Achatina, essas substâncias em sua forma pura são realmente venenosas.
      • Adequação alimentar. Nos países da África do Sul, os caracóis Achatina são comidos e valorizados por seu alto teor de proteínas e falta de gordura.
      • Talentos esportivos. Na Grã-Bretanha, corridas de rua para Achatina são organizadas e reúnem um público considerável, trazendo aos proprietários uma chance de recompensas materiais. É verdade, não se esqueça que, ao mesmo tempo, esses caracóis são reconhecidos como os mais lentos do planeta. Mas, na busca por um pepino fresco, eles não têm igual.
      • A capacidade de se mover até mesmo em uma lâmina de barbear. A substância mucosa produzida pela sola, a mucina, possibilita a realização dessas manobras sem arriscar a vida.
      • Miopia. O alcance de visão dos objetos em Achatina é de apenas 3 cm, mas distingue bem entre luz e sombra.
      • Absorção especial de água. Devido às peculiaridades do clima, os moluscos tropicais costumam extrair água do ar, literalmente absorvendo-a com o corpo.
      • Surdez. A Achatina usa o toque como principal fonte de informações sobre o mundo exterior. Eles não têm audição, os moluscos são completamente surdos.
      • O nariz está para fora. Os tentáculos de Achatina são seu olfato, um análogo do nariz. Mas a membrana mucosa não está dentro, mas fora. A sensibilidade é bastante alta - o cheiro de caracol cheira a 2 metros de distância.
      • Inteligência elevada. Para os moluscos, é claro. Akhatina reconhece o dono, lembra-se da localização dos objetos, é capaz de refletir sobre a situação, tomar decisões.
      • Resistência e força. Em sua concha, um caracol pode levantar uma carga igual a 10 vezes seu próprio peso corporal.
      • A presença de 20.000 dentes. Na verdade, o molusco não mastiga, mas raspa os alimentos - por isso podem ser oferecidas pedras minerais para a construção de uma concha. Seu caracol mói facilmente em um curto espaço de tempo.
      • Tamanhos gigantes. Em casa, um caracol terrestre cria uma concha de até 20 cm de comprimento. Indivíduos maiores são encontrados na natureza. Sabe-se que a maior Achatina atingia 35 cm de comprimento e pesava mais de 2 kg.
      • Fertilidade incrível. Durante sua vida, 1 adulto pode encontrar a felicidade de ser pai até 4.000.000.000 de vezes - ou seja, o número médio de ovos que ele deixa nas garras.

      Claro, esses estão longe de todos os fatos sobre Achatina. Mas mesmo uma lista de 15 pontos ajuda a entender o quão únicas essas criaturas são e quantos segredos elas ainda podem revelar a seus donos.

      Visão geral da revisão

      Os proprietários de caracóis Achatina estão bastante dispostos a compartilhar informações sobre seus animais de estimação. A maioria das avaliações parece muito otimista e permite que você aprecie todas as vantagens de tais animais de estimação. É interessante que muitas pessoas se tornem donas de animais tão incomuns por acaso. E só então, tendo finalmente se apaixonado por criaturas incomuns e muito fáceis de cuidar, eles começaram a criá-los propositalmente.

      Não sem complicações. Proprietários inexperientes de Achatina exótica nas primeiras semanas de vida com um animal de estimação enfrentam muitas dificuldades. Por exemplo, manter um certo nível de umidade em um substrato e escolhê-lo geralmente parece muito difícil. Os novos proprietários não sabem sobre as proibições de sal e especiarias, eles estão tentando oferecer aos caramujos comida generosamente temperada com vários aditivos.

      Mencionado com frequência é o deleite que os Achatins evocam nas pessoas ao seu redor. Amigos e parentes que vêm visitar têm a garantia de ficar ocupados por várias horas apenas contemplando o animal. O nascimento de uma prole pode ser uma grande surpresa para os proprietários - o hermafroditismo congénito e a capacidade de autofecundação podem dar resultados inesperados, mesmo com a guarda solitária prolongada de Achatina. Se você deixar de lado a alvenaria, corre o risco de se tornar proprietário de várias dezenas de Achatina ao mesmo tempo.

      Para mais informações sobre a Achatina, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa