Ukulele

Tudo sobre o Ukulele Soprano

Tudo sobre o Ukulele Soprano
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Estrutura
  3. Som
  4. Top models
  5. Como jogar?

Vários instrumentos musicais exóticos estão se tornando cada vez mais populares, e um dos mais comuns é o ukulele, que é traduzido do havaiano como "pulga saltadora". O modelo de quatro cordas mais famoso é o soprano, muito procurado pelo fato de ser fácil de aprender a tocá-lo. Além disso, o instrumento de cordas havaiano é compacto e fácil de transportar e pode tocar as mesmas melodias de um violão de 6 cordas normal. Neste artigo, examinaremos mais de perto as várias características do soprano e também daremos um pouco sobre como tocar este instrumento.

Peculiaridades

Os primeiros instrumentos musicais que mais se assemelham ao cavaquinho moderno começaram a ser criados no século 15 na Europa. Naquela época, qualquer instrumento musical de cordas era muito caro, poucos músicos podiam comprar um violão ou bandolim comum. Portanto, os mestres inventaram uma versão simplificada - kawakinya. O número de trastes nele era de apenas 12, e o número de cordas foi reduzido para 4.

No final do século XIX, os marinheiros portugueses trouxeram para as ilhas do Havaí um instrumento simples, de onde ganhou seu nome moderno - ukulele. Foi aí que começou a produção de violão em várias formas, como tenor, concerto, barítono e, claro, soprano.

Eles criaram produtos a partir de uma árvore que cresce na ilha - a acácia koa.

As sopranos têm o tamanho mais compacto entre seus parentes: o comprimento do pescoço até a borda do corpo geralmente não passa de 55 cm, mas este número pode variar um pouco entre modelos de fabricantes diferentes.Além disso, este cavaquinho tem um volume e profundidade muito pequenos, o que o torna o mais conveniente para viagens e caminhadas.

Além disso, o modelo soprano tem 2 formas: guitarra normal e abacaxi. Se a primeira é uma forma lisa com uma "cintura" familiar a todos, então a segunda é bastante incomum. O instrumento em forma de abacaxi pode não ser conveniente para todos, mas transmite a atmosfera das ilhas havaianas melhor do que outros.

Estrutura

A soprano tem um pescoço muito curto com 12 a 17 trastes. Mas mesmo que o modelo assuma o número máximo de selas, a maioria dos músicos não toca além de 12. Isso porque, a partir do 13º traste, as cordas têm uma escala muito curta - a seção de trabalho da corda, que está localizada entre os trastes de um determinado traste.

O braço soprano é preso ao corpo exatamente onde o 12º traste termina - esta é a estrutura clássica do instrumento. As cordas estão localizadas a não mais do que 5 mm dos trastes, o que simplifica muito o jogo para iniciantes - seus dedos não se cansam rapidamente.

Ao escolher um ukulele para um homem grande, tome cuidado - o instrumento tem trastes muito pequenos e as cordas são esticadas juntas. Tocar o soprano é desconfortável quando os dedos são muito grandes: apertar cada corda individual com a área da ponta do dedo é difícil. O polegar irá pressionar facilmente 2 cordas ao mesmo tempo ou tocar as cordas livres, abafando seu som.

É melhor escolher um instrumento em miniatura para crianças, adolescentes, meninas e homens com mãos cuidadas. Para essas pessoas, os pequenos trastes só vão se tornar uma vantagem, pois torna-se possível tocar em um trecho amplo: ao beliscar acordes, é bastante fácil chegar a 8 e até 9 trastes.

Essa manobra não pode ser feita nem mesmo em um tenor, muito menos em uma guitarra normal.

Outra vantagem importante do soprano é que é muito mais fácil segurar acordes em tal instrumento. Se você já experimentou cordas em um violão clássico, você deve saber que é um verdadeiro desafio para as pontas dos dedos. A situação fica um pouco mais fácil se você pegar um tenor ou um concerto, mas mesmo em comparação com eles, as cordas de um soprano são muito mais fáceis de pressionar. Este ponto é muito importante para dedos de crianças não muito fortes, bem como para aquelas que nunca tocaram um instrumento de cordas antes.

O ukulele em miniatura é destinado mais para iniciantes, pois é impossível tocar composições complexas nele. Melodias difíceis requerem posições superiores no braço da guitarra, que faltam no ukulele. Além disso, torna-se difícil prender as cordas já na 7ª casa devido à escala curta. Outra nuance: o som do soprano não é muito alto e não se espalha por grandes áreas. Quanto mais perto você segurar as cordas do corpo, mais abafado será o som.

Esses recursos do ukulele sugerem tocar o acorde normal sem deslocamento desnecessário para os trastes superiores. O instrumento de cordas havaiano é ótimo para quem gosta de se sentar perto do fogo e cantar junto com os acordes.

A afinação de soprano padrão é GCEA, ou G-do-mi-la. A afinação das cordas é bastante incomum, pois a quarta corda não ultrapassa a oitava em que as três primeiras são afinadas. Para os guitarristas, essa afinação pode parecer um tanto estranha, mas o som de uma soprano é muito fácil de se acostumar.

Som

O pequeno ukulele foi originalmente concebido como um instrumento de orçamento simplificado, e é por isso que soa assim - alguns amantes de soprano o descrevem como "o som de uma pequena lata". Embora a soprano crie melodias volumétricas, o som ainda permanece dentro do instrumento. Se você colocar o músico com o ukulele no centro da sala, notará que o som do instrumento é claramente audível em um espaço confinado. A melodia não ricocheteia nas paredes da sala e não se espalha pela sala.

Cada pessoa é diferente, então você não deve perseguir o som profundo de alta qualidade do violão clássico se gosta de tocar um simples soprano.

Além disso, para aquelas pessoas que não se aprofundaram no estudo de instrumentos musicais de cordas, as diferenças sutis no som de diferentes ukuleles serão completamente invisíveis.

Top models

A soprano tem um tamanho muito pequeno e é leve, o que a torna ótima para apresentações de rua e encontros de amigos. Vamos dar uma olhada em alguns modelos de ukulele interessantes que receberam avaliações positivas dos clientes.

  • TERRIS. Os fabricantes fizeram um bom trabalho em seu produto: o cavaquinho TERRIS é feito de materiais baratos, mas tem um som muito bom. O instrumento é bastante frágil e deve ser manuseado com cuidado. Ótimo para músicos iniciantes e amantes de encontros na natureza.
  • Tutti. Uma empresa da China que oferece uma boa variedade de cavaquinhos em várias cores. O corpo da soprano é de altíssima qualidade: é liso, sem irregularidades, retenções e rachaduras. Além disso, os produtos Tutti são econômicos, portanto, são perfeitos para jovens músicos iniciantes. Mas também há uma desvantagem no violão: as cordas perdem rapidamente a tonalidade e precisam ser reajustadas. Portanto, após a compra, é aconselhável substituir imediatamente as cordas do conjunto por novas de náilon - então o instrumento havaiano durará muito tempo.
  • VESTON. O modelo VESTON Kus 25WH é muito interessante pelo seu design original: vários padrões estão localizados no corpo da guitarra. O corpo e a estrutura superior são em laminado, enquanto as selas e o pescoço são em madeira preta. O instrumento não é caprichoso com as condições de armazenamento, não tem medo de umidade e temperaturas extremas, por isso você pode levá-lo em uma caminhada sem medos desnecessários. Entre as deficiências, pode-se destacar o fato de que para VESTON Kus a capa terá que ser adquirida separadamente, pois não está inclusa no conjunto.
  • Martin Romas. Este fabricante cria uma ampla gama de cavaquinhos soprano, entre eles Martin Romas MR-21 SB é um bom modelo. Um som agradável e melódico pode ser produzido a partir do ukulele. Obtém-se devido ao facto de o corpo ser em madeira de tília. O design do instrumento é bastante interessante: um corpo cor de madeira é emoldurado por uma faixa preta ao longo da borda.

Os equipamentos da Martin Romas são acessíveis e de boa qualidade, além disso, a maioria dos modelos é vendida com tampas.

Como jogar?

Aprender a tocar soprano é muito mais fácil do que muitos outros instrumentos, razão pela qual cada vez mais os iniciantes preferem sopranos. A primeira coisa a lembrar antes de começar a tocar é a posição correta do violão em suas mãos. Sem dúvida, o tamanho pequeno e o peso leve são vantagens significativas desta ferramenta.

Vamos dar uma olhada na localização correta do ukulele: o corpo deve ser pressionado contra o peito com a mão direita e descansar contra a dobra do cotovelo, a mão esquerda neste momento segura o pescoço, as costas devem estar retas. Com a preensão adequada, se você soltar o braço, o instrumento deve permanecer na mesma posição, ou seja, é a mão direita que carrega a carga principal. Este método é conveniente para os homens, mas por alguma razão é melhor para as mulheres usarem outro método: um gancho especial com uma alça que é usado ao redor do pescoço.

Durante o jogo, a mão direita realiza uma tarefa mais simples - dedilhar. Para iniciantes, mesmo uma atividade tão simples precisa primeiro ser praticada, porque os dedos ficarão presos nas cordas ou voarão por elas. Existe uma tecnologia para golpear as cordas - um padrão que denota a sequência de movimentos da mão direita.

O padrão mais comum é down-up-down-up-down-up. Passe os dedos pelas cordas nesta ordem e, quando o padrão terminar, apenas comece de novo e faça em um círculo - este é um ótimo exercício para tocar ukulele.

A mão esquerda neste momento realiza um trabalho mais complexo: os dedos devem pressionar as cordas no pescoço em determinados lugares, às vezes mudando de posição. O posicionamento dos dedos é determinado por acordes padrão, como C, Am, Gm ou F. Para começar, você só precisa de 3 a 4 acordes para tocar as músicas mais populares. Combinando um pattern e alguns acordes, em poucas semanas você poderá tocar uma melodia agradável, apresentando-se na frente de seus amigos.

Para informações sobre como escolher um ukulele para iniciantes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa