Ukulele

Como tocar ukulele?

Como tocar ukulele?
Contente
  1. Preparação
  2. Por onde começar?
  3. Modos de jogo
  4. Recomendações

Muitas pessoas sonham em aprender a tocar instrumentos musicais e, recentemente, a escolha dos iniciantes na maioria das vezes recai sobre o ukulele. À primeira vista, pode parecer muito difícil executar várias melodias em tal instrumento sem a participação de um professor. No entanto, você pode aprender a tocar ukulele sozinho em seu tempo livre, independentemente dos professores ou dos horários das escolas de música. Além disso, o baixo custo do instrumento de cordas havaiano permite que qualquer pessoa se experimente como músico. Neste artigo, mostraremos como começar a aprender a tocar ukulele e descreveremos as habilidades básicas para um guitarrista iniciante.

Preparação

O primeiro passo para aprender a tocar ukulele é adquirir um instrumento. Portanto, para escolher a ferramenta certa, é aconselhável primeiro se familiarizar com a gama de produtos.

Quatro cordas são produzidas em 4 tipos:

  • o barítono é o maior representante do instrumento, o comprimento do corpo é de 75 cm, as melodias do barítono são obtidas com um espectro sonoro bastante baixo;
  • tenor - tem um corpo mais curto do que um barítono, mas grande o suficiente para emitir um tom mais baixo;
  • instrumentos de concerto - não têm um corpo muito grande, mas devido à estrutura especial, notas bastante altas e agudas podem ser extraídas de tais guitarras;
  • sopranos são os menores representantes do ukulele, seu comprimento corporal não ultrapassa 52 cm, e o número de trastes no braço da guitarra é de 12 a 15 peças, as melodias no soprano são sonoras e alegres.

As lojas oferecem modelos de 2 categorias de preços - caro e econômico, que diferem entre si no material de que são feitos. O corpo de um ukulele barato é feito de compensado ou madeira extrudada, então as melodias extraídas não soarão muito bem. Esta opção é indicada para quem começa do zero e ainda não quer comprar algo caro. Um barato de quatro cordas não produzirá um som claro, então os aspirantes a guitarrista podem perder o desejo de fazer música.

O ukulele de preço mais alto é feito de madeira verdadeira, o que torna as melodias mais limpas e melódicas do que uma pequena guitarra de madeira compensada. Além do mais, um instrumento de madeira pode ser usado por muito mais tempo - os trastes não se deterioram rapidamente devido ao toque intenso. Além disso, nesse tipo de quatro cordas será muito mais fácil para um iniciante se acostumar a pressionar as cordas, porque elas estão localizadas a apenas 5 mm do braço.

Agora, Depois de escolher um ukulele, você precisa aprender a segurá-lo corretamente. Para fazer isso, pressione o violão contra o peito com o antebraço direito. O corpo das quatro cordas deve estar apoiado na curva do cotovelo da mão direita e o pescoço deve caber na palma da mão esquerda.

Depois de tirar o ukulele, verifique o posicionamento correto, para isso solte a mão esquerda do pescoço - o instrumento deve ser segurado pela dobra do cotovelo da mão direita e permanecer na mesma posição.

Por onde começar?

Antes de começar a aprender a tocar, primeiro você precisa afinar o som das cordas. Ajustar um ukulele é bastante difícil para um iniciante de ouvido, então faça o download aplicação especial, que, com a ajuda de um microfone, determina o tom do som e ajuda você a puxar ou soltar as cordas desejadas por conta própria. Você também pode usar sintonizador online do conforto da sua casa - esta é uma ótima alternativa para baixar aplicativos.

As cordas são contadas de baixo para cima, o que significa que a 1ª corda está mais longe de você e a 4ª corda está mais perto do que as demais. Use o afinador para afinar as notas que você deseja. Comece afinando com a 1ª corda, sua nota é A, então afine sucessivamente a 2ª, 3ª e 4ª cordas em Mi, C e G, respectivamente. Para quem já tocou violão, pode parecer estranho que a 4ª corda esteja afinada na mesma oitava das outras três, mas a afinação do ukulele deve ser ajustada dessa forma.

Depois de obter o som correto em todas as quatro cordas, experimente o som do instrumento. Para fazer isso, toque todas as cordas; isso deve ser feito ao nível do corpo do ukulele, logo acima do soquete - um orifício redondo no painel frontal do equipamento.

Ao fazer um som de cima para baixo, bata nas cordas com as unhas e de baixo para cima com a ponta dos dedos.

Você pode começar a aprender memorizando uma melodia simples - isso o ajudará a sentir plenamente as possibilidades do ukulele e lhe dará motivação suficiente para um maior progresso musical. Aprender a tocar ukulele é muito mais fácil do que violão, não há absolutamente nenhuma necessidade de comprar aulas caras para isso. O auto-estudo do zero fornece um resultado bastante rápido se você tiver paciência e perseverança para jogar 2 a 3 vezes por semana.

Para organizar encontros atmosféricos com amigos enquanto toca um instrumento de cordas, você não precisa estudar notação musical por muitos anos. Basta aprender a prender as cordas e memorizar alguns acordes simples - com esse conhecimento você pode tocar quase qualquer melodia. Em uma pequena corda de quatro cordas, os acordes não são tão dolorosos quanto em uma guitarra normal, porque as cordas estão mais próximas do pescoço e são feitas de náilon liso.

Além dos acordes básicos, também será aconselhável estudar a escala, as escalas e a escala pentatônica. Vamos dar uma olhada em cada item.

Acordes básicos

Para iniciantes, basta aprender alguns dos acordes mais simples e populares, por exemplo, Am, Dm, C e E. Depois de memorizar a posição dos dedos nas cordas e aprender a tocá-los, tente mudar os acordes - você vai entender o quanto o som muda com isso. Conforme você toca, você precisa mudar constantemente e rapidamente a posição dos seus dedos nas cordas - quanto mais você praticar, melhor o instrumento soará.

Preste muita atenção em como você pressiona as cordas - para um som mais claro, seu dedo deve estar o mais próximo possível da porca de divisão do traste.

Como você deve ter notado existem dois tipos de acordes - consistindo de uma letra maiúscula (F, G, A, B) ou de duas - uma maiúscula e uma pequena (Fm, Gm, Am, Bm). A primeira opção são os acordes maiores, como regra, eles soam mais altos e "divertidos". Se o nome contiver uma letra minúscula "m", então este é um acorde menor, na maioria dos casos soa mais baixo e "triste" do que um acorde maior.

Construir

Afinação é a chave para a qual você afinou as cordas antes de iniciar o treinamento. Mas existem duas maneiras de personalizar o instrumento, vamos considerar cada uma com mais detalhes.

  • Afinação padrão. Essa tensão da corda é construída da seguinte maneira: GCEA (g-do-mi-la) da quarta à primeira corda, respectivamente. Esta construção clássica permite que você toque as mesmas melodias de uma guitarra normal, com apenas uma ligeira diferença - a nota G não produz o som mais baixo, porque está na mesma oitava que C, E e A. As configurações padrão são a maioria frequentemente usado para soprano.
  • Afinação de guitarra. Este arranjo permite extrair um som do ukulele que é mais semelhante ao som de uma guitarra convencional. A ordem da tensão das cordas é construída de forma diferente: DGBE (re-sol-b-mi), mas, como na afinação padrão, a nota de fundo da estrutura permanece na mesma oitava que as outras três. A afinação da guitarra é frequentemente usada para barítono, menos frequentemente para tenor.

Gama

Para começar a tocar escalas, primeiro você precisa entender o que é. Na terminologia musical, escala se refere à execução sequencial de sete notas por oitava. Os sons dentro desta oitava são suavemente combinados uns com os outros e, quando tocados corretamente, produzem acordes harmoniosos ou intervalos do ukulele. É a partir das escalas que consistem a maioria das composições e obras de arte musical.

É necessário praticar escalas no ukulele para entender melhor a combinação de notas diferentes entre si. Além disso, as escalas facilitam a memorização das notas no braço de um instrumento musical - no futuro, isso o ajudará a improvisar e selecionar composições melódicas por conta própria. Outra dica útil é dizer cada nota ao tocar as escalas e, para ser mais produtivo, tente cantá-las.

No segundo caso, além de treinar os dedos e memorizar notas, o complexo também treina o ouvido para a música.

Você pode tocar as escalas no ukulele em uma corda ou nas quatro. É necessário começar a aprender escalas com a posição correta dos dedos da mão esquerda - o princípio é semelhante ao de prender acordes, mas é preciso alargar um pouco mais os dedos. Você precisa prender as cordas para extrair o som das notas no traste apropriado.

Assim como os acordes, as escalas existem em duas categorias - maiores e menores, com 24 tipos no total. Mas se você se aprofundar nessas categorias, poderá entender que cada escala maior é muito semelhante a uma tonalidade menor paralela e vice-versa. Isso significa que você só precisa aprender 12 notas menores ou maiores e entender sua relação paralela - isso simplificará e acelerará muito o processo de aprendizado.

Pentatônico

A escala pentatônica é uma espécie de escala - na verdade, é a execução sequencial de cordas que produzem um som em um tom. Aprendendo a tocar a escala pentatônica no ukulele corretamente, você será capaz de criar composições harmoniosas, cujas notas serão perfeitamente interligadas em melodias agradáveis. Ensinar música neste estilo cria uma excelente base para futuras apresentações solo brilhantes.

Conhecer a escala pentatônica o ajudará a criar suas próprias composições - tudo o que você precisa fazer é tocar as notas em uma oitava e improvisar tocando cordas adjacentes. Ouça atentamente a combinação de sons ao atingir novas notas - este método ajudará a descartar combinações malsucedidas e encontrar as melódicas. Com a ajuda da improvisação na escala pentatônica, você pode criar muitas composições de solo interessantes e originais no ukulele sem se preocupar em "perder" ao combinar as notas.

O treinamento pentatônico no futuro tornará mais fácil memorizar os princípios básicos do jogo de força bruta. Quando você domina o som sequencial das cordas, a força bruta parecerá muito mais fácil e compreensível, e as habilidades adquiridas serão úteis quando você tiver que tocar dois sons consecutivos na mesma corda.

Modos de jogo

Você pode tocar o ukulele de duas maneiras - lutando e usando força bruta. Cada tipo pode ser dominado de forma rápida e fácil se os exercícios de acordes forem executados em paralelo. Uma instrução simples o ajudará a descobrir como tocar, a partir da qual você poderá aprender facilmente como fazer um som agradável com uma corda de quatro cordas.

Por luta

Esse tipo de toque é executado com os dedos da mão direita - você precisa dobrá-los com uma pinça e bater nas cordas com ele. Toque um acorde de cima para baixo com a unha do dedo indicador e de baixo para cima com uma almofada. Você também pode tentar tocar a luta com todos os dedos, abrindo-os como um leque e tocando as cordas alternadamente. Essa forma de tocar treina suas mãos para realizar diferentes ações ao mesmo tempo: enquanto a direita aprende a extrair ritmicamente o som do ukulele, a esquerda agarra os acordes e muda suavemente a posição dos dedos nas cordas.

É muito simples tocar violão batendo, o principal é não esquecer que a mão direita deve realizar os movimentos com precisão, mas ao mesmo tempo permanecer relaxada. Para se acostumar gradualmente com o ritmo, basta tocar as cordas de cima para baixo no ritmo da música. Com o tempo, você começará a entender exatamente como precisa mover o pulso e, em seguida, tente tocar as cordas em uma direção diferente - de baixo para cima.

Se você vai aprender a tocar uma determinada melodia ou música e encontrou acordes para ela na Internet, a direção da batalha neles é indicada por uma seta para cima ou para baixo. Também nos diagramas existem designações como um asterisco ou uma cruz - isso significa que depois de tocar um acorde, é necessário abafar as cordas com um golpe da palma.

Força bruta

O estilo também é denominado "piking", consiste em dedilhar sequencialmente as cordas com os dedos. Este tipo de jogo requer um posicionamento significativo dos dedos da mão direita: o dedo mínimo está na primeira corda, o dedo anular na segunda, o dedo indicador na terceira e o polegar toca a quarta corda. O arranjo apresentado dos dedos nas cordas é clássico, mas não é necessário segui-lo - você pode fazer a força bruta como quiser. No entanto, você não precisa aplicar força bruta com apenas um ou dois dedos - isso degradará significativamente a velocidade e a qualidade do som da melodia.

Na tablatura, o rebentamento é indicado por números que correspondem às cordas, e o jogo sempre começa com a nota de fundo, que corresponde à quarta corda. Por exemplo, o esquema "4-123" é tocado assim: primeiro, dedilhe o som da quarta corda e, em seguida, toque sequencialmente e ritmicamente da primeira à terceira cordas com dedos diferentes. Você também pode encontrar outro tipo de esquema, por exemplo, "4_123", onde um travessão após o número 4 significa que, após pinçar, você precisa manter uma pequena pausa.

Às vezes, você pode encontrar uma tablatura de enumerações com colchetes, por exemplo, "4-3 (21)", "4 (12) (12)" ou "4-3 (12)". Nesse esquema, as cordas que devem ser dedilhadas ao mesmo tempo são destacadas entre colchetes.

Vamos dar uma olhada em como jogar a busca com parênteses, por exemplo, vamos pegar o esquema “4-3 (12)”: primeiro toque a quarta corda, depois a terceira e complete a busca dedilhando a primeira e a segunda cordas ao mesmo tempo.

Recomendações

Tocar as quatro cordas depende muito de sua postura e posição da mão, portanto, você precisa prestar atenção especial a essas nuances. Para um bom resultado na execução do ukulele, você precisa manter as costas retas, posicionar o instrumento corretamente na curva do cotovelo e posicionar as mãos claramente no pescoço e no corpo. Quando você aprende a forma correta, tocar o ukulele se tornará muito mais confortável e produtivo - isso ajudará a motivá-lo a desenvolver ainda mais suas habilidades musicais.

Se precisar das instruções mais detalhadas e sentir uma aguda falta de conhecimento, você pode comprar um tutorial especial de quatro cordas em uma loja de música. Além disso, você pode encontrar um grande número de vídeos instrutivos que mostram claramente como tocar, a posição correta das mãos em diferentes acordes e tablaturas. É difícil encontrar um estudo detalhado do instrumento do zero, mas quanto mais você olha as lições, mais conhecimento você vai acumulando, pois, como você sabe, pode-se coletar um mar inteiro gota a gota.

Outra dica importante: escolha a ferramenta na loja com muito cuidado, ela não deve ficar danificada ou deformada. Se o seu instrumento estragar alguns meses depois de você começar a aprender, ele pode matar completamente a vontade de continuar tocando.

Vamos dar uma olhada em algumas coisas que você deve observar ao comprar um ukulele:

  • verifique as cordas, pergunte ao vendedor de que são feitas - para um iniciante, é melhor escolher cordas de náilon;
  • inspecione os pontos de fixação - não deve haver peças soltas na ferramenta e nenhum espaço entre os elementos colados;
  • preste atenção na qualidade do revestimento - passe a palma da mão sobre a superfície do corpo, ao longo das laterais e ao longo do pescoço, não deve haver lascas ou deformações em parte alguma;
  • peça ao vendedor para afinar as cordas e tocá-las - se houver vibração ou vibração no som, então nem tudo está bem com o instrumento;
  • tente torcer as cavilhas com cuidado - depois da tensão, eles não devem mudar de posição, mas se a cavilha começar a girar, está quebrada.

Na maioria das vezes, os violonistas novatos escolhem uma soprano e, devido ao seu tamanho, esse instrumento também é chamado de infantil.

O Ukulele é compacto e leve, tornando-o fácil de levá-lo em uma viagem ou apenas para passear com os amigos. Para um transporte confortável, você pode comprar uma caixa ou caixa especial, que também protegerá o ukulele de danos acidentais.

Não fique desapontado se você não conseguiu tocar a melodia lindamente da primeira vez - aprender a tocar o ukulele é rápido, mas não instantâneo.

Não procure uma maneira de se tornar um profissional em alguns dias - é impossível, em vez disso, comece a se exercitar regularmente. No início, para acostumar seus dedos à carga, você pode simplesmente prender as cordas por meia hora por dia.

Aqui estão algumas dicas mais importantes para tornar seu aprendizado mais produtivo.

  • Defina um horário de aula para você, por exemplo, uma hora 3 vezes por semana. Não pule os treinos no horário programado e, depois de algumas semanas, você notará um progresso significativo.
  • O primeiro passo para aprender é afiar os acordes. Não tente começar a tocar melodias difíceis imediatamente, você ficará frustrado rapidamente se não obtiver o resultado desejado. Melhor aprender alguns acordes básicos de cor e como alterá-los rapidamente. Isso permitirá que você toque músicas populares simples inicialmente.
  • Na hora de escolher uma melodia para tocar, dê preferência ao seu repertório preferido. Você comprou o instrumento para desfrutar de um belo som, e não para aprender composições complexas e enfadonhas.
  • Trabalhe no ritmo. Você não precisa tentar jogar rápido imediatamente, simplesmente não será capaz de fazê-lo. Comece a tocar devagar, o mais importante é manter o andamento, o metrônomo vai te ajudar nisso. A velocidade pode ser desenvolvida gradualmente, enquanto se pratica o ritmo da melodia.
  • Ouça a inspiração. Se de repente você tiver vontade de pegar um ukulele e tocar algumas melodias ou até mesmo tocar algo inventado - não se contenha, porque a inspiração é o sentimento mais importante na criatividade.

O vídeo a seguir mostrará como aprender a tocar ukulele.

sem comentários

Moda

a beleza

casa