Cuidados com o corpo

Quando você deve escovar os dentes e quantas vezes ao dia?

Quando você deve escovar os dentes e quantas vezes ao dia?
Contente
  1. Quando é melhor limpar: de manhã ou à noite?
  2. Frequência de escovar os dentes
  3. O que mais precisa ser considerado?

Todos sabem que os dentes devem ser escovados duas vezes ao dia - de manhã, logo ao acordar e à noite. E a questão de limpá-los antes ou depois das refeições tornou-se um assunto de intenso debate entre nutricionistas e dentistas. Em anos anteriores, os dentistas insistiam que esse procedimento higiênico deveria ser realizado após o café da manhã, mas recentemente surgiram sérias dúvidas sobre isso - muitos especialistas argumentam que a limpeza da cavidade oral deve ser realizada com o estômago vazio. Ambos apresentaram argumentos de peso em favor de seu ponto de vista.

Quando é melhor limpar: de manhã ou à noite?

Desde a infância, todos sabem que os dentes devem ser escovados de manhã e à noite. E se o horário do procedimento higiênico noturno não causar dúvidas, as disputas pela manhã não diminuem. Escovar os dentes antes ou depois das refeições? Ambas as teorias têm seus prós e contras. Vários fatos falam a favor dos procedimentos de higiene antes do café da manhã. Durante a noite de sono, a saliva é secretada na cavidade oral menos do que durante o dia. Portanto, durante a noite, o nível de acidez na boca aumenta drasticamente e os microorganismos patogênicos se acumulam e se multiplicam ativamente neste ambiente. Se uma pessoa toma o café da manhã com os dentes sujos, todas essas bactérias entrarão no esôfago e, de lá, no estômago e nos intestinos. Normalmente de manhã, as sensações na boca não são das mais agradáveis. Não é de surpreender que todos tenham o desejo de refrescar a boca antes de comer. A maioria das pastas de dente e pós contém sais de flúor - esse elemento protege o esmalte dos dentes da ação da fruta e de alguns outros ácidos presentes nos alimentos.Se você escovar os dentes antes do café da manhã, eles já estarão protegidos dos efeitos destrutivos de fatores externos adversos.

Existem outros argumentos a favor de escovar os dentes após o café da manhã. Depois de comer, as partículas de comida permanecem nos espaços interdentais. Se não forem removidos imediatamente, eles apodrecerão. Isso provoca o desenvolvimento de cáries e também causa mau hálito. Para proteger os dentes de doenças, é aconselhável escová-los após as refeições. Se você tomar o café da manhã imediatamente após escovar os dentes, a comida geralmente parece pouco apetitosa devido ao gosto residual peculiar do agente de limpeza. A ação mecânica dos abrasivos da pasta e da escova prejudica o esmalte dos dentes, portanto, sob a influência de uma xícara de chá, suco ou café, pode alterar sua cor. Se a pasta estiver clareando, então, ao escovar os dentes após comer, você pode restaurar rapidamente a brancura natural.

Os adeptos da escovagem dos dentes após o desjejum afirmam que a microflora da cavidade oral permanece inalterada ao longo do dia. É inofensivo, por isso não há nenhuma necessidade especial de escovar os dentes antes de comer.

Até agora, os médicos não chegaram a um consenso sobre quando fazer os procedimentos de higiene - antes ou depois do café da manhã. Portanto, faz sentido escolher um núcleo racional de ambas as opções propostas e usá-lo na prática. A melhor solução seria realizar a escovagem matinal dos dentes imediatamente após acordar e, após comer, pode simplesmente enxaguar a boca com um elixir especial ou solução salina. Portanto, a limpeza diária dos dentes e da boca deve ser feita duas vezes ao dia. Pela manhã, os dentes são escovados com pastas e pós de efeito clareador.

Atenção especial deve ser dada à limpeza da língua e massageando as gengivas. Depois da última refeição, é melhor usar uma pasta com alto teor de ervas medicinais - elas desinfetam, envolvem, acalmam, fecham úlceras e feridas nos tecidos moles e nas mucosas. Você pode usar fio dental durante o dia. Somente cuidados completos e abrangentes removerão a quantidade máxima de resíduos de alimentos.

Conselho: após os procedimentos de manhã e à noite, é aconselhável suspender o chá ou o café por pelo menos 30 minutos, pois mancham o esmalte de uma cor escura, que não será tão fácil de clarear.

Em qualquer caso, seja qual for a opção que você escolher, o objetivo principal dos procedimentos de higiene é manter a saúde bucal e prevenir patologias dentais. O grau de assimilação dos alimentos depende diretamente do estado dos dentes, portanto, do estado dos órgãos internos. Você precisa escovar os dentes regularmente, 2 vezes ao dia. E fazer antes ou depois do café da manhã é uma questão de preferência pessoal de cada pessoa.

Frequência de escovar os dentes

Os ingredientes ativos da pasta de dente funcionam por várias horas. Para manter a higiene necessária, é aconselhável escovar os dentes em intervalos de 12 horas. No entanto, o cronograma de processamento pode variar dependendo das características fisiológicas e da idade da pessoa.

Para crianças

Desde os primeiros anos de vida, as crianças devem ser ensinadas a cuidar dos dentes e a respeitar as normas de higiene. Isso estabelece a base para a saúde de uma criança. As regras para cuidar dos dentes das crianças são ligeiramente diferentes das dos adultos. Até que as migalhas tenham dentes, não são necessários cuidados especiais com a cavidade oral. Mas assim que os dentes de leite crescerem, você precisa começar a cuidar deles. Primeiro, eles são limpos suavemente com um pano macio ou algodão. Uma ou duas vezes por semana, você deve "limpar" os dentes com uma escova de silicone suave, que você pode comprar em qualquer farmácia. Os bebês geralmente não sabem enxaguar a boca, então pastas especiais com uma composição segura são selecionadas para eles, a criança pode engoli-los sem o risco de consequências desagradáveis ​​para a saúde.

Você pode começar a cuidar dos dentes com um procedimento por dia - é importante que a criança se acostume com a regularidade das medidas de higiene.Conforme ele se acostuma, você pode adicionar gradualmente outra escova. Os adultos devem definitivamente manter esse processo sob controle e explicar ao bebê a técnica correta de limpeza.

Não será supérfluo propor algum tipo de incentivo ou encorajamento para que o tratamento dentário cause apenas as emoções mais positivas no bebê.

Para adultos

Um adulto escova os dentes de manhã e à noite. As medidas de higiene matinal removem toda a placa formada durante a noite. A limpeza noturna dos dentes remove as partículas de comida presas entre os dentes, desinfeta as membranas mucosas e garante hálito fresco. Pessoas que tratam os dentes de maneira irregular ou "em fuga" não prestam atenção suficiente à limpeza da cavidade oral, portanto, muitas vezes enfrentam o aparecimento de placa amarela, sangramento e inflamação das gengivas. A microflora patogênica destrói o esmalte e causa erosão das membranas mucosas. Portanto, manter os dentes limpos é a principal tarefa de toda pessoa que cuida de sua condição física.

Mas você não deve ser muito zeloso. Muitas pessoas acreditam que quanto mais você escovar os dentes, melhor. No entanto, este não é o caso. Se a limpeza for realizada mais de 2 vezes ao dia, afetará negativamente a superfície do esmalte, pois os dentes estão sujeitos a fricção durante os procedimentos de limpeza. Se essa exposição for muito frequente, o esmalte irá gradualmente se desgastar e a membrana mucosa ficará irritada o tempo todo. No futuro, isso levará a doenças da cavidade oral. A única exceção pode ser o momento em que a pessoa comeu um doce ou bebeu uma bebida doce - neste caso, pode-se limpar a cavidade oral com uma escova e uma pasta. Em todas as outras situações, os cuidados higiênicos podem ser realizados com enxágue terapêutico com elixires dentários.

Além disso, durante o dia, você precisará de fio dental, pois ele limpará todos os restos de comida das lacunas entre os dentes.

O que mais precisa ser considerado?

Os dentistas dizem que poucas pessoas tratam seus dentes corretamente. Os motivos são diferentes - falta de tempo, principalmente de manhã, desconhecimento das regras de limpeza ou preguiça banal. Ao realizar procedimentos de higiene, certas regras devem ser seguidas. A duração recomendada para escovar os dentes é de 2 a 4 minutos. O movimento da escova deve ser semelhante a varredura. No estágio final, eles devem se tornar circulares - isso irá polir o esmalte e ao mesmo tempo massagear as gengivas. Nesse caso, é necessário extremo cuidado, caso contrário, os tecidos moles podem ser danificados, especialmente se estiverem sujeitos a sangramento. É necessário limpar as superfícies interna e externa dos dentes. Uma atenção especial deve ser dada ao idioma. Na maioria dos pincéis modernos, o verso fornece uma ranhura, permitindo a remoção da placa viscosa. Além disso, você sempre pode encontrar pás, raspadores e escovas especiais à venda.

Os dentistas recomendam fortemente o uso de fio dental para limpar as lacunas entre os dentes após cada refeição. Isso eliminará as micropartículas de alimentos. Via de regra, o fio dental é feito de náilon, pode ter seção transversal plana ou redonda, pode ser perfumado ou tratado com uma impregnação especial. Deve-se ter cuidado ao usar o fio, caso contrário, as gengivas podem sofrer lesões. A maneira de usar é simples:

  • Os flos devem ser enrolados nos dedos médios ou indicadores;
  • pegue um dente com um fio dental ao longo da superfície posterior;
  • mova-o suavemente de cima para baixo para não tocar nas gengivas.

Após a limpeza, a cavidade oral deve ser tratada com um enxágue especial de uma farmácia ou uma solução salina fracamente concentrada. Isso permitirá uma desinfecção adicional da cavidade oral. Como resultado deste tratamento, o frescor do hálito e a limpeza da cavidade oral permanecem por muito mais tempo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa