Quanto tempo leva para escovar os dentes?
O valor de nossos próprios dentes é difícil de superestimar. Com o tempo, nós os perdemos e adquirimos próteses. O cuidado bucal responsável manterá seus dentes saudáveis e intactos pelo maior tempo possível.
Os dentistas desenvolveram um sistema claro de procedimentos de higiene. Graças a ela sabemos em que direção é preciso escovar os dentes e quanto tempo leva, quais escovas e pastas são consideradas seguras. Nosso artigo é para quem deseja seguir essas regras, bem como para quem valoriza seus dentes.
Por que cuidar da sua cavidade oral?
Para apreciar a importância da higiene preventiva, você precisa entender o que acontece em sua boca se você não cuidar dela. Depois de comer, micropartículas de alimento permanecem em nossos dentes, que, junto com o ar e a umidade, fazem de nossa boca uma "incubadora" ideal para a multiplicação de bactérias. O meio nutritivo para microrganismos indesejados é a placa de carboidratos, ou seja, depósitos moles na superfície dos dentes, provocados por alimentos não limpos.
As bactérias secretam ácidos (produtos de sua atividade vital), e o ambiente ácido amolece o esmalte e causa cáries. Ele, por sua vez, penetra profundamente no dente e, com o tempo, ocorre pulpite - inflamação dos tecidos internos. É nos tecidos escondidos sob o esmalte que os vasos e células que alimentam o dente estão localizados. Existe também um nervo que reage dolorosamente a tudo o que acontece.
A cárie dentária e a pulpite não são os únicos problemas decorrentes de uma atitude descuidada em relação à higiene bucal. Focos de infecção podem causar estomatite, gengivite, halitose, acompanhada por um odor desagradável.As bactérias da cavidade oral descem para os órgãos digestivos, através dos vasos das paredes intestinais, entram na corrente sanguínea e podem causar muitos problemas em vários órgãos do corpo humano. Tudo o que é exigido de nós é escovar os dentes adequadamente.
Quantos minutos as crianças precisam para limpar?
Ao contrário dos adultos, os bebês crescem e os cuidados bucais dos bebês são diferentes dos procedimentos desenvolvidos para crianças crescidas com dentes. Os bebês, assim como os adultos, precisam de higiene preventiva. Sua ausência pode causar estomatite. Após cada lanche, a língua e as gengivas do bebê são limpas com um cotonete de água morna ou lenços umedecidos. Eles são enrolados no dedo e removem suavemente os restos de comida da boca. É difícil dizer quanto tempo vai durar o procedimento, tudo depende do comportamento do bebê - se ele decidiu ser caprichoso, o processo de higiene pode ser atrasado.
Às vezes, os guardanapos parecem com a ponta de um dedo e são ainda mais fáceis de usar. Os produtos, dotados de propriedades bactericidas, contêm xilitol, que tem um sabor adocicado, agradável ao bebê. Cada guardanapo é embalado individualmente. No período de 6 a 12 meses, quando começam a aparecer os dentes de leite, a higiene realizada com o auxílio de guardanapos dentais não para. Isso continua até que o número de dentes crescidos exija uma escova de dentes em miniatura. A necessidade para isso surge no período de um a 2 anos.
Não subestime os efeitos do mau cuidado com os dentes do bebê. Se as manifestações dolorosas causarem sua remoção mais cedo do que o tempo natural, os vazios resultantes podem afetar a formação da mordida e levar à deformação da dentição no futuro.
Os primeiros dentes devem ser escovados com cuidado, sem danificar as delicadas gengivas. Uma criança calma leva não mais do que um minuto para limpar de 5 a 10 dentes. A migalha pode engolir um pouco de pasta perfumada - não é assustador, pois a menor é produzida da forma mais inofensiva possível. O principal é que a criança não sinta o gosto e não conserte um hábito indesejado.
A partir dos dois anos de idade, os pais podem oferecer à criança que escove os dentes sozinha. O procedimento pode ser realizado uma vez ao dia por um minuto. Uma criança em crescimento deve escovar os dentes duas vezes ao dia com um aumento no tempo do procedimento de até 2 minutos. Os pais precisam tentar não afastar o bebê de uma atividade útil. Ao escovar os dentes, é melhor deixá-lo interessado em algo, como organizar um desenho animado, usar um sino para controlar o tempo ou mostrar-lhe como funciona a ampulheta.
Os adultos devem, sem extinguir a iniciativa da criança de escovar os dentes por conta própria, ainda ajudá-la nessa questão até os 7 anos de idade. O bebê não consegue remover com eficácia os restos de comida da cavidade oral, o que, subsequentemente, leva à formação de cáries.
Para a segurança dos procedimentos de higiene, as categorias de idade das escovas são selecionadas:
- para os menores, são produzidos dispositivos de silicone macio;
- já são oferecidas às crianças de 2 anos escovas com cabeça eriçada, cujo tamanho não ultrapassa 1,5 cm, e o comprimento total do produto não ultrapassa 10 cm;
- dos 3 aos 5 anos, as crianças podem usar uma escova com comprimento de cabo de 13-15 cm e comprimento de cabeça de 2 cm.
É claro que os parâmetros dos dispositivos de higiene aumentam na proporção da idade da criança.
Para crianças, não compre pastas contendo flúor:
- não é o elemento mais seguro para digestão;
- o flúor começa a agir após 3 minutos de escovagem dos dentes, e os bebês podem suportar o procedimento por no máximo 2 minutos.
Após completar a higiene, a escova é bem lavada. Periodicamente, é derramado com água fervente, e após 2-3 meses eles adquirem um novo. Mesmo que os pais façam os procedimentos de higiene de seus filhos corretamente, você não deve recusar um exame preventivo feito por um dentista 2 vezes por ano. A vigilância protegerá contra deficiências acidentais e garantirá dentes saudáveis para a criança.
É hora de escovar os dentes para um adulto
Aqueles que escovam os dentes por não mais que 30-50 segundos e pensam que isso é o suficiente, estão enganados. Em meados do século passado, os dentistas recomendavam escovar pelo menos 200 movimentos. Hoje os especialistas falam sobre o intervalo de tempo de 2 a 5 minutos. É nesse intervalo que você precisa se concentrar na higiene bucal. Acredita-se que a limpeza de cada dente deva levar 8 segundos e, se houver 32, serão necessários movimentos ativos de escovação por pelo menos 4 minutos. A partir dessa lógica, conclui-se que quanto menos dentes na boca, mais curtos serão os procedimentos de higiene. Além disso, a duração dos cuidados preventivos é influenciada pelo estado geral da cavidade oral e pela presença de aparelhos ortodônticos na mesma.
Deve ser lembrado que 2 tipos de placa são depositados nos dentes - macia e dura. O primeiro pode ser removido em alguns segundos e o segundo terá que ser remendado. Se você mostrar descuido, a placa dura se transforma com o tempo em tártaro, que aprisiona as bactérias e costuma causar inflamação focal. Você pode se livrar das pedras no consultório do dentista, mas é mais sensato não iniciar a situação.
O atendimento odontológico completo deve ser realizado 2 vezes ao dia.
- De manhã, meia hora antes das refeições, para eliminar os microrganismos que se acumularam na cavidade oral durante a noite. Sua presença pode ser compreendida pelo cheiro.
- À noite, antes de dormir, para minimizar o crescimento bacteriano durante o repouso.
Não é necessário escovar os dentes após cada refeição, basta enxaguar a boca com água, infusões de ervas ou bálsamos especiais de farmácia (enxaguatórios).
Os dentistas desenvolveram não apenas diretrizes para escovar os dentes, mas também diretrizes claras sobre como escová-los.
- Antes de usar, a escova é bem enxaguada com água corrente.
- Uma tira de pasta é espremida em todo o comprimento das cerdas.
- O procedimento começa com a fileira externa inferior de dentes, segurando a escova em um ângulo de 45 graus.
- Com movimentos de varredura vertical, eles se movem dos molares para os incisivos, fazendo até cinco golpes para cada par de dentes. As ações são executadas primeiro de um lado da boca, movendo-se em direção ao centro, depois do outro lado.
- O mesmo procedimento é realizado no interior dos dentes.
- Eles fazem movimentos circulares na superfície dos molares, limpando-os bem.
- Os procedimentos com a fileira de dentes superiores são realizados da mesma forma.
- Em seguida, massageie suavemente as gengivas com uma escova em movimentos circulares.
- Com a ajuda do fio dental, os espaços interdentais são limpos. Um novo pedaço de linha é usado para cada dente.
Um procedimento importante é a limpeza da língua, placa também se forma e bactérias se acumulam. Você pode cuidar desse órgão usando um dispositivo de escova de dente, um gel especial e um raspador, um acessório para uma escova elétrica ou um irrigador. Após concluir todos os procedimentos, enxágue a boca com água ou enxágue.
Por que é impossível realizar o procedimento por muito tempo?
Já descobrimos que os cuidados bucais rápidos não são bons para os dentes. Faça exercícios com uma escova de dentes por pelo menos 2 minutos. Uma hora inteira de todos os tipos de procedimentos na cavidade oral também não é um bom presságio. Demorará 3-4 minutos para que a superfície dos dentes esteja completamente limpa. Cinco minutos é considerado o máximo permitido. Um cronômetro ajudará a controlar a duração dos procedimentos.
O esmalte dentário, é claro, é forte, mas devido ao excesso de zelo, ele se desgasta gradualmente, o que leva a uma sensibilidade dolorosa. As pastas, especialmente as clareadoras, possuem um elemento de toxicidade. Escovas com cerdas duras podem ferir as gengivas. Todos esses fatores não favorecem o cuidado de longo prazo.
Existem outras proibições que ajudam a manter a saúde e a beleza da cavidade oral.
- Não escove os dentes imediatamente após comer, especialmente se contiver ácidos. Em um ambiente ácido, o esmalte amolece e se torna facilmente vulnerável, sujeito à abrasão. Ela deve ter tempo para se recuperar, o que significa que a escovação dos dentes terá que ser adiada por 30-60 minutos.
- O hábito de tomar café ou chá após os procedimentos matinais altera gradativamente a pigmentação do esmalte, tornando-o amarelado ou acinzentado. Você tem que esperar 40 minutos e depois começar o café da manhã.
- Ao usar uma pasta de flúor, não enxágue imediatamente após escovar os dentes. É necessário dar ao elemento tempo para "funcionar" - e somente após 20 minutos a pasta restante pode ser removida.
Para evitar que a sua escova de dentes contraia bactérias, é melhor guardá-la aberta e na vertical, num local seco e limpo. Quatro vezes ao ano, você precisa desfazer-se de sua escova favorita sem se arrepender, substituindo-a por um novo produto.