Clareamento dentário com água oxigenada
Um sorriso branco como a neve é parte integrante da imagem de uma pessoa moderna bem-vestida e afeta sua imagem e autoconfiança. Porém, além do componente estético, a tonalidade dos dentes é considerada um indicador de saúde. Existem muitas maneiras de branquear o esmalte em casa. O uso de peróxido de hidrogênio é reconhecido como um dos mais populares.
Características do método
O esmalte dos dentes de qualquer pessoa torna-se áspero com o tempo. São invisíveis a olho nu, mas devido ao fumo, ao consumo de alimentos e bebidas que contenham corantes, ou ao uso de certos grupos de medicamentos, forma-se uma película pigmentada na superfície. Ele adere firmemente ao revestimento de esmalte áspero, é difícil de remover mesmo com os pós e pastas mais caros, e o uso de uma escova elétrica não ajuda. Portanto, para que os dentes voltem à cor branca natural, é necessário recorrer ao clareamento de vez em quando.
É melhor confiar este trabalho a especialistas - eles usam métodos suaves que não danificam os dentes. Mas, na falta dessa oportunidade, você pode tentar clarear o esmalte em casa.
Um dos remédios caseiros mais simples e eficazes para o clareamento do esmalte é o peróxido de hidrogênio. É um alvejante eficaz que pode remover rapidamente manchas de envelhecimento, depósitos amarelos sujos e escurecimento. O princípio de funcionamento é simples: penetrando na estrutura do esmalte, a composição entra em contato com a dentina.Durante a reação, o oxigênio é liberado, devido a isso, todas as substâncias orgânicas complexas se decompõem em componentes mais simples, que são facilmente removidos por enxágue ou escovação comum com uma escova de dente. Assim, devido à influência do oxigênio, a placa escura é removida dos dentes.
Este método tem vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:
- disponibilidade - você pode comprar peróxido de hidrogênio em qualquer farmácia;
- baixo custo do medicamento;
- alta eficiência.
Também existem desvantagens:
- alto risco de lesão do esmalte;
- a presença de uma lista impressionante de contra-indicações.
Indicações e contra-indicações
O clareamento do esmalte dentário com peróxido de hidrogênio é utilizado nas seguintes situações:
- amarelecimento ou escurecimento do esmalte devido ao uso abusivo de chá, café, ao fumar;
- uso regular de produtos de cuidado contendo sais de flúor: dentifrícios, bochechos ou géis profiláticos com alta concentração desse microelemento (só podem ser usados em cursos);
- uso prolongado de drogas da série da tetraciclina;
- uma mudança na tonalidade do esmalte no decorrer dos processos naturais de envelhecimento do corpo.
O peróxido de hidrogênio é um agente oxidante agressivo, portanto, o branqueamento dessa forma tem suas próprias contra-indicações:
- sangramento nas gengivas;
- cárie avançada ou aguda que requer tratamento; aumento da sensibilidade do esmalte dentário;
- usar placas ou suspensórios;
- usar dentaduras;
- patologia do trato gastrointestinal;
- gravidez e lactação;
- idade das crianças - até 12 anos;
- pulpite;
- a presença de uma úlcera nas membranas mucosas da cavidade oral.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com peróxido de hidrogênio, apenas uma solução de 3% é usada. Formulações mais concentradas inevitavelmente causam danos ao esmalte dentário. Antes de usar o peróxido, um teste de sensibilidade ao medicamento deve ser realizado. Para fazer isso, um pouco de peróxido de hidrogênio é aplicado na parte de trás do cotovelo. Se a área tratada ficar vermelha, ocorrer inchaço ou erupção na pele, é melhor recusar o uso de um agente de clareamento dental.
O peróxido de hidrogênio pertence ao grupo dos agentes oxidantes mais fortes. Ele pode não apenas clarear o esmalte, mas também levar a um aumento na sensibilidade dos dentes. Portanto, aquelas pessoas que, ao ingerirem alimentos frios ou quentes, sentem desconforto e desconforto, não devem recorrer a tal medicamento. Não é recomendado limpar o esmalte com peróxido em caso de cárie não cicatrizada, doença periodontal, bem como durante a erupção dos dentes do siso.
Após o tratamento com as formulações à base do medicamento, a cavidade oral é sempre lavada com água em temperatura ambiente, a fim de remover todos os resíduos de uma substância agressiva.
Como preparar?
O procedimento de clareamento dos dentes em si é traumático para o esmalte. Portanto, antes de usá-lo, é necessário tomar medidas preparatórias, elas irão minimizar o risco de consequências indesejáveis. E antes de tudo, você deve visitar um dentista. Durante um exame médico, o médico poderá determinar qual é o estado da cavidade oral, dos dentes e do próprio esmalte.
O tratamento com peróxido é recomendado apenas para pessoas cujo esmalte é forte e espesso. O dentista verifica os dentes, identifica todas as áreas de amarelecimento e determina a causa do seu aparecimento. Lembre-se de que o peróxido de hidrogênio só pode remover o amarelo que fica na parte externa do dente. Se o escurecimento vier de dentro, o tratamento não terá efeito clareador.
Opções de uso doméstico
Existem algumas técnicas diferentes que permitem clarear adequadamente o esmalte dos dentes com peróxido. Com a ajuda deles, você pode facilmente e facilmente clarear os dentes em um ambiente doméstico, cada um deles se diferencia pela sua eficácia e efeito suave nos tecidos duros e moles da cavidade oral.
Com água
A técnica mais segura de clareamento dos dentes é peróxido com água. O processo de tratamento da cavidade oral inclui três etapas.
- Limpeza da superfície dos dentes com pasta de flúor - seus componentes protegem o esmalte de influências externas adversas e, assim, evitam sua lesão e deterioração.
- Então você precisa fazer uma solução de enxágue. Para fazer isso, o peróxido é misturado com água fervida ou filtrada em proporções iguais. O tempo de processamento não deve exceder 1 minuto.
- No final do tratamento dos dentes, enxágue a boca com água pura, isso irá lavar todo o peróxido remanescente.
Importante: dentro de 30-40 minutos após as manipulações, é indesejável consumir alimentos e bebidas - isso leva ao escurecimento do esmalte do dente. Será muito difícil se livrar dessa placa.
Com pasta de dente
Você pode limpar os dentes em casa com um creme dental comum. Para fazer isso, os dois componentes são combinados em um pequeno copo - eles são misturados em volumes iguais. A mistura resultante é usada para limpar os dentes todas as manhãs. Este tratamento permite um duplo efeito: os dentes são branqueados e, além disso, a cavidade oral é desinfetada e o hálito é refrescado.
Com pó de dente
Se você tem pó para os dentes, pode usá-lo para fortalecer o esmalte dos dentes. Para fazer isso, o pincel é mergulhado em pó e algumas gotas de peróxido são aplicadas por cima. Os dentes são limpos com este composto da maneira usual e a boca bem enxaguada com água. O peróxido de hidrogênio em conjunto com abrasivos em pó ásperos e afiados fornece um efeito de clareamento duplo. No entanto, os dentes não podem ser tratados com este método mais do que uma vez por semana.
Com sal
O sal tem um bom efeito de clareamento. Para formular adequadamente a composição de clareamento, você precisa de uma mistura de uma parte de peróxido e duas partes de água, você também precisa adicionar uma pitada de sal e refrigerante. A composição resultante é cuidadosamente agitada e enxaguada com ela durante 40-60 segundos.
Também existe uma receita para clarear os dentes usando apenas bicarbonato de sódio. Quando combinado com peróxido de hidrogênio, você obterá resultados perceptíveis e benefícios tangíveis. Para isso, é preparada uma mistura pastosa de peróxido e refrigerante e, a seguir, espalhada sobre a superfície dos dentes com um chumaço de algodão, cotonete ou até mesmo com os dedos. A composição é deixada por dois a três minutos, após os quais a cavidade oral é enxaguada com água em temperatura ambiente. Em seguida, é aconselhável escovar os dentes com pasta fluoretada.
Observe que, ao usar refrigerante e peróxido, você deve aderir aos padrões de segurança:
- não use pincel para aplicar a composição nos dentes, principalmente com cerdas duras, você só pode limpar os dentes com um cotonete ou guardanapo macio;
- minimizar a interação da composição de trabalho com a mucosa oral e gengivas;
- evitar o contato da mistura com o esmalte dentário por mais de 2-3 minutos.
Solução limpa
Um dos métodos mais simples de clareamento doméstico é enxaguar a boca com água oxigenada puro. É recomendado para ser usado por pessoas que têm restrições de tempo para quaisquer manipulações higiênicas. Essas manipulações não levam mais do que 10-15 segundos - isso é bastante conveniente quando você está com pressa para trabalhar e não pode perder tempo redigindo formulações ativas. Não guarde este produto na boca por mais de 8 a 10 segundos, caso em que o esmalte pode ser danificado.
Durante o tratamento, às vezes há uma sensação de leve ardor e formigamento - isso é completamente normal e não precisa se preocupar. Após o enxágue, um pedaço de algodão deve ser umedecido com a solução e esfregado suavemente sobre as áreas problemáticas dos dentes. Em seguida, a boca é enxaguada com água. Como em todos os outros casos, após as manipulações, deve-se abster-se de ingerir alimentos e bebidas por pelo menos meia hora.
O método é recomendado para uso não mais do que uma ou duas vezes a cada 7 a 10 dias. Este procedimento tem um bom efeito e funciona muito rapidamente. O clareamento de meio tom pode ser notado após dois ou três tratamentos.
Com limão
Uma mistura de peróxido com limão dá um bom efeito para clarear a cor dos dentes. Para preparar uma composição clareadora, você precisa fazer uma pasta de refrigerante, peróxido de hidrogênio e algumas gotas de suco de limão. Esta composição é aplicada a uma escova de cerdas macias e bem espalhada em ambos os lados dos dentes.
Há algum efeito colateral?
Ao usar o peróxido de hidrogênio, o efeito do clareamento dos dentes começa bem rápido - depois de duas a três semanas, pode-se notar um clareamento do esmalte em um ou dois tons. Para para evitar o escurecimento repetido do esmalte dentário, é aconselhável realizar o tratamento 2 a 3 vezes por ano. No entanto, deve-se ter em mente as possíveis consequências perigosas. Portanto, ao usar peróxido de hidrogênio, você deve ter muito cuidado, caso contrário, pode causar danos significativos à saúde bucal. Um procedimento executado incorretamente afeta negativamente a condição da cavidade oral. Estudos têm demonstrado que a concentração excessiva de peróxido de hidrogênio é prejudicial, pois danifica três camadas ao mesmo tempo - esmalte, dentina e também os tecidos conjuntivos internos, graças aos quais o dente fica firmemente aderido à gengiva.
É por isso se a técnica não for seguida, fenômenos como sangramento das gengivas e afinamento do esmalte devido a queimaduras químicas ocorrem com frequência. Estudos recentes mostraram que o peróxido danifica três camadas do dente de uma só vez - esmalte, dentina e a camada interna do tecido conjuntivo, o que permite que o dente assente firmemente na gengiva.
Se houver uma obturação no dente e ela não se encaixar bem, os componentes de peróxido penetrarão na cavidade dentária. Isso causará sua destruição acelerada. Por isso, antes de recorrer ao clareamento dental em casa, você deve consultar um dentista.