Higiene bucal

Como branquear os dentes com bicarbonato de sódio?

Como branquear os dentes com bicarbonato de sódio?
Contente
  1. Recursos de clareamento
  2. Preparação
  3. Formas básicas
  4. Possíveis limitações
  5. Recomendações

A higiene bucal regular e de alta qualidade é a garantia de um belo sorriso branco como a neve. Infelizmente, sob a influência de alguns fatores, os dentes começam a mudar de cor com o tempo. São clareados em consultório odontológico, o que nem sempre é cômodo e caro. Você também pode clarear os dentes usando bicarbonato de sódio comum. As características do procedimento, os métodos mais populares de clareamento, serão discutidos neste artigo.

Recursos de clareamento

Uma pessoa saudável, que monitora sua higiene oral duas vezes ao dia, geralmente ao longo de sua vida não enfrenta problemas na forma de cáries, doença inflamatória gengival, etc. Mudanças no regime, vícios alimentares e outros motivos levam a uma mudança no cor do esmalte. Diante desses problemas, é recomendável ir ao dentista e fazer ali o tratamento e os demais clareamentos dentais.

Mudanças na cor do esmalte costumam indicar o aparecimento de placa, que nem sempre é removida com cuidado durante a escovação com escova de dentes. Pequenas partículas de comida e sal começam a se depositar entre os dentes na forma de placa. Aos primeiros sinais de alteração da cor do esmalte e do aparecimento de placa, é necessário verificar se a limpeza é realizada de forma correta e eficiente com o auxílio de pasta de dente.

As principais razões para a descoloração do esmalte dentário incluem:

  • ignorar as regras de higiene bucal;
  • abuso de chá preto e café;
  • fumar;
  • a presença na dieta de uma grande quantidade de alimentos moles que não podem eliminar naturalmente os resíduos alimentares;
  • tomar certos medicamentos, como antibióticos.

Além disso, o escurecimento do esmalte pode ocorrer com mudanças no corpo, com lesões nos dentes, bem como devido ao envelhecimento natural. Nem sempre é possível lidar com o problema apenas com a ajuda de uma limpeza higiênica. Você pode tentar métodos de clareamento mais radicais usando bicarbonato de sódio comum.

A escolha do bicarbonato de sódio ou do bicarbonato de sódio não é acidental. É um produto seguro que, quando usado corretamente, pode remover a placa bacteriana e tornar o esmalte mais branco. Embora o pó seja mais comumente usado na culinária, ele proporcionará muitos benefícios também em outras indústrias.

  • Fazer gargarejos com uma solução de refrigerante ajudará a aliviar a inflamação e a se livrar do sapinho... É um remédio seguro que pode ajudar a aliviar os sintomas de aftas e estomatite, mesmo em bebês.
  • Um enxágue semelhante ajudará nos problemas dentários em adultos. Um procedimento semelhante ajudará a lidar com o amarelecimento e a eliminar a placa bacteriana.
  • Essas manipulações ajudarão a lidar com o fungo na boca, irá promover a cura mais rápida de fissuras e úlceras após a estomatite.

Muitos dentistas recomendam enxaguar a boca com refrigerante ou uma solução mista de refrigerante e sal após a extração do dente, pulpite e periodontite. O refrigerante tem um bom efeito de clareamento. A presença de partículas abrasivas na composição permite limpar qualitativamente a superfície do dente da placa. Após esse procedimento, o esmalte pode ser clareado em meio tom ou mais. Estudos conduzidos por cientistas americanos confirmaram que pastas com bicarbonato de sódio na base são muito melhores para limpar e clarear o esmalte.

As principais vantagens do método são:

  • a capacidade de obter um efeito rápido;
  • o uso de refrigerante permite limpar a casa;
  • a ferramenta é acessível e barata.

Escovar os dentes com esse método ajuda a clarear o esmalte rapidamente. Mas esse método tem algumas desvantagens:

  • o procedimento garante apenas um efeito temporário;
  • com o uso frequente do produto, torna-se possível o afinamento do esmalte dentário, o que leva a um aumento da sensibilidade às mudanças de temperatura;
  • há probabilidade de erupção cutânea ou outras manifestações alérgicas ao redor da boca ou no interior da membrana mucosa.

Se você seguir certas regras, esse método não prejudicará o esmalte e deixará o sorriso branco como a neve.

Preparação

Para obter um resultado positivo e não prejudicar o esmalte, recomenda-se fortalecer o esmalte dentário antes do procedimento de clareamento. Para isso, aproximadamente 20-30 dias antes da manipulação, é necessário iniciar a introdução de alimentos ricos em cálcio e flúor na dieta diária, a saber:

  • um peixe;
  • laticínios e laticínios;
  • maçãs;
  • verdes;
  • batata;
  • pepinos;
  • amêndoas e castanhas de caju.

Além disso, os dentistas recomendam a escolha de dentifrícios com flúor. Além disso, não se esqueça das vitaminas, que não só fortalecem o esmalte, mas também curam o corpo como um todo.

Formas básicas

Existem muitas maneiras de usar o bicarbonato de sódio para clarear os dentes em casa. São receitas muito simples que não requerem habilidades especiais e a utilização de uma grande quantidade de ingredientes. A receita mais simples assume limpeza do espaço interdental com escova de dentes com adição de uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio. Os dentistas recomendam escovar a distância entre os dentes e não esfregar fortemente com cerdas em todo o dente. Após o procedimento, é necessário enxaguar os restos mortais com água ou uma decocção de ervas. Muitas pessoas preferem clarear com carvão ativado, mas após esse procedimento, resíduos de carbono podem permanecer nos dentes, o que pode ser difícil de enxaguar. É por isso que as receitas com refrigerantes são mais populares.

Então, por exemplo, Bons resultados podem ser obtidos usando um pó solto com sal ou misturando esses ingredientes com pasta de dente. Aplicar a massa nos dentes permitirá que você os limpe o máximo possível e branqueie um pouco. É necessário realizar esses procedimentos de maneira correta, visto que as substâncias podem riscar o esmalte. Todas as manipulações com componentes não devem ser realizadas com frequência. Basta escovar os dentes com tal remédio uma vez a cada 10-15 dias ou antes de um evento importante para obter o resultado desejado. Existem outras opções de uso de bicarbonato de sódio, que utilizam peróxido de hidrogênio, iodo, sal, frutas picadas.

Com peróxido de hidrogênio

Branqueia bem os dentes um produto que usa os produtos mais simples e acessíveis na forma de refrigerante misturado com peróxido de hidrogênio... Para preparar a mistura, deve-se misturar uma pequena quantidade desses componentes. O resultado deve ser uma massa espessa. Deve ser espalhado por toda a superfície dos dentes e deixado assim por 3-4 minutos. Após a manipulação, certifique-se de enxaguar a boca. O resultado da realização de tal procedimento é geralmente visível desde a primeira aplicação. Recomenda-se usar este método não mais do que uma vez a cada 14 dias.

Em situações negligenciadas, ajudará a lidar com a tarefa aplicar uma mistura de três componentes na forma de refrigerante (3 g), suco de limão (2,5 ml) e peróxido de hidrogênio (4-5 gotas). Nesse caso, é melhor aplicar a mistura não com pincel, mas com um pedaço de gaze dobrada ou esponja de algodão. Após a aplicação, segure a massa sobre os dentes por 3 minutos e depois enxágue abundantemente. Considerando que após tais manipulações os dentes ficam mais sensíveis, o uso de bebidas ou refeições muito quentes e frias neste dia deve ser limitado.

Com suco de limão

Existem muitos adeptos do clareamento dos dentes com bicarbonato de sódio e suco de limão. No primeiro caso, você precisa colocar 2-3 gotas de suco de limão diretamente na escova de dentes e adicionar uma pitada de sal. Depois disso, você precisa começar imediatamente a escovar os dentes e, em seguida, enxaguar bem a boca e muito bem com água morna. Embora este método seja eficaz, devido à ação agressiva dos componentes, pode levar ao adelgaçamento da camada de esmalte. É por isso que não é recomendado usá-lo com frequência. De acordo com os especialistas, não vale a pena realizar tal procedimento mais frequentemente do que uma vez a cada 2 semanas.

A segunda opção, usar suco de limão, também é bastante eficaz. Para fazer isso, você precisa esfregar os dentes com um pouco de suco de limão e, em seguida, usar o refrigerante da mesma forma. Após realizar as manipulações, enxágue a boca com água limpa ou decocção de ervas.

Com morango

A massa clareadora também pode ser preparada com a adição de morangos. Para isso, pegue um morango maduro (2 unid.) E pique ou simplesmente amasse com um garfo. Em seguida, adicione uma pitada de bicarbonato de sódio à massa de morango e aplique no pincel. Nesse caso, é melhor usar uma escova macia para não agredir as gengivas. A massa acabada deve ser distribuída por toda a superfície dos dentes, esfregando levemente. Após 3-4 minutos, enxágue a boca com água.

Após esse procedimento, recomenda-se limpar adicionalmente os dentes com uma pasta de flúor.

Com vinagre

Para esta receita, você precisa preparar pó de bicarbonato de sódio e vinagre (cidra de maçã). Esses dois componentes devem ser misturados um pouco para obter uma pasta de aparência espessa. A massa finalizada é aplicada nos dentes apenas com os dedos e mantida por 10 minutos. O sabor dessa pasta não é dos mais agradáveis, mas o resultado após o procedimento deve surpreender e deliciar. Após 10 minutos, enxágue bem a boca com água morna em abundância. Depois disso, você pode completar o ritual escovando os dentes com pasta de dente comum.

Com pasta de dente

A pasta de dente em si é uma ferramenta bastante eficaz que pode fazer um sorriso branco como a neve e, em combinação com refrigerante e sal, essa ferramenta aumentará sua eficácia. Basta colocar um pouco de pasta de dente na escova de dente e depois mergulhá-la em um ou nos dois componentes restantes.Ao realizar tais manipulações, é melhor usar uma escova de cerdas macias. Usando esses ingredientes, você pode realizar o procedimento de uma forma mais complexa. Para isso, além dos componentes acima, será necessário levar um pedaço de papel alumínio.

  • É necessário fazer moldes de folha correspondentes ao tamanho das mandíbulas.
  • Prepare uma massa de pasta de dente, refrigerante e sal na proporção de 2: 1: 1.
  • Misture a massa resultante e coloque em formas de alumínio e, em seguida, coloque sobre os dentes.
  • Mantenha a pasta na boca por 15 minutos.
  • Depois disso, o papel alumínio é removido e a boca é enxaguada e, em seguida, os dentes são escovados.

Em caso de desconforto ou sensação de queimação, lave a pasta e enxágue abundantemente na boca com água morna ou decocção de camomila.

Possíveis limitações

A desvantagem do clareamento do esmalte com bicarbonato de sódio é o efeito de curto prazo após o procedimento. Após alguns dias, sob a influência de fatores negativos como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas cafeinadas ou uma limpeza intempestiva ou de má qualidade, o esmalte pode mudar de cor e escurecer.

Ao escovar os dentes com pó de bicarbonato de sódio, pode ocorrer afinamento do esmalte, e o pó também afeta negativamente a gengiva, ferindo-a e causando sangramento. Freqüentemente, após o uso do produto, podem ocorrer coceira, vermelhidão e até erupções na boca. Antes de realizar o procedimento, certifique-se de que não haja contra-indicações. Existem algumas limitações para o processo de branqueamento descrito acima.

  • Cor escura do esmalte de nascença, ou seja, da natureza.
  • Problemas dentários na forma de cáries, fluorose, presença de obturações. A presença de obturações ou outros problemas pode levar ao fato de que durante o clareamento, eles podem se desintegrar e cair.
  • Esmalte fino.
  • Sensibilidade do esmalte dentário.

Bons resultados podem ser obtidos com bicarbonato de sódio e pó de iodo. Uma mistura é usada para remover pedras. Para preparar a pasta em pó, você precisa colocar algumas gotas de iodo e aplicar a massa nos espaços interdentais. Isso é mais fácil de fazer com um cotonete, fósforo ou palito. Recomenda-se manter a composição na boca por no máximo 5 minutos e, em seguida, retirar. Esse método tem contra-indicações para pessoas que sofrem de doenças endócrinas. Ao escolher um método de clareamento com morango ou limão, você deve se certificar de que não haja reação alérgica ao produto.

Recomendações

Muitas pessoas que decidem começar a clarear os dentes em casa usando bicarbonato de sódio se deparam com a questão de como realizar o procedimento corretamente e não prejudicar os dentes ou gengivas. Segundo os dentistas, essas manipulações exigem o cumprimento de certas regras.

  • Recomenda-se realizar o clareamento 2-3 vezes por mês. Fazer o procedimento todos os dias é categoricamente contra-indicado.
  • Na hora de aplicar o produto, é melhor usar Escova macia ou esfregue a massa com apenas um dedo ou um pedaço de gaze, uma esponja de algodão.
  • No dia do procedimento, é recomendado evite comer alimentos ou bebidas muito quentes ou frios. Se, após alguns dias, a sensibilidade às mudanças de temperatura não diminuir, você deve parar de usar os componentes como alvejante.
  • Para manter o esmalte, recomenda-se adquirir pastas fluoradascontendo alto teor de minerais, além de utilizar lavagens com flúor.
  • Se houver sangramento nas gengivas, esse procedimento deve ser abandonado.

É aconselhável começar a comer alimentos ricos em flúor e cálcio antes de clarear os dentes. Isso inclui laticínios, cereais, nozes, maçãs. Além disso, a dieta deve incluir suplementos ou vitaminas destinados aos ossos e dentes. Prosseguindo diretamente para o clareamento, é necessário descobrir qual o motivo do escurecimento. É aconselhável eliminar esses motivos e, em seguida, proceder a tais manipulações.

A duração do efeito do procedimento dependerá de quão bem a causa da descoloração dos dentes foi eliminada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa