Como branquear os dentes em casa?
Sempre foi considerado uma boa forma ter belos dentes brancos. Mas na realidade moderna não é tão fácil manter um sorriso branco como a neve: tabaco, chá forte, café, fast food - e se tudo isso for para viagem, não há como prestar atenção na hora de escovar os dentes.
Tudo isso leva ao escurecimento do esmalte. Não dá tempo de ir ao clareador, mas o que fazer nesse caso? Há uma saída: meios especiais de clareamento dos dentes, assim como receitas populares, podem ajudar. Este artigo mostrará como você pode clarear os dentes em casa.
Sutilezas de clareamento
Antes de clarear os dentes em casa, você precisa decidir o objetivo final: gostaria apenas de clarear o esmalte amarelo ou deixar os dentes brancos? A tarefa depende de como obter rapidamente o resultado em casa.
Você pode limpar o esmalte sem problemas com remédios populares, mas para tornar os dentes realmente brancos, você precisará de formulações especializadas, geralmente com produtos químicos.
Este último, é claro, lhe dará um sorriso branco como a neve, mas, penetrando profundamente na camada de esmalte, podem destruí-la.
Ao tomar uma decisão, você precisa saber - a escolha é de todos. Mas o esclarecimento de costume não é tão perigoso, como regra, é a remoção do tártaro e da placa amarela. Mas nem sempre é possível atingir um efeito 100% cosmético devido a este procedimento, especialmente se você é um fumante experiente, amante de café ou amante de vinho tinto.
O fato é que o esmalte é naturalmente amarelado, por isso não vai brilhar com a brancura simplesmente limpo da placa. A mesma história acontece com os dentes dos idosos.As mudanças relacionadas à idade também afetam a camada de esmalte: com o tempo, o esmalte fica mais fino, a dentina sai para a superfície e os dentes ficam mais escuros.
Antes de usar qualquer produto de branqueamento, você precisa se certificar de que não haverá nenhum dano com este procedimento. Nas clínicas dentárias, isso será determinado por especialistas e, em casa, todos devem examinar os dentes e saber como agir - usando um método suave ou agressivo.
Apenas dentes saudáveis são tratados com este último.
O uso de cáusticos é contra-indicado em caso de "frouxidão" dos tecidos gengivais, adelgaçamento do esmalte, estomatite e outras doenças da cavidade oral.
Bem, e você precisa verificar se o agente selecionado irá causar alergias.
Remédios populares
As pessoas não param de inventar várias receitas e métodos em casa, inclusive os relacionados ao clareamento dental, usando produtos e ingredientes diversos que estão sempre à mão. Muitas pessoas acreditam que os melhores produtos de clareamento dos dentes são aqueles que são feitos à mão.
Mais recentemente, a popular bebida Coca-Cola foi usada para matar a sede, e hoje eles removem a placa. Enxágue a boca com uma bebida morna por até 15 minutos e depois enxágue com água pura. Repetindo o procedimento diariamente, após um curto período de tempo, você notará que os dentes ficam mais brancos.
Existem receitas conhecidas que nossas avós usavam para branquear o esmalte. Vamos considerar em detalhes o mais eficaz deles.
Soda
O branqueamento com bicarbonato de sódio é considerado uma opção clássica.
O refrigerante não apenas lida com a placa, mas também tem um efeito curativo.
O tratamento com uma solução de soda na cavidade oral pode curar algumas doenças.
Mas, acima de tudo, neste caso, ela é capaz de retornar rapidamente um sorriso branco como a neve. Quando você estiver esperando por uma reunião importante e realmente quiser ter uma aparência perfeita, dilua uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma pequena quantidade de água até obter um estado pastoso.
Aplique a composição nos dentes, esfregue suavemente sobre a camada de esmalte. Deixe a pasta de refrigerante agir por 1-2 minutos e enxágue a boca.
O esmalte amarelo ficará mais branco, mas esse método não deve ser usado com frequência, pois o refrigerante tem um efeito abrasivo no esmalte.
Mas, em combinação com a pasta de dente, o bicarbonato de sódio pode ser usado com mais frequência ou, melhor ainda, misturado com o pó dental. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio é adicionada a um frasco de pó para limpar os dentes. Com o uso regular, você certamente verá o efeito desse "dueto".
Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio é famoso por suas propriedades clareadoras, então por que não usá-lo para eliminar a placa escura nos dentes e clarear o esmalte dos dentes também? Isso requer uma composição de 3%, e aqui está como usá-lo:
- a pasta de dente é usada para limpar os dentes normalmente;
- faça uma solução de peróxido de hidrogênio (até 30 gotas) e 100 ml de água morna;
- com água oxigenada diluída em água, enxágue a boca;
- em seguida, os dentes são tratados com uma composição não diluída (um cotonete é mergulhado em peróxido e os dentes são limpos das faces externa e interna);
- em locais onde há manchas escuras, reprocessamento;
- complete o procedimento com um enxágue completo da boca;
- você pode escovar os dentes novamente com uma pasta ou pó.
Carvão ativado
A limpeza com carvão ativado é considerada segura, mas ainda assim, por recomendação de especialistas, não deve ser realizada mais de uma vez por semana. A formulação de comprimido sólido deve ser em pó. Você precisará de 2 comprimidos para uma limpeza.
Você precisa aplicar o carvão ativado triturado nas cerdas umedecidas da escova de dentes e escovar os dentes normalmente. Para evitar que o pó se espalhe, ele pode ser misturado com pasta de dente.
Não espere um efeito rápido deste remédio, mas em um mês o resultado será óbvio.
Se você quiser um efeito de brancura instantâneo, misture bicarbonato de sódio e pó de carvão ativado em proporções iguais.
A composição é diluída em água até o estado de mingau e espalhada com os dedos nos dentes por dentro e por fora. Este procedimento é realizado ocasionalmente, a composição é bastante agressiva.
O carvão ativado não deve ser usado para escovar os dentes de crianças (afina o esmalte), assim como de adultos que apresentam sensibilidade aumentada dos dentes.
O diagnóstico de cárie também proíbe o uso de carvão ativado. Bem, você deve estar ciente de que o carvão fica preso nos espaços interdentais e o enxágue regular não ajudará. Para remover partículas pretas, você deve fazer esforços adicionais, por exemplo, trabalhar com um pincel.
argila branca
A argila branca é muito utilizada em procedimentos odontológicos devido à presença do caulim em sua composição. Esta substância tem propriedades bactericidas, e por isso a composição não só branqueia os dentes, mas também tem um efeito positivo nas gengivas, fortalece-as.
Aliás, muitos dentifrícios contêm caulim, o que indica a utilidade do elemento que faz parte da composição da argila.
A própria argila branca para a limpeza dos dentes é moída e o óleo essencial é adicionado ao pó da argila (escolha a sua preferida).
Algumas gotas são suficientes para dar sabor à composição. Se você combinar argila branca com bicarbonato de sódio, obterá uma composição mais agressiva, adequada para limpar e clarear dentes excepcionalmente saudáveis.
Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá não só ilumina o esmalte, mas também corrói o tártaro, reduz o sangramento nas gengivas e cura a mucosa oral. ZA escova de limpeza é umedecida e algumas gotas de óleo são pingadas sobre ela, a seguir a pasta de dente é espremida e os dentes são escovados.
O óleo da árvore do chá pode ser usado com carvão ativado ou argila branca. Em qualquer composição, mantém suas funções e atua de forma eficaz nos dentes, gengivas e cavidade oral.
Limão
O suco de limão geralmente é bom para a cavidade oral, além do efeito refrescante, é capaz de lidar com o tártaro e a placa bacteriana, além de ter um efeito benéfico na gengiva. O limão é usado no clareamento do esmalte de forma muito simples: após descascar com uma pasta comum, corte os cítricos em rodelas e esfregue o suco bem nos dentes.
Após o procedimento, após alguns minutos, enxágue a boca com água morna. Isso é repetido várias vezes, mas depois da primeira vez você notará que o esmalte ficou mais branco. Observe as seguintes diretrizes ao usar ácido cítrico:
- não consumir líquidos coloridos (vinho tinto, coca-cola, sucos de frutas e vegetais claros) por pelo menos dois dias após o procedimento;
- o clareamento com limão é recomendado no máximo 3 vezes ao mês com intervalo de 10 dias.
A propósito, outro cítrico, semelhante ao limão, a laranja, também pode ser útil para escovar os dentes. Não jogue fora as cascas de laranja, elas são ricas em óleos essenciais. Você pode amassar e esfregar óleo na camada superior dos dentes ou adicionar gotas de óleo no carvão ativado ou na argila branca.
Outro uso de frutas cítricas é o uso de raspas. A casca seca é moída a um estado pulverulento e misturada com uma folha de louro amassada. Um pouco de pasta de dente é espremido na escova, uma composição de louro-cítrico é colocada em cima e os dentes são escovados - esse procedimento remove a placa escura.
Óleo de côco
O óleo de coco também é um produto de clareamento dental popular. É fácil encontrar na venda, você precisa tratar os dentes com uma composição de coco e depois de um quarto de hora escovar com seu creme dental de costume.
Algumas pessoas simplesmente colocam um pouco de óleo na boca, seguram o tempo especificado, cuspem e enxáguam com água morna. O óleo de coco é usado em dias alternados (não mais do que 3 vezes em 7 dias).
Um bom remédio para quem tem dentes sensíveis.
Casca de noz verde
Não se surpreenda com este método de clareamento, ele também tem o direito de existir, ainda mais comprovado. Tem sido usado desde antes do advento dos cosméticos e provou ser muito eficaz.Eles simplesmente esfregaram os dentes com uma casca e conseguiram o efeito desejado.
Gluconato de cálcio
A preparação farmacêutica é comercializada na forma de comprimidos e ampolas no estado líquido. Algumas pessoas preferem comprar uma solução a 10% e fazer loções para as gengivas, bem como aplicar nos dentes almofadas de algodão embebidas no produto. Outros fazem um pó com comprimidos e o esfregam nos dentes - o esmalte fica mais claro.
Drogas profissionais
Cada um decide por si mesmo como conseguir um resultado no clareamento dos dentes. Além dos remédios populares, considerados mais suaves, é possível limpar com eficácia a placa do esmalte com a ajuda de formulações profissionais.
A produção industrial nos oferece uma ampla gama de produtos odontológicos e cosméticos para o clareamento dentário. O sortimento inclui lápis especiais, pastas, géis, tiras de branqueamento - uma escolha, como dizem, para todos os gostos.
Creme dental branqueador
Essas pastas são consideradas a opção mais aceitável e eficaz para obter um sorriso branco como a neve. Esta é uma boa alternativa à limpeza profissional. Você só precisa de no máximo 5 minutos diários para clarear o esmalte por vários tons em um curto espaço de tempo em casa.
Mas é preciso levar muito a sério a escolha de uma pasta com efeito clareador.
Um produto de baixa qualidade pode prejudicar os dentes, destruindo não apenas o esmalte, mas também as camadas mais profundas dos tecidos dentários.
As pastas são capazes de penetrar profundamente e, se contiverem grandes partículas abrasivas, podem ser mais prejudiciais do que benéficas.
Para evitar pontos negativos, ao escolher tal ferramenta é preferível dar preferência a produtos de fabricantes já comprovados. Boas pastas que não só restauram a brancura, mas também nutrem os tecidos dentais com elementos úteis e evitam a formação de nova placa.
Gel clareador
Os géis são considerados mais eficazes do que os cremes dentais clareadores, mas também mais agressivos. Portanto, compre esses produtos apenas na rede de farmácia, certifique-se de ler as instruções antes de usar.
Os géis de esmalte são clarificados devido ao teor de peróxido de hidrogênio na composição. O gel é aplicado com um pincel especial, você também pode usar um pincel, mas na maioria das vezes, junto com um tubo de gel, faz parte do kit um banho especial - um protetor bucal, que é preenchido com a composição.
Os géis clareadores se tornaram muito populares entre os usuários devido à sua facilidade de uso e eficácia. Mas eles podem causar reações alérgicas, não são recomendados para uso em casos de cárie, assim como gengivas doentes.
Os géis podem ter efeitos colaterais: se você engolir acidentalmente o gel clareador, ele pode prejudicar o esôfago e o trato gastrointestinal.
Por esse motivo, é estritamente proibido o uso de géis clareadores por crianças, mesmo sob supervisão de um adulto.
Tiras dentais
As mais seguras são as tiras especiais com composição clareadora. Para o autobranqueamento dos dentes em casa, esta é uma opção muito adequada. Antes de usar, você precisa ler as instruções de uso das tiras.
Eles agem de forma suave nos dentes, não destroem o esmalte, dependendo do tipo de composição clareadora que as tiras estão impregnadas, são mantidas por 5 minutos a meia hora. O curso mínimo de tratamento é de um mês, ou seja, você vai precisar de uma exposição com esse método de clareamento, mas é o mais seguro e suave.
Lápis de clareamento
Um lápis de clareamento é outra ferramenta da odontologia moderna. Ele permite que você processe todas as áreas de difícil acesso. O conteúdo do lápis é um gel que pode até deixar o esmalte mais claro por vários tons ao mesmo tempo.
O clareamento de emergência ocorre devido ao peróxido de carbamida, que, quando exposto à radiação LED, é capaz de produzir oxigênio. Os átomos de oxigênio penetram nos tecidos dentais e quebram o amarelo acumulado no esmalte.
Recomendações e análises de especialistas
Se você decidir começar a clarear os dentes por conta própria, independentemente do método escolhido, os especialistas recomendam que você primeiro se prepare para este procedimento. Trata-se de fortalecer o esmalte, para isso, antes de mais nada, inclua em sua dieta alimentos que contenham cálcio.
Não fará mal nenhum repor o suprimento de cálcio usando preparações farmacêuticas especiais. A quantidade necessária de cálcio é útil não apenas para fortalecer o esmalte dos dentes antes do clareamento, mas em geral para fortalecer todo o tecido ósseo do corpo.
Quem tem dentes muito sensíveis, é melhor consultar um dentista. O especialista examina a condição do sistema dentário e determina o método de clareamento.
É importante não só realizar o procedimento com segurança, mas também para que após a limpeza os dentes clareados não doam ainda mais e não reajam ao calor e ao frio.
Normalmente, com alta sensibilidade dos dentes, é prescrito um enxágue clareador ou opções com tiras, bicarbonato de sódio.
Os especialistas recomendam que os pais sejam especialmente cuidadosos ao clarear os dentes de seus filhos. Para as crianças, são escolhidos os métodos mais suaves de remoção da placa bacteriana e do amarelecimento.
Deve-se ter em mente que o esmalte dentário finalmente endurece somente aos 16 anos, os dentistas não recomendam tocá-lo até essa idade.
Em casos excepcionais com crianças, é melhor procurar um profissional de limpeza ou usar em casa produtos neutros à base de plantas.
Segundo especialistas, os procedimentos de clareamento dentário são praticamente inúteis para os fumantes. O amarelecimento pode ser parcialmente removido, mas apenas por um tempo, o tabaco irá rapidamente retomar.
Quem tem estruturas metalocerâmicas na boca ou dentes com tecidos mortos também não deve zelar pelo clareamento do esmalte - o resultado não será satisfatório.
A propósito, em muitos casos, folheados de inserção de plástico proporcionam um sorriso branco como a neve.